CBHA
 
 
   
   
     
 
 
     
     
     
     
 
   
    RESUMOS
    Sessão - Arte do século XIX: novas leituras.
    <<voltar
     
   

Ana Maria Tavares Cavalcanti
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
A “Primeira Missa” de Victor Meirelles e mais três pinturas no Salão de Paris em 1861.

Ana Paula Nascimento
Pinacoteca do Estado de São Paulo
As esquecidas produções pictórica e crítica de Virgílio Maurício.

Arthur Valle
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRJ
Notas sobre o Acervo de Pintura Portuguesa da Pinacoteca da Escola Nacional de Belas Artes/RJ.

Camila Dazzi
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
A Arte Brasileira na Exposição de Chicago de 1893.

Carlos Rogerio Lima Junior
Universidade de São Paulo - USP
Imaginando o Início: a chegada de Cabral pelos pincéis de Oscar Pereira da Silva.

Cíntia Neves Bohmgahren
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Locatelli e Fahrion e os murais do Instituto Artes da UFRGS: Tradição e Modernidade.

Cristina Pierre de França
Colégio Pedro II, Fundação de Apoio à escola técnica do Rio de Janeiro - FAETEC/UNIGRANRIO
Victor Meirelles e Estevão Silva – Representações do Brasil no Sec. XIX.

Ana Claudia Maynardes
Universidade de Brasília - UnB
Art Nouveau: Da Natureza e da natureza das formas.

Fábio D’Almeida Lima Maciel
Universidade de São Paulo - USP
Daniel Bérard (1846-1910): uma carta fora do baralho.

Fernanda Mendonça Pitta
Universidade de São Paulo - USP
Ezequiel Freire leitor de Ramalho Ortigão: a recepção do naturalismo português em São Paulo.

Jadilson Pimentel dos Santos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
Igreja de Santo Antônio ou Igreja Velha de Canudos: um joia da arquitetura religiosa vernacular do século XIX atribuída a Antônio Conselheiro.

Lúcia Kluck Stumpf
Universidade de São Paulo - USP
Antônio Parreiras: o papel do regional na construção do imaginário na República.

Maraliz de Castro Vieira Christo
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Pintura histórica nas Exposições Gerais de Belas Artes oitocentistas.

Marcela Regina Formico
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Oscar Pereira da Silva, o último pensionista do Império.

Maria do Carmo Couto da Silva
Universidade de São Paulo - USP
A crítica de arte de Ramalho Ortigão e a pintura oitocentista portuguesa.

Maria Antonia Couto da Silva
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Considerações acerca da Exposição do Liceu de Artes e Ofícios realizada em 1882.

Mirian Nogueira Seraphim
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
O uso da fotografia na criação da obra de Visconti

Ricardo Giannetti
Artistas de Minas Gerais na Exposição Universal de Saint Louis de 1904.

Richard Santiago Costa
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Entre O Índio Romântico E O Índio Natural: As Obras Indianista Do Pintor Rodolfo Amoedo.

Sonia Gomes Pereira
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Os exercícios das cópias dos nossos artistas na Europa: o que viam e o que escolhiam.

Stephanie Dahn Batista
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Tendências, tabus e transgressões: As academias na Academia Imperial de Belas Artes.

Tania Maria Crivilin
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
A quebra da planaridade: uma possibilidade moderna na pintura de Almeida Junior.

   
   
 
     
     
      Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais   UFRJ   Escola de Belas Artes UFRJ     Portal UnB   50 Anos da Universidade de Brasília
     
      capes   cnpq