INÍCIO
CRÉDITOS
AUTORES
ARQUIVO COMPLETO
RESUMOS
SESSÕES TEMÁTICAS
INTRODUÇÃO
SESSÕES TEMÁTICAS
Arte do século XIX: Novas leituras.
A “Primeira Missa” de Victor Meirelles e mais três pinturas no Salão de Paris em 1861.
Ana Maria Tavares Cavalcanti
As esquecidas produções pictórica e crítica de Virgílio Maurício.
Ana Paula Nascimento
Notas sobre o acervo de pintura portuguesa da Escola Nacional de Belas Artes/RJ.
Arthur Valle
A Produção dos Professores e Alunos da Escola Nacional de Belas Artes na Exposição de Chicago de 1893.
Camila Dazzi
Imaginando o Início: a chegada de Cabral pelos pincéis de Oscar Pereira da Silva.
Carlos Rogerio Lima Junior
Locatelli e Fahrion e os murais do Instituto Artes da UFRGS: Tradição e Modernidade
Cíntia Neves Bohmgahren
A decoração do século XIX no Rio de Janeiro. Propondo questões.
Cybele Vidal Neto Fernandes
Igreja de Santo Antônio ou Igreja Velha de Canudos: uma joia da arquitetura religiosa vernacular do século XIX atribuída a Antônio Conselheiro.
Jadilson Pimentel dos Santos
Antônio Parreiras: o papel do regional na construção do imaginário na República.
Lúcia Klück Stumpf
Pintura histórica nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes.
Maraliz de Castro Vieira Christo
Oscar Pereira da Silva, o Último Pensionista do Império.
Marcela Regina Formico
“Considerações acerca da Exposição do Liceu de Artes e Ofícios realizada em 1882”.
Maria Antonia Couto da Silva
A crítica de arte de Ramalho Ortigão e a pintura oitocentista portuguesa.
Maria do Carmo Couto da Silva
A participação de Visconti em mostras internacionais.
Mirian N. Seraphim
Artistas de Minas Gerais na Exposição Universal de Saint Louis de 1904.
Ricardo Giannetti
Entre o índio romântico e o índio natural: as obras indianistas do pintor Rodolfo Amoedo.
Richard Santiago Costa
Os Exercícios das Cópias dos Nossos Artistas na Europa: o que Viam e o que Escolhiam.
Sonia Gomes Pereira
Tendências, tabus e transgressões: As academias na Academia Imperial de Belas Artes.
Stephanie Dahn Batista
A quebra da planaridade: uma possibilidade moderna na pintura de Almeida Junior.
Tânia Maria Crivilin