CBHA
 
 
   
   
     
 
 
     
     
 
  SESSÕES TEMÁTICAS
   
  Arte do século XIX: Novas leituras.
   
  A “Primeira Missa” de Victor Meirelles e mais três pinturas no Salão de Paris em 1861.
  Ana Maria Tavares Cavalcanti
   
  As esquecidas produções pictórica e crítica de Virgílio Maurício.
  Ana Paula Nascimento
   
  Notas sobre o acervo de pintura portuguesa da Escola Nacional de Belas Artes/RJ.
  Arthur Valle
   
  A Produção dos Professores e Alunos da Escola Nacional de Belas Artes na Exposição de Chicago de 1893.
  Camila Dazzi
   
  Imaginando o Início: a chegada de Cabral pelos pincéis de Oscar Pereira da Silva.
  Carlos Rogerio Lima Junior
   
  Locatelli e Fahrion e os murais do Instituto Artes da UFRGS: Tradição e Modernidade
  Cíntia Neves Bohmgahren
   
  A decoração do século XIX no Rio de Janeiro. Propondo questões.
  Cybele Vidal Neto Fernandes
   
  Igreja de Santo Antônio ou Igreja Velha de Canudos: uma joia da arquitetura religiosa vernacular do século XIX atribuída a Antônio Conselheiro.
  Jadilson Pimentel dos Santos
   
  Antônio Parreiras: o papel do regional na construção do imaginário na República.
  Lúcia Klück Stumpf
   
  Pintura histórica nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes.
  Maraliz de Castro Vieira Christo
   
  Oscar Pereira da Silva, o Último Pensionista do Império.
  Marcela Regina Formico
   
  “Considerações acerca da Exposição do Liceu de Artes e Ofícios realizada em 1882”.
  Maria Antonia Couto da Silva
   
  A crítica de arte de Ramalho Ortigão e a pintura oitocentista portuguesa.
  Maria do Carmo Couto da Silva
   
  A participação de Visconti em mostras internacionais.
  Mirian N. Seraphim
   
  Artistas de Minas Gerais na Exposição Universal de Saint Louis de 1904.
  Ricardo Giannetti
   
  Entre o índio romântico e o índio natural: as obras indianistas do pintor Rodolfo Amoedo.
  Richard Santiago Costa
   
  Os Exercícios das Cópias dos Nossos Artistas na Europa: o que Viam e o que Escolhiam.
  Sonia Gomes Pereira
   
  Tendências, tabus e transgressões: As academias na Academia Imperial de Belas Artes.
  Stephanie Dahn Batista
   
  A quebra da planaridade: uma possibilidade moderna na pintura de Almeida Junior.
  Tânia Maria Crivilin
   
 
     
     
      Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais   UFRJ   Escola de Belas Artes UFRJ     Portal UnB   50 Anos da Universidade de Brasília
     
      capes   cnpq