|
|
APRESENTAÇÃO |.Neiva Maria Fonseca Bohns URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42/cbha.42.apr
. IMAGEM - (OUTROS FUNDAMENTOS) ALINE MOTTA.|.Sheila Cabo Geraldo URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.img . EVENTO 50 ANOS DO CBHA: FUTUROS DA HISTÓRIA DA ARTE.|.Comissão organizadora do 42° Colóquio do CBHA URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.evt
. . CONFERÊNCIA
.
O papel global das gravuras italianas do primeiro Cinquecento entre evangelização e resistências culturais.|.Marzia Faietti, tradução de Daniela Pinheiro Machado Kern URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.cpt . .
SESSÃO 1. A CRÍTICA E A HISTÓRIA DA ARTE NA CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS HISTORIOGRÁFICOS
.
Apresentação da Sessão 1.|.Neiva Maria Fonseca Bohns, Sandra Makowiecky e Lisbeth Rebollo Gonçalves URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap1
.
A crítica de arte no debate sobre as mulheres, o feminino e o feminismo na década de 1970 no Brasil: o caso de Sheila Leirner.|.Bruna Fernanda Vieira Silva URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.001 .
A crítica de arte de Saint-Yenne e a gênese da história da arte contemporânea.|.Felipe Soeiro Chaimovich URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.002
.
Versões da arte escrita por mulheres: Adalice Araújo e os Encontros de Arte Moderna.|.Kamila Tatiana da Cruz Bach e Ronaldo de Oliveira Corrêa URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.003 . Discursos historiográficos - Tomo II: Antologia da arte em Santa Catarina.|.Luana Maribele Wedekin URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.004
.
Arte contemporânea brasileira e Abstração Geométrica: Carlos Fajardo e Estela Sokol.|.Luis Fernando Silva Sandes URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.005
.
Por uma nova proposta historiográfica da arte e tecnologia brasileira.|.Manoela Freitas Vares e Nara Cristina Santos URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.006
.
O apagamento da história da arte pelo abuso dos direitos autorais..|.Marcelo Miguel Conrado URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.007
.
A exposição como alegoria ativista: resistências, interhistoricidade, polilogia.|.Marco Antônio Vieira URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.008 .
A AICA e o debate Realismo vs. Abstração no eixo Rio - São Paulo.|.Marina Barzon Silva URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.009
..
Exposições recontando a história: os casos de Maria Lídia Magliani e Sílvio Pinto.|.Neiva Maria Fonseca Bohns URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.010
.
As masculinidades como perspectiva para a história da arte na América Latina.|.Ricardo Henrique Ayres Alves URL DOI: https://doi.org/10.54575//cbha.42.011
..
Discursos historiográficos - Tomo I: Antologias da arte em Santa Catarina.|.Sandra Makowiecky URL DOI: https://doi.org/10.54575//cbha.42.012
..
Cor e gesto entre “narrativas mestras”: prós e contras da proposição de novos nexos.|.Tânia Kury Carvalho URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha./cbha.42.013
. . SESSÃO 2. ARTE EXPOSTA: INSTITUIÇÕES, PÚBLICOS E HISTÓRIAS DA ARTE .
Apresentação da Sessão 2.|.Maria de Fátima Morethy Couto, Marize Malta e Emerson Dionisio Gomes de Oliveira URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap2 .
Narrativas sobre a arte contemporânea chinesa no Brasil: a exposição ChinaArteBrasil.|.Amanda Mazzoni Marcato Zago URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.014
.
Sobre o rasgo da obra Homenagem a Fontana de Nelson Leirner.|.Ana Paula Chaves Mello URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.015
. Arte como ação coletiva e construção de memória em três obras de Doris Salcedo.|.Barbara Mangueira do Nascimento URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.41.016
.
Salta d’água: pesquisa, crítica política e distintas temporalidades em exposição.|.Eduardo Ferreira Veras e Diego Rafael Hasse URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.017
.
Annete Ossian Bonnet e Émile Rouède: abolicionistas no Rio de Janeiro.|.Elaine Dias URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.018
.
A reconstrução do acervo do MAM-SP, seus dirigentes e Diná Lopes Coelho.|.German Alfonso Nunez URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.019
..
Fluxos do Atlântico Sul: as representações brasileiras no contexto da Bienal de Dacar.|.Ines Linke URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.020
‘Um’ moderno em Carybé: considerações a partir de exposições.|.Isadora Gamba Dallapria URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.021
.
As recusas consagram? Uma Sesta Tropical no meio expositivo carioca dos anos vinte.|.Laíza de Oliveira Rodrigues URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.022
.
O museu como cozinha: exposições contemporâneas de arte e comida.|.Lara Mazeto Guarresch URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.023
.
A pintura de Armando Vianna, Cadmo Fausto e J. Wasth Rodrigues na exposição do mundo.|.Maraliz de Castro Vieira Christo URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.024
.
MACRS: uma experiência de visibilidade da coleção.|.Maria Amelia Bulhões URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.41.025
.
Magiciens de la Terre, a história das artes africanas e o colecionismo.|.Maria Lúcia Bastos Kern URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.026
..
“Jovem Gravura Nacional”- SP / 1964 e 1966: espaço para as questões da arte informal .|.Maria Luisa Luz Tavora URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.027
.
Objetos obscuros do desejo: estratégias das vitrines nos jogos de sedução da arte.|.Marize Malta URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.028
.
Tramas têxteis da modernidade artística segundo o MAM-RJ (1948-1978).|.Patricia Leal Azevedo Corrêa URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.029
.
A nova primavera das publicações de artistas no século XXI | Paulo Silveira. URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.030 . Ratos e urubus e as estratégias para atravessar o popular e o contemporâneo.|.Pedro Ernesto Freitas Lima URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.031
IX Bienal de São Paulo x artistas primitivos: os mundos da arte em disputa.|.Priscilla Perrud URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.032
.
Da Argentina ao MAM Rio: as individuais de Fridl Loos, Raquel Forner e Alicia Penalba.|.Renata Gomes Cardoso URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.033
.
A I Bienal de São Paulo e a Crítica de Maria Eugênia Franco.|.Talita Trizoli URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.034
.
Nas ruas vermelhas do Rio de Janeiro.|.Thiago Spindola Motta Fernandes URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.035
..
Os trabalhos in situ no espaço social da arte: instantâneos de um sistema em crise.|.Tiago Machado de Jesus URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.036
.
Da pirâmide do Louvre ao balanço psicoativo: Tunga À la Lumière des Deux Mondes.|.Vanessa Seves Deister de Sousa URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.41.037
.
Arquivar a arte, expor o arquivo.|.Vinicius Spricigo URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.038
.
História da arte e o museu desconhecido: um estudo de caso.|.Yuri Alexander Figueiredo Flores Machado URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.039
. SESSÃO 3. COLONIALISMOS E RESISTÊNCIAS
. Apresentação da Sessão 3.| Camila Dazzi e Tamara Quírico URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap3 .
Os muitos silenciados: violência e apagamentos indígenas na arte visual paraense | Ademilton Azevedo de Arruda Júnior URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.040
.
Entre traumas e afetos: imagem e discurso em obras que revisam a história das arte | Ana de Gusmão Mannarino URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.041
.
Os cinco sentidos e as contradições do rococó colonial | Angela Brandão URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.042 .
Romantizações do colonialismo - Orientalismo oitocentista a Beecham House | Camila Dazzi URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.043
..
Narrativas de si na Antropologia e na Arte | Fabiana Ferreira de Alcantara URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.044
.
Resistência e materialidade: a complexidade dos objetos asiáticos, séculos XVI-XVIII | Flavia Galli Tatsch URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.045
.
A crítica decolonial no estudo da antiguidade | Jaqueline Souza Veloso URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.046
.
Antonio Obá e a Sesta em dois tempos | Leonardo Alves Sá URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.047 . Drag Queen ou Transformista?: A arte LGBT decolonial | Manoel Cheles da Silva URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.048
Espelho: uma proposição ao olhar através das fotografias de Januário Garcia | Roberta Aleixo URL DOI: https://doi.org/10.54575//cbha.42.049 . . SESSÃO 4. DINÂMICAS DE CONSTRUÇÃO E DESTRUIÇÃO: OS FUTUROS DA ARTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS
. Apresentação da Sessão 4.| Clara Habib de Salles Abreu, Maria Berbara, Paulo Knauss de Mendonça es Vera Beatriz Siqueira URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap4 .
“Harmonias bonitas sem juízo final”: dinâmicas de preservação entre Vasari e Plínio | Antônio Leandro Barros URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.050
. Cerâmica e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
| Beatriz Reis e Carla Costa Dias URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.051
..
O Império em mal estado: o frágil retorno das pinturas históricas ao Brasil | Carlos Lima Junior URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.052
.
Água mole e pedra dura: destruição e preservação dos chafarizes em Minas Gerais
| Icleia Francislei Lima da Silva URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.053
.
As carrancas do Museu de Arte da Bahia | Gabriela Caspary URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.054
A floresta contra os intrusos impertinentes: arte, imagem e Amazônia
| Gil Vieira Costa URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.055
..
O álbum “Estrada de Ferro D. Pedro II” e as artes no processo civilizatório da nação | Julio Reis URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.056 .
Furtos e depredações de monumentos funerários: memória histórica e cultural em risco | Maria Elizia Borges URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.057
Carnes femininas e pedras urbanas: corpos femininos em carne encontram o bronze-.|.Rita Lages Rodrigues URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.058
..
Patrimônio e restauro da natureza em Viollet-Le-Duc | Stéphane Huchet URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.059
.
Fragmentos para o futuro: Artes Visuais e Musealização a partir do Museu das Remoções.| Tatiana da Costa Martins URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.060
. . SESSÃO 5. FUTUROS PRETÉRITOS: FIGURAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA DA ARTE NO BRASIL
. Apresentação da Sessão 5.| Ivair Junior Reinaldim, Fernanda Mendonça Pitta, Paulo César Ribeiro Gomes e Vera Pugliese URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap5 .
Sobre um atravessamento warburguiano na fortuna crítica de Adriana Varejão.|.Adriel Dalmolin Zortéa URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.061 . Reflexões sobre a pintura alagoana em trânsito na “Geração 80”
.|.Ana Beatriz Bezerra de Melo URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.062
..
Uma dinâmica da arte em Cícero Dias.|.Angela Grando URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.063
.
A Revista do SPHAN (1937-1961) à luz da luz da História Digital da Arte.|.Arthur Valle URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.064
.
Repercussões no RS do IV Congresso Brasileiro de História da Arte do CBHA - 1990.|. Blanca Luz Brites URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.065 ..
Um moderno antimoderno: Barros, o Mulato e a Teoria sem Número.|.Daniela Pinheiro Machado Kern URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.066
.
A historiografia da arte brasileira diante da imagem.|.Daniela Queiroz Campos URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.067
.
Der Cicerone: uma questão de Patrimônio? .|.Diana Oliveira dos Santos URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.068 .
Tradição e modernidade no desenho: influências conceituais no século XX.|.Marina Pereira de Menezes de Andrade URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.069
.
A Forma Difícil de Rodrigo Naves: formalismo na periferia do capitalismo.|.Martha Telles URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.070
.
Arte brasileira - narrativas reunidas para atualizar o passado.|.Mirian Nogueira Seraphim URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.071
Por uma historiografia da arte brasileira em Portugal: os escritos de Mário Navarro da Costa e Rodolfo Pinto do Couto
.|.Natália Cristina de Aquino Gomes URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.072
..
Angelo Guido, Fernando Corona e Athos Damasceno e a História da Arte.|.Paulo César Ribeiro Gomes URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.073
.
Lacunas historiográficas sobre mulheres artistas brasileiras.|.Silvana Boone URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.074
.
Mostra do Redescobrimento: Arte Barroca, um exercício historiográfico.|.Sílvia Borges URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.075 . O modernismo no final do século XIX no Rio de Janeiro: a crítica e a pintura.|.Sonia Gomes Pereira URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.076
..
Reflexões brasileiras sobre o estudo das performances e sua inserção em museus.|.Vivian Horta URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.077
.
A arqueologia de Didi-Huberman: anacronismo e espacialidade da pintura.|.Yasmin Elganim Vieira URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.078
. . SESSÃO 6. HISTÓRIA DA ARTE EM TEMPO DE DE(S)COLONIALIDADE
. Apresentação da Sessão 6.| Dinah de Oliveira, Raquel Quinet Pifano, Rogéria Moreira de Ipanema e Sheila Cabo Geraldo URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap6 .
A narrativa das mazelas socioeconômicas e a montagem nas ilustrações de Luis Trimano | Alessandro Alvim URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.079
.
Descolonizar com Hélio Oiticica - Parte 1.|.Alexandre Sá URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.080
.
Verdades indisciplinadas.|.Ana Lúcia Beck URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.081 .
A nudez nas artes visuais: perspectivas contrassexuais.|.Bruno Alcione Novadvorski Scheeren e Alexandre Sá URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.082 .
Estruturas viciosas | Débora dos Santos Camilo URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.083
.
Representações da poética negra feminista na arte.|.Dinah de Oliveira URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.084 .
Lygia Pape: o projeto A mulher na iconografia de massa, Eat me e Objetos de sedução.|.Fernanda Pequeno URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.085 ..
O Samba na caricatura das revistas ilustradas (1931-1938).|.Marco Túlio Lustosa de Alencar URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.086
.
A arte das mulheres rurais: análise de um processo cinético.|.Jancileide Souza dos Santos URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.087
.
Lava roupa todo dia: a performatividade dos corpos das lavadeiras na obra dallariana.|.Joyce da Costa Peixoto URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.088 .
A pixação como linguagem e performance decolonial.|.Lia Imanishi-Rodrigues URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.089 . A pesquisa da arte sacra católica em tempos de descolonialidade.|.Luiz Alberto Ribeiro Freire URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.090
..
De estátuas colossais a selos postais: reavaliações lidam com a sorte dos monumentos.|. Marco Túlio Lustosa de Alencar URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.091
.
Água, mar e memória em Aline Motta.|.Maria Eduarda Kersting Faria URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.092
.
Corpos que desafiam hegemonias da história da arte: outras produções de sentidos.|.Niura Aparecida Legramante Ribeiro URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.093
Colunas de pedra sabão: a geometria que nos desvela outras histórias.|.Raquel Fernandes URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.094
..
O artista preto na historiografia modernista da arte colonial.|.Raquel Quinet Pifano URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.095
.
Encruzilhadas da modernidade: memória e negritude em Rubem Valentim.|.Reginaldo da Rocha Leite
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.096
.
Presente do futuro: epistemográficas na nova pedagogia do olhar em Rosana Paulino.|.Rogéria de Ipanema URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.097 . A construção do conceito de patrimônio e a invenção do Brasil no século XIX.|.Tássia Rocha URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.098
..
Os túmulos castilhos do Amapá: uma análise reflexiva a partir da decolonialidade.|.Tiago Varges da Silva URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.099
. . SESSÃO 7. TRÂNSITOS, DESLOCAMENTOS, CONTEXTOS: ESTRUTURAS, TENSÕES E NARRATIVAS ENTRE O LOCAL E O GLOBAL
. Apresentação da Sessão 7.|.Almerinda da Silva Lopes, Bianca Knaak e Marco Antonio Pasqualini de Andrade URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap7 .
O corpo, os deslocamentos e o extravio dos sentidos e do pensamento em Paulo Nazareth
.|.Alexandre Santos URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.100
.
Jonier Marín e a Exposição Amazonia Report.|.Almerinda da Silva Lopes URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.101 ..
Coalizões para a construção de um mundo por vir.|.Amanda Rezende URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.102
.
Modernidade borderline e a necessidade de pintar
.|.Bianca Knaak URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.103
.
O território e as estrelas: “Cruzeiro do Sul” (1969-1970) de Cildo Meireles.|.Caroline Alciones de Oliveira Leite URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.104 .
A internacionalização da obra de Tarsila do Amaral: tensões entre o local e o global.|. Elizabeth Catoia Varela URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.105 .
Visadas decoloniais à memória na arte: o global e o local em um Brasil amefricano .|.Fernanda Bernardes Albertoni URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.41.106
.
A fotografia e sua cultura, entre o local e o global.|.Maria Inez Turazzi URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.107
.
Reflexões sobre os rumos da história da arte nipo-brasileira .|.Michiko Okano URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.108 ..
Práticas locais e polifônicas (e implicações de sua dimensão dialógica).|.Paola Mayer Fabres URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.109
.
Um convite para história genocida ruandesa no século XX a partir das imagens.|. Roberta Claudino Fernandes da Silva URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.110
. . CONFERÊNCIA ORIGINAL
. Il ruolo globale delle stampe italiane del primo Cinquecento tra evangelizzazione e resistenze culturali .|.Marzia Faietti URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.cit
|
........... |
|
. |
|
|