CBHA
 
 
   
   

  ANAIS DO 42º COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE
Futuros da História da Arte: 50 anos do CBHA
Rio de Janeiro, 7-12 nov. 2022
   
 
Apresentação
 .
Capítulos
.
E-book Completo
.
 
 
 
 

 
 
 
  APRESENTAÇÃO​ |.Neiva Maria Fonseca Bohns
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42/cbha.42.apr
.
IMAGEM - (OUTROS FUNDAMENTOS) ALINE MOTTA​.|.Sheila Cabo Geraldo
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.img
.
EVENTO 50 ANOS DO CBHA: FUTUROS DA HISTÓRIA DA ARTE.|.Comissão organizadora do 42° Colóquio do CBHA
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.evt
.
.
CONFERÊNCIA
.
O papel global das gravuras italianas do primeiro Cinquecento entre evangelização e resistências culturais.​|.Marzia Faietti, tradução de Daniela Pinheiro Machado Kern  
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.cpt
.
.
SESSÃO 1. A CRÍTICA E A HISTÓRIA DA ARTE NA CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS HISTORIOGRÁFICOS
.
Apresentação da Sessão 1.​|.Neiva Maria Fonseca Bohns, Sandra Makowiecky e Lisbeth Rebollo Gonçalves
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap1
.
A crítica de arte no debate sobre as mulheres, o feminino e o feminismo na década de 1970 no Brasil: o caso de Sheila Leirner.|.Bruna Fernanda Vieira Silva
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.001
.
A crítica de arte de Saint-Yenne e a gênese da história da arte contemporânea.|.Felipe Soeiro Chaimovich 
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.002
.
Versões da arte escrita por mulheres: Adalice Araújo e os Encontros de Arte Moderna.|.Kamila Tatiana da Cruz Bach e Ronaldo de Oliveira Corrêa
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.003
.
Discursos historiográficos - Tomo II: Antologia da arte em Santa Catarina.|.Luana Maribele Wedekin
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.004
.
Arte contemporânea brasileira e Abstração Geométrica: Carlos Fajardo e Estela Sokol.​|.Luis Fernando Silva Sandes
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.005
.
Por uma nova proposta historiográfica da arte e tecnologia brasileira.|.Manoela Freitas Vares e Nara Cristina Santos  
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.006
.
O apagamento da história da arte pelo abuso dos direitos autorais..|.Marcelo Miguel Conrado
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.007
.
A exposição como alegoria ativista: resistências, interhistoricidade, polilogia.|.Marco Antônio Vieira
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.008
.
A AICA e o debate Realismo vs. Abstração no eixo Rio - São Paulo.|.Marina Barzon Silva
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.009
..
Exposições recontando a história: os casos de Maria Lídia Magliani e Sílvio Pinto.|.Neiva Maria Fonseca Bohns
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.010
.
As masculinidades como perspectiva para a história da arte na América Latina.​|.Ricardo Henrique Ayres Alves   
URL DOI: https://doi.org/10.54575//cbha.42.011
..
Discursos historiográficos - Tomo I: Antologias da arte em Santa Catarina.|.Sandra Makowiecky  
URL DOI: https://doi.org/10.54575//cbha.42.012
..
Cor e gesto entre “narrativas mestras”: prós e contras da proposição de novos nexos.|.Tânia Kury Carvalho
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha./cbha.42.013
.
.
SESSÃO 2. ARTE EXPOSTA: INSTITUIÇÕES, PÚBLICOS E HISTÓRIAS DA ARTE
.
Apresentação da Sessão 2.​|.​Maria de Fátima Morethy Couto, Marize Malta e Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap2
.
Narrativas sobre a arte contemporânea chinesa no Brasil: a exposição ChinaArteBrasil.​|.​Amanda Mazzoni Marcato Zago
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.014
.
Sobre o rasgo da obra Homenagem a Fontana de Nelson Leirner.​|.​Ana Paula Chaves Mello
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.015
.
Arte como ação coletiva e construção de memória em três obras de Doris Salcedo.​​|.​Barbara Mangueira do Nascimento
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.41.016
.
Salta d’água: pesquisa, crítica política e distintas temporalidades em exposição.​|.​Eduardo Ferreira Veras e Diego Rafael Hasse
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.017
.
Annete Ossian Bonnet e Émile Rouède: abolicionistas no Rio de Janeiro.​|.​Elaine Dias
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.018
. 
A reconstrução do acervo do MAM-SP, seus dirigentes e Diná Lopes Coelho.​​|.​German Alfonso Nunez
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.019
.. 
Fluxos do Atlântico Sul: as representações brasileiras no contexto da Bienal de Dacar.​|.​Ines Linke
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.020

‘Um’ moderno em Carybé: considerações a partir de exposições.​|.​Isadora Gamba Dallapria
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.021
. 
As recusas consagram? Uma Sesta Tropical no meio expositivo carioca dos anos vinte.​|.​Laíza de Oliveira Rodrigues
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.022
.
O museu como cozinha: exposições contemporâneas de arte e comida.​|.​Lara Mazeto Guarresch
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.023
.
A pintura de Armando Vianna, Cadmo Fausto e J. Wasth Rodrigues na exposição do mundo.|​.​Maraliz de Castro Vieira Christo
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.024
. 
MACRS: uma experiência de visibilidade da coleção.​|​.​Maria Amelia Bulhões
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.41.025
.
Magiciens de la Terre, a história das artes africanas e o colecionismo.​|​.​Maria Lúcia Bastos Kern
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.026
..
“Jovem Gravura Nacional”- SP / 1964 e 1966: espaço para as questões da arte informal ​​.​|​.​Maria Luisa Luz Tavora
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.027
.
Objetos obscuros do desejo: estratégias das vitrines nos jogos de sedução da arte.​​|​.​Marize Malta
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.028
.
Tramas têxteis da modernidade artística segundo o MAM-RJ (1948-1978).​|​.​Patricia Leal Azevedo Corrêa
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.029
.
A nova primavera das publicações de artistas no século XXI ​| Paulo Silveira.
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.030
.
Ratos e urubus e as estratégias para atravessar o popular e o contemporâneo.​|​.​Pedro Ernesto Freitas Lima
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.031

IX Bienal de São Paulo x artistas primitivos: os mundos da arte em disputa.​|​.​Priscilla Perrud
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.032
.
Da Argentina ao MAM Rio: as individuais de Fridl Loos, Raquel Forner e Alicia Penalba.​​|​.​Renata Gomes Cardoso
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.033
. 
A I Bienal de São Paulo e a Crítica de Maria Eugênia Franco.|.Talita Trizoli
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.034
.
Nas ruas vermelhas do Rio de Janeiro.​|.Thiago Spindola Motta Fernandes
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.035
..
Os trabalhos in situ no espaço social da arte: instantâneos de um sistema em crise.|.Tiago Machado de Jesus
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.036
.
Da pirâmide do Louvre ao balanço psicoativo: Tunga À la Lumière des Deux Mondes.​|.Vanessa Seves Deister de Sousa
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.41.037
.
Arquivar a arte, expor o arquivo.​|.Vinicius Spricigo
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.038
.
História da arte e o museu desconhecido: um estudo de caso.​|.Yuri Alexander Figueiredo Flores Machado
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.039

.
SESSÃO 3. COLONIALISMOS E RESISTÊNCIAS
.
Apresentação da Sessão 3.​| Camila Dazzi e Tamara Quírico
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap3
.
Os muitos silenciados: violência e apagamentos indígenas na arte visual paraense ​| Ademilton Azevedo de Arruda Júnior
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.040
. 
Entre traumas e afetos: imagem e discurso em obras que revisam a história das arte ​| Ana de Gusmão Mannarino
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.041
.
Os cinco sentidos e as contradições do rococó colonial ​| Angela Brandão
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.042
.
Romantizações do colonialismo - Orientalismo oitocentista a Beecham House ​| Camila Dazzi
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.043
..
Narrativas de si na Antropologia e na Arte ​| Fabiana Ferreira de Alcantara
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.044
.
Resistência e materialidade: a complexidade dos objetos asiáticos, séculos XVI-XVIII ​| Flavia Galli Tatsch
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.045
.
A crítica decolonial no estudo da antiguidade ​| Jaqueline Souza Veloso
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.046
.
Antonio Obá e a Sesta em dois tempos ​| Leonardo Alves Sá
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.047
.
Drag Queen ou Transformista?: A arte LGBT decolonial ​| Manoel Cheles da Silva
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.048

Espelho: uma proposição ao olhar através das fotografias de Januário Garcia ​| Roberta Aleixo
URL DOI: https://doi.org/10.54575//cbha.42.049
.
.
SESSÃO 4. DINÂMICAS DE CONSTRUÇÃO E DESTRUIÇÃO: OS FUTUROS DA ARTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS
.
Apresentação da Sessão 4.​| Clara Habib de Salles Abreu, Maria Berbara, Paulo Knauss de Mendonça es Vera Beatriz Siqueira
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap4
.
“Harmonias bonitas sem juízo final”: dinâmicas de preservação entre Vasari e Plínio ​| Antônio Leandro Barros
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.050
.
Cerâmica e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ​| Beatriz Reis e Carla Costa Dias
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.051
..
O Império em mal estado: o frágil retorno das pinturas históricas ao Brasil ​| Carlos Lima Junior
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.052
.
Água mole e pedra dura: destruição e preservação dos chafarizes em Minas Gerais ​| Icleia Francislei Lima da Silva
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.053
.
As carrancas do Museu de Arte da Bahia ​| Gabriela Caspary
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.054

A floresta contra os intrusos impertinentes: arte, imagem e Amazônia ​| Gil Vieira Costa
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.055
..
O álbum “Estrada de Ferro D. Pedro II” e as artes no processo civilizatório da nação ​| Julio Reis
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.056
.
Furtos e depredações de monumentos funerários: memória histórica e cultural em risco ​| Maria Elizia Borges
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.057

Carnes femininas e pedras urbanas: corpos femininos em carne encontram o bronze-.|.Rita Lages Rodrigues
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.058
..
Patrimônio e restauro da natureza em Viollet-Le-Duc ​| Stéphane Huchet
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.059
.
Fragmentos para o futuro: Artes Visuais e Musealização a partir do Museu das Remoções.​| Tatiana da Costa Martins
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.060
.
.
SESSÃO 5. FUTUROS PRETÉRITOS: FIGURAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA DA ARTE NO BRASIL
.
Apresentação da Sessão 5.​| Ivair Junior Reinaldim, Fernanda Mendonça Pitta, Paulo César Ribeiro Gomes e Vera Pugliese
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap5
.
Sobre um atravessamento warburguiano na fortuna crítica de Adriana Varejão.|.Adriel Dalmolin Zortéa
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.061
.
Reflexões sobre a pintura alagoana em trânsito na “Geração 80” ​​.|.Ana Beatriz Bezerra de Melo
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.062
..
Uma dinâmica da arte em Cícero Dias.|.Angela Grando
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.063
.
A Revista do SPHAN (1937-1961) à luz da luz da História Digital da Arte​​.|.Arthur Valle
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.064
.
Repercussões no RS do IV Congresso Brasileiro de História da Arte do CBHA - 1990​​.|. Blanca Luz Brites
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.065
..
Um moderno antimoderno: Barros, o Mulato e a Teoria sem Número​​.|.Daniela Pinheiro Machado Kern
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.066
.
A historiografia da arte brasileira diante da imagem​​.|.Daniela Queiroz Campos
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.067
.
Der Cicerone: uma questão de Patrimônio? .|.Diana Oliveira dos Santos
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.068
.
Tradição e modernidade no desenho: influências conceituais no século XX.|.Marina Pereira de Menezes de Andrade
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.069
.
A Forma Difícil de Rodrigo Naves: formalismo na periferia do capitalismo.|.Martha Telles
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.070
.
Arte brasileira - narrativas reunidas para atualizar o passado.|.Mirian Nogueira Seraphim
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.071

Por uma historiografia da arte brasileira em Portugal: os escritos de Mário Navarro da Costa e Rodolfo Pinto do Couto ​​.|.Natália Cristina de Aquino Gomes
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.072
..
Angelo Guido, Fernando Corona e Athos Damasceno e a História da Arte.|.Paulo César Ribeiro Gomes
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.073
.
Lacunas historiográficas sobre mulheres artistas brasileiras.|.Silvana Boone
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.074
.
Mostra do Redescobrimento: Arte Barroca, um exercício historiográfico.|.Sílvia Borges
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.075
.
O modernismo no final do século XIX no Rio de Janeiro: a crítica e a pintura.|.Sonia Gomes Pereira
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.076
..
Reflexões brasileiras sobre o estudo das performances e sua inserção em museus.|.Vivian Horta
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.077
.
A arqueologia de Didi-Huberman: anacronismo e espacialidade da pintura.|.Yasmin Elganim Vieira
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.078
.
.
SESSÃO 6. HISTÓRIA DA ARTE EM TEMPO DE DE(S)COLONIALIDADE
.
Apresentação da Sessão 6.​| Dinah de Oliveira, Raquel Quinet Pifano, Rogéria Moreira de Ipanema e Sheila Cabo Geraldo
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap6
.
A narrativa das mazelas socioeconômicas e a montagem nas ilustrações de Luis Trimano ​| Alessandro Alvim
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.079
.
Descolonizar com Hélio Oiticica - Parte 1.|.Alexandre Sá
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.080
.
Verdades indisciplinadas.|.Ana Lúcia Beck
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.081
.
A nudez nas artes visuais: perspectivas contrassexuais.|.Bruno Alcione Novadvorski Scheeren e Alexandre Sá
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.082
.
Estruturas viciosas ​| Débora dos Santos Camilo
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.083
.
Representações da poética negra feminista na arte.|.Dinah de Oliveira
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.084
.
Lygia Pape: o projeto A mulher na iconografia de massa, Eat me e Objetos de sedução.|.Fernanda Pequeno
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.085
..
O Samba na caricatura das revistas ilustradas (1931-1938).|.Marco Túlio Lustosa de Alencar
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.086
.
A arte das mulheres rurais: análise de um processo cinético.|.Jancileide Souza dos Santos
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.087
.
Lava roupa todo dia: a performatividade dos corpos das lavadeiras na obra dallariana.|.Joyce da Costa Peixoto
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.088
.
A pixação como linguagem e performance decolonial.|.Lia Imanishi-Rodrigues
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.089
.
A pesquisa da arte sacra católica em tempos de descolonialidade.|.Luiz Alberto Ribeiro Freire
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.090
..
De estátuas colossais a selos postais: reavaliações lidam com a sorte dos monumentos.|. Marco Túlio Lustosa de Alencar
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.091
.
Água, mar e memória em Aline Motta.|.Maria Eduarda Kersting Faria
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.092
.
Corpos que desafiam hegemonias da história da arte: outras produções de sentidos.|.Niura Aparecida Legramante Ribeiro
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.093

Colunas de pedra sabão: a geometria que nos desvela outras histórias.|.Raquel Fernandes
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.094
..
O artista preto na historiografia modernista da arte colonial.|.Raquel Quinet Pifano
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.095
.
Encruzilhadas da modernidade: memória e negritude em Rubem Valentim.|.Reginaldo da Rocha Leite
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.096
.
Presente do futuro: epistemográficas na nova pedagogia do olhar em Rosana Paulino.|.Rogéria de Ipanema
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.097
.
A construção do conceito de patrimônio e a invenção do Brasil no século XIX.|.Tássia Rocha
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.098
..
Os túmulos castilhos do Amapá: uma análise reflexiva a partir da decolonialidade.|.Tiago Varges da Silva
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.099
.
.
SESSÃO 7. TRÂNSITOS, DESLOCAMENTOS, CONTEXTOS: ESTRUTURAS, TENSÕES E NARRATIVAS ENTRE O LOCAL E O GLOBAL
.
Apresentação da Sessão 7.|.Almerinda da Silva Lopes, Bianca Knaak e Marco Antonio Pasqualini de Andrade
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.ap7
.
O corpo, os deslocamentos e o extravio dos sentidos e do pensamento em Paulo Nazareth.|.Alexandre Santos
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.100
.
Jonier Marín e a Exposição Amazonia Report.|.Almerinda da Silva Lopes
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.101
..
Coalizões para a construção de um mundo por vir.|.Amanda Rezende
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.102
.
Modernidade borderline e a necessidade de pintar.|.Bianca Knaak
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.103
.
O território e as estrelas: “Cruzeiro do Sul” (1969-1970) de Cildo Meireles.|.Caroline Alciones de Oliveira Leite
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.104
.
A internacionalização da obra de Tarsila do Amaral: tensões entre o local e o global.|. Elizabeth Catoia Varela
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.105
.
Visadas decoloniais à memória na arte: o global e o local em um Brasil amefricano.|.Fernanda Bernardes Albertoni
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.41.106
.
A fotografia e sua cultura, entre o local e o global.|.Maria Inez Turazzi
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.107
.
Reflexões sobre os rumos da história da arte nipo-brasileira.|.Michiko Okano
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.108
..
Práticas locais e polifônicas (e implicações de sua dimensão dialógica).|.Paola Mayer Fabres
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.109
.
Um convite para história genocida ruandesa no século XX a partir das imagens.|. Roberta Claudino Fernandes da Silva
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.110
.
.
CONFERÊNCIA ORIGINAL
.
Il ruolo globale delle stampe italiane del primo Cinquecento tra evangelizzazione e resistenze culturali .|.Marzia Faietti
URL DOI: https://doi.org/10.54575/cbha.42.cit
 ...........
.