contato
informes
informes
eventos divulgação
documentação
estatuto cbha
ata de fundação
atas de assembléias
membros
listagem de membros
candidatura novos membros
indicação membros honorários
publicações
colóquios
colóquio atual
colóquios anteriores
diretoria
diretoria atual
gestões anteriores
apresentação
XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - 2010
Página Inicial
Edital
Introdução
Palestras
Sessões temáticas
Comunicações
Programação
Boletins informativos
Anais arquivo completo
Resumos
Fichas
Créditos
A Transferência da Tradição Clássica entre Europa e América Latina
Ana Gonçalves Magalhães
Margherita Sarfatti e a "Terra do Brasil"
Antônio Leandro Gomes de Souza Barros
Capela de Chapingo: a re-significação da tradição
Breno Marques Ribeiro de Faria
O retrato luso-brasileiro: a representação do poder ultramarino
Camila Dazzi
Dois nus polêmicos: Le lever da la bonne, de Eduardo Sívori e Estudo de mulher de Rodolpho Amoêdo
Carlos Rogério Lima Junior
Almeida Jr. e Oscar Pereira da Silva; uma análise comparativa
Cássio da Silva Fernandes
Martin Wackernagel: a história da arte e o "espaço de vida" dos artistas
Claudia Valladão de Mattos
Alexander Von Humboldt e as pinturas de história de Johann Moritz Rugendas na América
Elaine Dias
Grandjean de Montigny e Zucchi – arquitetos de tradição clássica na América Latina
Fernanda Ferreira Marinho Camara
Eugenio Battisti e o l'antirinascimento: uma nova proposta historiográfica
Jadilson Pimentel dos Santos
O neoclássico na igreja do Bom Jesus de Crisópolis: uma obra do Antônio Conselheiro
José Augusto Costa Avancini
A pintura de paisagem gaúcha na Primeira República. Análise de dois pintores
Letícia Coelho Squeff
Vicente do Rego Monteiro e as figurações do indígena
Maraliz de Castro Vieira Christo
Heróis imóveis na pintura indigenista da América Latina
Marcele Linhares Viana
Design de interior - as artes decorativas no ensino da academia de belas artes
Maria Antonia Couto da Silva
"Um monumento ao Brasil": a repercussão do Brasil pitoresco de Frond e Ribeyrolles
Maria Berbara
Imagens e discursos sobre o império lusitano entre Portugal e o Brasil
Maria do Carmo Couto da Silva
Escultura e literatura nacional: o monumento a José de Alencar (1897)
Maria Izabel Branco Ribeiro
Spanudis e Torres Garcia: em busca de uma definição de construtivismo
Mirian Nogueira Seraphim
Eliseu Visconti: os caminhos de uma visualidade nova
Paulo Knauss De Mendonça
O busto "Negro Horácio" – Louis Rochet e a escultura antropológica no século XIX
Paulo Mugayar Kühl
Le Breton, os ideólogos e o instituto de França: modelos artísticos para o Brasil
Renato Palumbo Dória e Dayane de Souza Justino
Poética da ruína, poéticas do tempo: paisagem e heterocronia na arte brasileira
Rita Lages Rodrigues
O architecto moderno no Brasil: tradição e modernidade euro-brasileira
Rogéria Moreira de Ipanema
Título de imperial e a produção dos bens simbólicos: imperial instituto artístico
Rosangela de Jesus Silva
Diálogos e reapropriações: um artista ítalobrasileiro e sua produção gráfica no Brasil.
Taís Gonçalves Avancini
Os estudos de Portinari para a realização dos murais "ciclos econômicos"
Valéria Alves Esteves Lima
Quinsac de Monvoisin: a trajetória do artista no continente americano
Valéria Piccoli Gabriel da Silva
Carlos Julião e o mundo colonial português
Vera Beatriz Siqueira
Serge Lifar, Shiva Natarâja, Pablo Picasso: a dança na coleção Castro Maya