CBHA
 
 
   
   
     
     
     
  Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - 2010
 
     
 
 
Página Inicial
Edital
Introdução
Palestras
Sessões temáticas
Comunicações
Programação
Boletins informativos
Anais arquivo completo
Resumos
Fichas
Créditos
 
 
 
     
     
    Resumos
     
  Adalgisa Arantes Campos
    Manoel Ribeiro Rosa: biografia e pinturas no território das Minas Gerais
     
  Adriana Sanajotti Nakamuta
    Por uma identidade nacional: a arte brasileira por Hanna Levy e Mário de Andrade
     
  Aissa Afonso Guimarães
    O espaço poético da arquitetura do papelão
     
  Aldo Victorio Filho e Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira
    Uma cidade como obragem estética de uma juventude que transborda
     
  Aldrin Moura de Figueiredo
    O lenhador e a floresta virgem: Joseph Leon Righini e as representações ecológicas na pintura da Amazônia no século XIX
     
  Alex Fernandes Bohrer
    O estilo nacional português em minas gerais: abrangência e modelos
     
  Alexandre Emerick Neves
    Obra, fluxos, acontecimentos.
     
  Alexandre Lambert Soares e Gloria Georgina Seddon
    Bloco bienal vade-retro – a arte como ação política transformadora
     
  Alexandre Santos
    Micro-narrativas fluidas: Arthur Rimbaud em Nova York e Jean Genet em Porto Alegre.
     
  Aline Carmes Krüger e Sandra Makowiecky
    No lugar certo: o museu universitário da ufsc e a obra de Franklin Joaquim Cascaes
     
  Almerinda da Silva Lopes
    Imagens Tautológicas
     
  Altamir Moreira
    Vanguarda e subdesenvolvimento ou a arte da guerrilha e o artista como guerrilheiro
     
  Amir Brito Cadôr
    Os limites do livro
     
  Ana Cândida de Avelar
    Uma fisionomia da Semana de Arte Moderna: o Retrato de Lourival Gomes Machado
     
  Ana Gonçalves Magalhães
    Margherita Sarfatti e a "Terra do Brasil"
     
  Ana Mae Tavares Bastos Barbosa
    Arte e cultura visual
     
    Ana Maria Albani de Carvalho
    Imagens contemporâneas no fluxo espaço-tempo: vivência ou experiência
     
  Ana Maria Pimenta Hoffmann
    Geraldo Ferraz: jornalismo cultural, crítica literária, crítica de arte e literatura
     
  Ana Maria Tavares Cavalcanti
    Eliseu Visconti, a história da arte no Brasil e o discurso crítico entre 1901 e 1967
     
  Ana Méri Zavadil Machado
    Costurando diálogos entre obras da 7ª Bienal do Mercosul: o brilho da estrela I e II
     
  Andrea Aparecida Della Valentina
    O acervo iconográfico do antigo convento de São Francisco de Vitória-ES
     
  Angela Ancora da Luz
    Moriconi – escultor da luz, do ar e do aço
     
  Angela Brandão
    Santana mestra e seu trono em miniatura
     
  Angela Grando
    Por uma abstração construída: fluxos da obra (1948/1958)
     
  Antônio Leandro Gomes de Souza Barros
    Capela de Chapingo: a re-significação da tradição
     
  Aparecido José Cirillo
    Site specific: aspectos da microfísica revelada nos arquivos e documentos de artistas
     
  Arthur Valle
    Montagem e usos do espaço nas exposições gerais de belas artes, 1894-1930
     
  Barbara Peccei Szaniecki
    Experiências estéticas do comum
     
  Bettina Rupp
    O choque desviado: estranhamentos na mostra absurdo.
     
  Bianca Andrade Tinoco
    Ebulições de uma linguagem da performance brasileira nos anos 1950 a 1970
     
  Bianca Knaak
    Arte brasileira nas bienais do Mercosul: dissensos, afirmações e tolerâncias.
     
  Blanca Luz Brites
    Um olhar sobre procedimentos curatoriais marcantes na arte brasileira
     
  Breno Marques Ribeiro de Faria
    O retrato luso-brasileiro: a representação do poder ultramarino
     
  Camila Dazzi
    Dois nus polêmicos: Le lever da la bonne, de Eduardo Sívori e Estudo de mulher de Rodolpho Amoêdo
     
  Camila Monteiro Schenkel
    Ver para crer, crer pra ver: relações entre fotografia e texto na arte contemporânea.
     
  Camilla Rocha Campos
    A mecânica da arte frente a indústria da consciência – e vice versa
     
  Carla Hermann
    O caráter emancipatório de Hélio Oiticica em debate: os bólides e os parangolés.
     
  Carla Mary S. Oliveira
    Portadas barrocas e o tratado de Borromeo: alegorias e símbolos no Brasil colonial
     
  Carlos Gonçalves Terra
    Representações contemporâneas: arte e natureza no desenho da paisagem
     
  Carlos Rogério Lima Junior
    Almeida Jr. e Oscar Pereira da Silva; uma análise comparativa
     
  Carmen Fernandez-Salvador
    Construyendo un oriente exótico desde la Latinoamérica: pintura quiteña del siglo XVIII
     
  Cássio da Silva Fernandes
    Martin Wackernagel: a história da arte e o "espaço de vida" dos artistas
     
  Charles Monteiro
    A Fotografia e a construção de uma nova visualidade nas revistas Madrugada e Máscara.
     
  Christine Mello
    Experiências com o vídeo no Brasil 1950 – 1980: novos circuitos para a arte
     
  Cíntia Guimarães Santos Sousa
    Arquivo memória e espacialidade no estudo da obra de Paulo Bruscky
     
  Cláudia de Oliveira
    'A carioca' de Pedro Américo: entre o modelo clássico e a temática brasileira
     
  Claudia Valladão de Mattos
    Alexander Von Humboldt e as pinturas de história de Johann Moritz Rugendas na América
     
  Cristiana Nogueira Menezes Gomes
    Além do códice: a presença do livro nos trabalhos de Leila Danziger e Edith Derdyk
     
  Cristina Mura
    A experiência brasileira da pop art
     
  Cristina Pierre de França
    Deslocamentos do trompe L'Oeil à virtualidade
     
  Cybele Vidal Neto Fernandes
    João Zeferino da Costa e a pintura na segunda metade do século XIX no Rio de Janeiro.
     
  Daisy Valle Machado Peccinini
    Brecheret e a Escola de Paris: trânsitos em descompasso e balanço instigante à revisão
     
  Dalila dos Santos Cerqueira Pinto e Maria Luisa Luz Távora
    O problema da gaveta dos guardados
     
  Daniela Kern
    John Ruskin, arte e imagem fotográfica: aceitação e resistência
     
  Daniela Vianna Leal
    Repercussões do discurso modernista no estudo da cantaria mineira setecentista
     
  Denise Gonçalves
    Olhar em movimento: desconstruindo o conceito de ecletismo
     
  Éder Silveira
    Cultura visual moderna. O caso de O perfeito cozinheiro das almas deste mundo.
     
  Eduardo Ferreira Veras
    Enunciados imperativos em Cildo Meireles: deslocamentos da criação e do autor
     
  Eduardo Xavier
    Deslocamentos na obra de Lenora de Barros.
     
  Elaine Dias
    Grandjean de Montigny e Zucchi – arquitetos de tradição clássica na América Latina
     
  Elena O´Neill
    Forma e espaço: diálogo entre Frank Lloyd Wright e Gordon Matta-Clark
     
  Elisa de Souza Martinez
    Curadoria e descontexto: o fim da obra de arte
     
  Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
    Tradição e contradição: a identidade da arte paranaense em questão
     
  Fabiana Carvalho de Oliveira
    As [re] significações das obras de Athos Bulcão na cidade de Brasília.
     
  Fábio Lima Maciel
    A fotografia como esquema: percepção visual e representação pictórica no século XIX
     
  Fabio Parode, Ione Benz e Alexandre Rocha
    O híbrido na arte de Eduardo Kac: mutações e convergências estéticas da arte aplicadas ao design.
     
  Fabricia Cabral de Lira Jordão e Marta Penner
    Experimentalismo editorial no NAC/UFPB: crítica e performance nos livros de artistas
     
  Felipe Scovino
    Auto-retratos: panorama da repressão política nas obras de Antonio Dias e Carlos Zilio
     
  Fernanda Ferreira Marinho Camara
    Eugenio Battisti e o l'antirinascimento: uma nova proposta historiográfica
     
  Fernanda Lopes Torres
    A contingência do objeto artístico em Yves Klein, Robert Smithson e Hélio Oiticica
     
  Fernanda Mendonça Pitta
    As recepções de "caipiras negaceando", de José Ferraz de Almeida Júnior.
     
  Fernanda Pequeno da Silva e Marina Pereira de Menezes
    Fluxos na obra e trajetória de Antonio Dias
     
  Flávia L. Biff Cera
    Happening, happiness...
     
  Flavya Mutran Pereira
    Autorretratos móveis na era líquida.
     
  Franciele Filipini dos Santos
    A concepção artística/ curatorial na produção de arte, ciência e tecnologia
     
  Gabriela Borges Abraços e Lisbeth Rebollo Gonçalves
    Mário Pedrosa e a dimensão cultural latina na conjugação entre arte e política
     
  Gilton Monteiro dos Santos Jr.
    O livro experimental: uma observação sobre a forma na obra de Waltercio Caldas
     
  Heloisa Espada Rodrigues Lima
    Brasil constrói Brasília, por Mary Vieira, 1959
     
  Helouise Costa
    Imagens em trânsito – lições de uma exposição norte-americana em São Paulo (1947)
     
  Ines Karin Linke Ferreira
    Arquivos de artistas: trabalho ou documento?
     
  Isabel Almeida Carneiro
    A forma-colagem nas notas de temporalidades inconciliáveis e nos diários de bordo
     
  Isabela Menegazzo Santos de Andrade
    Obras em transito, espaços expositivos e cenografia artística: um estudo de caso.
     
  Isabela Nascimento Frade
    Lugares de reencontro e formas da desaparição – o contorno do feminino por Mendieta
     
  Jadilson Pimentel dos Santos
    O neoclássico na igreja do Bom Jesus de Crisópolis: uma obra do Antônio Conselheiro
     
  Jens Michael Baumgarten
    O neo-barroco e o neo-colonial entre política e entretenimento: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos
     
  Joaquim Netto
    A fotografia de Luiz Braga: uma discussão da pintura numa perspectiva conceitual.
     
  José Augusto Costa Avancini
    A pintura de paisagem gaúcha na Primeira República. Análise de dois pintores
     
  Juliana Gisi Martins de Almeida
    O texto de artista na arte conceitual: aproximações discursivas
     
  Letícia Coelho Squeff
    Vicente do Rego Monteiro e as figurações do indígena
     
  Lilian Maus Junqueira
    Escritos de artista e os arquivos em transformação
     
  Lucas Dupin Mello
    Reverberações: a arte contemporânea sob uma ótica situacionista
     
  Luciane Ruschel Nascimento Garcez e Sandra Makowiecky
    Arte e design: contaminações e destempos
     
  Luciano Vinhosa Simão
    A dimensão política da experiência
     
  Luciene Lehmkuhl
    Revolução plástica na arte brasileira: textos de Flexa Ribeiro na Ilustração Brasileira
     
  Ludmila Vargas Almendra
    Wim Van Dijk e seu livro de desenhos de Petrópolis: um estudo de (a)caso.
     
  Luís Edegar De Oliveira Costa
    Relações entre a historiografia da arte no brasil e arte contemporânea brasileira
     
  Luiz Alberto Ribeiro Freire
    Do ferro à madeira: os gradis entalhados nas igrejas baianas no século XIX
     
  Luiz Marques
    Mito e morte do artista entre o século XIX e o XX
     
  Manoel Silvestre Friques
    A figura humana na obra de Letícia Parente: traços, medidas e proporções
     
  Manoela Rossinetti Rufinoni
    São Luiz do Paraitinga e os desafios do restauro urbano
     
  Maraliz de Castro Vieira Christo
    Heróis imóveis na pintura indigenista da América Latina
     
  Marcele Linhares Viana
    Design de interior - as artes decorativas no ensino da academia de belas artes
     
  Marcelo Gustavo Lima de Campos
    Conceitualismo cordial: arte brasileira na coleção João Satamini/MAC-Niterói.
     
  Marcelo Mari
    Considerações de Mário Pedrosa sobre a crise do circuito das artes.
     
  Márcia Arbex
    A narrativa no livro de artista: Jean le Gac e Sophie Calle
     
  Márcia Bonnet
    Questões técnicas e iconográficas na imaginária missioneira da banda oriental
     
  Marcio Pizarro Noronha
    Espaço-corpo, fantasmas e rizomas. Usos da espacialidade na história da arte
     
  Marco Antonio Pasqualini de Andrade
    Cildo Meireles: aproximações à estética surrealista e a Bachelard
     
  Maria Adélia Menegazzo
    Leitor, narrativa, fotografia – o livro na obra de Rosângela Rennó
     
  María Amalia García
    Alberto Greco y el Brasil. Contactos regionales y abordajes comparativos
     
  Maria Amelia Bulhões Garcia
    Imagens "after" imagens
     
  Maria Angélica Melendi de Biasizzo
    Ética em colapso: a arte imoral de Nicola Constantino
     
  Maria Antonia Couto da Silva
    "Um monumento ao Brasil": a repercussão do Brasil pitoresco de Frond e Ribeyrolles
     
  Maria Berbara
    Imagens e discursos sobre o império lusitano entre Portugal e o Brasil
     
  Maria de Fátima Morethy Couto
    Vanguarda e subdesenvolvimento ou a arte da guerrilha e o artista como guerrilheiro
     
  Maria do Carmo Couto da Silva
    Escultura e literatura nacional: o monumento a José de Alencar (1897)
     
  Maria do Carmo de Freitas Veneroso
    Uma abordagem intermidiática do livro de artista: "a big book" de Marilá Dardot
     
  Maria Eurydice de Barros Ribeiro
    Tecendo os fios do tempo: um artista contemporâneo expõe no Louvre
     
  Maria Fernanda Lochschmidt
    As primeiras encomendas portuguesas em porcelana azul e branco da china
     
  Maria Helena da Fonseca Hermes
    Djalma da Fonseca Hermes: um colecionador de arte brasileira
     
  Maria Iñigo Clavo
    O dia em que o morro descer e não for carnaval
     
  Maria Izabel Branco Ribeiro
    Spanudis e Torres Garcia: em busca de uma definição de construtivismo
     
  Maria Lucia Bastos Kern
    Joaquín Torres-García: práticas artísticas e reflexões teóricas.
     
  Maria Lucia Bighetti Fioravanti
    A pintura franciscana dos séculos xviii e xix na cidade de São Paulo
     
  Maria Luisa Luz Tavora
    A produção de sentidos para o informalismo: a crítica de arte e a gravura (1950/60)
     
  Mariana Silva da Silva
    Gestos do contato: três livros de artista e sua relação com a fotografia
     
  Mariana Soledad Serbent
    Chile, 1953: resonancias al sur. O modelo gaúcho y el club de grabado en Mendoza
     
  Mariela Brazón Hernández
    Reinterpretando Soto: conceitos e métodos da ciência no estudo da arte cinética
     
  Marília Andrés Ribeiro
    O livro de artista na galeria livrobjeto
     
  Marilice Villeroy Corona
    Pintura e Documentos de Trabalho: considerações sobre uma relação dinâmica
     
  Marina Pereira de Menezes
    Transformações e sentidos do espaço
     
  Marize Malta
    Imagens atrás da porta: arte na domesticidade e domesticidade na arte finissecular
     
  Martha Telles Machado da Silva
    Cildo Meireles e Waltercio Caldas: dilemas do real na arte contemporânea brasileira
     
  Mauro Trindade Nogueira da Silva
    Janelas transitórias: a foto em movimento
     
  Melissa Rocha e Tales Bedeschi
    Coletivos de arte - kaza vazia, entre sacada e dispensa
     
  Mirian Nogueira Seraphim
    Eliseu Visconti: os caminhos de uma visualidade nova
     
  Monica Farias Menezes Vicente
    José Joaquim da Rocha sob o manto da Imaculada Nossa Senhora da Conceição
     
  Mônica Zielinsky
    Arquivos de artistas. Interfaces entre criação, crítica e história da arte
     
  Nara Cristina Santos
    Arte e tecnologia digital: alguns parâmetros metodológicos para abordar a imagem.
     
  Neiva Maria Fonseca Bohns
    Arte brasileira produzida no sul: critérios, parâmetros e metodologias de estudo.
     
  Niura Legramante Ribeiro
    Conjunções de sintaxes: o fotográfico e o pictórico
     
  Orlando Franco Maneschy e Ana Paula F. de Camargo Lima
    Já! Emergências contemporâneas: construção de plataforma como projeto curatorial
     
  Patricia Dias Guimarães
    Poesia, crítica & história no Programa em Progresso de Hélio Oiticica
     
  Paula Priscila Braga
    A rede como suporte: Hélio Oiticica, Paulo Bruscky, Cildo Meireles e Ricardo Basbaum
     
  Paula Viviane Ramos
    A revista Madrugada (1926) e a modernização da arte e da visualidade sul-rio-grandense
     
  Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira
    A reedição como operação artística: apontamentos
     
  Paulo Knauss De Mendonça
    O busto "Negro Horácio" – Louis Rochet e a escultura antropológica no século XIX
     
  Paulo Mugayar Kühl
    Le Breton, os ideólogos e o instituto de França: modelos artísticos para o Brasil
     
  Paulo Roberto de Oliveira Reis
    A exposição "O corpo na cidade" e uma reflexão sobre história da arte brasileira.
     
  Pedro Meyer Barreto
    A exposição de Sasnal no k21: fluxos entre leste/oeste
     
  Priscila Sacchettin
    Hayter e o ateliê 17: intercâmbios na gravura brasileira da década de 1950.
     
  Raquel Quinet Pifano
    Sobre o conceito de composição na teoria da arte lusitana
     
  Regina Melim
    Exposição loja: pesquisa acadêmica e (seus) modos de apresentação
     
  Renata Biagioni Wrobleski
    Desestabilizando estruturas: os muros da cidade invadidos por Fierce Pussy
     
  Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
    Uma análise histórica do boicote à Bienal de São Paulo de 1969
     
  Renata Gomes Cardoso
    Da vanguarda ao pós-guerra, modernismo e tradição.
     
  Renata Maria de Almeida Martins
    Entre livros e pincéis: a tradição emblemática na América portuguesa (séc. XVI-XVIII)
     
  Renata Maria de Almeida Martins
    Tintas da terra, tintas do reino: as artes nas missões jesuíticas do Grão-Pará
     
  Renata Reinhoefer Ferreira França
    Arte e esfera pública - considerações a partir do pensamento de Hannah Arendt
     
  Renato Palumbo Dória e Dayane de Souza Justino
    Poética da ruína, poéticas do tempo: paisagem e heterocronia na arte brasileira
     
  Rita Lages Rodrigues
    O architecto moderno no Brasil: tradição e modernidade euro-brasileira
     
  Roberto Luís Torres Conduru
    Conjugando (subvertendo?) O glocal a partir do Benim: Hazoumé, Quenun, Zinkpé
     
  Rodrigo Krul
    Antonio Manuel no salão da bússola: o debate crítico de um imaginário urbano
     
  Rogéria Moreira de Ipanema
    Título de imperial e a produção dos bens simbólicos: imperial instituto artístico
     
  Rosana Horio Monteiro
    Blindspot: uma parceria entre arte e ciência.
     
  Rosana Pereira de Freitas
    Entre Rio e Paris: a representação brasileira na Bienal de Paris de 1969
     
  Rosangela de Jesus Silva
    Diálogos e reapropriações: um artista ítalobrasileiro e sua produção gráfica no Brasil.
     
  Rosângela Miranda Cherem
    Persistências formais e alterações modernistas nas pinturas latino- americanas.
     
  Samira Margotto e Priscila Rossinetti Rufinoni
    Nos mecanismos da cidade: aporias políticas da intervenção urbana.
     
  Sandra Makowiecky
    Academicismo e modernismo em Santa Catarina.
     
  Sheila Cabo Geraldo
    A cidade e a crítica da arte como instituição nos anos 60 e 70
     
  Silvana Boone
    Arte computacional e sua contextualização no museu do século XXI
     
  Silvia Dolinko
    Poesía, gráfica y compromiso. Edgardo Vigo y la red contracultural de los años '60s.
     
  Silvia Miranda Meira
    Trânsitos entre a criação, a crítica e a história da arte na contemporâneidade
     
  Sonia Gomes Pereira
    Fluxo de objetos no tempo e no espaço: a trajetória da Coleção Ferreira das Neves.
     
  Sônia Maria Fonseca
    O programa iconográfico do Palácio Capanema: conciliação entre modernismo e política (1936-1945)
     
  Stéphane Huchet
    A "elasticidade" da arte para com a política: breves bases históricas e criticas
     
  Taís Gonçalves Avancini
    Os estudos de Portinari para a realização dos murais "ciclos econômicos"
     
  Tania Maria Crivilin
    A repetição da imagem na obra de Almeida Junior
     
  Thaís Catoira Pereira e Elane Teles Carneiro
    NAC/UFPB: espaço de promoção, pesquisa e divulgação da arte contemporânea.
     
  Valéria Alves Esteves Lima
    Quinsac de Monvoisin: a trajetória do artista no continente americano
     
  Valeria Piccoli Gabriel da Silva
    Carlos Julião e o mundo colonial português
     
  Valquíria Guimarães Duarte
    Fundação Iberê Camargo: interrelações pinturaarquitetura, corpo narrativo edificado
     
  Vera Beatriz Siqueira
    Serge Lifar, Shiva Natarâja, Pablo Picasso: a dança na coleção Castro Maya
     
  Vinicius Oliveira Godoy
    Arquivos da arte: entre a subjetividade e a objetividade históricas
     
  Vladimir José Machado de Oliveira
    A fotografia sobre a tela de pintor: apropriações e resistências às fotopinturas.
     
  Wagner Jonasson da Costa Lima
    Arthur Omar e as pulsações da imagem: a experiência do cinema na arte contemporânea
     
  Yacy-Ara Froner Gonçalves
    Estruturalismo: por um sistema de significações do sensível
     
  Zita Rosane Possamai
    A cidade nos álbuns fotográficos
     
   
 
     
     
   
  Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   LOGO UNIFESP   Logo UERJ              
     
   
  Logo CAPES   Logo CNPQ   Logo FAPESP