|
|
|
|
|
|
|
|
Resumos |
|
|
|
|
|
Adalgisa Arantes Campos
|
|
|
Manoel Ribeiro Rosa: biografia e pinturas no território das Minas Gerais |
|
|
|
|
|
Adriana Sanajotti Nakamuta
|
|
|
Por uma identidade nacional: a arte brasileira por Hanna Levy e Mário de Andrade |
|
|
|
|
|
Aissa Afonso Guimarães
|
|
|
O espaço poético da arquitetura do papelão |
|
|
|
|
|
Aldo Victorio Filho e Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira
|
|
|
Uma cidade como obragem estética de uma juventude que transborda |
|
|
|
|
|
Aldrin Moura de Figueiredo
|
|
|
O lenhador e a floresta virgem: Joseph Leon Righini e as representações ecológicas na pintura da Amazônia no século XIX |
|
|
|
|
|
Alex Fernandes Bohrer
|
|
|
O estilo nacional português em minas gerais: abrangência e modelos |
|
|
|
|
|
Alexandre Emerick Neves
|
|
|
Obra, fluxos, acontecimentos. |
|
|
|
|
|
Alexandre Lambert Soares e Gloria Georgina Seddon
|
|
|
Bloco bienal vade-retro – a arte como ação política transformadora |
|
|
|
|
|
Alexandre Santos
|
|
|
Micro-narrativas fluidas: Arthur Rimbaud em Nova York e Jean Genet em Porto Alegre. |
|
|
|
|
|
Aline Carmes Krüger e Sandra Makowiecky
|
|
|
No lugar certo: o museu universitário da ufsc e a obra de Franklin Joaquim Cascaes |
|
|
|
|
|
Almerinda da Silva Lopes
|
|
|
Imagens Tautológicas |
|
|
|
|
|
Altamir Moreira
|
|
|
Vanguarda e subdesenvolvimento ou a arte da guerrilha e o artista como guerrilheiro |
|
|
|
|
|
Amir Brito Cadôr
|
|
|
Os limites do livro |
|
|
|
|
|
Ana Cândida de Avelar
|
|
|
Uma fisionomia da Semana de Arte Moderna: o Retrato de Lourival Gomes Machado |
|
|
|
|
|
Ana Gonçalves Magalhães
|
|
|
Margherita Sarfatti e a "Terra do Brasil" |
|
|
|
|
|
Ana Mae Tavares Bastos Barbosa
|
|
|
Arte e cultura visual |
|
|
|
|
|
Ana Maria Albani de Carvalho
|
|
|
Imagens contemporâneas no fluxo espaço-tempo: vivência ou experiência |
|
|
|
|
|
Ana Maria Pimenta Hoffmann
|
|
|
Geraldo Ferraz: jornalismo cultural, crítica literária, crítica de arte e literatura |
|
|
|
|
|
Ana Maria Tavares Cavalcanti
|
|
|
Eliseu Visconti, a história da arte no Brasil e o discurso crítico entre 1901 e 1967 |
|
|
|
|
|
Ana Méri Zavadil Machado
|
|
|
Costurando diálogos entre obras da 7ª Bienal do Mercosul: o brilho da estrela I e II |
|
|
|
|
|
Andrea Aparecida Della Valentina
|
|
|
O acervo iconográfico do antigo convento de São Francisco de Vitória-ES |
|
|
|
|
|
Angela Ancora da Luz
|
|
|
Moriconi – escultor da luz, do ar e do aço |
|
|
|
|
|
Angela Brandão
|
|
|
Santana mestra e seu trono em miniatura |
|
|
|
|
|
Angela Grando
|
|
|
Por uma abstração construída: fluxos da obra (1948/1958) |
|
|
|
|
|
Antônio Leandro Gomes de Souza Barros
|
|
|
Capela de Chapingo: a re-significação da tradição |
|
|
|
|
|
Aparecido José Cirillo
|
|
|
Site specific: aspectos da microfísica revelada nos arquivos e documentos de artistas |
|
|
|
|
|
Arthur Valle
|
|
|
Montagem e usos do espaço nas exposições gerais de belas artes, 1894-1930 |
|
|
|
|
|
Barbara Peccei Szaniecki
|
|
|
Experiências estéticas do comum |
|
|
|
|
|
Bettina Rupp
|
|
|
O choque desviado: estranhamentos na mostra absurdo. |
|
|
|
|
|
Bianca Andrade Tinoco
|
|
|
Ebulições de uma linguagem da performance brasileira nos anos 1950 a 1970 |
|
|
|
|
|
Bianca Knaak
|
|
|
Arte brasileira nas bienais do Mercosul: dissensos, afirmações e tolerâncias. |
|
|
|
|
|
Blanca Luz Brites
|
|
|
Um olhar sobre procedimentos curatoriais marcantes na arte brasileira |
|
|
|
|
|
Breno Marques Ribeiro de Faria
|
|
|
O retrato luso-brasileiro: a representação do poder ultramarino |
|
|
|
|
|
Camila Dazzi
|
|
|
Dois nus polêmicos: Le lever da la bonne, de Eduardo Sívori e Estudo de mulher de Rodolpho Amoêdo |
|
|
|
|
|
Camila Monteiro Schenkel
|
|
|
Ver para crer, crer pra ver: relações entre fotografia e texto na arte contemporânea. |
|
|
|
|
|
Camilla Rocha Campos
|
|
|
A mecânica da arte frente a indústria da consciência – e vice versa |
|
|
|
|
|
Carla Hermann
|
|
|
O caráter emancipatório de Hélio Oiticica em debate: os bólides e os parangolés. |
|
|
|
|
|
Carla Mary S. Oliveira
|
|
|
Portadas barrocas e o tratado de Borromeo: alegorias e símbolos no Brasil colonial |
|
|
|
|
|
Carlos Gonçalves Terra
|
|
|
Representações contemporâneas: arte e natureza no desenho da paisagem |
|
|
|
|
|
Carlos Rogério Lima Junior
|
|
|
Almeida Jr. e Oscar Pereira da Silva; uma análise comparativa |
|
|
|
|
|
Carmen Fernandez-Salvador
|
|
|
Construyendo un oriente exótico desde la Latinoamérica: pintura quiteña del siglo XVIII |
|
|
|
|
|
Cássio da Silva Fernandes
|
|
|
Martin Wackernagel: a história da arte e o "espaço de vida" dos artistas |
|
|
|
|
|
Charles Monteiro
|
|
|
A Fotografia e a construção de uma nova visualidade nas revistas Madrugada e Máscara. |
|
|
|
|
|
Christine Mello
|
|
|
Experiências com o vídeo no Brasil 1950 – 1980: novos circuitos para a arte |
|
|
|
|
|
Cíntia Guimarães Santos Sousa
|
|
|
Arquivo memória e espacialidade no estudo da obra de Paulo Bruscky |
|
|
|
|
|
Cláudia de Oliveira
|
|
|
'A carioca' de Pedro Américo: entre o modelo clássico e a temática brasileira |
|
|
|
|
|
Claudia Valladão de Mattos
|
|
|
Alexander Von Humboldt e as pinturas de história de Johann Moritz Rugendas na América |
|
|
|
|
|
Cristiana Nogueira Menezes Gomes
|
|
|
Além do códice: a presença do livro nos trabalhos de Leila Danziger e Edith Derdyk |
|
|
|
|
|
Cristina Mura
|
|
|
A experiência brasileira da pop art |
|
|
|
|
|
Cristina Pierre de França
|
|
|
Deslocamentos do trompe L'Oeil à virtualidade |
|
|
|
|
|
Cybele Vidal Neto Fernandes
|
|
|
João Zeferino da Costa e a pintura na segunda metade do século XIX no Rio de Janeiro. |
|
|
|
|
|
Daisy Valle Machado Peccinini
|
|
|
Brecheret e a Escola de Paris: trânsitos em descompasso e balanço instigante à revisão |
|
|
|
|
|
Dalila dos Santos Cerqueira Pinto e Maria Luisa Luz Távora
|
|
|
O problema da gaveta dos guardados |
|
|
|
|
|
Daniela Kern
|
|
|
John Ruskin, arte e imagem fotográfica: aceitação e resistência |
|
|
|
|
|
Daniela Vianna Leal
|
|
|
Repercussões do discurso modernista no estudo da cantaria mineira setecentista |
|
|
|
|
|
Denise Gonçalves
|
|
|
Olhar em movimento: desconstruindo o conceito de ecletismo |
|
|
|
|
|
Éder Silveira
|
|
|
Cultura visual moderna. O caso de O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. |
|
|
|
|
|
Eduardo Ferreira Veras
|
|
|
Enunciados imperativos em Cildo Meireles: deslocamentos da criação e do autor |
|
|
|
|
|
Eduardo Xavier
|
|
|
Deslocamentos na obra de Lenora de Barros. |
|
|
|
|
|
Elaine Dias
|
|
|
Grandjean de Montigny e Zucchi – arquitetos de tradição clássica na América Latina |
|
|
|
|
|
Elena O´Neill
|
|
|
Forma e espaço: diálogo entre Frank Lloyd Wright e Gordon Matta-Clark |
|
|
|
|
|
Elisa de Souza Martinez
|
|
|
Curadoria e descontexto: o fim da obra de arte |
|
|
|
|
|
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
|
|
|
Tradição e contradição: a identidade da arte paranaense em questão |
|
|
|
|
|
Fabiana Carvalho de Oliveira
|
|
|
As [re] significações das obras de Athos Bulcão na cidade de Brasília. |
|
|
|
|
|
Fábio Lima Maciel
|
|
|
A fotografia como esquema: percepção visual e representação pictórica no século XIX |
|
|
|
|
|
Fabio Parode, Ione Benz e Alexandre Rocha
|
|
|
O híbrido na arte de Eduardo Kac: mutações e convergências estéticas da arte aplicadas ao design. |
|
|
|
|
|
Fabricia Cabral de Lira Jordão e Marta Penner
|
|
|
Experimentalismo editorial no NAC/UFPB: crítica e performance nos livros de artistas |
|
|
|
|
|
Felipe Scovino
|
|
|
Auto-retratos: panorama da repressão política nas obras de Antonio Dias e Carlos Zilio |
|
|
|
|
|
Fernanda Ferreira Marinho Camara
|
|
|
Eugenio Battisti e o l'antirinascimento: uma nova proposta historiográfica |
|
|
|
|
|
Fernanda Lopes Torres
|
|
|
A contingência do objeto artístico em Yves Klein, Robert Smithson e Hélio Oiticica |
|
|
|
|
|
Fernanda Mendonça Pitta
|
|
|
As recepções de "caipiras negaceando", de José Ferraz de Almeida Júnior. |
|
|
|
|
|
Fernanda Pequeno da Silva e Marina Pereira de Menezes
|
|
|
Fluxos na obra e trajetória de Antonio Dias |
|
|
|
|
|
Flávia L. Biff Cera
|
|
|
Happening, happiness... |
|
|
|
|
|
Flavya Mutran Pereira
|
|
|
Autorretratos móveis na era líquida. |
|
|
|
|
|
Franciele Filipini dos Santos
|
|
|
A concepção artística/ curatorial na produção de arte, ciência e tecnologia |
|
|
|
|
|
Gabriela Borges Abraços e Lisbeth Rebollo Gonçalves
|
|
|
Mário Pedrosa e a dimensão cultural latina na conjugação entre arte e política |
|
|
|
|
|
Gilton Monteiro dos Santos Jr.
|
|
|
O livro experimental: uma observação sobre a forma na obra de Waltercio Caldas |
|
|
|
|
|
Heloisa Espada Rodrigues Lima
|
|
|
Brasil constrói Brasília, por Mary Vieira, 1959 |
|
|
|
|
|
Helouise Costa
|
|
|
Imagens em trânsito – lições de uma exposição norte-americana em São Paulo (1947) |
|
|
|
|
|
Ines Karin Linke Ferreira
|
|
|
Arquivos de artistas: trabalho ou documento? |
|
|
|
|
|
Isabel Almeida Carneiro
|
|
|
A forma-colagem nas notas de temporalidades inconciliáveis e nos diários de bordo |
|
|
|
|
|
Isabela Menegazzo Santos de Andrade
|
|
|
Obras em transito, espaços expositivos e cenografia artística: um estudo de caso. |
|
|
|
|
|
Isabela Nascimento Frade
|
|
|
Lugares de reencontro e formas da desaparição – o contorno do feminino por Mendieta |
|
|
|
|
|
Jadilson Pimentel dos Santos
|
|
|
O neoclássico na igreja do Bom Jesus de Crisópolis: uma obra do Antônio Conselheiro |
|
|
|
|
|
Jens Michael Baumgarten
|
|
|
O neo-barroco e o neo-colonial entre política e entretenimento: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos |
|
|
|
|
|
Joaquim Netto
|
|
|
A fotografia de Luiz Braga: uma discussão da pintura numa perspectiva conceitual. |
|
|
|
|
|
José Augusto Costa Avancini
|
|
|
A pintura de paisagem gaúcha na Primeira República. Análise de dois pintores |
|
|
|
|
|
Juliana Gisi Martins de Almeida
|
|
|
O texto de artista na arte conceitual: aproximações discursivas |
|
|
|
|
|
Letícia Coelho Squeff
|
|
|
Vicente do Rego Monteiro e as figurações do indígena |
|
|
|
|
|
Lilian Maus Junqueira
|
|
|
Escritos de artista e os arquivos em transformação |
|
|
|
|
|
Lucas Dupin Mello
|
|
|
Reverberações: a arte contemporânea sob uma ótica situacionista |
|
|
|
|
|
Luciane Ruschel Nascimento Garcez e Sandra Makowiecky
|
|
|
Arte e design: contaminações e destempos |
|
|
|
|
|
Luciano Vinhosa Simão
|
|
|
A dimensão política da experiência |
|
|
|
|
|
Luciene Lehmkuhl
|
|
|
Revolução plástica na arte brasileira: textos de Flexa Ribeiro na Ilustração Brasileira |
|
|
|
|
|
Ludmila Vargas Almendra
|
|
|
Wim Van Dijk e seu livro de desenhos de Petrópolis: um estudo de (a)caso. |
|
|
|
|
|
Luís Edegar De Oliveira Costa
|
|
|
Relações entre a historiografia da arte no brasil e arte contemporânea brasileira |
|
|
|
|
|
Luiz Alberto Ribeiro Freire
|
|
|
Do ferro à madeira: os gradis entalhados nas igrejas baianas no século XIX |
|
|
|
|
|
Luiz Marques
|
|
|
Mito e morte do artista entre o século XIX e o XX |
|
|
|
|
|
Manoel Silvestre Friques
|
|
|
A figura humana na obra de Letícia Parente: traços, medidas e proporções |
|
|
|
|
|
Manoela Rossinetti Rufinoni
|
|
|
São Luiz do Paraitinga e os desafios do restauro urbano |
|
|
|
|
|
Maraliz de Castro Vieira Christo
|
|
|
Heróis imóveis na pintura indigenista da América Latina |
|
|
|
|
|
Marcele Linhares Viana
|
|
|
Design de interior - as artes decorativas no ensino da academia de belas artes |
|
|
|
|
|
Marcelo Gustavo Lima de Campos
|
|
|
Conceitualismo cordial: arte brasileira na coleção João Satamini/MAC-Niterói. |
|
|
|
|
|
Marcelo Mari
|
|
|
Considerações de Mário Pedrosa sobre a crise do circuito das artes. |
|
|
|
|
|
Márcia Arbex
|
|
|
A narrativa no livro de artista: Jean le Gac e Sophie Calle |
|
|
|
|
|
Márcia Bonnet
|
|
|
Questões técnicas e iconográficas na imaginária missioneira da banda oriental |
|
|
|
|
|
Marcio Pizarro Noronha
|
|
|
Espaço-corpo, fantasmas e rizomas. Usos da espacialidade na história da arte |
|
|
|
|
|
Marco Antonio Pasqualini de Andrade
|
|
|
Cildo Meireles: aproximações à estética surrealista e a Bachelard |
|
|
|
|
|
Maria Adélia Menegazzo
|
|
|
Leitor, narrativa, fotografia – o livro na obra de Rosângela Rennó |
|
|
|
|
|
María Amalia García
|
|
|
Alberto Greco y el Brasil. Contactos regionales y abordajes comparativos |
|
|
|
|
|
Maria Amelia Bulhões Garcia
|
|
|
Imagens "after" imagens |
|
|
|
|
|
Maria Angélica Melendi de Biasizzo
|
|
|
Ética em colapso: a arte imoral de Nicola Constantino |
|
|
|
|
|
Maria Antonia Couto da Silva
|
|
|
"Um monumento ao Brasil": a repercussão do Brasil pitoresco de Frond e Ribeyrolles |
|
|
|
|
|
Maria Berbara
|
|
|
Imagens e discursos sobre o império lusitano entre Portugal e o Brasil |
|
|
|
|
|
Maria de Fátima Morethy Couto
|
|
|
Vanguarda e subdesenvolvimento ou a arte da guerrilha e o artista como guerrilheiro |
|
|
|
|
|
Maria do Carmo Couto da Silva
|
|
|
Escultura e literatura nacional: o monumento a José de Alencar (1897) |
|
|
|
|
|
Maria do Carmo de Freitas Veneroso
|
|
|
Uma abordagem intermidiática do livro de artista: "a big book" de Marilá Dardot |
|
|
|
|
|
Maria Eurydice de Barros Ribeiro
|
|
|
Tecendo os fios do tempo: um artista contemporâneo expõe no Louvre |
|
|
|
|
|
Maria Fernanda Lochschmidt
|
|
|
As primeiras encomendas portuguesas em porcelana azul e branco da china |
|
|
|
|
|
Maria Helena da Fonseca Hermes
|
|
|
Djalma da Fonseca Hermes: um colecionador de arte brasileira |
|
|
|
|
|
Maria Iñigo Clavo
|
|
|
O dia em que o morro descer e não for carnaval |
|
|
|
|
|
Maria Izabel Branco Ribeiro
|
|
|
Spanudis e Torres Garcia: em busca de uma definição de construtivismo |
|
|
|
|
|
Maria Lucia Bastos Kern
|
|
|
Joaquín Torres-García: práticas artísticas e reflexões teóricas. |
|
|
|
|
|
Maria Lucia Bighetti Fioravanti
|
|
|
A pintura franciscana dos séculos xviii e xix na cidade de São Paulo |
|
|
|
|
|
Maria Luisa Luz Tavora
|
|
|
A produção de sentidos para o informalismo: a crítica de arte e a gravura (1950/60) |
|
|
|
|
|
Mariana Silva da Silva
|
|
|
Gestos do contato: três livros de artista e sua relação com a fotografia |
|
|
|
|
|
Mariana Soledad Serbent
|
|
|
Chile, 1953: resonancias al sur. O modelo gaúcho y el club de grabado en Mendoza |
|
|
|
|
|
Mariela Brazón Hernández
|
|
|
Reinterpretando Soto: conceitos e métodos da ciência no estudo da arte cinética |
|
|
|
|
|
Marília Andrés Ribeiro
|
|
|
O livro de artista na galeria livrobjeto |
|
|
|
|
|
Marilice Villeroy Corona
|
|
|
Pintura e Documentos de Trabalho: considerações sobre uma relação dinâmica |
|
|
|
|
|
Marina Pereira de Menezes
|
|
|
Transformações e sentidos do espaço |
|
|
|
|
|
Marize Malta
|
|
|
Imagens atrás da porta: arte na domesticidade e domesticidade na arte finissecular |
|
|
|
|
|
Martha Telles Machado da Silva
|
|
|
Cildo Meireles e Waltercio Caldas: dilemas do real na arte contemporânea brasileira |
|
|
|
|
|
Mauro Trindade Nogueira da Silva
|
|
|
Janelas transitórias: a foto em movimento |
|
|
|
|
|
Melissa Rocha e Tales Bedeschi
|
|
|
Coletivos de arte - kaza vazia, entre sacada e dispensa |
|
|
|
|
|
Mirian Nogueira Seraphim
|
|
|
Eliseu Visconti: os caminhos de uma visualidade nova |
|
|
|
|
|
Monica Farias Menezes Vicente
|
|
|
José Joaquim da Rocha sob o manto da Imaculada Nossa Senhora da Conceição |
|
|
|
|
|
Mônica Zielinsky
|
|
|
Arquivos de artistas. Interfaces entre criação, crítica e história da arte |
|
|
|
|
|
Nara Cristina Santos
|
|
|
Arte e tecnologia digital: alguns parâmetros metodológicos para abordar a imagem. |
|
|
|
|
|
Neiva Maria Fonseca Bohns
|
|
|
Arte brasileira produzida no sul: critérios, parâmetros e metodologias de estudo. |
|
|
|
|
|
Niura Legramante Ribeiro
|
|
|
Conjunções de sintaxes: o fotográfico e o pictórico |
|
|
|
|
|
Orlando Franco Maneschy e Ana Paula F. de Camargo Lima
|
|
|
Já! Emergências contemporâneas: construção de plataforma como projeto curatorial |
|
|
|
|
|
Patricia Dias Guimarães
|
|
|
Poesia, crítica & história no Programa em Progresso de Hélio Oiticica |
|
|
|
|
|
Paula Priscila Braga
|
|
|
A rede como suporte: Hélio Oiticica, Paulo Bruscky, Cildo Meireles e Ricardo Basbaum |
|
|
|
|
|
Paula Viviane Ramos
|
|
|
A revista Madrugada (1926) e a modernização da arte e da visualidade sul-rio-grandense |
|
|
|
|
|
Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira
|
|
|
A reedição como operação artística: apontamentos |
|
|
|
|
|
Paulo Knauss De Mendonça
|
|
|
O busto "Negro Horácio" – Louis Rochet e a escultura antropológica no século XIX |
|
|
|
|
|
Paulo Mugayar Kühl
|
|
|
Le Breton, os ideólogos e o instituto de França: modelos artísticos para o Brasil |
|
|
|
|
|
Paulo Roberto de Oliveira Reis
|
|
|
A exposição "O corpo na cidade" e uma reflexão sobre história da arte brasileira. |
|
|
|
|
|
Pedro Meyer Barreto
|
|
|
A exposição de Sasnal no k21: fluxos entre leste/oeste |
|
|
|
|
|
Priscila Sacchettin
|
|
|
Hayter e o ateliê 17: intercâmbios na gravura brasileira da década de 1950. |
|
|
|
|
|
Raquel Quinet Pifano
|
|
|
Sobre o conceito de composição na teoria da arte lusitana |
|
|
|
|
|
Regina Melim
|
|
|
Exposição loja: pesquisa acadêmica e (seus) modos de apresentação |
|
|
|
|
|
Renata Biagioni Wrobleski
|
|
|
Desestabilizando estruturas: os muros da cidade invadidos por Fierce Pussy |
|
|
|
|
|
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
|
|
|
Uma análise histórica do boicote à Bienal de São Paulo de 1969 |
|
|
|
|
|
Renata Gomes Cardoso
|
|
|
Da vanguarda ao pós-guerra, modernismo e tradição. |
|
|
|
|
|
Renata Maria de Almeida Martins
|
|
|
Entre livros e pincéis: a tradição emblemática na América portuguesa (séc. XVI-XVIII) |
|
|
|
|
|
Renata Maria de Almeida Martins
|
|
|
Tintas da terra, tintas do reino: as artes nas missões jesuíticas do Grão-Pará |
|
|
|
|
|
Renata Reinhoefer Ferreira França
|
|
|
Arte e esfera pública - considerações a partir do pensamento de Hannah Arendt |
|
|
|
|
|
Renato Palumbo Dória e Dayane de Souza Justino
|
|
|
Poética da ruína, poéticas do tempo: paisagem e heterocronia na arte brasileira |
|
|
|
|
|
Rita Lages Rodrigues
|
|
|
O architecto moderno no Brasil: tradição e modernidade euro-brasileira |
|
|
|
|
|
Roberto Luís Torres Conduru
|
|
|
Conjugando (subvertendo?) O glocal a partir do Benim: Hazoumé, Quenun, Zinkpé |
|
|
|
|
|
Rodrigo Krul
|
|
|
Antonio Manuel no salão da bússola: o debate crítico de um imaginário urbano |
|
|
|
|
|
Rogéria Moreira de Ipanema
|
|
|
Título de imperial e a produção dos bens simbólicos: imperial instituto artístico |
|
|
|
|
|
Rosana Horio Monteiro
|
|
|
Blindspot: uma parceria entre arte e ciência. |
|
|
|
|
|
Rosana Pereira de Freitas
|
|
|
Entre Rio e Paris: a representação brasileira na Bienal de Paris de 1969 |
|
|
|
|
|
Rosangela de Jesus Silva
|
|
|
Diálogos e reapropriações: um artista ítalobrasileiro e sua produção gráfica no Brasil. |
|
|
|
|
|
Rosângela Miranda Cherem
|
|
|
Persistências formais e alterações modernistas nas pinturas latino- americanas. |
|
|
|
|
|
Samira Margotto e Priscila Rossinetti Rufinoni
|
|
|
Nos mecanismos da cidade: aporias políticas da intervenção urbana. |
|
|
|
|
|
Sandra Makowiecky
|
|
|
Academicismo e modernismo em Santa Catarina. |
|
|
|
|
|
Sheila Cabo Geraldo
|
|
|
A cidade e a crítica da arte como instituição nos anos 60 e 70 |
|
|
|
|
|
Silvana Boone
|
|
|
Arte computacional e sua contextualização no museu do século XXI |
|
|
|
|
|
Silvia Dolinko
|
|
|
Poesía, gráfica y compromiso. Edgardo Vigo y la red contracultural de los años '60s. |
|
|
|
|
|
Silvia Miranda Meira
|
|
|
Trânsitos entre a criação, a crítica e a história da arte na contemporâneidade |
|
|
|
|
|
Sonia Gomes Pereira
|
|
|
Fluxo de objetos no tempo e no espaço: a trajetória da Coleção Ferreira das Neves. |
|
|
|
|
|
Sônia Maria Fonseca
|
|
|
O programa iconográfico do Palácio Capanema: conciliação entre modernismo e política (1936-1945) |
|
|
|
|
|
Stéphane Huchet
|
|
|
A "elasticidade" da arte para com a política: breves bases históricas e criticas |
|
|
|
|
|
Taís Gonçalves Avancini
|
|
|
Os estudos de Portinari para a realização dos murais "ciclos econômicos" |
|
|
|
|
|
Tania Maria Crivilin
|
|
|
A repetição da imagem na obra de Almeida Junior |
|
|
|
|
|
Thaís Catoira Pereira e Elane Teles Carneiro
|
|
|
NAC/UFPB: espaço de promoção, pesquisa e divulgação da arte contemporânea. |
|
|
|
|
|
Valéria Alves Esteves Lima
|
|
|
Quinsac de Monvoisin: a trajetória do artista no continente americano |
|
|
|
|
|
Valeria Piccoli Gabriel da Silva
|
|
|
Carlos Julião e o mundo colonial português |
|
|
|
|
|
Valquíria Guimarães Duarte
|
|
|
Fundação Iberê Camargo: interrelações pinturaarquitetura, corpo narrativo edificado |
|
|
|
|
|
Vera Beatriz Siqueira
|
|
|
Serge Lifar, Shiva Natarâja, Pablo Picasso: a dança na coleção Castro Maya |
|
|
|
|
|
Vinicius Oliveira Godoy
|
|
|
Arquivos da arte: entre a subjetividade e a objetividade históricas |
|
|
|
|
|
Vladimir José Machado de Oliveira
|
|
|
A fotografia sobre a tela de pintor: apropriações e resistências às fotopinturas. |
|
|
|
|
|
Wagner Jonasson da Costa Lima
|
|
|
Arthur Omar e as pulsações da imagem: a experiência do cinema na arte contemporânea |
|
|
|
|
|
Yacy-Ara Froner Gonçalves
|
|
|
Estruturalismo: por um sistema de significações do sensível |
|
|
|
|
|
Zita Rosane Possamai
|
|
|
A cidade nos álbuns fotográficos |
|
|
|
|
|