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  Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - 2010
 
     
 
 
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    Distensões curatoriais: fluxos e acasos
     
    Coordenadores
    Blanca Brites
Elisa de Souza Martinez
     
    Ementa
   

A realização de projetos curatoriais na atualidade tem sido abordada de modos diversos, que compartilham/partem do princípio de que há uma convergência entre o contexto – conceitual - em que a obra é proposta e a interpretação que é motivada pelo ambiente – físico – expositivo. Embora possa parecer uma questão meramente técnica, cuja finalidade seria agrupar obras em um evento de inabalável coerência discursiva, a prática curatorial tem sido, em algumas situações, comparada à prática artística e apreciada conforme seu grau de originalidade e transgressão. Por outro lado, se o objetivo da curadoria é editar um modo de ver a obra de arte em que a experiência estética possa gerar modos divergentes e imprevisíveis de significação, as premissas conceituais sobre as quais se constroem não devem ser, a priori, consensuais. Palavras-chave: Curadoria, contexto expositivo, discursos institucionais.

     
    Temas para inscrição de comunicações
     
    1. Curadoria e contextualização histórica da arte. Polêmicas e divergências nas abordagens de eventos nacionais e internacionais. Linearidade e ruptura nas abordagens curatoriais;
2. Discursos institucionais e discursos curatoriais. A curadoria como ferramenta para a valorização de acervos de instituições museológicas ou a ampliação do circuito comercial de arte. Modificações da relação entre curadoria e conservação de acervo permanente;
3. Diferenças de parâmetros curadoriais para a realização de exposições temporárias em relação aos que são aplicados para as exposições de coleções permanentes;
4. O objeto de arte como sujeito do processo curatorial. As coleções privadas em espaço público de funções didático-museológicas;
5. A curadoria como um mal necessário. Como a curadoria adquire papel de destaque na formação de uma visão prospectiva para a inserção da obra de arte no mercado;
6. Relação entre curadoria e formatos expositivos;
7. O processo curatorial e suas implicações no circuito comercial de arte;
8. Repercussões das relações entre curadoria e conservação de acervo permanente.
   
 
     
     
   
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