CBHA
 
 
   
   
     
     
     
  Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - 2010
 
     
 
 
Página Inicial
Edital
Introdução
Palestras
Sessões temáticas
Comunicações
Programação
Boletins informativos
Anais arquivo completo
Resumos
Fichas
Créditos
 
 
 
     
     
    Trânsito entre arte e política
     
    Coordenadores
    Dária Jaremtchuk (USP) – dariaj@usp.br e dariaj@terra.com.br
Sheila Cabo Geraldo (UERJ) – sheicg4@gmail.com
     
    Ementa
   

A idéia da coisa política, como escreve Hannah Arendt, surge na polis grega e não seria inerente ao homem, mas ao entre-homens, que são diferentes e plurais. A política surge, então, no intra-espaço e se estabelece como relação. Baseia-se, assim, na convivência entre diferentes, com a função de organizar e regular o convívio, que é a esfera pública. De acordo com Rosalyn Deutsche, foi Arendt que mais corretamente associou a noção de esfera pública ao que chamou "o espaço da aparição" ou "tornar visível", abrindo a possibilidade de que as artes visuais pudessem ter algum papel no aprofundamento e extensão dessas relações entre diferentes, papel que alguns artistas, historiadores e críticos contemporâneos estariam desempenhando com vigor.

Assim, propõe-se para essa sessão temática uma reflexão sobre a relação entre a arte e a política envolvendo o debate sobre a escrita da história, da teoria e da crítica de arte, uma vez que a permanência da hegemonia cultural européia e norte-americana, que se instaurou com a constituição da arte e da história da arte como campos de conhecimento, contradiz a própria concepção de coisa política. Nesse debate inclui-se aquele da participação da produção latino-americana de arte no processo que envolve o reconhecimento de dicções locais, assim como de institucionalização global. Considera-se também como tema relativo a esse debate as transformações no conceito de arte, tendo-se como parâmetro as relações de pós-produção, ou seja, aquelas marcadas nos últimos 20 anos pelo capital abstrato, cultural.

Contribui ainda nessa proposta a reflexão sobre a produção dos anos 1960 e 1970, especialmente a identificada pela resistência em arte ao que ficou conhecido como sociedade do controle, do biopoder, ou do espetáculo, assim como a produção artística das duas últimas décadas (1990 e 2000), teorizada também como relacional ou colaborativa, e a retomada das prerrogativas da arte conceitual, sobretudo no debate sobre a inserção no espaço público como uma forma de ação política em arte.

 

     
    Temas para inscrição de comunicações
     
    1. Arte e esfera pública: a política como processo de visibilidade;
2. Fluxos artísticos entre o Brasil e a América Latina;
3. Arte conceitual e conceitualismo: entre os hemisférios norte e sul;
4. Arte e gênero: um debate contemporâneo;
5. A escrita da história: fronteiras e transversalidades;
6. Dicções locais em um contexto global: o caso Brasil;
7. A produção de arte no debate sobre o capital abstrato e o bem comum;
8. Identidades contemporâneas na sociedade global;
9. Trânsitos, deslocamentos e diásporas durante os regimes ditatoriais;
10. A práxis política nos coletivos artísticos.
     
   
 
     
     
   
  Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   LOGO UNIFESP   Logo UERJ              
     
   
  Logo CAPES   Logo CNPQ   Logo FAPESP