|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Conferências |
|
|
|
|
|
Alvaro Medina (Universidad Nacional, Bogotá) |
|
|
Las esculturas metálicas de Edgar Negret y sus reinterpretaciones del mundo |
|
|
|
|
|
Ariel Jimenez (Curador de arte moderna e contemporânes da Coleção Patricia Phelps de Cisneros, Caracas) |
|
|
Hacer la historia |
|
|
|
|
|
Gerardo Mosquera (Curador e crítico independente) |
|
|
Más allá de la Antropofagia. Arte e Internacionalización |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 1 |
|
|
Circulação e transferência, migrações e contaminações |
|
|
Moderadora: Cláudia Valladão de Mattos (UNICAMP) |
|
|
|
|
|
Jens Baumgarten (UNIFESP) |
|
|
Anacronismo e alteridade na arte colonial |
|
|
|
|
|
Elaine Dias (UNIFESP) |
|
|
As princesas de Bragança - dos retratos de Taunay à tradição retratística espanhola |
|
|
|
|
|
Arthur Valle (UFRJ) |
|
|
Comentários sobre artistas portugueses na revista Illustração Brasileira em 1925 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 2 |
|
|
Circulação e transferência, migrações e contaminações |
|
|
Moderadora: Almerinda da Silva Lopes (UFES) - [texto de apresentação] |
|
|
|
|
|
Vera Beatriz Siqueira (UERJ) |
|
|
Expressão como valor: a coleção de Raymundo de Castro Maya |
|
|
|
|
|
Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPEL) |
|
|
Estabelecer-se ou perambular: os desafios dos artistas na Província de São Pedro |
|
|
|
|
|
Felipe Chaimovich (FAAP) |
|
|
A Tradição do Jardim Meditativo: do Hyde Park ao Ibirapuera |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 3 |
|
|
Imagem e materialidade na história da arte |
|
|
Moderador: José Augusto Avancini (UFRGS) - [texto de apresentação] |
|
|
|
|
|
Maria Inez Turazzi (Museu Imperial) |
|
|
Marinhas do Rio de Janeiro: tradição e experimentação fotográfica nos
oitocentos |
|
|
|
|
|
Claudia Valladão de Mattos (UNICAMP) |
|
|
‘Arquivos escritos em barro’: a relação entre arte e arqueologia no final do século XIX no Brasil |
|
|
|
|
|
Paulo Knauss (UFF) |
|
|
Imaginação escultórica e identidade étnica no século XIX: O Negro Horácio, de Louis Rochet, entre a França e o Brasil |
|
|
|
|
|
Icleia Borsa Cattani (UFRGS) |
|
|
Espaço e Luz na Pintura: Uccello, Manet, Scully |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 4 |
|
|
Modelos, cópias e ressignificações |
|
|
Moderador: Luiz Freire (UFBA) |
|
|
|
|
|
Maria Beatriz de Mello e Souza (UFRJ) |
|
|
Duas pinturas barrocas no convento de Santo Antonio do Rio de Janeiro |
|
|
|
|
|
Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (PUC-RJ) |
|
|
A imaginária fluminense no Inventário de Arte Sacra do INEPAC: Noroeste – Norte – Baixada Litorânea |
|
|
|
|
|
Nelson Pôrto Ribeiro (UFES) |
|
|
A tradição clássica neoplatônica na arte barroca luso-americana |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 5 |
|
|
Modelos, cópias e ressignificações |
|
|
Moderador: Carlos Gonçalves Terra (UFRJ) - [texto de apresentação] |
|
|
|
|
|
Raquel Quinet Pífano (UFJF) |
|
|
Desenho e Idéia na Tratadística Lusitana de Pintura |
|
|
|
|
|
Sonia Gomes Pereira (UFRJ) |
|
|
Tradição e Cópias – o Caso do Museu D. João VI da Escola de Belas Artes/UFRJ |
|
|
|
|
|
Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA) |
|
|
“Ode a São José”; a ornamentação da capela de São José do Jenipapo em Castro Alves, Bahia |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 6 |
|
|
Instituições, fronteiras e marginalidade |
|
|
Moderadora: Vera Beatriz Siqueira (UERJ) |
|
|
|
|
|
Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ) |
|
|
Tradição, originalidade e formação de artistas na Academia Imperial das Belas Artes |
|
|
|
|
|
Bianca Knaak (UFRGS) |
|
|
O MAC do Rio Grande do Sul: um museu que resiste (existe?)! |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 7 |
|
|
Coexistências, anacronismos, coesão e ambiguidade |
|
|
Moderador: Jorge Coli (UNICAMP) |
|
|
|
|
|
Mirian Nogueira Seraphim (IFMT) |
|
|
O Processo Criativo em Visconti |
|
|
|
|
|
Ana Gonçalves Magalhães (MAC-USP) |
|
|
Realismo, Classicismo, Latinidade: As Coleções Matarazzo e o Modernismo Italiano dos Anos 1930 |
|
|
|
|
|
Angela Âncora Luz (UFRJ) |
|
|
A imagem e o sentido na materialidade da obra de Jorge Duarte |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 8 |
|
|
Intenções e interpretações, atribuições e legitimações |
|
|
Moderadora: Icléia Cattani (UFRGS) |
|
|
|
|
|
Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP) |
|
|
As contradições das vanguardas brasileiras: as ambiguidades do grupo Vanguarda de Campinas |
|
|
|
|
|
Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB) |
|
|
A Arte de Julgar: apontamentos sobre os júris de salões brasileiros nos anos de 1960 |
|
|
|
|
|
Maria Luisa Távora (UFRJ) |
|
|
A Crítica e a Gravura Artística- Anos 1950/60: Entendimentos da Experiência Informal |
|
|
|
|
|
Maria Lúcia Bastos Kern (PUC-RS) |
|
|
História da Arte, Estudos Visuais, Cultura Visual: Combates e Debates |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 9 |
|
|
Coexistências, anacronismos, coesão e ambiguidade |
|
|
Moderadora: Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ) - [texto de apresentação] |
|
|
|
|
|
Denise Gonçalves |
|
|
Modelos para o ensino acadêmico de arquitetura: a coleção de obras raras do Museu D. João VI. |
|
|
|
|
|
Marize Malta (UFRJ) |
|
|
Aprender a ver: modelos para o decorativo nas Obras Raras do Museu D.
João VI |
|
|
|
|
|
Maria do Carmo de Freitas Veneroso (UFMG) |
|
|
Gravura em Minas Gerais: primórdios e desdobramentos |
|
|
|
|
|
Angela Maria Grando Bezerra (UFES) |
|
|
A lacuna do objeto e/ou inter-relações no “habitar” o espaço da obra
de arte |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 10 |
|
|
Estratégias de subversão e assimilação |
|
|
Moderadora: Maria Luisa Távora (UFRJ) - [texto de apresentação] |
|
|
|
|
|
Marília Andrés Ribeiro (UFMG) |
|
|
Frederico Morais: crítica e curadoria na contracultura |
|
|
|
|
|
Almerinda da Silva Lopes (UFES) |
|
|
Arte Conceitual: Ativismo Político e Marginalidade |
|
|
|
|
|
Marco Antonio Pasquallini de Andrade (UFU) |
|
|
Artistas Brasileiros na Exposição Information: primeiras investigações |
|
|
|
|
|
Silvia Meira (USP) |
|
|
A Constelação Contemporânea |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 11 |
|
|
Estratégias de subversão e assimilação |
|
|
Moderadora: Angela Maria Grando Bezerra (UFES) - [texto de apresentação] |
|
|
|
|
|
Ana Maria Albani Carvalho (UFRGS) |
|
|
Artes do Espaço em Tempos de Modernidade Líquida: a Instalação como Problemática |
|
|
|
|
|
Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira (UFRGS) |
|
|
Apontamentos sobre Ulises Carrión |
|
|
|
|
|
Nara Cristina Santos (UFSM) |
|
|
Arte, tecnologia e mídias digitais: considerações para um discurso historiográfico da arte contemporânea |
|
|
|
|
|
|
|