| Ao
longo da História, a convivência de diferentes visões religiosas não
ocorreu sempre de modo pacífico. Ocorreram muitas vezes atritos entre
religiões distintas, não raro entre vertentes diversas dentro de uma
mesma crença. Com frequência, imagens tiveram papéis preponderantes
nesses momentos de tensão, quando não estiveram mesmo no centro dos
conflitos, como seu principal estopim. Basta lembrarmos da destruição
de imagens pagãs pelos cristãos dos séculos IV e V, da controvérsia
iconoclasta no império bizantino dos séculos VIII e IX, da polêmica
acerca do uso das imagens no âmbito da Reforma Protestante e da
Contrarreforma, nos séculos XVI e XVII, e da reação de grupos
religiosos a recentes exposições e performances artísticas. De acordo
com Edgar Wind, é justamente porque a arte perturba os equilíbrios
sociais e racionais que Platão a exclui de sua República. Seu poder
imaginativo causa fascínio, mas também temor. E é esta dupla
característica que está na base das delicadas relações entre arte e
religião. . O objetivo
desta sessão temática, portanto, é discutir o envolvimento da arte, em
suas diferentes formas, em situações de tensão religiosa. Entende-se
por ‘tensão religiosa’ todo e qualquer tipo de contraste de caráter
religioso, desde controvérsias ou choques numa mesma religião ou entre
religiões diferentes, a guerras e genocídios religiosos. . São
bem-vindas propostas que podem tratar dos, mas não se limitando aos,
seguintes temas, em quaisquer contextos espaço-temporais: . - Erotismo nas artes religiosas: te(n)sões e seus desdobramentos - Reações religiosas ao erotismo nas artes - Instrumentalização da arte em disputas e controvérsias religiosas - Noções de alteridade na arte religiosa - Interações artísticas e culturais em situações de tensão religiosa - Recepção de objetos artísticos de religiões antagônicas - Arte e holocaustos - Iconoclasmo |