CBHA
 
 
   
   

 
INICIAL
Edital
Sessões Temáticas
Programação
Caderno de Resumos
Inscrições
Mapa
Sobre a imagem
ANAIS
 

   .
Sessão 2 - Arte e Tensões Religiosas
Coordenadores: Matheus Coutinho Figuinha (Unicamp), Patricia Dalcanale Meneses (Unicamp/CBHA), Tamara Quirico (UERJ/CBHA)

Ao longo da História, a convivência de diferentes visões religiosas não ocorreu sempre de modo pacífico. Ocorreram muitas vezes atritos entre religiões distintas, não raro entre vertentes diversas dentro de uma mesma crença. Com frequência, imagens tiveram papéis preponderantes nesses momentos de tensão, quando não estiveram mesmo no centro dos conflitos, como seu principal estopim. Basta lembrarmos da destruição de imagens pagãs pelos cristãos dos séculos IV e V, da controvérsia iconoclasta no império bizantino dos séculos VIII e IX, da polêmica acerca do uso das imagens no âmbito da Reforma Protestante e da Contrarreforma, nos séculos XVI e XVII, e da reação de grupos religiosos a recentes exposições e performances artísticas. De acordo com Edgar Wind, é justamente porque a arte perturba os equilíbrios sociais e racionais que Platão a exclui de sua República. Seu poder imaginativo causa fascínio, mas também temor. E é esta dupla característica que está na base das delicadas relações entre arte e religião.
.
O objetivo desta sessão temática, portanto, é discutir o envolvimento da arte, em suas diferentes formas, em situações de tensão religiosa. Entende-se por ‘tensão religiosa’ todo e qualquer tipo de contraste de caráter religioso, desde controvérsias ou choques numa mesma religião ou entre religiões diferentes, a guerras e genocídios religiosos.
.
São bem-vindas propostas que podem tratar dos, mas não se limitando aos, seguintes temas, em quaisquer contextos espaço-temporais:
.
- Erotismo nas artes religiosas: te(n)sões e seus desdobramentos
- Reações religiosas ao erotismo nas artes
- Instrumentalização da arte em disputas e controvérsias religiosas
- Noções de alteridade na arte religiosa
- Interações artísticas e culturais em situações de tensão religiosa
- Recepção de objetos artísticos de religiões antagônicas
- Arte e holocaustos
- Iconoclasmo 

.
     
   
               
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo