| Esta
sessão temática explora as relações entre arte, erotismo e alteridade.
A sessão vai tratar das representações do Outro como manifestação
dúbia, entre o horror pelo diferente e a fascinação (sexual, erótica,
lírica, etnográfica, exploratória, acadêmica, romântica, etc).
Interessa-se pelas representações de tudo aquilo que não é o “meu
mundo” mas está fora/além de mim (estrangeiro, exótico, interdito,
proibido, imoral, “errado” etc). Dialoga com campos de investigação
como a história da arte, a antropologia, os estudos de gênero, os
estudos queer, a história social, entre outros. Dentro de uma nova
perspectiva de análise em história da arte, e na aproximação às
disciplinas aqui mencionadas, é importante observar que a proposta
desta sessão baseia-se nas referências mais recentes relativas aos
estudos pós-coloniais, à noção de decolonização e regime de
colonialidade (Walter Mignolo), bem como à revisão da historiografia de
gênero (estudos mais recentes de Griselda Pollock) e estudos queer
(Judith Butler). Ademais, e dentro da perspectiva dos processos
recentes de decolonização de acervos antropológicos e etnográficos,
assim como de acervos relativos às culturas ditas não-ocidentais, um
tema candente a ser abordado é o modo como os museus de arte tem se
voltado para a apresentação e a discussão sobre a alteridade e o que
isto implica na sociedade contemporânea, na qual os museus estão
inseridos nas dinâmicas da economia do terceiro setor e do turismo. O
caso mais comentado internacionalmente no ano de 2017, é o do Museu de
Arte Moderna de Nova York, que está mais uma vez entrando em processo
de reforma e anuncia sua reabertura enfocando artistas mulheres na sua
programação de exposições e nas suas políticas de colecionismo. . Receberemos
propostas que tratem de temas como: a relação entre o artista e seu
modelo; indianismo e orientalismo; álbuns etnográficos e relatos de
viajantes; queer art; arte e feminismo; corpo feminino e objetificação;
prostituição; pornografia; voyeurismo; novas políticas de colecionismo
e de exposições em museus de arte, entre outros; ou de trabalhos
teóricos que investiguem temas e problemas correlatos. |