CBHA
 
 
   
   

 
INICIAL
Edital
Sessões Temáticas
Programação
Caderno de Resumos
Inscrições
Mapa
Sobre a imagem
ANAIS
 

   .
Sessão 6 - Objetos Eróticos: intimidades expostas em coleções, exibições e narrativas
Coordenadores: Marize Malta (UFRJ/CBHA), Emerson Dionísio (UnB/CBHA)  

Indecências, obscenidades, bestialidades, sexualidades podem se transfigurar em objetos que despertam e satisfazem desejos não só estéticos e demandam outras formas de abordagem na história e crítica da arte, atuando como provocações para olhares transgressores e narrativas licenciosas, ao exporem promiscuidades condenadas por visões moralistas. 
.
Atuando no campo da intimidade, daquilo que deveria permanecer velado e não dito (ou maldito ou dito de forma “suja”), objetos eróticos mostram prazeres recônditos, arte sem pudor, poéticas sedutoras, o poder da imaginação para transformar o cotidiano inerte, que podem ser confidenciados pelas perspectivas do colecionador amante, de acervos secretos sexualizados, através de formas de expor fetichistas, por meio de críticas despudoradas.
.
Objetos eróticos, como sugere Duchamp com o trocadilho Objet-dard, implicam reflexões sobre relações corpóreas quando incitam sensações libidinosas à flor da pele, causando transformações visivelmente carnais na sua recepção, que ultrapassam posturas passivas de visualidade e instigam comportamentos multissensoriais no seu enfrentamento. Tal qual em um jogo de sedução, eles demandam desafios para a conquista, ativando posições corporificadas e fazendo rever compreensões dos espaços e processos em que foram usados e interpretados, bem como identidades sexuais, tendências e convenções implicadas.
.
Com essa proposta, convidamos à apresentação de trabalhos que iluminem a relação entre criatividade e sensualidade, entre fazer coisas e fazer sexo, entre erotismo objetificado, mente fantasiosa e corpo desejante, juízos estéticos e prazeres interessados, liberdade de expressão e políticas de castração sobre sexualidade, de modo(s) a refletir sobre as narrativas da história da arte desses obscuros objetos do desejo.

.
     
   
               
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo