CBHA
 
 
   
   

 
INICIAL
Edital
Sessões Temáticas
Programação
NOVO! Caderno de Resumos
Inscrições
Mapa
Sobre a imagem
ANAIS
 

   .
Sessão 7 - Questões do Erotismo na Arte Brasileira - Século XIX e início do XX
Coordenadoras: Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA), Elaine Dias (Unifesp/CBHA)

Ao longo do século XIX, o meio artístico brasileiro organizado em torno da Academia de Belas Artes no Rio de Janeiro, estimulado pelas Exposições Gerais e sua repercussão crítica na imprensa, foi palco do debate em torno do erotismo e da sensualidade na representação do nu e da concepção de uma arte dita nacionalista.
.
Em 1865, Pedro Américo apresenta na Exposição Geral da Academia Imperial de Belas Artes a obra “A Carioca”, certamente o nu mais polêmico realizado por um artista brasileiro desde o início daquelas exposições na década de 1840. A obra, oferecida a Pedro II, foi recusada pela Casa Imperial por ser considerada imoral e licenciosa. De fato, a sensualidade da figura nua e seu título “A Carioca” evocavam, além disso, o debate em torno da arte nacional e das alegorias que pudessem referir-se à ideia de nação que ainda se consolidava, colocando-a em risco. Na exposição seguinte, em 1866,  Victor Meirelles apresenta outra figura nua e indígena, “Moema”, trazendo para o campo das artes a importância da literatura e das nossas raízes sociais, culturais e igualmente políticas, sem provocar a polêmica suscitada pela “Carioca”. 
.
Que noções permearam a recepção crítica desses e de outros nus na arte brasileira? Que relações podem ser mapeadas a partir de referências artísticas europeias nas obras nacionais? Quais nus e alegorias representados pelos artistas brasileiros propuseram novos debates e apropriações no campo das artes no Brasil? Como a Academia das Belas Artes no Brasil conduziu seus artistas para a elaboração de alegorias e do nu na construção de iconografias nacionalistas? Qual o papel da tradição clássica e do modelo vivo como instrumentos de elaboração destas imagens? Como as questões raciais e de gênero aparecem nas academias e estudos de nus? Reflexões sobre essas questões serão bem vindas nessa sessão temática.

.
     
   
               
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo