|
|
Apresentação |
|
A questão do pseudomorfismo: um desafio para a abordagem formalista |
Prof. Dr. Yve- Alain Bois |
|
Carlo Ginzburg e a História da Arte: o objeto artístico tomado como ponto de partida para a interpretação historiográfica |
Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães |
|
Entre a teoria e a crítica: dilemas da História da Arte |
Profa. Dra. Angela Âncora da Luz |
|
A significação das obras plásticas populares no campo da História da Arte |
Prof. Dr. Arley Andriolo |
|
Elementos para uma história do gosto contemporâneo |
Prof. Dr. Felipe Soeiro Chaimovich |
|
A História da Arte após a crise do Modernismo: o caso brasileiro |
Profa. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto |
|
História da Arte e a construção do conhecimento |
Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Kern |
|
História da arte e questões da arte no Brasil |
Profa. Dra. Mônica Zielinsky |
|
O historiador de arte: formação, ensino e pesquisa no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo |
Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes |
|
A formação do historiador da arte |
Prof. Dr. Almir Paredes Cunha |
|
A formação do historiador de arte no Brasil: possibilidades de renovação da disciplina sob o olhar contemporâneo |
Profa. Dra. Denise Gonçalves |
|
O papel da História da Arte na formação do arquiteto e urbanista |
Profa.Dra. Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos |
|
História e crítica da arte na universidade |
Profa. Dra. Vera Beatriz Siqueira |
|
O ensino da História da Arte na Aiba/Enba |
Profa. Dra. Cybele Vidal Neto Fernandes |
|
Pela implantação de graduações em História da Arte nas universidades brasileiras |
Prof. Dr. Jorge Coli |
|
Legitimação de um ideário artístico: as publicações culturais e os percursos do ensino de história da arte na Faculdade de Artes Visuais/UFG |
Profa. Dra. Maria Elízia Borges |
|
A história da arte e a práxis artística: saber decorativo na formação acadêmica |
Profa. Marize Malta |
|
Do silêncio à marginalização: arte e África, IBA e UERJ |
Prof. Dr. Roberto Conduru |
|
O ensino de História da Arte em museus |
Profa. Dra. Silvia Miranda Meira |
|
Poseidón y nueva visión o cómo leer las artes plásticas en la Argentina a través de los proyectos editoriales |
Profa. María Amalia García |
|
O livro de artista e a poética de Waltercio Caldas |
Profa. Dra. Marília Andrés Ribeiro |
|
O prefácio, instância estratégica: alguns exemplos na historiografia francesa da arte |
Prof. Dr. Stéphane Huchet |
|
Ediciones artísticas y coleccionismo: plataformas para la escritura de un relato modernista |
Profa. Talía Bermejo |
|
Curadoria da "Rua Fluxus" na 17ª Bienal Internacional de São Paulo (1983): Walter Zanini e Dick Higgins |
Profa. Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima |
|
Experiências de estudo sobre Colecionismo: pesquisa e exposições |
Anna Paola P. Baptista |
|
Bienais do Mercosul: utopias e protagonismos em Porto Alegre |
Profa. Bianca Knaak |
|
Textos efêmeros, leituras duradouras: a história da arte como um projeto curatorial |
Prof. Dra. Elisa de Souza Martinez |
|
Crisis y desarrollo. Proyectos del Museo Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires en la década del 70 |
Profa. Mariana Marchesi |
|
Dispositivo de exhibición y estrategias de visibilidad. De Cosmococas a Hélio Oiticica/Neville D'Almeida. CC-Programa in progress |
Profa. Teresa Ricardi |
|
Belmiro de Almeida (1858-1935), Oscar Pereira da Silva (1867-1939) e o polêmico concurso para Prêmio de Viagem de 1887 |
Profa. Dra. Ana Maria Tavares Cavalcanti |
|
Das belas artes às artes aplicadas: a experiência suíça de Regina Gomide Graz (1913-1920) |
Ana Paula Cavalcanti Simioni |
|
Esquecimento e lembrança nos objetos de Farnese de Andrade: a grande alegria ou a grande tristeza? |
Ana Paula Nascimento |
|
Uma publicação engajada: Art d'Aujourd'hui (1949-1954) |
Profa. Dra. Ângela Maria Grando Bezerra |
|
Antonio Berni e a imagem técnica: o momento surrealista |
Profa. Dra. Annateresa Fabris |
|
A representação dos jardins na pintura |
Prof. Dr. Carlos Gonçalves Terra |
|
Extremidades do vídeo: a história da arte e os meios eletrônicos |
Profa. Christine Mello |
|
Félix-Émile Taunay e Grandjean de Montigny: a Arquitetura como instrumento de consolidação da Academia Imperial de Belas Artes (1834-1851) |
Profa. Dra. Elaine Dias |
|
Dois momentos significativos da pintura histórica na primeira metade do século XX no Brasil: as pinturas dos ciclos bandeirantes na caixa da escadaria do Museu Paulista e os "Ciclos Econômicos" de Cândido Portinari no MESB) |
Prof. Dr. Fabio Lopes de Souza Santos |
|
Exposições de arte moderna no Brasil do século XX: a dialética dos ciclos |
Profa. Dra. Ivone Luzia Vieira |
|
Pintores paisagistas bahianos: três artistas de talento |
Prof. Dr. José Augusto Avancini |
|
Uma coleção da Academia: a coleção Escola Brasileira |
Profa. Dra. Letícia Coelho Squeff |
|
O Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis e as imagens da cidade |
Profa. Dra. Luciene Lehmkuhl |
|
A produção de arte contemporânea em Goiás |
Prof. Dr. Luís Edgar de Oliveira Costa |
|
Contribuições aos métodos de pesquisa da arte da talha no Brasil |
Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire |
|
Tiradentes esquartejado: a fragilidade do herói no ocaso da pintura de história |
Profa. Dra. Maraliz de Castro Vieira Christo |
|
Performance e audiovisual: conceito e experimento interartístico-intercultural para o estudo da história dos objetos artísticos na contemporaneidade |
Prof. Dr. Márcio Pizarro Noronha |
|
As relações entre pintura e fotografia no Brasil do século XIX: considerações acerca do álbum Brasil Pitoresco, de Charles Ribeyrolles e Victor Frond |
Profa. Maria Antonia Couto da Silva |
|
A imagem e seu lugar: Nossa Senhora da Penha na geografia simbólica capixaba |
Profa. Dra. Maria Cristina Correia Leandro Pereira |
|
A trajetória do escultor Rodolfo Bernardelli na Primeira República: produção artística e atuação na direção da Escola Nacional de Belas Artes (1890-1915) |
Profa. Maria do Carmo Couto da Silva |
|
Arte, história e escatologia |
Profa. Dra. Maria Eurydice de Barros Ribeiro |
|
Flexor por Flexor |
Profa. Dra. Maria Helena Ochi Flexor |
|
Ciência e fotografia na arte de F. P. Michetti (1851-1929) |
Marília Braz Botelho |
|
História da arte e tecnologia: um estudo a partir do percurso de Diana Domingues |
Profa. Dra. Nara Cristina Santos |
|
Iconologia do espaço arquitetônico na cultura luso-americana |
Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro |
|
Humanismo, retórica e pintura colonial |
Profa. Raquel Quinet Pifano |
|
A prática da cópia no ensino artístico acadêmico: revisão crítica e análises da metodologia pedagógica |
Prof. Reginaldo da Rocha Leite |
|
Imagens médicas entre a arte e a ciência |
Profa. Dra. Rosana Horio Monteiro |
|
As tipologias da tradição clássica e a pintura brasileira do século XIX |
Profa. Dra. Sônia Gomes Pereira |
|
A crítica internacional e o Brasil sob o signo da arte |
Profa. Dra. Sheila Cabo Geraldo |
|
Antonio Manuel e a fotografia: um estudo dos Super Jornais – Clandestinas (1973-1975) |
Profa. Virgínia Gil Araujo |
|
|