Anais do XXIV Colóquio do CBHA
São Paulo, 2006
Apresentação
A questão do pseudomorfismo: um desafio para a abordagem formalista
Prof. Dr. Yve- Alain Bois
Carlo Ginzburg e a História da Arte: o objeto artístico tomado como ponto de partida para a interpretação historiográfica
Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães
Entre a teoria e a crítica: dilemas da História da Arte
Profa. Dra. Angela Âncora da Luz
A significação das obras plásticas populares no campo da História da Arte
Prof. Dr. Arley Andriolo
Elementos para uma história do gosto contemporâneo
Prof. Dr. Felipe Soeiro Chaimovich
A História da Arte após a crise do Modernismo: o caso brasileiro
Profa. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto
História da Arte e a construção do conhecimento
Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Kern
História da arte e questões da arte no Brasil
Profa. Dra. Mônica Zielinsky
O historiador de arte: formação, ensino e pesquisa no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo
Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes
A formação do historiador da arte
Prof. Dr. Almir Paredes Cunha
A formação do historiador de arte no Brasil: possibilidades de renovação da disciplina sob o olhar contemporâneo
Profa. Dra. Denise Gonçalves
O papel da História da Arte na formação do arquiteto e urbanista
Profa.Dra. Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos
História e crítica da arte na universidade
Profa. Dra. Vera Beatriz Siqueira
O ensino da História da Arte na Aiba/Enba
Profa. Dra. Cybele Vidal Neto Fernandes
Pela implantação de graduações em História da Arte nas universidades brasileiras
Prof. Dr. Jorge Coli
Legitimação de um ideário artístico: as publicações culturais e os percursos do ensino de história da arte na Faculdade de Artes Visuais/UFG
Profa. Dra. Maria Elízia Borges
A história da arte e a práxis artística: saber decorativo na formação acadêmica
Profa. Marize Malta
Do silêncio à marginalização: arte e África, IBA e UERJ
Prof. Dr. Roberto Conduru
O ensino de História da Arte em museus
Profa. Dra. Silvia Miranda Meira
Poseidón y nueva visión o cómo leer las artes plásticas en la Argentina a través de los proyectos editoriales
Profa. María Amalia García
O livro de artista e a poética de Waltercio Caldas
Profa. Dra. Marília Andrés Ribeiro
O prefácio, instância estratégica: alguns exemplos na historiografia francesa da arte
Prof. Dr. Stéphane Huchet
Ediciones artísticas y coleccionismo: plataformas para la escritura de un relato modernista
Profa. Talía Bermejo
Curadoria da "Rua Fluxus" na 17ª Bienal Internacional de São Paulo (1983): Walter Zanini e Dick Higgins
Profa. Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima
Experiências de estudo sobre Colecionismo: pesquisa e exposições
Anna Paola P. Baptista
Bienais do Mercosul: utopias e protagonismos em Porto Alegre
Profa. Bianca Knaak
Textos efêmeros, leituras duradouras: a história da arte como um projeto curatorial
Prof. Dra. Elisa de Souza Martinez
Crisis y desarrollo. Proyectos del Museo Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires en la década del 70
Profa. Mariana Marchesi
Dispositivo de exhibición y estrategias de visibilidad. De Cosmococas a Hélio Oiticica/Neville D'Almeida. CC-Programa in progress
Profa. Teresa Ricardi
Belmiro de Almeida (1858-1935), Oscar Pereira da Silva (1867-1939) e o polêmico concurso para Prêmio de Viagem de 1887
Profa. Dra. Ana Maria Tavares Cavalcanti
Das belas artes às artes aplicadas: a experiência suíça de Regina Gomide Graz (1913-1920)
Ana Paula Cavalcanti Simioni
Esquecimento e lembrança nos objetos de Farnese de Andrade: a grande alegria ou a grande tristeza?
Ana Paula Nascimento
Uma publicação engajada: Art d'Aujourd'hui (1949-1954)
Profa. Dra. Ângela Maria Grando Bezerra
Antonio Berni e a imagem técnica: o momento surrealista
Profa. Dra. Annateresa Fabris
A representação dos jardins na pintura
Prof. Dr. Carlos Gonçalves Terra
Extremidades do vídeo: a história da arte e os meios eletrônicos
Profa. Christine Mello
Félix-Émile Taunay e Grandjean de Montigny: a Arquitetura como instrumento de consolidação da Academia Imperial de Belas Artes (1834-1851)
Profa. Dra. Elaine Dias
Dois momentos significativos da pintura histórica na primeira metade do século XX no Brasil: as pinturas dos ciclos bandeirantes na caixa da escadaria do Museu Paulista e os "Ciclos Econômicos" de Cândido Portinari no MESB)
Prof. Dr. Fabio Lopes de Souza Santos
Exposições de arte moderna no Brasil do século XX: a dialética dos ciclos
Profa. Dra. Ivone Luzia Vieira
Pintores paisagistas bahianos: três artistas de talento
Prof. Dr. José Augusto Avancini
Uma coleção da Academia: a coleção Escola Brasileira
Profa. Dra. Letícia Coelho Squeff
O Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis e as imagens da cidade
Profa. Dra. Luciene Lehmkuhl
A produção de arte contemporânea em Goiás
Prof. Dr. Luís Edgar de Oliveira Costa
Contribuições aos métodos de pesquisa da arte da talha no Brasil
Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire
Tiradentes esquartejado: a fragilidade do herói no ocaso da pintura de história
Profa. Dra. Maraliz de Castro Vieira Christo
Performance e audiovisual: conceito e experimento interartístico-intercultural para o estudo da história dos objetos artísticos na contemporaneidade
Prof. Dr. Márcio Pizarro Noronha
As relações entre pintura e fotografia no Brasil do século XIX: considerações acerca do álbum Brasil Pitoresco, de Charles Ribeyrolles e Victor Frond
Profa. Maria Antonia Couto da Silva
A imagem e seu lugar: Nossa Senhora da Penha na geografia simbólica capixaba
Profa. Dra. Maria Cristina Correia Leandro Pereira
A trajetória do escultor Rodolfo Bernardelli na Primeira República: produção artística e atuação na direção da Escola Nacional de Belas Artes (1890-1915)
Profa. Maria do Carmo Couto da Silva
Arte, história e escatologia
Profa. Dra. Maria Eurydice de Barros Ribeiro
Flexor por Flexor
Profa. Dra. Maria Helena Ochi Flexor
Ciência e fotografia na arte de F. P. Michetti (1851-1929)
Marília Braz Botelho
História da arte e tecnologia: um estudo a partir do percurso de Diana Domingues
Profa. Dra. Nara Cristina Santos
Iconologia do espaço arquitetônico na cultura luso-americana
Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro
Humanismo, retórica e pintura colonial
Profa. Raquel Quinet Pifano
A prática da cópia no ensino artístico acadêmico: revisão crítica e análises da metodologia pedagógica
Prof. Reginaldo da Rocha Leite
Imagens médicas entre a arte e a ciência
Profa. Dra. Rosana Horio Monteiro
As tipologias da tradição clássica e a pintura brasileira do século XIX
Profa. Dra. Sônia Gomes Pereira
A crítica internacional e o Brasil sob o signo da arte
Profa. Dra. Sheila Cabo Geraldo
Antonio Manuel e a fotografia: um estudo dos Super Jornais – Clandestinas (1973-1975)
Profa. Virgínia Gil Araujo