CBHA
 
 
   
   
   
     
   
     
     
  Página inicial | Sobre o logotipo | Edital | Sessões temáticas | Programação | Resumos | Informações | ANAIS 2012  
 
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
Dia 22/10 (Segunda-Feira)
         
  - Mesa de Abertura - 16:00 (Auditório 1 IB/UnB)      
 
  • Presidente do CBHA e Convidados
     
 
  • CBHA em retrospectiva
    Daisy Peccinini (USP)
     
         
  - Conferências - 17:00 (Auditório 1 IB/UnB)      
 
  • Crítica e história da arte: uma experiência vivenciada
    Aracy Amaral (USP)

  • A fotografia e a "crise" da história da arte
    Annateresa Fabris (USP)

  • Arte contemporânea e Antropologia
    Thierry Dufrene (Université de Paris Ouest Nanterre La Défense e secretário científico do Comité international d'histoire de l'art (CIHA)
     
         
 
- Coquetel de confraternização e lançamento de livros - 19:30 (Espaço Piloto do Instituto de Artes da UnB)
     
 
 
Dia 23/10 (Terça-Feira)
 
  Sessão Temática: Arte Contemporânea e suas instituições: discursos, difusão e colecionamento
Anfiteatro Beijodromo/Fundação Darcy Ribeiro
      Sessão Temática: Iconografia política
Auditório 1 IB/UnB
 
         
  Mesa 1  
  09:00
às 10:40
 


  • História da arte contemporânea em uma perspectiva institucional: exposições e visibilidade
    Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS/CBHA)
  • Arte contemporânea: arquivamento e distribuição em rede como categorias estéticas para além do novo
    Paula Priscila Braga (UNICAMP)
  • De timonel a curador: Rafael Squirru y la creación de un Museo de Arte Moderno en Buenos Aires
    Talía Bermejo (CONICET/UNTREF/UBA)
 
  Mesa 1  
  09:00
às 10:40
 
  • A Representação Político-religiosa do Poder Real Um Estudo Iconográfico
    Maria Eurydice de Barros Ribeiro (UnB)
  • A Iconografia Política do Bem Comum. Os Afrescos de Ambrogio Lorenzetti e Orcagna
    Flavia Galli Tatsch (UNIFESP)
  • A iconografia nacionalista manuelina e seus revivals além-mar
    Maria Berbara (UERJ/CBHA)
         
  Mesa 2  
  11:00
às 12:40
 

 

  • Novos espaços de compartilhamento: exposições e mostras nas galerias virtuais
    Angela Ancora da Luz (UFRJ/CBHA)
  • Arte contemporânea: instituições e ações de apoio para arte e tecnologia
    Nara Cristina Santos (UFSM/CBHA)
  • O anacronismo, a curadoria e a produção de arte em diálogo com as mídias digitais
    Franciele Filipini dos Santos (UnB)
 
  Mesa 2  
  11:00
às 12:40
 
  • O mecenatismo arquitetônico de Giuliano Della Rovere entre Roma e Avignon
    Patrícia Dalcanale Meneses (UFJF)
  • As representações do clero a constituição de uma arte histórico-religiosa entre os séculos XVIII e XIX
    Andre Luiz Tavares Pereira (UNIFESP)
  • O Bispado em Mariana (1780-1793) e a Afirmação de um Aparato Simbólico-Decorativo
    Angela Brandão (UNIFESP)
         
  Mesa 3  
  14:00
às 15:40
 
  • Programas Macunaima e Rumos Artes Visuais repercussões no RS
    Blanca Luz Brites (UFRGS/CBHA)
  • História de acervos nacionais / O colecionismo no Brasil / Questões em torno da estética brasileira
    Silvia Miranda Meira (MAC-USP/CBHA)
  • Arte Computacional nos Museus de Arte Contemporânea do Brasil
    Silvana Boone (UFRGS/UCS)
 
  Mesa 3  
  14:00
às 15:40
 
  • Arte Moderna Italiana, Fascismo e o Colecionismo privado dos anos 1930-40
    Ana Magalhães (MAC-USP/CBHA)
  • Gandhi no Rio de Janeiro
    Rosana Pereira de Freitas (UFRJ/CBHA)
  • Imágenes cómicas en tiempos de dictadura. Estudio comparado de O Pasquim y HUM®
    Mara Elisa Burkart (IEALC, FSOC, UBA-CONICET)
         
  Mesa 4  
  16:00
às 17:40
 
  • O que é a arte contemporânea? Entre trufas e huitlacoches
    Maria Angélica Melendi de Biasizzo (UFMG/CBHA)
  • Os coletivos e o compartilhamento e difusão da produção artística contemporânea
    Maria do Carmo de Freitas Veneroso (UFMG/CBHA)
  • Fotografia e processos coletivos de criação
    Camila Schenkel (UFRGS)
 
  Mesa 4  
  16:00
às 17:40
 
  • Estrada de Ferro Central do Brasil de Tarsila do Amaral: o desenvolvimento paulista com roupagem modernista
    Ana Hoffmann (UNIFESP)
  • A Bienal de São Paulo no contexto da Guerra Fria
    Dária Jaremtchuk (EACH–USP/CBHA)
  • Exhibiciones y propaganda panamericanista. La construcción de identidades culturales.
    Fabiana Serviddio (CONICET/UBA/UNTREF)
         
 
  Sessão Temática: Espaços na história da arte: reflexões e caminhos para pensar objetos e(m) lugares
Sala Anísio Teixeira/Fundação Darcy Ribeiro
      Sessão Temática: História da Arte: revisões teórico-metodológicas, novos desafios, pesquisas e narrativas
Auditório 2 IB/UnB
 
         
  Mesa 1  
  11:00
às 12:40
 


  • História da arte com paredes: discussões acerca do lugar e da materialidade de obras (de arte/decorativa)
    Marize Malta (UFRJ/CBHA)
  • Obras casa: os desafios da arte contemporânea para o museu
    Anna Thereza Bezerra de Menezes (UNIRIO)
  • A coleção de obras de arte do Banco Central: sua formação e exposições
    Maryella Gonçalves Sobrinho (UnB)
 
  Mesa 1  
  09:00
às 10:40
 

  • A contribuição de Theodoro Braga para o ensino do desenho nos institutos profissionais
    Patrícia Bueno Godoy (UFG)
  • A    Escola de Artes do Rio Grande do Sul e suas várias “modernidades”
    Paulo César Ribeiro Gomes (UFRGS)
  • Bacharelados em História da Arte: instauração de uma formação específica no Brasil
    Paula Viviane Ramos (UFRGS)
         
  Mesa 2  
  14:00
às 15:40
 

 

  • Objeto, espaço e cotidiano no estudo da casa oitocentista brasileira
    Denise Gonçalves (CBHA)
  • A arte japonesa e suas supostas peculiaridades: espaço de onde lança o olhar
    Michiko Okano (UNIFESP)
 
  Mesa 2  
  11:00
às 12:40
 
  • Frames seccionados: uma abordagem do tempo no Cubismo, no Futurismo e no cinema.
    Caroliny Pereira (UFU)
  • Uma abordagem crítica a partir do trabalho fotográfico de Claudia Andujar
    Carolina Coelho Soares (USP)
  • A Arte postal no Brasil e a contribuição de Albert Harrigan
    Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA)
         
  Mesa 3  
  16:00
às 17:40
 
  • A retratística escultórica: uma comemoração póstuma nos monumentos funerários
    Maria Elizia Borges (UFG/CBHA)
  • Saci: diversos papéis e objeto de bronze
    Maria Izabel Branco Ribeiro (FAAP/CBHA)
  • Espaço, moda e vestuário: ou um esboço de lugar das roupas no campo da História da Arte
    Maria Cristina Volpi Nacif (UFRJ)
 
  Mesa 3  
  14:00
às 15:40
 
  • Ativismo
    Inês Karin Linke Ferreira (UFMG)
  • Leitura de Performances Urbanas: rompendo a anestesia do olhar
    Ione Maria Ghislene Bentz (UNISINOS)
  • Arte, História da Arte, Tempo Histórico: relações entre Kubler, Morris e Smithson
    Fernanda Lopes Torres (UERJ)
         
     
  Mesa 4  
  16:00
às 17:40
 
  • História da Arte: revisões metodológicas e desafios
    Maria Lúcia Bastos Kern (PUC-RS/CBHA)
  • A postura emergente do artista na historiografia
    Luiz Claudio da Costa (UERJ)
         
 
 
  Sessão Temática: Pensar (o) abstrato: modos de ver e de compreender a abstração no Brasil e no exterior
Sala Glauber Rocha/Fundação Darcy Ribeiro
     
 
         
  Mesa 1  
  09:00
às 10:40
 


  • Redes da abstração: uma dinâmica da arte moderna
    Angela Maria Grando Bezerra (UFES/CBHA)
  • Abstrações na América Latina: arte e crítica nos anos 1950
    Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP/CBHA)
  • Pedrosa e Campofiorito: a crítica de arte e o debate da abstração na arte brasileira
    Beatriz Pinheiro de Campos (UFJF)
 
  Mesa 2  
  11:00
às 12:40
 

  • Athos Bulcão, Brasília e a crítica de arte no Brasil: para além do discurso moderno
    Fabiana Carvalho de Oliveira (UnB)
  • As cidades de Darel em meio as abstrações na gravura na década de 1960
    Vitor Gorino (UNICAMP)
  • A gravura de Roberto De Lamônica: pesquisa, despojamento e interioridade
    Maria Luisa Luz Távora (UFRJ/CBHA)
         
  Mesa 3  
  14:00
às 15:40
 

 

  • Diálogos performáticos entre a tradição e o moderno nas obras de Flavio-Shiró
    Claudia Stringari (UFES)
  • O componente abstrato da Nova Figuração Argentina: repercussões no Brasil
    Simone Rocha de Abreu (USP)
 
  Mesa 4  
  16:00
às 17:40
 
  • A construção da poética abstrata de Regina Chulam
    Jorge Luiz Mies (UFES)
  • Estética do desejo: ambivalência e erotismo na abstração de Dina Oliveira
    Maria de Fátima Garcia dos Santos (UNIFAP)
  • A abstração da paisagem: a cidade como fronteira poética (estudo de caso: Gabriel Borem)
    Melina Almada Sarnaglia (UFES)
         
         
Conferências - 18:15 (Auditório 1 IB/UnB)
  • Pour une histoire de la promiscuité des images (Por uma história da promiscuidade das imagens)
    Bertrand Tillier (Université de Bourgogne. Diretor do centro Georges Chevrier / UB CNRS)

  • Histoire des images: histoire de la liberté? (História das imagens: história da liberdade?)
    Marie-José Mondzain (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), pesquisadora do CNRS e diretora do grupo de pesquisa “Observatório das Imagens Contemporâneas")
 
Dia 24/10 (Quarta-Feira)
 
  Sessão Temática: Arte Contemporânea e suas instituições: discursos, difusão e colecionamento
Anfiteatro Beijodromo/Fundação Darcy Ribeiro
      Sessão Temática: Arte do século XIX: Novas leituras
Auditório 2 IB/UnB
 
         
  Mesa 5  
  09:00
às 10:40
 


  • Contracomunicação e Contracultura na Arte dos Anos 70 no Brasil
    Virgínia Gil Araujo (UNIFESP)
  • Os salões municipais de Belas Artes e o acervo do Museu de Arte da Pampulha
    Rodrigo Vivas (UFMG)
  • Um relato de pesquisa. ARQUIVO: locus de pesquisa e/ ou  instrumento de criação?
    Renata Cristina de Oliveira Maia Zago (UNICAMP)
 
  Mesa 1  
  09:00
às 10:40
 
  • Os exercícios das cópias dos nossos artistas na Europa: o que viam e o que escolhiam
    Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA)
  • Tendências, tabus e transgressões: as academias na Academia Imperial de Belas Artes
    Stephanie Dahn Batista (UFPR)
  • Oscar Pereira da Silva, o último pensionista do Império
    Marcela Regina Fórmico (UNICAMP)
         
  Mesa 6  
  11:00
às 12:40
 

 

  • A poética política de Paulo Bruscky
    Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA)
  • Os livros de Tunga
    André Camargo Thomé Maya Monteiro (UnB)
  • Mercado da arte brasileiro e suas relações com os campos político e econômico
    Felipe Bernardes Caldas (UFRGS)
 
  Mesa 2  
  11:00
às 12:40
 
  • As esquecidas produções pictórica e crítica de Virgílio Maurício
    Ana Paula Nascimento (Pinacoteca SP/CBHA)
  • Daniel Bérard (1846-1910): uma carta fora do baralho
    Fábio D’Almeida Lima Maciel (UFPR)
         
  Mesa 7  
  14:00
às 15:40
 
  • Táticas institucionais e a arte contemporânea: o museu como artista?
    Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA)
  • Relações e tensão entre a arte contemporânea e instituições museológicas regionais
    Barbara Lopes Moraes (UFRGS)
  • O Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (1978-1985)
    Fabricia Cabral de Lira Jordão (USP)
 
  Mesa 3  
  14:00
às 15:40
 
  • Pintura histórica nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes
    Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF/CBHA)
  • A “Primeira Missa” de Victor Meirelles e mais três pinturas no Salão de Paris em 1861
    Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA)
  • Entre o índio romântico e o índio natural: as obras indianista do pintor Rodolfo Amoedo
    Richard Santiago Costa (UNICAMP)
         
     
  Mesa 4  
  16:00
às 17:40
 
  • Imaginando o Início: a chegada de Cabral pelos pincéis de Oscar Pereira da Silva
    Carlos Rogerio Lima Junior (USP)
  • Victor Meirelles e Estevão Silva – Representações do Brasil no Sec. XIX
    Cristina Pierre de França (FAETEC/UNIGRANRIO/Colégio Pedro II)
  • Antônio Parreiras: o papel do regional na construção do imaginário na República
    Lúcia Kluck Stumpf  (USP)
         
 
  Sessão Temática: Do pictórico ao digital: a paisagem representada, capturada e imaginada
Sala Anísio Teixeira/ Fundação Darcy Ribeiro
      Sessão Temática: História da Arte: revisões teórico-metodológicas, novos desafios, pesquisas e narrativas
Sala Glauber Rocha/ Fundação Darcy Ribeiro

 
         
  Mesa 1  
  09:00
às 10:40
 


  • Leandro Joaquim e a paisagem do Rio de Janeiro:   algumas  considerações
    Helder Manuel da Silva de Oliveira (UNICAMP)
  • Raul Pompéia e a paisagem: arte, crítica e literatura
    Éder da Silveira (UFCSPA)
  • Retratos da terra, paisagens do mar: uma leitura da série do Rocio de Alfredo Andersen
    Amélia Siegel Corrêa (MAA)
 
  Mesa 5  
  09:00
às 10:40
 
  • O diário da viagem de Bernini à França: o surgimento de um novo Michelangelo
     
    Alexandre Ragazzi (UFMG)
  • O   livro de  artista como documento na metodologia da pesquisa em história da arte
    Paulo Antonio de Meneses Pereira da Silveira (UFRGS/CBHA)
  • Cultural Analysis: contribuições para uma história da arte excêntrica
    Elisa de Souza Martinez (UnB/CBHA)
         
  Mesa 2  
  11:00
às 12:40
 

 

  • Da minúcia à síntese: a paisagem em Pedro Weingärtner e Leopoldo Gotuzzo
    Neiva Bohns (UFPel/CBHA)
  • A pintura de paisagem como índice identitário da nação
    José Augusto Avancini (UFRGS/CBHA)
  • Primeiras linhas: a paisagem nos desenhos iniciais de Iberê Camargo (1928-1950)
    Vinícius Oliveira Godoy (UFRGS)
 
  Mesa 6  
  11:00
às 12:40
 
  • Biografias de artistas e a aproximação com a microhistória: Jeanne Louise Milde e Luiz Oliveri
    Rita Lages Rodrigues (UFMG/FUMEC)
  • Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo
    Valéria Piccoli Gabriel da Silva (Pinacoteca/SP)
  • História da Arte em tempo de Internet
    Maria Amélia Bulhões Garcia (UFRGS/CBHA)
         
  Mesa 3  
  14:00
às 15:40
 
  • Geologia da paisagem: o jovem Hartt e a paisagem brasileira (1868-1870)
    Daniela Pinheiro Machado Kern (UFRGS)
  • A paisagem do Rio de Janeiro: representada, capturada e imaginada
    Carlos Gonçalves Terra (UFRJ/CBHA)
  • Encontro de Horizontes: anacronismos e deslocamentos na paisagem brasileira
    Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA)
 
  Mesa 7  
  14:00
às 15:40
 
  • O  inventário de Rosalind Krauss: pós-modernismo, pós-meio e informe
    Manoel Silvestre Friques (PUC/RJ)
  • O revisionismo epistemológico de Linda Nochlin e Griselda Pollock
     
    Talita Trizoli (UFG)
  • Encruzilhadas – Arte Afro-Brasileira e História da Arte Mundial
    Roberto Luís Torres Conduru (UERJ/CBHA)
         
  Mesa 4  
  16:00
às 17:40
 
  • Quatro ponderações sobre a paisagem
    Rosângela Miranda Cherem (UDESC)
  • Ver e Ler: a construção da paisagem como imagem e texto
    Patrícia Dias Guimarães (UERJ)
  • O espaço da escrita na produção de Marilá Dardot
    Fátima Nader Simões Cerqueira (UnB)
 
  Mesa 8  
  16:00
às 17:40
 
  • Os Sudários de Bené Fonteneles: a História da Arte como Antropologia da Imagem
    Vera Marisa Pugliese de Castro (UnB)
  • Incêndios e reedificações: construção de verdades na historiografia da arte no Brasil
    Ricardo Maurício Gonzaga (UFES)
         

Assembleia Geral (Auditório do IB) - 18:15

Jantar por adesão - 20:00

 
 
Dia 25/10 (Quinta-Feira)
 
  Sessão Temática: Iconografia política
Auditório 1 IB/UnB
      Sessão Temática: Arte do século XIX: Novas leituras
Sala Anísio Teixeira/ Fundação Darcy Ribeiro
 
         
  Mesa 5  
  09:00
às 10:40
 


  • A Epístola do Papa Pio II ao Sultão Turco Maomé II e um retrato de Gentile Bellini
    Cassio da Silva Fernandes (UNIFESP)
  • Os retratos de D. Pedro II no acervo do Museu Paulista
    Elaine Dias (UNIFESP/CBHA)
  • Exposição do poder: José Sarney no Brasil e Ferdinando Marcos nas Filipinas
    Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA)
 
  Mesa 5  
  09:00
às 10:40
 
  • A decoração no século XIX no Rio de Janeiro. Propondo questões.
    Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA)
  • Art Nouveau: Da Natureza e da natureza das formas
    Ana Claudia Maynardes (UnB)
  • Igreja de Santo Antônio ou Igreja Velha de Canudos: um joia da arquitetura religiosa vernacular do século XIX atribuída a Antônio Conselheiro
    Jadilson Pimentel dos Santos (CEFET/BA)
         
  Mesa 6  
  11:00
às 12:40
 

 

  • Cuadros de Monvoisin (1843): pintura e política no Chile
    Valéria Lima (UNIMEP)
  • Imagem carnavalizada do poder: desordem e regresso na bandeira nacional 
    Rogeria Moreira de Ipanema (UFRJ)
  • Iconografia da Primeira República: a alegoria e o ecletismo carioca
    Nelson Porto Ribeiro (UFES/CBHA)
 
  Mesa 6  
  11:00
às 12:40
 
  • Notas sobre o acervo de pintura portuguesa da pinacoteca da Escola Nacional de Belas Artes/RJ
    Arthur Valle (UFRRJ/CBHA)
  • Ezequiel Freire leitor de Ramalho Ortigão: a recepção do naturalismo português em São Paulo
    Fernanda Mendonça Pitta (ECA/USP)
  • A crítica de arte de Ramalho Ortigão e a pintura oitocentista portuguesa
    Maria do Carmo Couto da Silva (USP)
         
  Mesa 7  
  14:00
às 15:40
 
  • O Projeto da Academia de Pintura da Irmandade de São Lucas em Lisboa
    Raquel Quinet Pifano (UFJF/CBHA)
  • A pinacoteca da Academia e a construção de uma história visual do Brasil
    Letícia Squeff (UNIFESP/CBHA)
  • Política da paisagem: arte e crítica ambiental no Brasil do século XIX
    Claudia Valadão de Mattos (UNICAMP/CBHA)
 
  Mesa 7  
  14:00
às 15:40
 
  • Considerações acerca da Exposição do Liceu de Artes e Ofícios realizada em 1882
    Maria Antonia Couto da Silva (UNICAMP)
  • A Arte Brasileira na Exposição de Chicago de 1893
    Camila Dazzi (CEFET/RJ)
  • Artistas de Minas Gerais na Exposição Universal de Saint Louis de 1904
    Ricardo Giannetti
         
  Mesa 8  
  16:00
às 17:40
 
  • Lula, o filho do Brasil: recepção e análise da construção da imagem de Lula no cinema ficcional brasileiro
    Marina Soler Jorge (UNIFESP)
  • Arte, visualidade e poder: os alvos de Harun Farocki
    Messias Tadeu Capistrano dos Santos (UFRJ)
  • Relações de poder na fotografia de paisagens industriais
    Paulo Kuhl (UNICAMP)
 
  Mesa 8  
  16:00
às 17:40
 
  • A participação de Visconti em mostras internacionais
    Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA)
  • A quebra da planaridade: uma possibilidade moderna na pintura de Almeida Junior
    Tania Maria Crivilin (UFES)
  • Locatelli e Fahrion e os murais do Instituto Artes da UFRGS: tradição e modernidade
    Cíntia Neves Bohmgahren (UFRGS)
         
 
  Sessão Temática: Do pictórico ao digital: a paisagem representada, capturada e imaginada
Anfiteatro Beijodromo/  Fundação Darcy Ribeiro
      Sessão Temática: Espaços na história da arte: reflexões e caminhos para pensar objetos e(m) lugares
Sala Glauber Rocha/ Fundação Darcy Ribeiro
 
         
  Mesa 5  
  09:00
às 10:40
 


  • Jogo na arte: tessituras, visualidades e processos
    Aldene Rocha da Silva Junior (UERJ)
  • Paisagem imaginada, representada e capturada: Florianópolis e o vento sul
    Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA)
  • Olhar em Construção: enquadramento fotográfico da paisagem urbana de Vitória até 1950
    Rosa da Penha Ferreira da Costa (UnB)
 
  Mesa 5  
  09:00
às 10:40
 
  • A Cosmococa de Oiticica: discussões sobre as relações obra/espaço de fruição
    Patrícia Ferreira Moreno (UFF)
  • Artistas e obras no espaço da cidade
    Luciene Lehmkull (UFU)
  • A forma-livro em Waltércio Caldas
    Cintía Moreira (UFRJ)
         
  Mesa 6  
  11:00
às 12:40
 

 

  • Equivalentes: uma reflexão sobre a representação fotográfica a partir de Stieglitz
    Luciana Abitante Swarowsky (UFSM)
  • One Week´s Dead: morte e vida no trabalho fotográfico de Binh Danh
    Andrea Bracher (UFRGS)
  • A paisagem, medida e distância na obra de Jeff Wall
    Fernanda Bulegon Gassen (UFRGS)
 
  Mesa 6  
  11:00
às 12:40
 
  • História da arte no Rio Grande do Sul a partir de arquivos. Políticas de Memória
    Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA)
  • Modos de ver, modos de exibir, modos de pensar arte aqui também
    Bianca Knaak (UFRGS/CBHA)
  • Um lugar na Amazônia: caminhos de uma história da arte a ser escrita
    Marisa Molarzel (UNAMA)
         
  Mesa 7  
  14:00
às 15:40
 
  • Espaços desconstruídos, lugares ressignificados
    Sandra Rey (UFRGS)
  • A paisagem em Robert Smithson e a experiência da memória
    Martha Telles Machado da Silva
  • Claes Oldenburg, Michael Heizer e Nelson Félix: vazios em paisagens
    Adelaine Evaristo da Silva (UERJ)
 
  Mesa 7  
  14:00
às 15:40
 
  • Lugares de estar: as condições da arte do comum
    Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA)
  • Do arquivo à exposição: lugares possíveis para imagem-registro da performance
    Daniele Quiroga Neves (UFSM)
  • “Livro de Carne”: leitura a partir do Grupo Caim
    Viviane Matesco (UFF)
         
  Mesa 8  
  16:00
às 17:40
 
  • Intervenções urbanas: estratégias de conectividade entre o sujeito e o espaço
    Luísa Mendes Tavares (UERJ)
  • A paisagem fictícia como imagem recorrente na obra de Leda Catunda
    Andréa Garcia (UNESP)
  • O Abajour de Cildo Meireles e a paisagem contemporânea
    Carla Guimarães Hermann e Jacqueline Siano (UERJ)
 
  Mesa 8  
  16:00
às 17:40
 
  • A reordenação do espaço da igreja de N. Sra. da Saúde e Gloria em Salvador século XIX
    Luiz Alberto Freire (UFBA/CBHA)
  • O espaço da arte decorativa no ensino acadêmico: do ornato às artes aplicadas
    Marcele Linhares (UFRJ)
  • Reflexões sobre os murais de azulejos no espaço arquitetônico
    Roberta Ilha Lisboa (Faculdade Pitágoras)
         

Conferências - 18:15 (Auditório 1 IB/UnB)

  • Du cubisme au surréalisme, généalogies de l'art latino-américain à Paris (Do cubismo ao surrealismo, genealogias da arte latino-americana em Paris)
    Edgar Vidal (Centre de Recherche sur les Arts et le Langage [CRAL] e integrante da "Equipe Fonctions Imaginaires et Sociales" [EFISAL])

  • Les modalités actuelles de diffusion de la culture artistique: quelles conséquences sur les orientations de l'histoire de l'art? (As modalidades atuais da difusão da cultura artística: quais são as consequências para a história da arte e suas direções?)
    Jean Galard (Criador e chefe do Serviço Cultural do Museu do Louvre entre 1987 e 2002)
 

     
   
  Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   LOGO UNIFESP   Logo UERJ              
     
   
  Logo CAPES   Logo CNPQ   Logo FAPESP