|
|
|
PROGRAMAÇÃO |
|
Dia 22/10 (Segunda-Feira) |
|
|
|
|
|
|
- Mesa de Abertura - 16:00 (Auditório 1 IB/UnB) |
|
|
|
|
- Presidente do CBHA e Convidados
|
|
|
|
|
- CBHA em retrospectiva
Daisy Peccinini (USP)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- Conferências - 17:00 (Auditório 1 IB/UnB) |
|
|
|
|
- Crítica e história da arte: uma experiência vivenciada
Aracy Amaral (USP)
- A fotografia e a "crise" da história da arte
Annateresa Fabris (USP)
- Arte contemporânea e Antropologia
Thierry Dufrene (Université de Paris Ouest Nanterre La Défense e secretário científico do Comité international d'histoire de l'art (CIHA)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- Coquetel de confraternização e lançamento de livros - 19:30 (Espaço Piloto do Instituto de Artes da UnB)
|
|
|
|
|
|
Dia 23/10 (Terça-Feira) |
|
|
Sessão Temática: Arte Contemporânea e suas instituições: discursos, difusão e colecionamento
|
|
|
|
Sessão Temática: Iconografia política
|
|
|
|
|
|
|
|
- História da arte contemporânea em uma perspectiva institucional: exposições e visibilidade
Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS/CBHA)
- Arte contemporânea: arquivamento e distribuição em rede como categorias estéticas para além do novo
Paula Priscila Braga (UNICAMP)
- De timonel a curador: Rafael Squirru y la creación de un Museo de Arte Moderno en Buenos Aires
Talía Bermejo (CONICET/UNTREF/UBA)
|
|
|
- A Representação Político-religiosa do Poder Real Um Estudo Iconográfico
Maria Eurydice de Barros Ribeiro (UnB)
- A Iconografia Política do Bem Comum. Os Afrescos de Ambrogio Lorenzetti e Orcagna
Flavia Galli Tatsch (UNIFESP)
- A iconografia nacionalista manuelina e seus revivals além-mar
Maria Berbara (UERJ/CBHA)
|
|
|
|
|
|
|
- Novos espaços de compartilhamento: exposições e mostras nas galerias virtuais
Angela Ancora da Luz (UFRJ/CBHA)
- Arte contemporânea: instituições e ações de apoio para arte e tecnologia
Nara Cristina Santos (UFSM/CBHA)
- O anacronismo, a curadoria e a produção de arte em diálogo com as mídias digitais
Franciele Filipini dos Santos (UnB) |
|
|
- O mecenatismo arquitetônico de Giuliano Della Rovere entre Roma e Avignon
Patrícia Dalcanale Meneses (UFJF)
- As representações do clero a constituição de uma arte histórico-religiosa entre os séculos XVIII e XIX
Andre Luiz Tavares Pereira (UNIFESP)
- O Bispado em Mariana (1780-1793) e a Afirmação de um Aparato Simbólico-Decorativo
Angela Brandão (UNIFESP) |
|
|
|
|
|
|
- Programas Macunaima e Rumos Artes Visuais repercussões no RS
Blanca Luz Brites (UFRGS/CBHA)
- História de acervos nacionais / O colecionismo no Brasil / Questões em torno da estética brasileira
Silvia Miranda Meira (MAC-USP/CBHA)
- Arte Computacional nos Museus de Arte Contemporânea do Brasil
Silvana Boone (UFRGS/UCS)
|
|
|
- Arte Moderna Italiana, Fascismo e o Colecionismo privado dos anos 1930-40
Ana Magalhães (MAC-USP/CBHA)
- Gandhi no Rio de Janeiro
Rosana Pereira de Freitas (UFRJ/CBHA)
- Imágenes cómicas en tiempos de dictadura. Estudio comparado de O Pasquim y HUM®
Mara Elisa Burkart (IEALC, FSOC, UBA-CONICET)
|
|
|
|
|
|
|
- O que é a arte contemporânea? Entre trufas e huitlacoches
Maria Angélica Melendi de Biasizzo (UFMG/CBHA)
- Os coletivos e o compartilhamento e difusão da produção artística contemporânea
Maria do Carmo de Freitas Veneroso (UFMG/CBHA)
- Fotografia e processos coletivos de criação
Camila Schenkel (UFRGS)
|
|
|
- Estrada de Ferro Central do Brasil de Tarsila do Amaral: o desenvolvimento paulista com roupagem modernista
Ana Hoffmann (UNIFESP)
- A Bienal de São Paulo no contexto da Guerra Fria
Dária Jaremtchuk (EACH–USP/CBHA)
- Exhibiciones y propaganda panamericanista. La construcción de identidades culturales.
Fabiana Serviddio (CONICET/UBA/UNTREF)
|
|
|
|
|
|
|
|
Sessão Temática: Espaços na história da arte: reflexões e caminhos para pensar objetos e(m) lugares
|
|
|
|
Sessão Temática: História da Arte: revisões teórico-metodológicas, novos desafios, pesquisas e narrativas
|
|
|
|
|
|
|
|
- História da arte com paredes: discussões acerca do lugar e da materialidade de obras (de arte/decorativa)
Marize Malta (UFRJ/CBHA)
- Obras casa: os desafios da arte contemporânea para o museu
Anna Thereza Bezerra de Menezes (UNIRIO)
- A coleção de obras de arte do Banco Central: sua formação e exposições
Maryella Gonçalves Sobrinho (UnB)
|
|
|
- A contribuição de Theodoro Braga para o ensino do desenho nos institutos profissionais
Patrícia Bueno Godoy (UFG)
- A Escola de Artes do Rio Grande do Sul e suas várias “modernidades”
Paulo César Ribeiro Gomes (UFRGS)
- Bacharelados em História da Arte: instauração de uma formação específica no Brasil
Paula Viviane Ramos (UFRGS) |
|
|
|
|
|
|
- Objeto, espaço e cotidiano no estudo da casa oitocentista brasileira
Denise Gonçalves (CBHA)
- A arte japonesa e suas supostas peculiaridades: espaço de onde lança o olhar
Michiko Okano (UNIFESP)
|
|
|
- Frames seccionados: uma abordagem do tempo no Cubismo, no Futurismo e no cinema.
Caroliny Pereira (UFU)
- Uma abordagem crítica a partir do trabalho fotográfico de Claudia Andujar
Carolina Coelho Soares (USP)
- A Arte postal no Brasil e a contribuição de Albert Harrigan
Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA) |
|
|
|
|
|
|
- A retratística escultórica: uma comemoração póstuma nos monumentos funerários
Maria Elizia Borges (UFG/CBHA)
- Saci: diversos papéis e objeto de bronze
Maria Izabel Branco Ribeiro (FAAP/CBHA)
- Espaço, moda e vestuário: ou um esboço de lugar das roupas no campo da História da Arte
Maria Cristina Volpi Nacif (UFRJ)
|
|
|
- Ativismo
Inês Karin Linke Ferreira (UFMG)
- Leitura de Performances Urbanas: rompendo a anestesia do olhar
Ione Maria Ghislene Bentz (UNISINOS)
- Arte, História da Arte, Tempo Histórico: relações entre Kubler, Morris e Smithson
Fernanda Lopes Torres (UERJ)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- História da Arte: revisões metodológicas e desafios
Maria Lúcia Bastos Kern (PUC-RS/CBHA)
- A postura emergente do artista na historiografia
Luiz Claudio da Costa (UERJ) |
|
|
|
|
|
|
|
|
Sessão Temática: Pensar (o) abstrato: modos de ver e de compreender a abstração no Brasil e no exterior
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- Redes da abstração: uma dinâmica da arte moderna
Angela Maria Grando Bezerra (UFES/CBHA)
- Abstrações na América Latina: arte e crítica nos anos 1950
Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP/CBHA)
- Pedrosa e Campofiorito: a crítica de arte e o debate da abstração na arte brasileira
Beatriz Pinheiro de Campos (UFJF)
|
|
|
- Athos Bulcão, Brasília e a crítica de arte no Brasil: para além do discurso moderno
Fabiana Carvalho de Oliveira (UnB)
- As cidades de Darel em meio as abstrações na gravura na década de 1960
Vitor Gorino (UNICAMP)
- A gravura de Roberto De Lamônica: pesquisa, despojamento e interioridade
Maria Luisa Luz Távora (UFRJ/CBHA) |
|
|
|
|
|
|
- Diálogos performáticos entre a tradição e o moderno nas obras de Flavio-Shiró
Claudia Stringari (UFES)
- O componente abstrato da Nova Figuração Argentina: repercussões no Brasil
Simone Rocha de Abreu (USP)
|
|
|
- A construção da poética abstrata de Regina Chulam
Jorge Luiz Mies (UFES)
- Estética do desejo: ambivalência e erotismo na abstração de Dina Oliveira
Maria de Fátima Garcia dos Santos (UNIFAP)
- A abstração da paisagem: a cidade como fronteira poética (estudo de caso: Gabriel Borem)
Melina Almada Sarnaglia (UFES)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Conferências - 18:15 (Auditório 1 IB/UnB)
- Pour une histoire de la promiscuité des images (Por uma história da promiscuidade das imagens)
Bertrand Tillier (Université de Bourgogne. Diretor do centro Georges Chevrier / UB CNRS)
- Histoire des images: histoire de la liberté? (História das imagens: história da liberdade?)
Marie-José Mondzain (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), pesquisadora do CNRS e diretora do grupo de pesquisa “Observatório das Imagens Contemporâneas")
|
|
Dia 24/10 (Quarta-Feira) |
|
|
Sessão Temática: Arte Contemporânea e suas instituições: discursos, difusão e colecionamento
|
|
|
|
Sessão Temática: Arte do século XIX: Novas leituras
|
|
|
|
|
|
|
|
- Contracomunicação e Contracultura na Arte dos Anos 70 no Brasil
Virgínia Gil Araujo (UNIFESP)
- Os salões municipais de Belas Artes e o acervo do Museu de Arte da Pampulha
Rodrigo Vivas (UFMG)
- Um relato de pesquisa. ARQUIVO: locus de pesquisa e/ ou instrumento de criação?
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago (UNICAMP)
|
|
|
- Os exercícios das cópias dos nossos artistas na Europa: o que viam e o que escolhiam
Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA)
- Tendências, tabus e transgressões: as academias na Academia Imperial de Belas Artes
Stephanie Dahn Batista (UFPR)
- Oscar Pereira da Silva, o último pensionista do Império
Marcela Regina Fórmico (UNICAMP) |
|
|
|
|
|
|
- A poética política de Paulo Bruscky
Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA)
- Os livros de Tunga
André Camargo Thomé Maya Monteiro (UnB)
- Mercado da arte brasileiro e suas relações com os campos político e econômico
Felipe Bernardes Caldas (UFRGS)
|
|
|
- As esquecidas produções pictórica e crítica de Virgílio Maurício
Ana Paula Nascimento (Pinacoteca SP/CBHA)
- Daniel Bérard (1846-1910): uma carta fora do baralho
Fábio D’Almeida Lima Maciel (UFPR) |
|
|
|
|
|
|
- Táticas institucionais e a arte contemporânea: o museu como artista?
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA)
- Relações e tensão entre a arte contemporânea e instituições museológicas regionais
Barbara Lopes Moraes (UFRGS)
- O Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (1978-1985)
Fabricia Cabral de Lira Jordão (USP) |
|
|
- Pintura histórica nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes
Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF/CBHA)
- A “Primeira Missa” de Victor Meirelles e mais três pinturas no Salão de Paris em 1861
Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA)
- Entre o índio romântico e o índio natural: as obras indianista do pintor Rodolfo Amoedo
Richard Santiago Costa (UNICAMP)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- Imaginando o Início: a chegada de Cabral pelos pincéis de Oscar Pereira da Silva
Carlos Rogerio Lima Junior (USP)
- Victor Meirelles e Estevão Silva – Representações do Brasil no Sec. XIX
Cristina Pierre de França (FAETEC/UNIGRANRIO/Colégio Pedro II)
- Antônio Parreiras: o papel do regional na construção do imaginário na República
Lúcia Kluck Stumpf (USP) |
|
|
|
|
|
|
|
Sessão Temática: Do pictórico ao digital: a paisagem representada, capturada e imaginada
|
|
|
|
Sessão Temática: História da Arte: revisões teórico-metodológicas, novos desafios, pesquisas e narrativas
|
|
|
|
|
|
|
|
- Leandro Joaquim e a paisagem do Rio de Janeiro: algumas considerações
Helder Manuel da Silva de Oliveira (UNICAMP)
- Raul Pompéia e a paisagem: arte, crítica e literatura
Éder da Silveira (UFCSPA)
- Retratos da terra, paisagens do mar: uma leitura da série do Rocio de Alfredo Andersen
Amélia Siegel Corrêa (MAA) |
|
|
- O diário da viagem de Bernini à França: o surgimento de um novo Michelangelo
Alexandre Ragazzi (UFMG)
- O livro de artista como documento na metodologia da pesquisa em história da arte
Paulo Antonio de Meneses Pereira da Silveira (UFRGS/CBHA)
- Cultural Analysis: contribuições para uma história da arte excêntrica
Elisa de Souza Martinez (UnB/CBHA) |
|
|
|
|
|
|
- Da minúcia à síntese: a paisagem em Pedro Weingärtner e Leopoldo Gotuzzo
Neiva Bohns (UFPel/CBHA)
- A pintura de paisagem como índice identitário da nação
José Augusto Avancini (UFRGS/CBHA)
- Primeiras linhas: a paisagem nos desenhos iniciais de Iberê Camargo (1928-1950)
Vinícius Oliveira Godoy (UFRGS)
|
|
|
- Biografias de artistas e a aproximação com a microhistória: Jeanne Louise Milde e Luiz Oliveri
Rita Lages Rodrigues (UFMG/FUMEC)
- Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo
Valéria Piccoli Gabriel da Silva (Pinacoteca/SP)
- História da Arte em tempo de Internet
Maria Amélia Bulhões Garcia (UFRGS/CBHA)
|
|
|
|
|
|
|
- Geologia da paisagem: o jovem Hartt e a paisagem brasileira (1868-1870)
Daniela Pinheiro Machado Kern (UFRGS)
- A paisagem do Rio de Janeiro: representada, capturada e imaginada
Carlos Gonçalves Terra (UFRJ/CBHA)
- Encontro de Horizontes: anacronismos e deslocamentos na paisagem brasileira
Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA) |
|
|
- O inventário de Rosalind Krauss: pós-modernismo, pós-meio e informe
Manoel Silvestre Friques (PUC/RJ)
- O revisionismo epistemológico de Linda Nochlin e Griselda Pollock
Talita Trizoli (UFG)
- Encruzilhadas – Arte Afro-Brasileira e História da Arte Mundial
Roberto Luís Torres Conduru (UERJ/CBHA) |
|
|
|
|
|
|
- Quatro ponderações sobre a paisagem
Rosângela Miranda Cherem (UDESC)
- Ver e Ler: a construção da paisagem como imagem e texto
Patrícia Dias Guimarães (UERJ)
- O espaço da escrita na produção de Marilá Dardot
Fátima Nader Simões Cerqueira (UnB)
|
|
|
- Os Sudários de Bené Fonteneles: a História da Arte como Antropologia da Imagem
Vera Marisa Pugliese de Castro (UnB)
- Incêndios e reedificações: construção de verdades na historiografia da arte no Brasil
Ricardo Maurício Gonzaga (UFES)
|
|
|
|
|
|
Assembleia Geral (Auditório do IB) - 18:15
Jantar por adesão - 20:00 |
|
|
Dia 25/10 (Quinta-Feira) |
|
|
Sessão Temática: Iconografia política
|
|
|
|
Sessão Temática: Arte do século XIX: Novas leituras
|
|
|
|
|
|
|
|
- A Epístola do Papa Pio II ao Sultão Turco Maomé II e um retrato de Gentile Bellini
Cassio da Silva Fernandes (UNIFESP)
- Os retratos de D. Pedro II no acervo do Museu Paulista
Elaine Dias (UNIFESP/CBHA)
- Exposição do poder: José Sarney no Brasil e Ferdinando Marcos nas Filipinas
Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA) |
|
|
- A decoração no século XIX no Rio de Janeiro. Propondo questões.
Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA)
- Art Nouveau: Da Natureza e da natureza das formas
Ana Claudia Maynardes (UnB)
- Igreja de Santo Antônio ou Igreja Velha de Canudos: um joia da arquitetura religiosa vernacular do século XIX atribuída a Antônio Conselheiro
Jadilson Pimentel dos Santos (CEFET/BA)
|
|
|
|
|
|
|
- Cuadros de Monvoisin (1843): pintura e política no Chile
Valéria Lima (UNIMEP)
- Imagem carnavalizada do poder: desordem e regresso na bandeira nacional
Rogeria Moreira de Ipanema (UFRJ)
- Iconografia da Primeira República: a alegoria e o ecletismo carioca
Nelson Porto Ribeiro (UFES/CBHA)
|
|
|
- Notas sobre o acervo de pintura portuguesa da pinacoteca da Escola Nacional de Belas Artes/RJ
Arthur Valle (UFRRJ/CBHA)
- Ezequiel Freire leitor de Ramalho Ortigão: a recepção do naturalismo português em São Paulo
Fernanda Mendonça Pitta (ECA/USP)
- A crítica de arte de Ramalho Ortigão e a pintura oitocentista portuguesa
Maria do Carmo Couto da Silva (USP)
|
|
|
|
|
|
|
- O Projeto da Academia de Pintura da Irmandade de São Lucas em Lisboa
Raquel Quinet Pifano (UFJF/CBHA)
- A pinacoteca da Academia e a construção de uma história visual do Brasil
Letícia Squeff (UNIFESP/CBHA)
- Política da paisagem: arte e crítica ambiental no Brasil do século XIX
Claudia Valadão de Mattos (UNICAMP/CBHA)
|
|
|
- Considerações acerca da Exposição do Liceu de Artes e Ofícios realizada em 1882
Maria Antonia Couto da Silva (UNICAMP)
- A Arte Brasileira na Exposição de Chicago de 1893
Camila Dazzi (CEFET/RJ)
- Artistas de Minas Gerais na Exposição Universal de Saint Louis de 1904
Ricardo Giannetti
|
|
|
|
|
|
|
- Lula, o filho do Brasil: recepção e análise da construção da imagem de Lula no cinema ficcional brasileiro
Marina Soler Jorge (UNIFESP)
- Arte, visualidade e poder: os alvos de Harun Farocki
Messias Tadeu Capistrano dos Santos (UFRJ)
- Relações de poder na fotografia de paisagens industriais
Paulo Kuhl (UNICAMP)
|
|
|
- A participação de Visconti em mostras internacionais
Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA)
- A quebra da planaridade: uma possibilidade moderna na pintura de Almeida Junior
Tania Maria Crivilin (UFES)
- Locatelli e Fahrion e os murais do Instituto Artes da UFRGS: tradição e modernidade
Cíntia Neves Bohmgahren (UFRGS)
|
|
|
|
|
|
|
|
Sessão Temática: Do pictórico ao digital: a paisagem representada, capturada e imaginada
|
|
|
|
Sessão Temática: Espaços na história da arte:
reflexões e caminhos para pensar objetos e(m) lugares
|
|
|
|
|
|
|
|
- Jogo na arte: tessituras, visualidades e processos
Aldene Rocha da Silva Junior (UERJ)
- Paisagem imaginada, representada e capturada: Florianópolis e o vento sul
Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA)
- Olhar em Construção: enquadramento fotográfico da paisagem urbana de Vitória até 1950
Rosa da Penha Ferreira da Costa (UnB)
|
|
|
- A Cosmococa de Oiticica: discussões sobre as relações obra/espaço de fruição
Patrícia Ferreira Moreno (UFF)
- Artistas e obras no espaço da cidade
Luciene Lehmkull (UFU)
- A forma-livro em Waltércio Caldas
Cintía Moreira (UFRJ)
|
|
|
|
|
|
|
- Equivalentes: uma reflexão sobre a representação fotográfica a partir de Stieglitz
Luciana Abitante Swarowsky (UFSM)
- One Week´s Dead: morte e vida no trabalho fotográfico de Binh Danh
Andrea Bracher (UFRGS)
- A paisagem, medida e distância na obra de Jeff Wall
Fernanda Bulegon Gassen (UFRGS)
|
|
|
- História da arte no Rio Grande do Sul a partir de arquivos. Políticas de Memória
Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA)
- Modos de ver, modos de exibir, modos de pensar arte aqui também
Bianca Knaak (UFRGS/CBHA)
- Um lugar na Amazônia: caminhos de uma história da arte a ser escrita
Marisa Molarzel (UNAMA)
|
|
|
|
|
|
|
- Espaços desconstruídos, lugares ressignificados
Sandra Rey (UFRGS)
- A paisagem em Robert Smithson e a experiência da memória
Martha Telles Machado da Silva
- Claes Oldenburg, Michael Heizer e Nelson Félix: vazios em paisagens
Adelaine Evaristo da Silva (UERJ)
|
|
|
- Lugares de estar: as condições da arte do comum
Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA)
- Do arquivo à exposição: lugares possíveis para imagem-registro da performance
Daniele Quiroga Neves (UFSM)
- “Livro de Carne”: leitura a partir do Grupo Caim
Viviane Matesco (UFF) |
|
|
|
|
|
|
- Intervenções urbanas: estratégias de conectividade entre o sujeito e o espaço
Luísa Mendes Tavares (UERJ)
- A paisagem fictícia como imagem recorrente na obra de Leda Catunda
Andréa Garcia (UNESP)
- O Abajour de Cildo Meireles e a paisagem contemporânea
Carla Guimarães Hermann e Jacqueline Siano (UERJ) |
|
|
- A reordenação do espaço da igreja de N. Sra. da Saúde e Gloria em Salvador século XIX
Luiz Alberto Freire (UFBA/CBHA)
- O espaço da arte decorativa no ensino acadêmico: do ornato às artes aplicadas
Marcele Linhares (UFRJ)
- Reflexões sobre os murais de azulejos no espaço arquitetônico
Roberta Ilha Lisboa (Faculdade Pitágoras)
|
|
|
|
|
|
|
Conferências - 18:15 (Auditório 1 IB/UnB)
- Du cubisme au surréalisme, généalogies de l'art latino-américain à Paris (Do cubismo ao surrealismo, genealogias da arte latino-americana em Paris)
Edgar Vidal (Centre de Recherche sur les Arts et le Langage [CRAL] e integrante da "Equipe Fonctions Imaginaires et Sociales" [EFISAL])
- Les modalités actuelles de diffusion de la culture artistique: quelles conséquences sur les orientations de l'histoire de l'art? (As modalidades atuais da difusão da cultura artística: quais são as consequências para a história da arte e suas direções?)
Jean Galard (Criador e chefe do Serviço Cultural do Museu do Louvre entre 1987 e 2002)
|
|