Ana Maria Tavares Cavalcanti
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
A “Primeira Missa” de Victor Meirelles e mais três pinturas no Salão de Paris em 1861.
Ana Paula Nascimento
Pinacoteca do Estado de São Paulo
As esquecidas produções pictórica e crítica de Virgílio Maurício.
Arthur Valle
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRJ
Notas sobre o Acervo de Pintura Portuguesa da Pinacoteca da Escola Nacional de Belas Artes/RJ.
Camila Dazzi
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
A Arte Brasileira na Exposição de Chicago de 1893.
Carlos Rogerio Lima Junior
Universidade de São Paulo - USP
Imaginando o Início: a chegada de Cabral pelos pincéis de Oscar Pereira da Silva.
Cíntia Neves Bohmgahren
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Locatelli e Fahrion e os murais do Instituto Artes da UFRGS: Tradição e Modernidade.
Cristina Pierre de França
Colégio Pedro II, Fundação de Apoio à escola técnica do Rio de Janeiro - FAETEC/UNIGRANRIO
Victor Meirelles e Estevão Silva – Representações do Brasil no Sec. XIX.
Ana Claudia Maynardes
Universidade de Brasília - UnB
Art Nouveau: Da Natureza e da natureza das formas.
Fábio D’Almeida Lima Maciel
Universidade de São Paulo - USP
Daniel Bérard (1846-1910): uma carta fora do baralho.
Fernanda Mendonça Pitta
Universidade de São Paulo - USP
Ezequiel Freire leitor de Ramalho Ortigão: a recepção do naturalismo português em São Paulo.
Jadilson Pimentel dos Santos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
Igreja de Santo Antônio ou Igreja Velha de Canudos: um joia da arquitetura religiosa vernacular do século XIX atribuída a Antônio Conselheiro.
Lúcia Kluck Stumpf
Universidade de São Paulo - USP
Antônio Parreiras: o papel do regional na construção do imaginário na República.
Maraliz de Castro Vieira Christo
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Pintura histórica nas Exposições Gerais de Belas Artes oitocentistas.
Marcela Regina Formico
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Oscar Pereira da Silva, o último pensionista do Império.
Maria do Carmo Couto da Silva
Universidade de São Paulo - USP
A crítica de arte de Ramalho Ortigão e a pintura oitocentista portuguesa.
Maria Antonia Couto da Silva
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Considerações acerca da Exposição do Liceu de Artes e Ofícios realizada em 1882.
Mirian Nogueira Seraphim
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
O uso da fotografia na criação da obra de Visconti
Ricardo Giannetti
Artistas de Minas Gerais na Exposição Universal de Saint Louis de 1904.
Richard Santiago Costa
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Entre O Índio Romântico E O Índio Natural: As Obras Indianista Do Pintor Rodolfo Amoedo.
Sonia Gomes Pereira
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Os exercícios das cópias dos nossos artistas na Europa: o que viam e o que escolhiam.
Stephanie Dahn Batista
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Tendências, tabus e transgressões: As academias na Academia Imperial de Belas Artes.
Tania Maria Crivilin
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
A quebra da planaridade: uma possibilidade moderna na pintura de Almeida Junior. |