CBHA
 
 
   
   
     
 
 
     
     
     
     
 
 
Página inicial
Sobre o Logotipo
Edital
Sessões temáticas
Resumos
Programação
Informações sobre localização, transporte e hospedagem
ANAIS 2012
 
 
 
 
    Arte do Século XIX: Novas Leituras
     
   

Coordenadores:

Arthur Gomes Valle, UFRRJ
Maraliz de Castro Vieira Christo, UFJF

Ementa:

A revisão pela qual tem passado a arte do Século XIX, nas últimas décadas, é um dos mais importantes fenômenos da recente historiografia da arte mundial. Polemizando com uma certa construção historiográfica modernista, muito difundida e implicada com noções de evolução e de tempo linear - infensa, portanto,  à simultaneidade de outras formas de razão e outros regimes de tempo -, tal revisão tem reivindicado não somente a expansão de um cânone de obras e artistas por longo tempo enrijecido, como, igualmente,  o emprego de novas chaves interpretativas com relação a tópicos há muito consagrados.

No Brasil, uma revisão semelhante vem se processando ao menos desde os anos 1990. Entre os pesquisadores brasileiros, o fenômeno tem suscitado, entre outras tomadas de atitude, um particular e renovado interesse pela produção e por agentes ligados a instituições oficiais de ensino, das quais a mais conhecida representante foi a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro,  renomeada em 1890, após uma importante reforma, Escola Nacional de Belas Artes,  instituição cuja importância longamente transbordou no século XX.

Considerando o acima exposto,  a presente sessão temática tem como objetivo principal fomentar debates que possam contribuir para uma ulterior expansão da revisão historiográfica sobre a arte do Século XIX. Para tanto, a sessão encontra-se aberta às mais diversas abordagens históricas e teóricas. Considerando,  por fim,  que é no século XIX que ganha momentum a formação de uma “cultura global”,  a sessão objetiva, igualmente, dar especial atenção à expansão geográfica do cânone da arte oitocentista, de modo a demonstrar os níveis de interconectividade existentes entre as realizações artísticas de diferentes nações.

Temas para inscrição de comunicações:

Os Novos Enfoques para a História da Arte do Século XIX
A interconectividade entre os Centros Artísticos Mundiais
Diálogos entre Tradição e Modernidade
As Instituições de Formação Artística (Públicas e Particulares)
As Exposições, o Mecenato, o Mercado de Arte
A Crítica de Arte e os Estudos de Recepção
Limites e Redefinições de Gênero(s)
Identidades Nacionais e Regionais nas Ates
O Corpo e suas Representações

     
    voltar <<<
     
   
 
     
     
      Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais   UFRJ   Escola de Belas Artes UFRJ     Portal UnB   50 Anos da Universidade de Brasília
     
      capes   cnpq