|
|
Coordenadores:
Arthur Gomes Valle, UFRRJ
Maraliz de Castro Vieira Christo, UFJF
Ementa:
A revisão pela qual tem passado a arte do Século XIX, nas últimas décadas, é um dos mais importantes fenômenos da recente historiografia da arte mundial. Polemizando com uma certa construção historiográfica modernista, muito difundida e implicada com noções de evolução e de tempo linear - infensa, portanto, à simultaneidade de outras formas de razão e outros regimes de tempo -, tal revisão tem reivindicado não somente a expansão de um cânone de obras e artistas por longo tempo enrijecido, como, igualmente, o emprego de novas chaves interpretativas com relação a tópicos há muito consagrados.
No Brasil, uma revisão semelhante vem se processando ao menos desde os anos 1990. Entre os pesquisadores brasileiros, o fenômeno tem suscitado, entre outras tomadas de atitude, um particular e renovado interesse pela produção e por agentes ligados a instituições oficiais de ensino, das quais a mais conhecida representante foi a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, renomeada em 1890, após uma importante reforma, Escola Nacional de Belas Artes, instituição cuja importância longamente transbordou no século XX.
Considerando o acima exposto, a presente sessão temática tem como objetivo principal fomentar debates que possam contribuir para uma ulterior expansão da revisão historiográfica sobre a arte do Século XIX. Para tanto, a sessão encontra-se aberta às mais diversas abordagens históricas e teóricas. Considerando, por fim, que é no século XIX que ganha momentum a formação de uma “cultura global”, a sessão objetiva, igualmente, dar especial atenção à expansão geográfica do cânone da arte oitocentista, de modo a demonstrar os níveis de interconectividade existentes entre as realizações artísticas de diferentes nações.
Temas para inscrição de comunicações:
Os Novos Enfoques para a História da Arte do Século XIX
A interconectividade entre os Centros Artísticos Mundiais
Diálogos entre Tradição e Modernidade
As Instituições de Formação Artística (Públicas e Particulares)
As Exposições, o Mecenato, o Mercado de Arte
A Crítica de Arte e os Estudos de Recepção
Limites e Redefinições de Gênero(s)
Identidades Nacionais e Regionais nas Ates
O Corpo e suas Representações |