Coordenadores:
Denise da Silva Gonçalves
Marize Malta Teixeira - Escola de Belas Artes - UFRJ
Ementa:
Os recentes questionamentos à história da arte como disciplina tendem a buscar novas categorias de análise assim como novas definições para seu objeto essencial, i.e., a obra de arte. O alargamento do conceito de obra e das possibilidades de abordagem dela pela história foram em grande parte exigências da produção artística contemporânea, mas que ainda não afetaram de forma significativa os modos de ver a arte do passado, em que se verifica a primazia de uma visão mais tradicional da obra.
Um dos aspectos desse tradicionalismo é a consideração do objeto artístico isoladamente, em sua própria materialidade e visualidade. Esse ponto de vista unifocal, acreditamos, é limitador já que a obra muitas vezes é construída segundo uma rede de relações que engendram uma espacialidade maior, esta se encontrando ao mesmo tempo fora e dentro do objeto artístico, um “invólucro” que é ao mesmo tempo seu próprio elemento constitutivo.
O papel dos objetos de arte como mediadores em um processo social dá-se em situação, cuja relação com o espaço é condição para sua atuação. A obra (de arte) depende de um espaço para estar e possibilitar a experiência. O lugar do objeto no espaço faz parte de uma escolha, cuja contingência pode configurar ou negar um estado de arte.
Muito mais do que a representação do espaço na arte, interessa-nos, principalmente, discutir como o espaço vem sendo tratado pela história da arte e como ao considerá-lo na visada da obra, outras histórias da arte podem ser potencializadas, revisando tradições e promovendo outros sentidos para entender o fenômeno da arte na sua complexidade.
Nossa proposta é trazer à discussão as possibilidades de uma história da arte construída a partir da análise do espaço e das relações que o constituem, esperando com isso contribuir para a ampliação da noção de objeto artístico assim como para o aprofundamento das questões que envolvem a produção artística e de sua ocupação.
Temas para inscrição de comunicações:
- O alargamento do conceito de obra de arte
- A problemática do espaço na historiografia da arte
- A espacialidade na e da obra de arte
- Formas de exibição e modos de ver obras
- As obras e seus lugares de memória
- Arquiteturas e os espaços internos e externos das obras de arte
- Coleções e as relações entre objetos em casa
- Museus e os espaços institucionalizados das obras
- Objetos em situação e a condição artística (obras maiores e menores)
- Arte pública e arte privada – questão de lugar?
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