Coordenadores: 
                     
                    Denise da Silva Gonçalves 
                    Marize Malta Teixeira - Escola de Belas Artes - UFRJ 
                    Ementa:  
                    Os recentes questionamentos à história da arte como disciplina tendem a buscar novas categorias de análise assim como novas definições para seu objeto essencial, i.e., a obra de arte. O alargamento do conceito de obra e das possibilidades de abordagem dela pela história foram em grande parte exigências da produção artística contemporânea, mas que ainda não afetaram de forma significativa os modos de ver a arte do passado, em que se verifica a primazia de uma visão mais tradicional da obra. 
                    Um dos aspectos desse tradicionalismo é a consideração do objeto artístico isoladamente, em sua própria materialidade e visualidade. Esse ponto de vista unifocal, acreditamos, é limitador já que a obra muitas vezes é construída segundo uma rede de relações que engendram uma espacialidade maior, esta se encontrando ao mesmo tempo fora e dentro do objeto artístico, um “invólucro” que é ao mesmo tempo seu próprio elemento constitutivo.  
                    O papel dos objetos de arte como mediadores em um processo social dá-se em situação, cuja relação com o espaço é condição para sua atuação.  A obra (de arte) depende de um espaço para estar e possibilitar a experiência. O lugar do objeto no espaço faz parte de uma escolha, cuja contingência pode configurar ou negar um estado de arte. 
                    Muito mais do que a representação do espaço na arte, interessa-nos, principalmente, discutir como o espaço vem sendo tratado pela história da arte e como ao considerá-lo na visada da obra, outras histórias da arte podem ser potencializadas, revisando tradições e promovendo outros sentidos para entender o fenômeno da arte na sua complexidade. 
                    Nossa proposta é trazer à discussão as possibilidades de uma história da arte construída a partir da análise do espaço e das relações que o constituem, esperando com isso contribuir para a ampliação da noção de objeto artístico assim como para o aprofundamento das questões que envolvem a produção artística e de sua ocupação. 
                    Temas para inscrição de comunicações: 
                    
                      - O alargamento do conceito de obra de arte
 
                      - A problemática do espaço na historiografia da arte
 
                      - A espacialidade na e da obra de arte
 
                      - Formas de exibição e modos de ver obras
 
                      - As obras e seus lugares de memória
 
                      - Arquiteturas e os espaços internos e externos das obras de arte
 
                      - Coleções e as relações entre objetos em casa
 
                      - Museus e os espaços institucionalizados das obras
 
                      -  Objetos em situação e a condição artística (obras maiores e menores)
 
                      -   Arte pública e arte privada – questão de lugar?
 
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