CBHA
 
 
   
   
     
 
 
     
     
     
     
 
 
Página inicial
Sobre o Logotipo
Edital
Sessões temáticas
Resumos
Programação
Informações sobre localização, transporte e hospedagem
ANAIS 2012
 
 
 
 
    Espaços na história da arte: reflexões e caminhos para pensar objetos e(m) lugares
     
   

Coordenadores:

Denise da Silva Gonçalves
Marize Malta Teixeira - Escola de Belas Artes - UFRJ

Ementa:

Os recentes questionamentos à história da arte como disciplina tendem a buscar novas categorias de análise assim como novas definições para seu objeto essencial, i.e., a obra de arte. O alargamento do conceito de obra e das possibilidades de abordagem dela pela história foram em grande parte exigências da produção artística contemporânea, mas que ainda não afetaram de forma significativa os modos de ver a arte do passado, em que se verifica a primazia de uma visão mais tradicional da obra.

Um dos aspectos desse tradicionalismo é a consideração do objeto artístico isoladamente, em sua própria materialidade e visualidade. Esse ponto de vista unifocal, acreditamos, é limitador já que a obra muitas vezes é construída segundo uma rede de relações que engendram uma espacialidade maior, esta se encontrando ao mesmo tempo fora e dentro do objeto artístico, um “invólucro” que é ao mesmo tempo seu próprio elemento constitutivo.

O papel dos objetos de arte como mediadores em um processo social dá-se em situação, cuja relação com o espaço é condição para sua atuação.  A obra (de arte) depende de um espaço para estar e possibilitar a experiência. O lugar do objeto no espaço faz parte de uma escolha, cuja contingência pode configurar ou negar um estado de arte.

Muito mais do que a representação do espaço na arte, interessa-nos, principalmente, discutir como o espaço vem sendo tratado pela história da arte e como ao considerá-lo na visada da obra, outras histórias da arte podem ser potencializadas, revisando tradições e promovendo outros sentidos para entender o fenômeno da arte na sua complexidade.

Nossa proposta é trazer à discussão as possibilidades de uma história da arte construída a partir da análise do espaço e das relações que o constituem, esperando com isso contribuir para a ampliação da noção de objeto artístico assim como para o aprofundamento das questões que envolvem a produção artística e de sua ocupação.

Temas para inscrição de comunicações:

  1. O alargamento do conceito de obra de arte
  2. A problemática do espaço na historiografia da arte
  3. A espacialidade na e da obra de arte
  4. Formas de exibição e modos de ver obras
  5. As obras e seus lugares de memória
  6. Arquiteturas e os espaços internos e externos das obras de arte
  7. Coleções e as relações entre objetos em casa
  8. Museus e os espaços institucionalizados das obras
  9.  Objetos em situação e a condição artística (obras maiores e menores)
  10.   Arte pública e arte privada – questão de lugar?
     
    voltar <<<
     
   
 
     

 

 

     
      Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais   UFRJ   Escola de Belas Artes UFRJ     Portal UnB   50 Anos da Universidade de Brasília
     
      capes   cnpq