|
|
Coordenadores:
Ângela Maria Grando Bezerra - UFES
Maria de Fátima Morethy Couto- UNICAMP
Maria Luisa Tavora - UFRJ
Ementa:
As múltilpas manifestações da arte abstrata em diferentes meios de expressão, num dilatado prazo histórico e numa geografia extensa demandam da História da Arte discussão, debate e atualização sobre as singularidades e os sentidos dessa produção artística. Busca-se a integração dos estudos e pesquisas das diferentes instâncias do campo artístico da abstração de caráter sensível e racional: além da produção e o desvelamento de obras, o pensamento sobre esta arte desenvolvido pelos artistas e críticos; as instituições e o lugar dessa produção em seus acervos, eventos, premiações; as relações da produção brasileira com a internacional; a formação de artistas. Interessa ainda reunir e identificar os pesquisadores envolvidos com esta temática, promovendo um amplo debate entre nós. Espera-se que a realização desta sessão temática possibilite a revisão e a ampliação de conceituações dessas tendências, tanto no Brasil quanto no exterior, bem como o entendimento histórico das diferentes manifestações e a produção de sua visualidade no conjunto dos movimentos artísticos, constituindo resultado concreto das direções e sentidos da História da Arte, no Brasil.
Temas para inscrição de comunicações:
- Poéticas abstratas: questões da matéria e do gesto, problematização da forma e do espaço.
- O discurso crítico e a produção artística abstrata: direções e singularidades.
- Salões, bienais, mostras e arte abstrata no Brasil: sentidos e celebração.
- Poéticas da abstração, fluxo nacional e internacional: referências e incorporações.
- Permanências da arte abstrata: obras, artistas e atualizações.
- A historiografia sobre a arte abstrata no Brasil e no exterior: desenvolvimentos sobre o tema
- Abstracionismos: novas formas e particularidades, mesmas raízes.
|