| Ao
longo dos anos, o Comitê Brasileiro de História da Arte vem propondo em
seus colóquios anuais diferentes recortes temáticos, promovendo debates
e prevendo entrecruzamentos, atravessamentos e transversalidades. Após a
celebração de seu cinquentenário em 2022, o CBHA recorre em seu novo
Colóquio à ideia de tecelagem, a fim de propor uma categoria metafórica
para abordar a pesquisa e a escrita da própria história da arte. A
tecelagem consiste, grosso modo, no entrelaçamento ordenado de dois
conjuntos de fios para a construção de um tecido. O primeiro conjunto é
o da urdidura, com fios paralelos no sentido do comprimento do tear.
Depois, vem a trama, passando em sentido transversal pelos fios já
dispostos. . A noção de
urdidura faz alusão, aqui, ao primeiro delineamento metodológico de uma
pesquisa: os arranjos que se estendem para dar direção ao pensamento,
mas que, ao mesmo tempo, estabelecem escolhas metodológicas que
servirão para a construção do discurso historiográfico artístico, como
se fossem andaimes. A partir desse mote, o Colóquio quer evidenciar os
princípios fundamentais que orientam o feixe intelectual que conduz
nossas investigações no campo da história da arte e seus diferentes
encontros disciplinares. . Essa
noção tem como intenção que propositoras e propositores coloquem em
debate a reflexão sobre como desenhamos e construímos nossas próprias
pesquisas – antes ainda de sua trama e sua tecitura –, evidenciando
também como se estruturam as disposições discursivas. Para tal,
indica-se abaixo um conjunto de eixos temáticos com a finalidade de
orientar o alinhamento das proposições de comunicações e pôsteres a
serem submetidas para apresentação no 43º Colóquio do CBHA: .
1. Objetos de pesquisa: como são eleitos os objetos a serem investigados: motivações, referências, processos de escolha. . 2. Métodos: como são construídas as definições metodológicas e as adoções de conceitos direcionadores. . 3.
A construção da pesquisa: a materialidade do próprio processo de
construção da investigação e sua contribuição à História da Arte como
disciplina. . 4. A urdidura da pesquisa: como se constitui o problema de pesquisa, sua arquitetura, sua contextura e sua teia. . 5. A .pesquisa em si: apresentação de investigações em andamento.
. Comissão de Organização do 43º Colóquio do CBHA . Vera Pugliese (UnB) – Presidente . Daniela Kern (UFRGS) . Eduardo Veras (UFRGS) . Ivair Reinaldim (UFRJ) . Letícia Squeff (UNIFESP) . Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF) . Martinho Alves da Costa Júnior (UFJF) . Raquel Quinet Pifano (UFJF) . Renata Caetano (UFJF) . Renata Zago (UFJF)
|