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Anais.
 
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Ao longo dos anos, o Comitê Brasileiro de História da Arte vem propondo em seus colóquios anuais diferentes recortes temáticos, promovendo debates e prevendo entrecruzamentos, atravessamentos e transversalidades. Após a celebração de seu cinquentenário em 2022, o CBHA recorre em seu novo Colóquio à ideia de tecelagem, a fim de propor uma categoria metafórica para abordar a pesquisa e a escrita da própria história da arte. A tecelagem consiste, grosso modo, no entrelaçamento ordenado de dois conjuntos de fios para a construção de um tecido. O primeiro conjunto é o da urdidura, com fios paralelos no sentido do comprimento do tear. Depois, vem a trama, passando em sentido transversal pelos fios já dispostos.
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A noção de urdidura faz alusão, aqui, ao primeiro delineamento metodológico de uma pesquisa: os arranjos que se estendem para dar direção ao pensamento, mas que, ao mesmo tempo, estabelecem escolhas metodológicas que servirão para a construção do discurso historiográfico artístico, como se fossem andaimes. A partir desse mote, o Colóquio quer evidenciar os princípios fundamentais que orientam o feixe intelectual que conduz nossas investigações no campo da história da arte e seus diferentes encontros disciplinares.
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Essa noção tem como intenção que propositoras e propositores coloquem em debate a reflexão sobre como desenhamos e construímos nossas próprias pesquisas – antes ainda de sua trama e sua tecitura –, evidenciando também como se estruturam as disposições discursivas. Para tal, indica-se abaixo um conjunto de eixos temáticos com a finalidade de orientar o alinhamento das proposições de comunicações e pôsteres a serem submetidas para apresentação no 43º Colóquio do CBHA:
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1. Objetos de pesquisa: como são eleitos os objetos a serem investigados: motivações, referências, processos de escolha.
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2. Métodos: como são construídas as definições metodológicas e as adoções de conceitos direcionadores.
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3. A construção da pesquisa: a materialidade do próprio processo de construção da investigação e sua contribuição à História da Arte como disciplina.
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4. A urdidura da pesquisa: como se constitui o problema de pesquisa, sua arquitetura, sua contextura e sua teia.
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5. A .pesquisa em si: apresentação de investigações em andamento.
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Comissão de Organização do 43º Colóquio do CBHA
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Vera Pugliese (UnB) – Presidente
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Daniela Kern (UFRGS)
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Eduardo Veras (UFRGS)
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Ivair Reinaldim (UFRJ)
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Letícia Squeff (UNIFESP)
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Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF)
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Martinho Alves da Costa Júnior (UFJF)
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Raquel Quinet Pifano (UFJF)
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Renata Caetano (UFJF)
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Renata Zago (UFJF)