CBHA
 
 
   
   

 
INICIAL
Programação
Caderno.de.Resumos
Edital
Retificação do Cronograma 1
Retificação do Cronograma 2
Convocatoria de Ponencias
Sessões Temáticas
Inscrições
Sobre a imagem
ANAIS
 
   .
  Sessão Temática 3 - CENSURA NAS ARTES VISUAIS: SOB QUE MÁSCARA RETORNARÁ O RECALCADO?
Coordenadoras/es: Alexandre Santos (UFRGS/CBHA), Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA), Neiva Bohns (UFPel/CBHA) e Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA)
..
 
Ementa: Nas artes visuais, os dispositivos de legitimação validados ao longo dos anos garantem os vínculos de indivíduos e instituições a um campo de conhecimento cada vez mais amplo e diluído, que continua se expandindo, sujeito a grandes transformações. Embora os principais centros de investigação artística do mundo, especialmente no meio acadêmico, mantenham-se altamente produtivos, situações de censura a exposições de artes visuais, obras, textos e ações artísticas, não raras vezes por critérios exógenos ao campo das artes, se tornaram frequentes nos últimos tempos em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
.
Tomado de empréstimo da psicanálise freudiana, o termo “recalcado”, que utilizamos no título, inspirado num poema de Wally Salomão, refere-se ao conjunto de desejos reprimidos; mas também pode ser compreendido, no sentido prático, como apagamento e silenciamento, ativado pelas instâncias de poder, quando se torna iminente a ameaça de desestruturação dos parâmetros de conduta vigentes. Contrariando os processos de exclusão, muitas vezes institucionais, torna-se premente formular estratégias de recuperação dos elementos perdidos, anulados ou escondidos pelas práticas proibitivas e arbitrárias, capazes de fornecer informações essenciais para a compreensão das sociedades do passado e do presente.
.
Esta sessão temática propõe-se a apresentar e discutir lacunas historiográficas, assim como suas formas de superação, decorrentes de ausências, inoperâncias, impedimentos, proibições e censuras por motivos políticos, sociais, ideológicos, administrativos, burocráticos, religiosos, morais, étnicos, e até mesmo baseadas em concepções artísticas anacrônicas. Sugerimos, como principais linhas de reflexão, as seguintes subtemáticas, a serem tratadas a partir da observação da realidade:
.
 Condições para as manifestações de censura nas artes visuais;
 O enfraquecimento da crítica especializada de artes visuais e a expansão dos atos de censura arbitrária;
 Consequências da censura para a produção de pensamento sobre arte;
 Obras de arte, exposições e processos de censura;
 Estratégias de negociação e processos democráticos no combate à censura.
.
Serão aceitos trabalhos que se enquadrem nas propostas acima apresentadas, no campo da história, teoria e crítica das artes visuais, e que atendam às normas do edital do 44º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.