|
Ementa:
Nas artes visuais, os dispositivos de legitimação validados ao longo
dos anos garantem os vínculos de indivíduos e instituições a um campo
de conhecimento cada vez mais amplo e diluído, que continua se
expandindo, sujeito a grandes transformações. Embora os principais
centros de investigação artística do mundo, especialmente no meio
acadêmico, mantenham-se altamente produtivos, situações de censura a
exposições de artes visuais, obras, textos e ações artísticas, não
raras vezes por critérios exógenos ao campo das artes, se tornaram
frequentes nos últimos tempos em várias partes do mundo, inclusive no
Brasil. . Tomado de
empréstimo da psicanálise freudiana, o termo “recalcado”, que
utilizamos no título, inspirado num poema de Wally Salomão, refere-se
ao conjunto de desejos reprimidos; mas também pode ser compreendido, no
sentido prático, como apagamento e silenciamento, ativado pelas
instâncias de poder, quando se torna iminente a ameaça de
desestruturação dos parâmetros de conduta vigentes. Contrariando os
processos de exclusão, muitas vezes institucionais, torna-se premente
formular estratégias de recuperação dos elementos perdidos, anulados ou
escondidos pelas práticas proibitivas e arbitrárias, capazes de
fornecer informações essenciais para a compreensão das sociedades do
passado e do presente. . Esta
sessão temática propõe-se a apresentar e discutir lacunas
historiográficas, assim como suas formas de superação, decorrentes de
ausências, inoperâncias, impedimentos, proibições e censuras por
motivos políticos, sociais, ideológicos, administrativos, burocráticos,
religiosos, morais, étnicos, e até mesmo baseadas em concepções
artísticas anacrônicas. Sugerimos, como principais linhas de reflexão,
as seguintes subtemáticas, a serem tratadas a partir da observação da
realidade: . • Condições para as manifestações de censura nas artes visuais; • O enfraquecimento da crítica especializada de artes visuais e a expansão dos atos de censura arbitrária; • Consequências da censura para a produção de pensamento sobre arte; • Obras de arte, exposições e processos de censura; • Estratégias de negociação e processos democráticos no combate à censura. . Serão
aceitos trabalhos que se enquadrem nas propostas acima apresentadas, no
campo da história, teoria e crítica das artes visuais, e que atendam às
normas do edital do 44º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da
Arte.
|