contato
informes
informes
eventos divulgação
documentação
estatuto cbha
ata de fundação
atas de assembléias
membros
listagem de membros
candidatura novos membros
indicação membros honorários
publicações
colóquios
colóquio atual
colóquios anteriores
diretoria
diretoria atual
gestões anteriores
apresentação
Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - 2010
Página Inicial
Edital
Introdução
Palestras
Sessões temáticas
Comunicações
Programação
Boletins informativos
Anais arquivo completo
Resumos
Fichas
Créditos
Trânsitos entre criação, crítica e história da arte
Altamir Moreira
Didi-Huberman: Reflexões sobre a Síntese e o Sintoma na Teoria da Arte
Ana Cândida de Avelar
Uma fisionomia da Semana de Arte Moderna: o Retrato de Lourival Gomes Machado
Ana Maria Pimenta Hoffmann
Geraldo Ferraz: jornalismo cultural, crítica literária, crítica de arte e literatura
Ana Maria Tavares Cavalcanti
Eliseu Visconti, a história da arte no Brasil e o discurso crítico entre 1901 e 1967
Angela Grando
Por uma abstração construída: fluxos da obra (1948/1958)
Márcio Pizarro Noronha e Cíntia Guimarães Santos Sousa
Arquivo memória e espacialidade no estudo da obra de Paulo Bruscky
Eduardo Ferreira Veras
Enunciados imperativos em Cildo Meireles: deslocamentos da criação e do autor
Elena O´Neill
Forma e espaço: diálogo entre Frank Lloyd Wright e Gordon Matta-Clark
Fernanda Pequeno da Silva e Marina Pereira de Menezes
Fluxos na obra e trajetória de Antonio Dias
Juliana Gisi Martins de Almeida
O texto de artista na arte conceitual: aproximações discursivas
Lilian Maus Junqueira
Escritos de artista e os arquivos em transformação
Luciene Lehmkuhl
Revolução plástica na arte brasileira: textos de Flexa Ribeiro na Ilustração Brasileira
Luís Edegar de Oliveira Costa
Relações entre a historiografia da arte no brasil e arte contemporânea brasileira
Marcelo Gustavo Lima de Campos
Conceitualismo cordial: arte brasileira na coleção João Satamini/MAC-Niterói.
Maria Angélica Melendi
Estética ou cosmética? A arte abjeta de Nicola Constantino
Maria de Fátima Morethy Couto
Vanguarda e subdesenvolvimento ou a arte da guerrilha e o artista como guerrilheiro
Maria Luisa Luz Tavora
A produção de sentidos para o informalismo: a crítica de arte e a gravura (1950/60)
Mariela Brazón Hernández
Reinterpretando Soto: conceitos e métodos da ciência no estudo da arte cinética
Marilice Villeroy Corona
Pintura e Documentos de Trabalho: considerações sobre uma relação dinâmica
Mônica Zielinsky
Arquivos de artistas. Interfaces entre criação, crítica e história da arte
Patricia Dias Guimarães
Poesia, crítica & história no Programa em Progresso de Hélio Oiticica
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
Uma análise histórica do boicote à Bienal de São Paulo de 1969
Rosângela Miranda Cherem
Persistências formais e alterações modernistas nas pinturas latino- americanas.
Sandra Makowiecky
Academicismo e modernismo em Santa Catarina.
Silvana Boone
Arte computacional e sua contextualização no museu do século XXI
Silvia Miranda Meira
Trânsitos entre a criação, a crítica e a história da arte na contemporâneidade
Vinicius Oliveira Godoy
Arquivos da arte: entre a subjetividade e a objetividade históricas
Yacy-Ara Froner Gonçalves
Estruturalismo: por um sistema de significações do sensível