|
|
|
|
|
|
|
|
Sessão 1
- ARTE E VIOLÊNCIAS
Coordenação: Camila Dazzi (CEFET-RJ/CBHA), Fernanda Pequeno (UERJ/CBHA) e Niura A. Legramante Ribeiro (UFRGS/CBHA) |
|
|
. |
|
|
. |
|
|
MESA 1 – Quarta-feira: 24/11/2021 - 9h/11h |
|
|
. |
|
|
CARLA GUAGLIARDI: A DELICADEZA COMO FORÇA POÉTICA Fernanda Pequeno (Professora Doutora - UERJ/CBHA) CORPOS GROTESCOS E MARGINALIZADOS: O FRANKENSTEIN CONTEMPORÂNEO DE PATRICIA PICCININI Yasmin Pol da Rosa (Mestre-UFRGS/Professora de Arte-Rede Privada, Porto Alegre)
O INDELÉVEL INFORME DO MAL Munir Klamt Souza (Professor Doutor-UFRGS); Laura Borsa Cattani (Doutora-UFRGS/Profa. substituta - UFPel)
O ILUSIONISMO TRAUMÁTICO EM MAGDALENA ABAKANOWICZ: A MULTIDÃO SEM ROSTOS Camila Nader Martins (Mestranda/Especialização-UNICAMP) |
| | . |
|
|
. |
|
|
. |
|
|
MESA 2 – Quarta-feira: 24/11/2021 – 14h/16h |
|
|
. |
|
|
ASFIXIAS DA VIOLÊNCIA HISTÓRICA NA GEOGRAFIA DE UMA CIDADE. AS DENÚNCIAS DE UMA ARTISTA Mônica Zielinsky (Professora Doutora-UFRGS/CBHA)
OS CORPOS E A OBRA: PERFORMANCE SOB AS SOMBRAS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL Vivian Horta (Doutoranda/Museus Castro Maya - IBRAM)
O FAZER ESCULTÓRICO COMO METÁFORA DA VIOLÊNCIA EM MARÍA ELVIRA ESCALLÓN E DORIS SALCEDO Ricardo Henrique Ayres Alves (Professor Doutor/ Docente UNESPAR)
DORIS SALCEDO: MEMÓRIAS DA VIOLÊNCIA POLÍTICA Rafaela Alves Fernandes (Mestranda/Professora de Arte da Rede Pública, São Paulo)
|
| | . |
|
|
. |
| | . |
|
|
MESA 3 – Quarta-feira: 24/11/2021 – 17h/19h
|
| | . |
|
|
BUMERANGUES DA MEMÓRIA, OU DE SEUS APAGAMENTOS, NA ARTE NO BRASIL Fernanda Bernardes Albertoni (Pós-doutoranda/Doutora-UFRJ)
ÉDER OLIVEIRA E A FACE DA VIOLÊNCIA Ademilton Azevedo de Arruda Júnior (Mestrando/Graduado-UNAMA)
“FODA-SE SUA CRENÇA”: ARTIVISMO TRAVESTI E DISCURSOS DE ÓDIO Manoel Flavio Cheles da Silva (Mestre-CEFET-RJ)
DO AFRO-ATLÂNTICO AO TRANSESTÉTICO: POÉTICAS DA VIOLÊNCIA EM JEAN-MICHEL BASQUIAT Hélio Ricardo Rainho (Doutorando/Mestre-FGV)
|
| | . |
|
|
|
|
|
|
|
|
MESA 4 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 9h/11h |
| | |
|
|
O ILU NÃO BATE MAIS: A IMAGEM DO SILÊNCIO, A MEMÓRIA DO HORROR Anderson Almeida (Doutor-UFRGS)
“NADA PAROU QUEM SOMOS”: ARTISTAS INDÍGENAS E A NARRATIVA DA RESISTÊNCIA POR MEIO DA PERFORMANCE Bianca Andrade Tinoco (Doutoranda/Mestre-UNB) DAS AVÓS: ROSANA PAULINO E A APROPRIAÇÃO FOTOGRÁFICA DOS ARQUIVOS DA ESCRAVIDÃO Maíra Vieira de Paula (Doutoranda/Mestre-USP) |
| | . |
|
|
|
|
|
|
|
|
MESA 5 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 14h/16h |
|
|
|
|
|
PROCESSOS CURATORIAIS, INSTITUCIONALIDADES E A VIOLÊNCIA “NEM TÃO SIMBÓLICA ASSIM” Ana Maria Albani de Carvalho (Professora Doutora-UFRGS/CBHA)
ATIVISMOS CURATORIAIS E OS EPISTEMICÍDIOS DA HISTÓRIA DA ARTE Marco Antônio Vieira (Professor Doutor-UEL/UNIBH)
O BOICOTE À BIENAL DE SÃO PAULO EM 1969: UM PROTESTO DUPLAMENTE COMBATIDO Caroline Saut Schroeder (Doutora-UDESC/Pesquisadora independente)
AQUILO QUE ERA PEDRA, SANGROU: O MONUMENTO ÀS BANDEIRAS, DE VICTOR BRECHERET Thais Chang Waldman (Doutora-USP/Pesquisadora Museu Paulista) |
| | . |
|
|
|
|
|
|
|
|
MESA 6 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 17h/19h |
|
|
|
|
|
‘LA PRISE DE LA SMALAH D'ABD-EL-KADER’ DE HORACE VERNET E A REALIDADE SOMBRIA DA CAMPANHA FRANCESA NA ARGÉLIA (1840) Camila Carneiro Dazzi (Profesora Doutora-CEFET-RJ/CBHA)
ICONOGRAFIA POLÍTICA NA ASSÍRIA: ENTRE REMEMORAÇÃO E ICONOCLASMO Katia Maria Paim Pozzer (Profesora Doutora-UFRGS)
COLONIALISMO E ORIENTALISMO NAS FOTOGRAFIAS DE SHADI GHADIRIAN Danilo Alberto Gonzaga Piermatei (Mestrando/Graduado-UNB)
BÁRBARA DIVERSÃO: A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA NA TAUROMAQUIA DE GOYA Érica Boccardo Burini (Mestranda/Graduada-UNICAMP) |
| | . |
|
|
|
|
|
|
|
|
MESA 7 – Sexta-feira: 26/11/2021 – 9h/11h |
| | . |
|
|
AUTORRETRATOS FOTOGRÁFICOS: TENSIONAMENTOS COM OS CÓDIGOS IDEALIZADORES DO CORPO FEMININO Niura A. Legramante Ribeiro (Professora Doutora-UFRGS/CBHA)
UM OLHAR SOBRE SI: O ATO PERFORMATIVO DE PINTORAS EM SEUS AUTORRETRATOS DA RENASCENÇA ATÉ SECULO XVIII Stephanie Dahn Batista (Professora Doutora-UFPR)
AUSÊNCIA DAS MULHERES ARTISTAS NA HISTÓRIA DA ARTE: VIOLÊNCIA E APAGAMENTO IDENTITÁRIO Silvana Boone (Professora Doutora-UCS) |
| | . |
|
|
|
|
|
. |
|
|
MESA 8 – Sexta-feira: 26/11/2021 – 14h/16h |
| | . |
|
|
O CORPO PERFORMÁTICO COMO DESESTABILIZADOR DE OPRESSÕES Mariane Beline Tavares (Doutora-USP) A MULHER ARTISTA É UMA DEGENERADA: MODERNIDADE E IDA MALY CONTRA O OVO DA SERPENTE Thiane Nunes (Doutoranda/Mestre-UFGRS) A APROPRIAÇÃO POR CONTRAPOSIÇÃO EM OBRAS DE VERA CHAVES BARCELLOS E BERTOLT BRECHT Yuri Alexander Figueiredo Flores Machado (Mestrando- UFRGS/Fundação Vera Barcellos)
O ABORTO DE VENUS”: ANCESTRALIDADE, VIOLÊNCIA E RESILIÊNCIA NA OBRA DE ANITA EKMAN Claudia Mattos Avolese (Professora Doutora-UNICAMP/CBHA. Presidente do CIHA) |
| | . |
|
|
|
|
|
.
|
|
|
MESA 9 – Sexta-feira: 26/11/2021 – 17h/19h
|
| | . |
|
|
PARA ALÉM DO PARADIGMA SHOAH: CINEMA, IMAGEM E TESTEMUNHO NA FILMOGRAFIA DE RITHY PANH Rodrigo Montero (Doutor-UFRGS)
HARUN FAROCKI: SOBRE A CONDIÇÃO DA IMAGEM E DO HUMANO FRENTE À SIMULAÇÃO José Lucas Albuquerque da Silva (Mestrando-UERJ)
IMPRESSÕES DA VIOLÊNCIA: A GRAVURA DE ALBRECHT DÜRER NO CINEMA DE ANDREI TARKÓVSKI Driciele Glaucimara Custódio Ribeiro de Souza (Mestre-USP)
ESTÉTICA, ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O HOMO SACER DE GIORGIO AGAMBEN E O SHOAH André Arçari (Doutorando-UFRJ/Pesquisador independente) |
| | . |