CBHA
 
 
   
   

 
INICIAL
Programação
Caderno.de.Resumos
Edital
Sessões Temáticas
Inscrições
Sobre a imagem
ANAIS
 
 
 
 
 
 
 
 
   
     
    Sessão 1 - ARTE E VIOLÊNCIAS
Coordenação: Camila Dazzi (CEFET-RJ/CBHA), Fernanda Pequeno (UERJ/CBHA) e Niura A. Legramante Ribeiro (UFRGS/CBHA)
     .
     .
    MESA 1 – Quarta-feira: 24/11/2021 - 9h/11h 
     .
    CARLA GUAGLIARDI: A DELICADEZA COMO FORÇA POÉTICA
Fernanda Pequeno (Professora Doutora - UERJ/CBHA)  
 
CORPOS GROTESCOS E MARGINALIZADOS: O FRANKENSTEIN CONTEMPORÂNEO DE PATRICIA PICCININI   
Yasmin Pol da Rosa (Mestre-UFRGS/Professora de Arte-Rede Privada, Porto Alegre)

O INDELÉVEL INFORME DO MAL  
Munir Klamt Souza (Professor Doutor-UFRGS); Laura Borsa Cattani (Doutora-UFRGS/Profa. substituta - UFPel)

O ILUSIONISMO TRAUMÁTICO EM MAGDALENA ABAKANOWICZ: A MULTIDÃO SEM ROSTOS  
Camila Nader Martins (Mestranda/Especialização-UNICAMP)
.
     .
     .
    MESA 2 – Quarta-feira: 24/11/2021 – 14h/16h 
     .
    ASFIXIAS DA VIOLÊNCIA HISTÓRICA NA GEOGRAFIA DE UMA CIDADE. AS DENÚNCIAS DE UMA ARTISTA
Mônica Zielinsky (Professora Doutora-UFRGS/CBHA)

OS CORPOS E A OBRA: PERFORMANCE SOB AS SOMBRAS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL
Vivian Horta (Doutoranda/Museus Castro Maya - IBRAM)

O FAZER ESCULTÓRICO COMO METÁFORA DA VIOLÊNCIA EM MARÍA ELVIRA ESCALLÓN E DORIS SALCEDO
Ricardo Henrique Ayres Alves (Professor Doutor/ Docente UNESPAR)

DORIS SALCEDO: MEMÓRIAS DA VIOLÊNCIA POLÍTICA
Rafaela Alves Fernandes (Mestranda/Professora de Arte da Rede Pública, São Paulo)
.
    .
.
    MESA 3 – Quarta-feira: 24/11/2021 – 17h/19h
.
    BUMERANGUES DA MEMÓRIA, OU DE SEUS APAGAMENTOS, NA ARTE NO BRASIL
Fernanda Bernardes Albertoni (Pós-doutoranda/Doutora-UFRJ)

ÉDER OLIVEIRA E A FACE DA VIOLÊNCIA
Ademilton Azevedo de Arruda Júnior (Mestrando/Graduado-UNAMA)

“FODA-SE SUA CRENÇA”: ARTIVISMO TRAVESTI E DISCURSOS DE ÓDIO
Manoel Flavio Cheles da Silva (Mestre-CEFET-RJ)

DO AFRO-ATLÂNTICO AO TRANSESTÉTICO: POÉTICAS DA VIOLÊNCIA EM JEAN-MICHEL BASQUIAT
Hélio Ricardo Rainho (Doutorando/Mestre-FGV)
.
     
     
    MESA 4 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 9h/11h 
    O ILU NÃO BATE MAIS: A IMAGEM DO SILÊNCIO, A MEMÓRIA DO HORROR  
Anderson Almeida (Doutor-UFRGS)

“NADA PAROU QUEM SOMOS”: ARTISTAS INDÍGENAS E A NARRATIVA DA RESISTÊNCIA POR MEIO DA PERFORMANCE  
Bianca Andrade Tinoco (Doutoranda/Mestre-UNB)
 
DAS AVÓS: ROSANA PAULINO E A APROPRIAÇÃO FOTOGRÁFICA DOS ARQUIVOS DA ESCRAVIDÃO  
Maíra Vieira de Paula (Doutoranda/Mestre-USP)
.
   
     
    MESA 5 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 14h/16h 
     
    PROCESSOS CURATORIAIS, INSTITUCIONALIDADES E A VIOLÊNCIA “NEM TÃO SIMBÓLICA ASSIM”
Ana Maria Albani de Carvalho (Professora Doutora-UFRGS/CBHA)

ATIVISMOS CURATORIAIS E OS EPISTEMICÍDIOS DA HISTÓRIA DA ARTE
Marco Antônio Vieira (Professor Doutor-UEL/UNIBH)

O BOICOTE À BIENAL DE SÃO PAULO EM 1969:  UM PROTESTO DUPLAMENTE COMBATIDO
Caroline Saut Schroeder (Doutora-UDESC/Pesquisadora independente)

AQUILO QUE ERA PEDRA, SANGROU: O MONUMENTO ÀS BANDEIRAS, DE VICTOR BRECHERET
Thais Chang Waldman (Doutora-USP/Pesquisadora Museu Paulista)
.
     
     
    MESA 6 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 17h/19h 
     
    ‘LA PRISE DE LA SMALAH D'ABD-EL-KADER’ DE HORACE VERNET E A REALIDADE SOMBRIA DA CAMPANHA FRANCESA NA ARGÉLIA (1840)
Camila Carneiro Dazzi (Profesora Doutora-CEFET-RJ/CBHA)

ICONOGRAFIA POLÍTICA NA ASSÍRIA: ENTRE REMEMORAÇÃO E ICONOCLASMO  
Katia Maria Paim Pozzer (Profesora Doutora-UFRGS)

COLONIALISMO E ORIENTALISMO NAS FOTOGRAFIAS DE SHADI GHADIRIAN
Danilo Alberto Gonzaga Piermatei (Mestrando/Graduado-UNB)

BÁRBARA DIVERSÃO: A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA NA TAUROMAQUIA DE GOYA
Érica Boccardo Burini (Mestranda/Graduada-UNICAMP)
.
     
     
    MESA 7 – Sexta-feira: 26/11/2021 – 9h/11h
.
    AUTORRETRATOS FOTOGRÁFICOS: TENSIONAMENTOS COM OS CÓDIGOS IDEALIZADORES DO CORPO FEMININO
Niura A. Legramante Ribeiro (Professora Doutora-UFRGS/CBHA)

UM OLHAR SOBRE SI: O ATO PERFORMATIVO DE PINTORAS EM SEUS AUTORRETRATOS DA RENASCENÇA ATÉ SECULO XVIII
Stephanie Dahn Batista (Professora Doutora-UFPR)

AUSÊNCIA DAS MULHERES ARTISTAS NA HISTÓRIA DA ARTE:  VIOLÊNCIA E APAGAMENTO IDENTITÁRIO
Silvana Boone (Professora Doutora-UCS)
.
     
     .
    MESA 8 – Sexta-feira: 26/11/2021 – 14h/16h
.
    O CORPO PERFORMÁTICO COMO DESESTABILIZADOR DE OPRESSÕES  
Mariane Beline Tavares (Doutora-USP)
 
A MULHER ARTISTA É UMA DEGENERADA:  MODERNIDADE E IDA MALY CONTRA O OVO DA SERPENTE  
Thiane Nunes (Doutoranda/Mestre-UFGRS)
 
A APROPRIAÇÃO POR CONTRAPOSIÇÃO EM OBRAS DE VERA CHAVES BARCELLOS E BERTOLT BRECHT
Yuri Alexander Figueiredo Flores Machado (Mestrando- UFRGS/Fundação Vera Barcellos)

O ABORTO DE VENUS”: ANCESTRALIDADE, VIOLÊNCIA E RESILIÊNCIA NA OBRA DE ANITA EKMAN  
Claudia Mattos Avolese (Professora Doutora-UNICAMP/CBHA. Presidente do CIHA)
.
     
    .
    MESA 9 – Sexta-feira: 26/11/2021 – 17h/19h
.
    PARA ALÉM DO PARADIGMA SHOAH: CINEMA, IMAGEM E TESTEMUNHO NA
FILMOGRAFIA DE RITHY PANH
Rodrigo Montero (Doutor-UFRGS)

HARUN FAROCKI: SOBRE A CONDIÇÃO DA IMAGEM E DO HUMANO FRENTE À SIMULAÇÃO
José Lucas Albuquerque da Silva (Mestrando-UERJ)

IMPRESSÕES DA VIOLÊNCIA: A GRAVURA DE ALBRECHT DÜRER NO CINEMA DE ANDREI TARKÓVSKI
Driciele Glaucimara Custódio Ribeiro de Souza (Mestre-USP)

ESTÉTICA, ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O HOMO SACER DE GIORGIO AGAMBEN E O SHOAH
André Arçari (Doutorando-UFRJ/Pesquisador independente)
.