|
|
|
|
|
|
|
|
Sessão 4
- ICONOGRAFIAS POLÍTICAS
Coordenação:
Arthur Valle (UFRRJ/CBHA), Fernanda Pitta (PinacotecaSP/CBHA), Paulo
César Ribeiro Gomes (UFRGS/CBHA) e Vera Pugliese (UNB/CBHA) |
|
|
. |
|
|
. |
|
|
MESA 1 – Quarta-feira: 24/11/2021 - 9h/11h |
|
|
. |
|
|
A
ICONOGRAFIA NAS REPRESENTAÇÕES DE ELIZABETH I: A CONSTRUÇÃO DA
IMAGEM REAL ATRAVÉS DA TRANSPOSIÇÃO DE TEMAS E DOS SÍMBOLOS Lucas Olles (Mestrando/Bacharel-PUC-SP)
UMA TEODOLINDA PARA CHAMAR DE MINHA: DOS VISCONTI PARA A IMAGEM PAN-EUROPEIA Flavia Galli Tatsch (Professora Doutora-UNIFESP)
APOCALIPSE NO BRASIL: JAIR BOLSONARO E IMAGENS DO FIM DOS TEMPOS Arthur Valle (Professor Doutor-UFRRJ/CBHA)
O PALHAÇO E O PRESIDENTE: TROCAS ENTRE POLÍTICA E ARTE Pedro Ernesto Freitas Lima (Professor Doutor-UNESPAR) |
| | . |
|
|
. |
|
|
. |
|
|
MESA 2 – Quarta-feira: 24/11/2021 – 14h/16h |
|
|
. |
|
|
CONTRA A NEUTRALIDADE: O GÊNIO DA VITÓRIA E O PATHOS DO VENCEDOR Renato Menezes Ramos (Doutorando/Mestre-UNICAMP)
A ANTIGUIDADE COMO PRESENÇA E SOBREVIVÊNCIA: O PÁTHOS TRIUNFAL DO PALÁCIO TIRADENTES Douglas de Souza Liborio (Mestrando - UFF)
RESSUSCITANDO O VELHO MUNDO EM IMAGENS: A RECEPÇÃO DA RESSURREIÇÃO KINNAIRD NO BRASIL Patricia Dalcanale Meneses (Professora Doutora-UNICAMP/CBHA)
ESTRATEGIAS DE VISIBILIZACIÓN: AS POÉTICAS DE VOLUSPA JARPA Ramsés Albertoni Barbosa (Doutorando/Mestre-UFJF)
|
| | . |
|
|
. |
| | . |
|
|
MESA 3 – Quarta-feira: 24/11/2021 – 17h/19h
|
| | . |
|
|
DE PADRES REVOLUCIONÁRIOS A CIRURGIÕES DESENHISTAS: as luzes sombrias do século XIX Renato Palumbo Dória (Professor Doutor-UFU/CBHA)
DE ANTONIL A PORTINARI: REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE CORPOS NEGROS Rosemeri Maria da Conceição (Doutoranda/Mestre-USP)
A MÃO DO POVO BRASILEIRO (1969): DIÁLOGOS ENTRE LINA BO BARDI E ANTONIO GRAMSCI Vitor Henrique Brito Gomes (Mestrando-UFRJ)
NACIONAL ORQUESTRADO: IMAGENS DE CARLOS GOMES NA EMERGÊNCIA DA REPÚBLICA Fanny Tamisa Lopes (Doutoranda/Mestre-UNICAMP) |
| | . |
|
|
|
|
|
|
|
|
MESA 4 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 9h/11h |
| | |
|
|
OS ESTADOS UNIDOS NAS PRIMEIRAS BIENAIS DE SÃO PAULO: TRANSCENDENDO CONEXÕES PESSOAIS Dária Jaremtchuk (Professora Doutora-USP/CBHA)
A MINIMAL ART E A POLÍTICA DE DIPLOMACIA CULTURAL ESTADUNIDENSE NOS ANOS 1960 Guilherme Moreira Santos (Doutorando/Mestre-UnB)
DUAS FACES DO ITAMARATY: ARTES, POLÍTICAS E O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Breno Marques Ribeiro de Faria (Doutorando/Mestre-USP)
OS POSTERS POLÍTICOS DE RUPERT GARCÍA Mauricio Barros de Castro (Professor Doutor-UERJ) |
| | . |
|
|
|
|
|
|
|
|
MESA 5 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 14h/16h |
|
|
|
|
|
“QUASE-ORAÇÃO” E A EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO COLETIVO ENQUANTO MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA Luís Edegar de Oliveira Costa (Professor Doutor-UFRGS/CBHA)
MITO ILUSÓRIO, ENCARNAÇÃO E IMAGEM-SACRIFÍCIO NA BUSCA POR UMA ICONOGRAFIA POLÍTICA Reginaldo da Rocha Leite (Professor Doutor-UERJ)
O MARTÍRIO CÍVICO DE JOANA ANGÉLICA: EPITÁFIO DE UMA PINTURA DE FIRMINO MONTEIRO (1886-88) Nathan Gomes (Mestrando-USP)
TIRADENTES E OS PICA-PAUS Paulo César Ribeiro Gomes (Professor Doutor-UFRGS/CBHA) |
| | . |
|
|
|
|
|
|
|
|
MESA 6 – Quinta-feira: 25/11/2021 – 17h/19h |
|
|
|
|
|
OBJETOS DE TORTURA, COISAS PERTURBADORAS: A ARTE DO ABJETO E OS ARTIFÍCIOS DA DOR Marize Malta Teixeira (Professora Doutora-UFRJ/CBHA)
IMAGEM, ORNATO E PODER: COMO OPERAM OS SIGNOS DE AUTORIDADE EM MÓVEIS HISTORICISTAS? Lucas Elber de Souza Cavalcanti (Mestrando-UFRJ)
AS FORMAS E OS GRITOS DOS LIVROS DE ARTUR BARRIO, MARCELO BRODSKY E MARTA MÍNUJUM Daniela Queiroz Campos (Professora Doutora-UFSC)
SÃO PAULO ENTRE CONSUMO E DISTOPIA: ASPECTOS PARA UMA ICONOLOGIA POLÍTICA E ECOLÓGICA Jens Baumgarten (Professor Doutor-UNIFESP/CBHA) |
| | . |
|
|
|
|
|
|
|
|
MESA 7 – Sexta-feira: 26/11/2021 – 9h/11h |
| | . |
|
|
A
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS E A IGREJA DE SANTO
ANTÔNIO: DOIS CASOS DA EXPRESSÃO DO ESTILO BARROCO EM NATAL (RN) Fabiola Cristina Alves (Professora Doutora-UFRN)
JORGE OTEIZA: O CASO DA BASÍLICA DE ARÁNZAZU Lucas Procópio de Oliveira Tolotti (Doutorando/Mestre-USP)
IRMÃ CORITA, ARTE, ATIVISMO E FÉ COMO INSTRUMENTOS Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira (Professor Doutor-UFRGS/CBHA)
ANICONISMO REVISITADO: OS NEOPENTECOSTAIS E A DESTRUIÇÃO DE IMAGENS CATÓLICAS Clara Habib de Salles Abreu (Doutora-UERJ) |
| | . |
|
|
|
|
|
. |
|
|
MESA 8 – Sexta-feira: 26/11/2021 – 14h/16h |
| | . |
|
|
ANITA GARIBALDI EM BELO HORIZONTE: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM DISPUTA Rita Lages Rodrigues (Professora Doutora.-UFMG/CBHA)
FEMINISMOS
BRASILEIROS E IMAGENS DE SI: APROPRIAÇÃO DA OBRA “A LIBERDADE GUIANDO O
POVO” DE EUGENE DELACROIX (1830) Isabela Marques Fuchs (Doutoranda-UFSC)
SOB A LUZ DA ARTE AMAZÔNICA Daniella Crespim Villalta (Doutora-UFRJ)
UM JOGO DE GATO E RATO. ARTE E RESISTÊNCIA NAS GRAVURAS DE F. BRENNAND PARA P. FREIRE José Bezerra de Brito Neto (Professor Doutor-UFAPE) |
| | . |
|
|
|
|
|
.
|
|
|
MESA 9 – Sexta-feira: 26/11/2021 – 17h/19h
|
| | . |
|
|
A LINGUAGEM MONUMENTAL EM BRECHERET Andrea Augusto Ronqui (Doutoranda/Mestre-USP)
MONUMENTO ÀS BANDEIRAS: ICONOGRAFIAS POLÍTICAS, INTERVENÇÕES E IDENTIDADES EM DISPUTA Ana de Gusmão Mannarino (Professora Doutora-UFRJ)
SOMBRAS ICONOCLASTAS: ESTRATÉGIAS DE REVISÃO DE MONUMENTOS EM OBRAS DE REGINA SILVEIRA Marco Túlio Lustosa de Alencar (Mestre-UnB)
REFLEXÕES SOBRE O MONUMENTAL A PARTIR DA OBRA DE NELSON FELIX Gabriela Kremer da Motta (Professora Doutora-UFPEL) |
| | . |
|
|
|
| | . |
|
|
MESA 10 – Sábado: 27/11/2021 – 9h/11h |
| | . |
|
|
FEDE VOLONTÀ VITTORIA: A PROPAGANDA FASCISTA NA GRANDE EXPOSIÇÃO DE SÃO PAULO (1937) Fernanda Marinho (Doutora/Bibliotheca Hertziana)
MASSIMO CAMPIGLI E A CULTURA MATERIAL ETRUSCA SOB O REGIME FASCISTA Renata Dias Ferraretto Moura Rocco (Doutora-USP)
A ARTE ITALIANA SOB FASCISMO A PARTIR DA CRÍTICA DE MÁRIO PEDROSA Rodrigo Vicente Rodrigues (Mestrando-USP)
ICONOGRAFIA POLÍTICA ENTRE MONUMENTOS E SELOS AÉREOS DO BRASIL NOS ANOS 1920 Vera Pugliese (Professora Doutora-UnB/CBHA) |
|
|
|