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Sessão 1
- A CRÍTICA E A HISTÓRIA DA ARTE NA CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS HISTORIOGRÁFICOS Coordenação: Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA), Sandra Makowieky (UDESC/CBHA) e Lisbeth Rebollo Gonçalves (USP/CBHA) |
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Ementa: Na contemporaneidade, as
práticas da crítica de arte estão estreitamente relacionadas com os
processos curatoriais e até mesmo museográficos, que trazem
continuamente novas contribuições ao meio artístico. Dito de outra
maneira, as exposições de arte, concebidas e produzidas a partir de
parâmetros críticos, estão interferindo vivamente na construção dos
novos discursos historiográficos. Tal constatação fica evidente quando
analisamos as recentes exposições de artes visuais que recuperam obras
de arte esquecidas, recolocando-as na pauta de discussão. Também se
pode observar que certas temáticas passaram a ocupar o centro da cena
artística, a partir das provocações lançadas pelos(as) críticos(as) e
curadores(as). Em suma, é o pensamento crítico, vinculado ou não a
determinadas correntes de pensamento, que impulsiona essas renovações,
atingindo a historiografia da arte emergente. Com a indiscutível
proximidade entre os papéis do historiador, do crítico e do curador,
algumas experiências recentes ocorridas em museus de arte, têm
provocado fortes reações nos meios acadêmicos, que alteram programas de
cursos e de disciplinas, para atender às novas demandas. Quando o
discurso crítico se associa aos procedimentos historiográficos,
observa-se uma nítida ampliação no repertório da história da arte,
tanto em termos empíricos, quanto epistemológicos. É preciso observar
os diferentes tipos de práticas que resultam no repertório a que
habitualmente classificamos como “teórico”. Ao produzir textos
relevantes sobre fenômenos artísticos, que tragam contribuições
efetivas para o campo de conhecimento, os críticos precisam lidar com
um enorme repertório artístico, histórico e, eventualmente,
tecnológico. É quase artesanal o trabalho de fazer conexões, mostrar o
que não era conhecido, trazer à tona o que estava submerso num mar de
informações e, constantemente atualizar, através das novas miradas e
dos recursos inovadores, as discussões do mundo da arte. A presente
sessão tem como objetivo discutir as estreitas relações entre as
escritas da crítica de arte e da história da arte, nos âmbitos local e
global, levando em consideração, entre outros aspectos prospectivos, os
recursos metodológicos e tecnológicos que podem ser ativados em todas
as fases dos processos produtivos. Serão aceitas as submissões que se
enquadrem nesta proposição, e sigam rigorosamente as determinações do
edital do Colóquio do CBHA, no que se refere a prazos, formatos e
recursos a serem utilizados. |
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