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Sessão 1 A CRÍTICA E A HISTÓRIA DA ARTE NA CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS HISTORIOGRÁFICOS
Coordenação: Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA), Sandra Makowieky (UDESC/CBHA) e Lisbeth Rebollo Gonçalves (USP/CBHA)
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    Ementa: Na contemporaneidade, as práticas da crítica de arte estão estreitamente relacionadas com os processos curatoriais e até mesmo museográficos, que trazem continuamente novas contribuições ao meio artístico. Dito de outra maneira, as exposições de arte, concebidas e produzidas a partir de parâmetros críticos, estão interferindo vivamente na construção dos novos discursos historiográficos. Tal constatação fica evidente quando analisamos as recentes exposições de artes visuais que recuperam obras de arte esquecidas, recolocando-as na pauta de discussão. Também se pode observar que certas temáticas passaram a ocupar o centro da cena artística, a partir das provocações lançadas pelos(as) críticos(as) e curadores(as). Em suma, é o pensamento crítico, vinculado ou não a determinadas correntes de pensamento, que impulsiona essas renovações, atingindo a historiografia da arte emergente. Com a indiscutível proximidade entre os papéis do historiador, do crítico e do curador, algumas experiências recentes ocorridas em museus de arte, têm provocado fortes reações nos meios acadêmicos, que alteram programas de cursos e de disciplinas, para atender às novas demandas. Quando o discurso crítico se associa aos procedimentos historiográficos, observa-se uma nítida ampliação no repertório da história da arte, tanto em termos empíricos, quanto epistemológicos. É preciso observar os diferentes tipos de práticas que resultam no repertório a que habitualmente classificamos como “teórico”. Ao produzir textos relevantes sobre fenômenos artísticos, que tragam contribuições efetivas para o campo de conhecimento, os críticos precisam lidar com um enorme repertório artístico, histórico e, eventualmente, tecnológico. É quase artesanal o trabalho de fazer conexões, mostrar o que não era conhecido, trazer à tona o que estava submerso num mar de informações e, constantemente atualizar, através das novas miradas e dos recursos inovadores, as discussões do mundo da arte. A presente sessão tem como objetivo discutir as estreitas relações entre as escritas da crítica de arte e da história da arte, nos âmbitos local e global, levando em consideração, entre outros aspectos prospectivos, os recursos metodológicos e tecnológicos que podem ser ativados em todas as fases dos processos produtivos. Serão aceitas as submissões que se enquadrem nesta proposição, e sigam rigorosamente as determinações do edital do Colóquio do CBHA, no que se refere a prazos, formatos e recursos a serem utilizados.
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