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Sessão 1
- A CRÍTICA E A HISTÓRIA DA ARTE NA CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS HISTORIOGRÁFICOS
Coordenação: Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA), Sandra Makowieky (UDESC/CBHA) e Lisbeth Rebollo Gonçalves (USP/CBHA) |
| Na contemporaneidade, as
práticas da crítica de arte estão estreitamente relacionadas com os
processos curatoriais e até mesmo museográficos, que trazem
continuamente novas contribuições ao meio artístico. Dito de outra
maneira, as exposições de arte, concebidas e produzidas a partir de
parâmetros críticos, estão interferindo vivamente na construção dos
novos discursos historiográficos. [...] LER MAIS |
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Sessão 2
- ARTE EXPOSTA: INSTITUIÇÕES, PÚBLICOS E HISTÓRIAS DA ARTE
Coordenação: Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP/CBHA), Marize Malta (UFRJ/CBHA) e Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA) |
| Expor arte implica lhe
dar publicidade, interpretar sua posição histórica, desenvolver formas
de inscrever e discutir histórias da(s) arte. Parece-nos inegável que a
exposição, enquanto dispositivo integrante da condição de circulação,
recepção e visibilidade da arte na modernidade e na contemporaneidade,
está intimamente vinculada às estratégias das diferentes interpretações
das artes visuais, pelo menos nos últimos dois séculos. [...] LER MAIS |
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| Sessão 3
- COLONIALISMOS E RESISTÊNCIAS
Coordenação: Camila Carneiro Dazzi (CEFET-RJ/CBHA) e Tamara Quírico (UERJ/CBHA) | | O
colonialismo teve efeitos destrutivos ao longo da história – tanto no
passado como na atualidade – ao colocar em prática mecanismos de
opressão que se associam a ele: o racismo e o terror, o primeiro
utilizado para estabelecer a subumanidade do colonizado, e o segundo
para reprimir e submeter. Ao mesmo tempo, reações de populações
autóctones face aos processos de colonização trouxeram igualmente
resistência e adaptações. [...] LER MAIS | | . | | Sessão 4
- DINÂMICAS DE CONSTRUÇÃO E DESTRUIÇÃO: OS FUTUROS DA ARTE E DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Coordenação:
Vera Beatriz Siqueira (UERJ/CBHA), Maria Berbara (UERJ/CBHA), Paulo
Knauss de Mendonça (UFF/CBHA) e Clara Habib de Salles Abreu (UERJ) | | Em
janeiro passado, um deslizamento de terra destruiu um imóvel histórico
na cidade mineira de Ouro Preto (MG). Em fevereiro, foi a vez das
chuvas em Petrópolis (RJ) ameaçarem perigosamente o Museu Imperial.
Nesses momentos, o tema da destruição do patrimônio cultural alcança
uma repercussão ampla e emocionada, nos fazendo refletir sobre o efeito
de tragédias naturais, que muitas vezes poderiam ter sido evitadas por
políticas públicas, [...] LER MAIS | | . | | Sessão 5
- FUTUROS PRETÉRITOS: FIGURAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA DA ARTE NO BRASIL
Coordenação:
Ivair Junior Reinaldim (UFRJ/CBHA), Fernanda Mendonça Pitta (MAC
USP/CBHA), Paulo César Ribeiro Gomes (UFRGS/CBHA) e Vera Pugliese
(UnB/CBHA) | | A
historiografia da arte no Brasil projetou - e ainda projeta -
diferentes temporalidades, modos narrativos, hierarquizações e
critérios de valorização que, em conjunto, buscam estabelecer direções
para pensarmos a produção visual. Simultaneamente, essa historiografia
é atravessada por problemas, agendas, pautas, marcações e
enquadramentos, a partir de escolhas teórico-metodológicas. [...] LER MAIS | | . | | Sessão 6
- HISTÓRIA DA ARTE EM TEMPO DE DE(S)COLONIALIDADE | | Coordenação:
Rogéria Moreira de Ipanema (UFRJ/CBHA), Dinah de Oliveira (UFRJ/CBHA),
Raquel Quinet Pifano (UFJF/CBHA) e Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA) | | Nos
últimos trinta anos, a arte, a história e a teoria da arte vêm
atravessando o debate que se desenvolveu em torno do pós-colonialismo e
do pós-modernismo - a crise das grandes narrativas -, mas também, em
torno do processo de descolonização, ou decolonialidade, segundo Anibal
Quijano e Walter Mignolo. Desde o fim dos anos 1990, surge a noção de
giro decolonial, definido por Nelson Maldonado-Torres [...] LER MAIS | |
| | Sessão 7
- TRÂNSITOS, DESLOCAMENTOS, CONTEXTOS: ESTRUTURAS, TENSÕES E NARRATIVAS ENTRE O LOCAL E O GLOBAL | | Coordenação: Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA), Bianca Knaak (UFRGS/CBHA) e Marco Antonio Pasqualini de Andrade (UFU/CBHA) | | A
História da Arte surgiu das narrativas sobre artistas notáveis que se
destacaram em suas épocas e circunstâncias, sempre atreladas a juízos
de valor que tanto sobrevalorizavam alguns, tratados como “mestres” e
“gênios”, como estigmatizavam ou ridicularizavam outros, considerados
“sem talento”, “imitadores” ou “medíocres”. As disputas entre Zêuxis e
Apeles expandiram-se para os territórios e cidades, privilegiando
centros como [...] LER MAIS | | |
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