contato
informes
documentação
estatuto cbha
ata de fundação
atas de assembléias
membros
listagem de membros
candidatura novos membros
publicações
colóquios
colóquio atual
colóquios anteriores
diretoria
diretoria atual
gestões anteriores
apresentação
XXXI Colóquio CBHA 2011
[Com/Con] tradições na História da Arte
RESUMOS
CONFERENCISTAS
Las esculturas metálicas de Edgar Negret y sus reinterpretaciones del mundo
Alvaro Medina
Construir la historia
Ariel Jiménez
Arte e internacionalización. Más allá de la antropofagia
Gerardo Mosquera
Historia y arte / arte y memoria
Laura Malosetti Costa
A presença enviesada da obra de Picasso no debate da arte dos anos 1980 à atualidade/
Algumas questões teóricas
Sônia Salzstein Goldberg
COMUNICAÇÕES
Arte Conceitual: Ativismo Político e Marginalidade
Prof.ª Drª. Almerinda da Silva Lopes
Realismo, Classicismo, Latinidade: As Coleções Matarazzo e o Modernismo Italiano dos anos 1930
Prof.ª Dr.ª Ana Gonçalves Magalhães
Artes do Espaço em Tempos de Modernidade Líquida: A Instalação como Problemática
Prof.ª Dr.ª Ana Maria Albani de Carvalho
Tradição, originalidade e formação de artistas na Academia Imperial das Belas Artes
Prof.ª Dr.ª Ana Maria Tavares Cavalcanti
A imagem e o sentido na materialidade da obra de Jorge Duarte
Prof.ª Dr.ª Angela Ancora da Luz
A lacuna no objeto e/ou interrelações no habitar' o espaço da obra de arte
Prof.ª Dr.ª Angela Maria Grando Bezerra
Aspectos históricos, artísticos e culturais da Imaginária Fluminense no Inventário do INEPAC
Prof.ª Dr.ª Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho
Comentários sobre artistas portugueses na revista Illustração Brasileira em 1925
Prof. Dr. Arthur Valle – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
Prof.ª Dr.ª Camila Dazzi – Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul: um museu que resiste (existe?)
Prof.ª Dr.ª Bianca Knaak
'Um arquivo escrito embarro": Emilio Goeldi e a relação entre Arte e Arqueologia no
final do Século XIX
Prof.ª Dr.ª Claudia Valladão de Mattos
Modelos para o ensino acadêmico de arquitetura: a coleção de obras raras do Museu
D. João VI
Prof.ª Dr.ª Denise Gonçalves
As princesas de Bragança – dos retratos de Taunay a tradição retratística espanhola
Profª. Dr.ª Elaine Dias
A Arte de Julgar: apontamentos sobre os júris de salões brasileiros nos anos de 1960
Prof. Dr. Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
A tradição do jardim meditativo: do Hyde Park ao Ibirapuera
Prof. Dr. Felipe Soeiro Chaimovich
O retrato do curador: uma história em quatro tempos
Prof.ª Dr.ª Helouise Costa
Espaço e Luz na Pintura: Uccello, Manet, Scully
Prof.ª Dr.ª Icleia Maria Borsa Cattani
Anacronismo e alteridade na arte colonial
Prof. Dr. Jens Baumgarten
"Ode a São José" – A ornamentação da igreja de São José do Jenipapo em Castro Alves, Bahia
Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire
Artistas brasileiros na exposição Information: primeiras investigações
Prof. Dr. Marco Antonio Pasqualini de Andrade
Duas pinturas barrocas no convento de Santo Antonio do Rio de Janeiro
Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz de Mello e Souza
Gravura em Minas Gerais: primórdios e desdobramentos
Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo de Freitas Veneroso
Ressignificações da saudade e da desolação: pranteadoras guardiãs perenes dos túmulos
Prof.ª Dr.ª Maria Elizia Borges
As contradições das vanguardas brasileiras: as ambigüidades do grupo Vanguarda de Campinas
Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Morethy Couto
Marinhas do Rio de Janeiro: tradição e experimentação fotográfica nos oitocentos
Prof.ª Dr.ª Maria Inez Turazzi
Os Estudos da Cultura Visual e a História da Arte: Reflexões Teórico–Metodológicas
Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Bastos Kern
A Crítica e a Gravura Artística– Anos 1950/60: Entendimentos da Experiência Informal
Prof.ª Dr.ª Maria Luisa Luz Tavora
Frederico Morais: crítica e curadoria na contracultura
Prof.ª Drª Marília Andrés Ribeiro
Aprender a ver: modelos para o decorativo nas Obras Raras do Museu D. João VI
Prof.ª Dr.ª Marize Malta
O processo criativo em Visconti
Profª Dr.ª Mirian Nogueira Seraphim
Estabelecer–se ou perambular: os desafios dos artistas na Província de São Pedro
Prof.ª Dr.ª Neiva Maria Fonseca Bohns
A tradição clássica neoplatônica na arte barroca luso–americana
Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro
Imaginação escultórica e identidade ética: representações do negro no Brasil, século XIX
Prof. Dr. Paulo Knauss
Apontamentos sobre Ulises Carrión
Prof. Dr. Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira
Desenho e Idéia na Tratadística Lusitana de Pintura
Prof.ª Dr.ª Raquel Quinet Pífano
A constelação contemporânea
Prof.ª Dr.ª Silvia Miranda Meira
Como montar o acervo do MAC–USP às vésperas do cinqüentenário da Instituição?
Prof. Dr. Tadeu Chiarelli
PÔSTERES
Chabloz e a "Campanha da Borracha": os cartazes e estudos concebidos para o SEMTA
Ana Carolina Albuquerque de Moraes
Vanitas e o Anacronismo das Imagens
Ana Paula Gomes Witeck
O Murmúrio dos Inventários
Prof.ª Dr.ª Ângela Brandão
Análise do Jongo/ Caxambu Capixaba na Contemporaneidade
Clair da Cunha Moura Junior
Prof.ª Dr.ª Aissa Afonso Guimarães
A obra de Sérgio Camargo: uma possível interpretação
Eduardo Bortolotti de Mello
O anacronismo em Merleau-Ponty e seu dialogo com a história da arte
Fabíola Cristina Alves
O Discurso do Corpo na Obra de Nazareth Pacheco
Hiáscara Alves Pereira
Do Neoexpressionismo Ao Campo Ampliado: Trajetória De Carlos Vergara Nos Anos
1960
Iris Maria Negrini Ferreira
Igreja de Santo Antônio, a Igreja Velha de Canudos
Jadilson Pimentel dos Santos
Waldemar Cordeiro e a Problemática da Arte por Computador
Jamile Bravin Frechiani
A arte como ideia: pontos em questão
Juliana de Souza Silva Almonfrey
Le Corbusier E Lucio Costa: A Síntese Das Artes E A Obra De Athos Bulcão Em Brasília
Leandro Leão Alves
Questões sobre a materialidade na obra de Flávio Império
Lívia Loureiro Garcia
A relação entre Arte e Religião na Arte Naïf brasileira
Mariana Rossetto
Catherine Opie: limiares possíveis e retrato fotográfico
Renata Biagioni Wrobleski
As Bienais Nacionais de São Paulo
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
Da vanguarda ao pós-guerra, modernismo e tradição
Renata Gomes Cardoso
Interior e Exteriores: Abraham Palatnik, o coreógrafo das formas
Rose Mary Louzada Gomes
A Nova Crítica: uma Afirmação do Devir da Arte
Tamara Silva Chagas
Imagem apropriada em Darel e Lótus Lobo
Vitor Hugo Gorino
O uso das cópias na formação do artista na Academia Imperial de Belas Artes
Viviane Viana de Souza