|
|
|
|
|
Segunda-feira 23/09 |
|
|
|
|
|
Credenciamento a partir das 14h00 |
|
|
|
|
|
16h00 |
|
|
Conferências de abertura |
|
|
|
|
|
Ulrich Grossman (Presidente do CIHA) |
|
|
Institutions for Art – Art for Institutions |
|
|
|
|
|
Peter Schneemann (Universidade de Berna/CIHA) |
|
|
Beholder and Public – Between Abstract Art Historical Reference and Target Group |
|
|
|
|
|
19h00 |
|
|
Lançamento de livros
Coquetel de confraternização |
|
|
|
|
|
|
|
|
Terça-feira 24/09 - manhã |
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 1 | (9h00 – 11h00)
Formas de exibição: lugares e estratégias (I) |
|
|
|
|
|
9h00-9h15: |
|
|
Elisa de Souza Martinez (UnB/CBHA) |
|
|
Rembrandt e seu gabinete: naturalia e exotismo |
|
|
|
|
|
9h15-9h30: |
|
|
Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA) |
|
|
A re-apropriação da arte colonial entre o local e o global: Brasil e Filipinas |
|
|
|
|
|
9h30-9h45: |
|
|
Letícia Squeff (UNIFESP/CBHA) |
|
|
Exposições de arte no Brasil: modos de interpretação |
|
|
|
|
|
9h45-10h00: |
|
|
Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA) |
|
|
Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899) |
|
|
|
|
|
10h00-10h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
10h30-11h00: |
|
|
Café |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 2 | (11h00 – 12h30)
Formas de exibição: lugares e estratégias (II) |
|
|
|
|
|
11h00-11h15: |
|
|
Roberto Conduru (UERJ/CBHA) |
|
|
Brasil: terra de mágicos? |
|
|
|
|
|
11h15-11h30: |
|
|
Vera Siqueira (UERJ/CBHA) |
|
|
Wanda Pimentel e o circuito expositivo brasileiro |
|
|
|
|
|
11h30-11h45: |
|
|
Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA) |
|
|
A Arte Experimental e Política de Paulo Herkenhoff |
|
|
|
|
|
11h45-12h00: |
|
|
Marco Pasqualini (UFU/CBHA) |
|
|
A Galeria Whitechapel e a internacionalização da arte brasileira: duas exposições |
|
|
|
|
|
12h00-12h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
|
|
|
Terça-feira 24/09 - tarde |
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 3 | (14h00 – 15h45)
Crítica e curadoria: construções de sentido |
|
|
|
|
|
14h00-14h15: |
|
|
Bianca Knaak (UFRGS/CBHA) |
|
|
Construções de sentidos em curadorias de acervos artísticos institucionais |
|
|
|
|
|
14h15-14h30: |
|
|
Claudia Valladão de Mattos (Unicamp/CBHA) |
|
|
Hileia Amazônica no MASP: Arte e Ecologia na década de 70 no Brasil |
|
|
|
|
|
14h30-15h00: |
|
|
Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA) |
|
|
A crítica institucional e a estética da existência |
|
|
|
|
|
14h45-15h00: |
|
|
Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS/CBHA) |
|
|
Curadoria e potencialidade crítica na arte pós-autônoma |
|
|
|
|
|
15h00-15h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
15h30 – 16h00: |
|
|
Café |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 4 | (16h00 – 17h30)
Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (I) |
|
|
|
|
|
16h00-16h15: |
|
|
Ângela Brandão (UNIFESP/CBHA) |
|
|
Sobreposição de tarefas: uma leitura do Dicionário de Judith Martins |
|
|
|
|
|
16h15-16h30: |
|
|
Elaine Dias (UNIFESP/CBHA) |
|
|
Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro |
|
|
|
|
|
16h30-16h45: |
|
|
Raquel Quinet Pífano (UFJF/CBHA) |
|
|
Felix da Costa e a Defesa da Nobreza da Pintura |
|
|
|
|
|
16h45-17h00: |
|
|
Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA) |
|
|
Paisagem e Academia: Agostinho José da Mota |
|
|
|
|
|
17h00-17h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
|
|
|
Terça-feira 24/09 - noite |
|
|
|
|
|
18h00 – 20h00 |
|
|
Apresentação presencial de pôsteres |
|
|
|
|
|
Quarta-feira 25/09 - manhã |
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 5 | (9h00 – 10h30)
Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(I) |
|
|
|
|
|
9h00-9h15: |
|
|
Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA) |
|
|
As estratégias da arte nas celebrações luso-brasileiras |
|
|
|
|
|
9h15-9h30: |
|
|
Maraliz Christo (UFJF/CBHA) |
|
|
A Revolução Francesa no Chile e a pintura histórica de Raymond Monvoisin |
|
|
|
|
|
9h30-9h45: |
|
|
Paulo Knauss (UFF/CBHA) |
|
|
Índios no salão: Louis Rochet e a escultura etnográfica entre a França e o Brasil |
|
|
|
|
|
9h45-10h00: |
|
|
Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA) |
|
|
Por uma cronologia das Artes Plásticas no Brasil do Dezenovevinte |
|
|
|
|
|
10h00-10h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
10h30-11h00: |
|
|
Café |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 6 | (11h00 – 12h30)
Imagens da arte e interpretações do passado (I) |
|
|
|
|
|
11h00-11h15: |
|
|
Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (CBHA) |
|
|
O programa escultórico da Catedral de Salvador – igreja do antigo Real Colégio da Bahia |
|
|
|
|
|
11h15-11h30: |
|
|
Maria Elizia Borges (UFG/CBHA) |
|
|
Aspectos do revival egípcio e classicista na arte funerária brasileira |
|
|
|
|
|
11h30-11h45: |
|
|
Sílvia Miranda Meira(USP/CBHA) |
|
|
A reflexão crítica como estratégia e proposição da Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP nos anos 60 |
|
|
|
|
|
11h45-12h00: |
|
|
Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA) |
|
|
Retratos à Margem: imagens invisíveis da arte no Brasil |
|
|
|
|
|
12h00-12h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
|
|
|
Quarta-feira 25/09 - tarde |
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 7 | (14h00 – 16h00)
Inventários, coleções e arquivos |
|
|
|
|
|
14h00-14h15: |
|
|
Maria Inez Turazzi (IPHAN/CBHA) |
|
|
Entre negociações e disputas: a doação da coleção Geyer ao patrimônio público |
|
|
|
|
|
14h15-14h30: |
|
|
Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA) |
|
|
A vitrine invisível. Um estudo sobre o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo |
|
|
|
|
|
14h30-14h45: |
|
|
Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA) |
|
|
Experiências intermitentes: arquivos, inventários e coleções em Santa Catarina |
|
|
|
|
|
14h45-15h00: |
|
|
Maria do Carmo Freitas Veneroso (UFMG/CBHA) |
|
|
Livros de artista: seu lugar de produção e difusão no campo da arte contemporânea |
|
|
|
|
|
15h00-15h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
15h30 – 16h00: |
|
|
Café |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 8 | (16h00 – 17h30)
Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (II) |
|
|
|
|
|
16h00-16h15: |
|
|
Adalgisa Arantes Campos (UFMG/CBHA) |
|
|
Aprendizagem artística, pintura colonial mineira, pintores coloniais |
|
|
|
|
|
16h15-16h30: |
|
|
Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA/CBHA) |
|
|
As maquinetas dos Humildes como representação do universo religioso feminino |
|
|
|
|
|
16h30-16h45: |
|
|
Ana Mae Barbosa (USP/CBHA) |
|
|
Cecília Meireles e o Ensino da Arte: o cinema e a educação infantil |
|
|
|
|
|
16h45-17h00: |
|
|
Angela Ancora da Luz (UFRJ/CBHA) |
|
|
O ateliê de Bandeira de Mello. Lugar de memória, de práticas e formação de mestres |
|
|
|
|
|
17h00-17h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
|
|
|
Quarta-feira 25/09 - noite |
|
|
|
|
|
18h00 – 20h00 |
|
|
Conferências |
|
|
|
|
|
Glória Ferreira (UFRJ) |
|
|
A querela da abstração e a formação dos museus de arte moderna no Brasil, anos 40 |
|
|
|
|
|
Sylvia Dolinko (Conicet/UBA) |
|
|
El Instituto Di Tella y su programa de modernización cultural y experimentación artística en Buenos Aires en los años sesenta. Devenir de un proyecto institucional y actualidad de un archivo |
|
|
|
|
|
Jantar por adesão |
|
|
|
|
|
|
|
|
Quinta-feira 26/09 - manhã |
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 9 | (9h00 – 11h00)
Instituições, fronteiras e marginalidade |
|
|
|
|
|
9h00-9h15: |
|
|
Paula Ramos (UFRGS/CBHA) |
|
|
MAC-RS: 21 anos de algumas conquistas, muitas crises e permanentes indefinições |
|
|
|
|
|
9h15-9h30: |
|
|
Dária Jaremtchuk (USP/CBHA) |
|
|
CONTRABIENAL: exposição impressa ou manifesto político? |
|
|
|
|
|
9h30-9h45: |
|
|
Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA) |
|
|
O público como instituição: interdependência e criação na arte contemporânea |
|
|
|
|
|
9h45-10h00: |
|
|
Maria Angélica Melendi (UFMG/CBHA) |
|
|
Ocorrências de arte contemporânea na natureza habitada |
|
|
|
|
|
10h00-10h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
10h30-11h00: |
|
|
Café |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 10 | (11h00 – 12h30)
Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(II) |
|
|
|
|
|
11h00-11h15: |
|
|
Marize Malta (UFRJ/CBHA) |
|
|
A trivialidade da arte em casa: a coleção artística do Museu Casa de Rui Barbosa |
|
|
|
|
|
11h15-11h30: |
|
|
Ana Gonçalves Magalhães (MAC/USP e CBHA) |
|
|
Bienal de São Paulo/MAM: Revisitando a Constituição de um Acervo Modernista |
|
|
|
|
|
11h30-11h45: |
|
|
Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP) |
|
|
Os museus de arte moderna e o conceito de moderno |
|
|
|
|
|
11h45-12h00: |
|
|
Rosana Pereira de Freitas (UFRJ/CBHA)
|
|
|
Orientalismo de vanguarda |
|
|
|
|
|
12h00-12h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
|
|
|
Quinta-feira 26/09 - tarde |
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 11 | (14h00 – 16h00)
Crítica e curadoria: construções de sentido |
|
|
|
|
|
14h00-14h15: |
|
|
Ana Paula Nascimento (Pinacoteca do Estado de São Paulo/CBHA) |
|
|
A contribuição editorial de Virgílio Maurício no jornal Gazeta de Notícias em 1923 |
|
|
|
|
|
14h15-14h30: |
|
|
Maria Lúcia Bastos Kern (PUC/RS e CBHA) |
|
|
A Revista Martín Fierro e o projeto de arte moderna |
|
|
|
|
|
14h30-14h45: |
|
|
Maria Luisa Luz Távora (UFRJ/CBHA) |
|
|
A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972) |
|
|
|
|
|
14h45-15h00: |
|
|
Maria de Fátima Morethy Couto (Unicamp/CBHA) |
|
|
Rejeições ao pop: arte e crítica na América Latina dos anos 1960 |
|
|
|
|
|
15h00-15h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
15h30 – 16h00: |
|
|
Café |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mesa-redonda 12 | (16h00 – 17h30)
Imagens da arte e interpretações do passado (II) |
|
|
|
|
|
16h00-16h15: |
|
|
Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA) |
|
|
Transversalização da arte e da história |
|
|
|
|
|
16h15-16h30: |
|
|
Ângela Maria Grando Bezerra (UFES/CBHA) |
|
|
Persistência do passado na arte presente de Bill Viola |
|
|
|
|
|
16h30-16h45: |
|
|
Paulo Silveira (UFRGS/CBHA) |
|
|
Reavaliando um insucesso de Ulises Carrión: o caso “O roubo do ano” |
|
|
|
|
|
16h45-17h00: |
|
|
Stéphane Huchet (UFMG/CBHA) |
|
|
Os três passados/clichês de Vik Muniz: a participação, a iconografia e o artista |
|
|
|
|
|
17h00-17h30: |
|
|
Debate |
|
|
|
|
|
|
|
|
Quinta-feira 26/09 - noite |
|
|
|
|
|
Conferências de encerramento | (18h00 – 20h00) |
|
|
|
|
|
Chantal Georgel (Institut National d’Histoire de l’art) |
|
|
Les rôles des collections privées dans l'histoire des instituitions muséales en France |
|
|
|
|
|
Philipe Sénéchal (Institut National d’Histoire de l’art) |
|
|
Publier ce que l'on vend: le marchand d'art ancien et son réseau scientifique |
|
|
|
|
|
|
|
|
Sexta-feira 27/09 - manhã |
|
|
|
|
|
Assembleia do CBHA | (09h30-12h00) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMO CHEGAR NA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA? |
|
|
Sobre a Fundação? - acesse o link |
|
|
Como chegar? - acesse o link |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|