|
|
|
|
|
|
|
|
RESUMOS DE COMUNICADORES |
|
|
|
|
|
Formas de exibição: lugares e estratégias (I) |
|
|
|
|
|
Elisa de Souza Martinez (UnB/CBHA) |
|
|
Rembrandt e seu gabinete: naturalia e exotismo |
|
|
|
|
|
Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA) |
|
|
A re-apropriação da arte colonial entre o local e o global: Brasil e Filipinas |
|
|
|
|
|
Letícia Squeff (UNIFESP/CBHA) |
|
|
Exposições de arte no Brasil: modos de interpretação |
|
|
|
|
|
Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA) |
|
|
Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899) |
|
|
|
|
|
Roberto Conduru (UERJ/CBHA) |
|
|
Brasil: terra de mágicos? |
|
|
|
|
|
|
|
|
Formas de exibição: lugares e estratégias (II) |
|
|
|
|
|
Vera Siqueira (UERJ/CBHA) |
|
|
Wanda Pimentel e o circuito expositivo brasileiro |
|
|
|
|
|
Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA) |
|
|
A Arte Experimental e Política de Paulo Herkenhoff |
|
|
|
|
|
Marco Pasqualini (UFU/CBHA) |
|
|
A Galeria Whitechapel e a internacionalização da arte brasileira: duas exposições |
|
|
|
|
|
Nara Cristina Santos (UFSM/CBHA) |
|
|
Arte Contemporânea: exibição/disponibilização em redes colaborativas/telemáticas |
|
|
|
|
|
|
|
|
Crítica e curadoria: construções de sentido |
|
|
|
|
|
Bianca Knaak (UFRGS/CBHA) |
|
|
Construções de sentidos em curadorias de acervos artísticos institucionais |
|
|
|
|
|
Helouise Costa (MAC/USP e CBHA) |
|
|
A fotografia moderna no Brasil: do fotoclubismo ao sistema de arte |
|
|
|
|
|
Claudia Valladão de Mattos (Unicamp/CBHA) |
|
|
Hileia Amazônica no MASP: Arte e Ecologia na década de 70 no Brasil |
|
|
|
|
|
Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA) |
|
|
A crítica institucional e a estética da existência |
|
|
|
|
|
Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS/CBHA) |
|
|
Curadoria e potencialidade crítica na arte pós-autônoma |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (I) |
|
|
|
|
|
Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA) |
|
|
Paisagem e Academia: Agostinho José da Mota |
|
|
|
|
|
Ângela Brandão (UNIFESP/CBHA) |
|
|
Sobreposição de tarefas: uma leitura do Dicionário de Judith Martins |
|
|
|
|
|
Elaine Dias (UNIFESP/CBHA) |
|
|
Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro |
|
|
|
|
|
Raquel Quinet Pífano (UFJF/CBHA) |
|
|
Felix da Costa e a Defesa da Nobreza da Pintura |
|
|
|
|
|
|
|
|
Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(I) |
|
|
|
|
|
Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA) |
|
|
As estratégias da arte nas celebrações luso-brasileiras |
|
|
|
|
|
Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA) |
|
|
Por uma cronologia das Artes Plásticas no Brasil do Dezenovevinte |
|
|
|
|
|
Maraliz Christo (UFJF/CBHA) |
|
|
A Revolução Francesa no Chile e a pintura histórica de Raymond Monvoisin |
|
|
|
|
|
Paulo Knauss (UFF/CBHA) |
|
|
Índios no salão: Louis Rochet e a escultura etnográfica entre a França e o Brasil |
|
|
|
|
|
|
|
|
Imagens da arte e interpretações do passado (I) |
|
|
|
|
|
Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (CBHA) |
|
|
O programa escultórico da Catedral de Salvador – igreja do antigo Real Colégio da Bahia |
|
|
|
|
|
Maria Elizia Borges (UFG/CBHA) |
|
|
Aspectos do revival egípcio e classicista na arte funerária brasileira |
|
|
|
|
|
José Augusto Costa Avancini (UFRGS/CBHA) |
|
|
As Pinacotecas Municipais de Porto Alegre: A cidade na pintura de paisagem |
|
|
|
|
|
Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA) |
|
|
Retratos à Margem: imagens invisíveis da arte no Brasil |
|
|
|
|
|
|
|
|
Inventários, coleções e arquivos |
|
|
|
|
|
Maria Inez Turazzi (IPHAN/CBHA) |
|
|
Entre negociações e disputas: a doação da coleção Geyer ao patrimônio público |
|
|
|
|
|
Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA) |
|
|
A vitrine invisível. Um estudo sobre o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo |
|
|
|
|
|
Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA) |
|
|
História da arte como instituição e como arquivo. A pintura de Marilice Corona |
|
|
|
|
|
Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA) |
|
|
Experiências intermitentes: arquivos, inventários e coleções em Santa Catarina |
|
|
|
|
|
Maria do Carmo Freitas Veneroso (UFMG/CBHA) |
|
|
Livros de artista: seu lugar de produção e difusão no campo da arte contemporânea |
|
|
|
|
|
|
|
|
Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (II) |
|
|
|
|
|
Adalgisa Arantes Campos (UFMG/CBHA) |
|
|
Aprendizagem artística, pintura colonial mineira, pintores coloniais |
|
|
|
|
|
Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA/CBHA) |
|
|
As maquinetas dos Humildes como representação do universo religioso feminino |
|
|
|
|
|
Ana Mae Barbosa (USP/CBHA) |
|
|
Cecília Meireles e o Ensino da Arte: o cinema e a educação infantil |
|
|
|
|
|
Angela Ancora da Luz (UFRJ/CBHA) |
|
|
O ateliê de Bandeira de Mello. Lugar de memória, de práticas e formação de mestres |
|
|
|
|
|
|
|
|
Instituições, fronteiras e marginalidade |
|
|
|
|
|
Paula Ramos (UFRGS/CBHA) |
|
|
MAC-RS: 21 anos de algumas conquistas, muitas crises e permanentes indefinições |
|
|
|
|
|
Sílvia Miranda Meira(USP/CBHA) |
|
|
A reflexão crítica como estratégia e proposição da Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP nos anos 60 |
|
|
|
|
|
Dária Jaremtchuk (USP/CBHA) |
|
|
CONTRABIENAL: exposição impressa ou manifesto político? |
|
|
|
|
|
Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA) |
|
|
O público como instituição: interdependência e criação na arte contemporânea |
|
|
|
|
|
Maria Angélica Melendi (UFMG/CBHA) |
|
|
Ocorrências de arte contemporânea na natureza habitada |
|
|
|
|
|
|
|
|
Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(II) |
|
|
|
|
|
Marize Malta (UFRJ/CBHA) |
|
|
A trivialidade da arte em casa: a coleção artística do Museu Casa de Rui Barbosa |
|
|
|
|
|
Ana Gonçalves Magalhães (MAC/USP e CBHA) |
|
|
Bienal de São Paulo/MAM: Revisitando a Constituição de um Acervo Modernista |
|
|
|
|
|
Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP) |
|
|
Os museus de arte moderna e o conceito de moderno |
|
|
|
|
|
Rosana Pereira de Freitas (UFRJ/CBHA)
|
|
|
Orientalismo de vanguarda |
|
|
|
|
|
|
|
|
Crítica e curadoria: construções de sentido |
|
|
|
|
|
Ana Paula Nascimento (Pinacoteca do Estado de São Paulo/CBHA) |
|
|
A contribuição editorial de Virgílio Maurício no jornal Gazeta de Notícias em 1923 |
|
|
|
|
|
Maria Lúcia Bastos Kern (PUC/RS e CBHA) |
|
|
A Revista Martín Fierro e o projeto de arte moderna |
|
|
|
|
|
Maria Luisa Luz Távora (UFRJ/CBHA) |
|
|
A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972) |
|
|
|
|
|
Maria de Fátima Morethy Couto (Unicamp/CBHA) |
|
|
Rejeições ao pop: arte e crítica na América Latina dos anos 1960 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Imagens da arte e interpretações do passado (II) |
|
|
|
|
|
Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA) |
|
|
Transversalização da arte e da história |
|
|
|
|
|
Ângela Maria Grando Bezerra (UFES/CBHA) |
|
|
Persistência do passado na arte presente de Bill Viola |
|
|
|
|
|
Paulo Silveira (UFRGS/CBHA) |
|
|
Reavaliando um insucesso de Ulises Carrión: o caso “O roubo do ano” |
|
|
|
|
|
Stéphane Huchet (UFMG/CBHA) |
|
|
Os três passados/clichês de Vik Muniz: a participação, a iconografia e o artista |
|
|
|
|
|
|
|
|
RESUMOS DE PÔSTERES |
|
|
|
|
|
Alda de Azevedo Ferreira - UFPE
Fernando Pedro de Carvalho Ono - UFRJ
|
|
|
A permanência de um jardim brasileiro: A trajetória profissional de Haruyoshi Ono e os desafios da continuidade do conceito de paisagismo de Roberto Burle Marx |
|
|
|
|
|
Ana Claudia Fehelbert Pinto Braga - UFES
|
|
|
O discurso oficial dos Salões Capixabas de Arte Fotográfica (1958 - 1978) |
|
|
|
|
|
André Camargo Thomé Maya Monteiro - UnB
|
|
|
A Poética Editorial da Caixa Tunga |
|
|
|
|
|
Camilla Rocha Campos - UCAM
|
|
|
Cultura colonial e autonomia social: pontos sobre arte e mercado na América Latina |
|
|
|
|
|
Caroliny Pereira - UFU
|
|
|
A Instauração de um acesso entre a memória da imagem e a fotografia futurista |
|
|
|
|
|
Clarice Rego Magalhães
|
|
|
A Escola de Belas Artes de Pelotas e o seu papel na manutenção do academicismo |
|
|
|
|
|
Cristina Pierre de França - Colégio Pedro II - FAETEC - UNIGRANRIO
|
|
|
Victor Meirelles e Estevão Silva - Representações do Brasil no Séc. XIX |
|
|
|
|
|
Eduardo Ferreira Veras - UFRGS
|
|
|
O artista antes do artista: cadernos de desenho do menino Iberê Camargo (1927 - 1928) |
|
|
|
|
|
Fernanda Pereira de Medina - Universidade de Rennes II
|
|
|
Jean Dubuffet e Nise da Silveira: A Inserção Cultural da Loucura |
|
|
|
|
|
Fernando Stankuns de Paula Figueiredo - USP
|
|
|
Le Corbusier e o papel da fotografia na mediação entre o público e a arquitetura |
|
|
|
|
|
Gisele Lourenço Faleiros da Rocha - UFRJ
Helenise Monteiro Guimarães - UFRJ
|
|
|
(Re) Invenção do Cotidiano: arte popular, narrativas e representações culturais de Reis de Bois |
|
|
|
|
|
Juliana Maria Jabor Santos Faria - UFRJ |
|
|
A Cidade como Espaço Expositivo |
|
|
|
|
|
Leandro Gonçalves de Rezende - UFMG
|
|
|
Manoel Ribeiro Rosa e a Irmandade se São José de Vila Rica: breve trajetória artística |
|
|
|
|
|
Luciane Ruschel Nascimento Garcez - Univille, Université Aix-Marseille
|
|
|
Hubert Duprat - arte contemporânea: espelhos do tempo |
|
|
|
|
|
Manoel Silvestre Friques - PUC - Rio
|
|
|
Por uma história do medium: técnicas, convenções e improviso |
|
|
|
|
|
Marcele Linhares Viana - UFRJ
|
|
|
A arte decorativa nas instituições de ensino artístico do Rio de Janeiro |
|
|
|
|
|
Márcia Valéria Teixeira Rosa - UNIRIO
|
|
|
A coleção Rodolpho Amoêdo no Museu Histórico Nacional |
|
|
|
|
|
Maria de Fatima da Silva Costa Garcia de Mattos - CUML - Ribeirão Preto/SP |
|
|
A Renovação Artística pelo Olhar dos Pintores Italianos: Ribeirão Preto (1950) |
|
|
|
|
|
Maria Cristina Volpi Nacif - UFRJ
|
|
|
Banal e extraordinário; formas vestimentares em coleções museológicas |
|
|
|
|
|
Mariana Merino de Freitas Xavier - UNESP
|
|
|
O riso do artista: o humor e suas subcategorias na arte contemporânea |
|
|
|
|
|
Peterson Soares Pessoa - UFG
|
|
|
Prolet'kult: arte, trabalho e questão de classe |
|
|
|
|
|
Renata Favarin Santini - UFRJ |
|
|
Deslocamentos da (na) obra: articulações entre documentação e produção artística |
|
|
|
|
|
Renata Biagioni Wrobleski - USP |
|
|
Desafiando verdades, renomeando ruas: Trabalhos do coletivo Fierce Pussy |
|
|
|
|
|
Ricardo Ramos Costa - IFES |
|
|
Acervo do África Brasil Museu Intercontinental: do objeto de arte ao patrimônio intangível |
|
|
|
|
|
Rita Lages Rodrigues - UFMG |
|
|
Construção da memória, construção da história: a sala Lygia Clark no Memorial Minas Vale |
|
|
|
|
|
Tales Bedeschi Faria - UFMG |
|
|
Gravura expandida: estratégias de visibilidade voltadas para diferentes públicos |
|
|
|
|
|
Talita Trizoli - UFG |
|
|
Griselda Pollock: Arquivos e desejos. Uma crítica museológica feminista |
|
|
|
|
|
Tamara Silva Chagas - UFES |
|
|
Frederico Morais: da crítica à Nova Crítica |
|
|
|
|
|
Vera Rozane Araújo Aguiar Filha - UFC |
|
|
A formação e a prática artística de Raimundo Cela entre o Brasil e a França (1910-30) |
|
|
|
|
|
Vera Pugliese - UnB |
|
|
Notas sobre a Kulturwissenchaftliche Bibliothek Warburg e o Bilderatlas Mnemosyne |
|
|
|
|
|
Vitor Hugo Gorino - UNICAMP |
|
|
O impressor e o ensino da litografia no Brasil, anos 1970: Octávio Pereira |
|
|
|
|
|
Viviane Viana de Souza - SME/RJ |
|
|
Os lugares de exposição da mulher artista no século XIX: O caso de Abigail de Andrade |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|