|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMUNICAÇÕES
LIVRES | Auditório 5R-CD |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia
27 e agosto | quarta-feira |
|
|
|
|
|
09:00h - 10:40h |
Mesa
1 – Aspectos da arte e da arquitetura no Sul do Brasil |
|
|
|
|
|
|
|
Amélia Siegel Corrêa (UFPR)
|
|
|
|
- Alfredo Andersen, de
pintor marinheiro a norueguês caboclo |
|
|
|
|
|
|
|
Andréa do
Amaral Dominguez (UFPEL) |
|
|
|
Carlos Alberto Ávila
Santos (UFPEL) |
|
|
|
- Inventário dos
ladrilhos hidráulicos dos prédios ecléticos tombados pelo Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na cidade de Pelotas, RS:
1870-1931 |
|
|
|
|
|
|
|
Fabio Galli Alves (UFPEL)
|
|
|
|
- As decorações murais
dos ambientes internos dos prédios Ecléticos de Pelotas/RS |
|
|
|
|
|
|
11:00h
- 12:10h |
Mesa
2 – Discursos transversais |
|
|
|
|
|
|
|
Fernanda Binotti
Pereira Colla (Mackenzie) |
|
|
|
Maria Izabel
Meirelles Reis Branco Ribeiro (FAAP/CBHA) |
|
|
|
- Pintura como documento
do vestuário: a imagem ou o desejo da realidade |
|
|
|
|
|
|
|
Silvia Miranda Meira (MAC
USP/CBHA) |
|
|
|
- Razões
estético-ideológicas reveladas na arte brasileira |
|
|
|
|
|
|
|
Marcus Tadeu Daniel
Ribeiro (UFRJ/CBHA) |
|
|
|
- A legislação do
patrimônio cultural brasileiro: a questão da exportação de obras de arte |
|
|
|
|
|
|
14:30h - 16:10h |
Mesa 3 –
Historiografias da arte brasileira |
|
|
|
|
|
|
|
Gil Vieira Costa (UFPA)
|
|
|
|
- Contribuições de Belém
à historiografia da arte contemporânea brasileira |
|
|
|
|
|
|
|
Joana Bosak de
Figueiredo (UFRGS) |
|
|
|
|
|
|
|
- Athos Damasceno
Ferreira: um discurso fundador na historiografia da arte do Rio Grande
do Sul |
|
|
|
|
|
|
|
Marcos Florence
Martins Santos (UERJ) |
|
|
|
- Tradição e modernidade
no pensamento crítico de Manuel de Araújo Porto-Alegre |
|
|
|
|
|
|
|
Alba Carneiro
Bielinski (Sociedade Propagadora das Belas Artes/Liceu
de Artes e Ofícios RJ) |
|
|
|
- Victor Meirelles e o
Desenho no Liceu de Artes e Ofícios |
|
|
|
|
|