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Nas últimas
décadas, a história da arte tem se movido em direção a novas
configurações teóricas, impulsionada pelo desejo de se tornar mais
global e abraçar outras tradições de arte para além daquela dita
“ocidental.” Hoje em dia, ideias sobre redesenhar o mapa da história da
arte e rever as noções de espaço e lugar ocupam posições centrais na
disciplina. A discussão tem sido particularmente fértil na produção de
conhecimento sobre as relações entre os diferentes locais ao redor do
globo. Todo esse debate leva à percepção de que não há vista
totalizante sobre o campo da história da arte: cada posição implica um
novo mapa e novas relações entre objetos e ideias, portanto, novas
narrativas.
O XXXV Colóquio
do Comitê Brasileiro de História da Arte, simultâneo e vinculado ao
Colóquio Internacional em parceria com o Comitê Internacional de
História da Arte (CIHA), cujo tema é Novos
Mundos: Fronteiras, Inclusão, Utopias, propõe
a análise de algumas das questões implícitas nesse processo de expansão
do campo da história da arte, a partir da perspectiva dos pesquisadores
no Brasil. Propomos a explicitação de narrativas que tomem o país como
ponto de partida para a discussão dessas relações entre próprio e
global, contribuindo para a revisão dos discursos tradicionais que
enfatizam a centralidade da Europa nos processos de construção e
estruturação de arte e da história da arte na América Latina. Serão
priorizadas as propostas que tratem de temas afins a essa questão
geral, tais como
- os diálogos
culturais e artísticos entre as diferentes tradições e matrizes
existentes na região, como as nativas, indígenas, africanas, europeias,
orientais, etc.;
- o papel da
imigração e da circulação de objetos, práticas e ideias na criação do
complexo mapa da arte e de sua história;
- a
centralidade do lugar e do espaço para a arte contemporânea e para as
diferentes manifestações artísticas e culturais vinculadas a discursos
identitários;
- a função das
instituições e do mercado no âmbito do desenvolvimento da nova
geografia artística;
- as questões
relativas à inclusão e exclusão e aos locais de encontro ou às
fronteiras entre arte e vida, arte e tecnologia, humano e pós-humano.
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In recent decades, art
history has been moving towards new theoretical settings, driven by the
desire to become more global and embrace other art traditions beyond
the Western domain. Today, ideas about redrawing the map art history
and review the notions of space and place occupy central positions in
the discipline. The discussion has been particularly fertile in the
production of knowledge about the relationship between different
locations around the globe. All this debate leads to the perception
that there is no totalizing view of the art history field: each
position implies a new map and new relationships between objects and
ideas, so new narratives.
The XXXV Conference
of the Brazilian Art History Committee (CBHA), simultaneous and linked
to the International Conference organized in partnership with the
International Committee of Art History (CIHA), whose theme is “New
Worlds: Frontiers, Inclusion, Utopia”, proposes the
analysis of some of the issues implicit in this process of expansion of
the field of art history, from the perspective of the researchers in
Brazil. We propose the explanation of narratives that take the country
as a starting point for discussion of these relationships between the
local and the global, contributing to the revision of the traditional
speeches that enphasize the centrality of Europe in the processes of
structuring art and art history fields in Latin America. Priority were
given to proposals that address issues related to this general question
such as:
- the
cultural and artistic dialogue between the different existing
traditions and matrix in the region as the native, indigenous, African,
European, Oriental, etc.;
- the
role of migration and the movement of objects, practices and ideas in
creating the complex map of art and its history;
- the
centrality of place and space for contemporary art and the diferente
artistic and cultural events linked to identity discourses;
- the
role of institutions and the market under the new artistic geography
development;
- issues
concerning the inclusion and exclusion and the places of encounters or
the frontiers between art and life, art and technology, human and
post-human.
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Realizadores/Organizers |
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- Comitê Brasileiro de História da
Arte - CBHA
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- Comité International de
l’Histoire de l’Art - CIHA |
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Correalizadores/Partnerships
and Sponsors |
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- Universidade Estadual de
Campinas - UNICAMP
- Comité International de l’Histoire de l’Art - CIHA
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
- Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
- Universidad de Los Andes, Bogotá, Colômbia
- Universidad Nacional San Martin, Buenos Aires, Argentina
- Centro Federal de Educação Tecnológica/Rio de Janeiro – CEFET/RJ
- Universidade Federal Fluminense - UFF
- Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
- Museu Nacional de Belas Artes - MNBA
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
- Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de
Janeiro - FAPERJ
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
- Universidad de Los Andes, Bogotá, Colômbia
- Universidad Nacional San Martin, Buenos Aires, Argentina - UNSAM
- Centro Federal de Educação Tecnológica/Rio de Janeiro - CEFET/RJ
- Southern Methodist University, Dallas, USA - SMU
- The Getty Foundation, Los Angeles, USA
- Terra Foundation, Chicago, USA
- Goeth Institut |
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Diretoria do CBHA - Comitê
Brasileiro de História da Arte/Board of CBHA - Brazilian Committee
of Art History |
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- Claudia Valladão de
Mattos (UNICAMP), presidente
- Roberto Conduru (UERJ), vice-presidente
- Maria Berbara (UERJ), secretário
- Mirian Nogueira Seraphim, tesoureira |
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XXXV Colóquio do CBHA/XXXV CBHA
Colloquium |
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Comitê
de Organização/Organizing Committee |
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- Ana Maria Tavares Cavalcanti
(UFRJ)
- Arthur Valle (UFRRJ)
- Camila Dazzi (CEFET/RJ)
- Paulo Knauss (UFF)
- Rogéria de Ipanema (UFRJ)
- Vera Beatriz Siqueira (UERJ) |
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Comitê Científico/Scientific Committee |
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- Alexandre Ricardo dos
Santos (UFRGS)
- Camila Dazzi (CEFET/RJ)
- Emerson Dionisio G. de Oliveira (UFB)
- Letícia Squeff (UNIFESP)
- Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA)
- Maria Elizia Borges (UFG) |
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New
Worlds: Frontiers, Inclusion, Utopia |
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Comitê Científico/Scientific Committee |
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- Roberto Conduru
(UERJ/CBHA)
- Maria Berbara (UERJ/CBHA)
- Ana Magalhães (USP/CBHA)
- Thierry Dufrêne (INHA/CIHA)
- Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA
- Claudia Mattos (UNICAMP/CBHA)
- Peter Schneemann (Univ. Bern/CIHA
- Maria Isabel Baldassare (UNSAM))
- Maria Clara Bernal (Universidad de Los Andes) |
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