|
|
INTRODUÇÃO
.
Palestrantes
convidadas
.
Representando
o irrepresentável: escravidão, memória e esquecimento
| Ana Lucia Araújo
.
O
corpo, a morte, a imagem: pequeno percurso sobre a construção de uma
pesquisa | Carolina Junqueira dos
Santos
.
1 -
Arte e discursos fora de si
.
História
da Arte e História Oral: usos, abusos, contrapontos e contribuições
| Eduardo Ferreira Veras (UFRGS)
.
O
museu curador: narrativas museais e a história da arte
| Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB)
.
História,
cultura e imagem: trânsito na historicidade da arte
| Rogeria Moreira de Ipanema (UFRJ)
.
A
questão dos discursos fora de si na historiografia da arte brasileira
| Sonia Gomes Pereira (UFRJ)
.
A
história da arte, a memória e o trauma | Sheila
Cabo Geraldo (UERJ)
.
A
imagem entre a história da arte e a antropologia: notas sobre um debate
teórico | Vera Pugliese (UnB)
.
2 -
Outras leituras e vozes na História da Arte
..
“Arcos romanos concêntricos” e o triunfo nos
retábulos-mores do Recôncavo da Bahia | Luiz
Alberto Ribeiro Freire (UFBA)
..
Estudos comparados da pintura histórica nas
américas: Powell e a descoberta do Mississipi
| Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF)
..
O
transe místico na arte ibérica entre os séculos XVI e XVII e seus
desdobramentos no 'Novo Mundo' | Maria Berbara
(UERJ)
.
As
diferentes matrizes culturais brasileiras | Silvia
Miranda Meira (MAC USP)
.
O
“bárbaro” germano: um “fetiche” da historiografia europeia da arte do
século XIX | Stéphane Huchet (UFMG)
.
3 -
Materialidades dissolvidas e fantasmagorias
.
Materialidades dissolvidas e fantasmagorias
na arte atual | Maria do Carmo de Freitas
Veneroso (UFMG)
.
História
da arte e transdisciplinaridade: ação expositiva do projeto Museu
Arte Ciência Tecnologia
| Nara Cristina Santos (UFSM)
.
Arte
e comunicação em grandes eventos expositivos de ingresso na arte
contemporânea | Paulo Antonio de Menezes Pereira da
Silveira (UFRGS)
.
4 -
Objetos e invocações
.
As
estações e os sentidos: um convite aos prazeres do Palácio de Queluz
| Angela Brandão (UNIFESP)
.
Imagens
de Orion: o cineteatro e o Art déco na cidade fábrica de Rio Tinto | Luciene
Lehmkuhl (UFPB)
.
Arquiteturas
pintadas: o dentro e o fora nas casas germânicas de Antônio Carlos | Sandra
Makowiecky (UDESC)
.
5 -
Arte e animismo
.
Transe
ameaçado: Cultura visual religiosa afrobrasileira e repressão policial
durante as primeiras décadas do século XX
| Arthur Valle (UFRRJ)
.
Possíveis
indícios da dupla pertença religiosa dos escravos africanos na obra
de Jean-Baptiste Debret
| Camila Dazzi (CEFET – RJ)
.
Simbolismo,
fé, arte: as pinturas e incisões no ritual do Candomblé |
Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ)
.
Uma
nova leitura da poética de Jorge dos Anjos
| Marilia Andrés Ribeiro (UFMG)
..
Deuses
do panteão africano: os orixás na vivência e interpretação de Nelson
Boeira Faedrich | Paula Viviane Ramos
(UFRGS)
..
6 - O
espiritual e o corpóreo na arte
.
Transfiguração,
êxtase e transe na arte moderna e no século XIX
| Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ)
.
Com a
cara no sol: faces gloriosas em diferentes exposições
| Bianca Knaak (UFRGS)
.
O
Experimentado e o Imaginado: os registros culturais manifestados na
paisagem | Carlos Gonçalves
Terra (UFRJ)
.
Os
parques nacionais como paisagem pitoresca efêmera
| Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP)
.
As
paisagens imaginárias de Antônio Bandeira e Wega Nery
| José Augusto Costa Avancini (UFRGS)
.
O material (des)encarnado: a recepção à arte
cinética na Europa e na América do Sul dos anos 1960
| Maria De Fatima Morethy Couto (UNICAMP)
.
O
visível, o legível e o indizível na patrimonialização da paisagem do
Rio de Janeiro | Maria
Inez Turazzi (UFF)
.
A
fluidez do imaterial na pintura viscontiana |
Mirian Nogueira Seraphim (IFMT)
.
O
Calçadão de Copacabana: tradição em trânsito no projeto de Roberto
Burle Marx | Vera
Beatriz Siqueira (UERJ)
.
7 - O
imaterial encarnado: artistas e agentes no circuito da arte
..
A
exposição da coleção de Mário de Andrade no MAM-SP: influências e
apagamentos | Ana Paula
Nascimento (USP)
..
A
anacronia do imagético em Regina Chulam
| Angela Maria Grando Bezerra (UFES)
..
Materialidade
e imaterialidade no cinema efêmero e híbrido de Rubens Gerchman | Almerinda
da Silva Lopes (UFES)
..
Revelando Alice Ardohain Soares (1917-2005)
| Blanca Luz Brites e Paulo César Ribeiro Gomes (UFRGS)
..
A
corporificação do espiritual na obra de Xul Solar
| Maria Lúcia Bastos Kern (PUCRS)
..
O
campo artístico da gravura em São Paulo: ensino, produção e circulação
1950/70 | Maria Luisa Luz Tavora
(UFRJ)
.
O
MoMA em transe: subversões da matéria a partir da documentação de Information
| Marco Antonio Pasqualini de Andrade (UFU)
..
O
público desnecessário e o microssistema familiar de produção e consumo
de arte | Neiva Maria Fonseca Bohns
(UFPEL)
.
8 -
Pôsteres
.
Ilustração
científica no Brasil Holandês: a natureza retratada nos desenhos,
pinturas e gravuras dos viajantes no séc. 17
| Cláudia Philippi Scharf (UFBA)
.
Apropriação
de imagens nas artes visuais no Brasil e na Bahia
| Dilson Rodrigues Midlej (UFRB)
.
O
poder simbólico e invocativo da imagem de São Pedro arrependido do
Museu do Mosteiro de São Bento da Bahia
| Maria Herminia Olivera Hernández, Emyle dos Santos
Santos, Victor Hugo Carvalho Santos (UFBA) INTRODUÇÃO
.
Palestrantes
convidadas
.
Representando
o irrepresentável: escravidão, memória e esquecimento
| Ana Lucia Araújo
.
O
corpo, a morte, a imagem: pequeno percurso sobre a construção de uma
pesquisa | Carolina Junqueira dos
Santos
.
1 -
Arte e discursos fora de si
.
História
da Arte e História Oral: usos, abusos, contrapontos e contribuições
| Eduardo Ferreira Veras (UFRGS)
.
O
museu curador: narrativas museais e a história da arte
| Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB)
.
História,
cultura e imagem: trânsito na historicidade da arte
| Rogeria Moreira de Ipanema (UFRJ)
.
A
questão dos discursos fora de si na historiografia da arte brasileira
| Sonia Gomes Pereira (UFRJ)
.
A
história da arte, a memória e o trauma | Sheila
Cabo Geraldo (UERJ)
.
A
imagem entre a história da arte e a antropologia: notas sobre um debate
teórico | Vera Pugliese (UnB)
.
2 -
Outras leituras e vozes na História da Arte
..
“Arcos romanos concêntricos” e o triunfo nos
retábulos-mores do Recôncavo da Bahia | Luiz
Alberto Ribeiro Freire (UFBA)
..
Estudos comparados da pintura histórica nas
américas: Powell e a descoberta do Mississipi
| Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF)
..
O
transe místico na arte ibérica entre os séculos XVI e XVII e seus
desdobramentos no 'Novo Mundo' | Maria Berbara
(UERJ)
.
As
diferentes matrizes culturais brasileiras | Silvia
Miranda Meira (MAC USP)
.
O
“bárbaro” germano: um “fetiche” da historiografia europeia da arte do
século XIX | Stéphane Huchet (UFMG)
.
3 -
Materialidades dissolvidas e fantasmagorias
.
Materialidades dissolvidas e fantasmagorias
na arte atual | Maria do Carmo de Freitas
Veneroso (UFMG)
.
História
da arte e transdisciplinaridade: ação expositiva do projeto Museu
Arte Ciência Tecnologia
| Nara Cristina Santos (UFSM)
.
Arte
e comunicação em grandes eventos expositivos de ingresso na arte
contemporânea | Paulo Antonio de Menezes Pereira da
Silveira (UFRGS)
.
4 -
Objetos e invocações
.
As
estações e os sentidos: um convite aos prazeres do Palácio de Queluz
| Angela Brandão (UNIFESP)
.
Imagens
de Orion: o cineteatro e o Art déco na cidade fábrica de Rio Tinto | Luciene
Lehmkuhl (UFPB)
.
Arquiteturas
pintadas: o dentro e o fora nas casas germânicas de Antônio Carlos | Sandra
Makowiecky (UDESC)
.
5 -
Arte e animismo
.
Transe
ameaçado: Cultura visual religiosa afrobrasileira e repressão policial
durante as primeiras décadas do século XX
| Arthur Gomes Valle (UFRRJ)
.
Possíveis
indícios da dupla pertença religiosa dos escravos africanos na obra
de Jean-Baptiste Debret
| Camila Dazzi (CEFET – RJ)
.
Simbolismo,
fé, arte: as pinturas e incisões no ritual do Candomblé |
Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ)
.
Uma
nova leitura da poética de Jorge dos Anjos
| Marilia Andrés Ribeiro (UFMG)
..
Deuses
do panteão africano: os orixás na vivência e interpretação de Nelson
Boeira Faedrich | Paula Viviane Ramos
(UFRGS)
..
6 - O
espiritual e o corpóreo na arte
.
Transfiguração,
êxtase e transe na arte moderna e no século XIX
| Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ)
.
Com a
cara no sol: faces gloriosas em diferentes exposições
| Bianca Knaak (UFRGS)
.
O
Experimentado e o Imaginado: os registros culturais manifestados na
paisagem | Carlos Gonçalves
Terra (UFRJ)
.
Os
parques nacionais como paisagem pitoresca efêmera
| Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP)
.
As
paisagens imaginárias de Antônio Bandeira e Wega Nery
| José Augusto Costa Avancini (UFRGS)
.
O material (des)encarnado: a recepção à arte
cinética na Europa e na América do Sul dos anos 1960
| Maria De Fatima Morethy Couto (UNICAMP)
.
O
visível, o legível e o indizível na patrimonialização da paisagem do
Rio de Janeiro | Maria
Inez Turazzi (UFF)
.
A
fluidez do imaterial na pintura viscontiana |
Mirian Nogueira Seraphim (IFMT)
.
O
Calçadão de Copacabana: tradição em trânsito no projeto de Roberto
Burle Marx | Vera
Beatriz Siqueira (UERJ)
.
7 - O
imaterial encarnado: artistas e agentes no circuito da arte
..
A
exposição da coleção de Mário de Andrade no MAM-SP: influências e
apagamentos | Ana Paula
Nascimento (USP)
..
A
anacronia do imagético em Regina Chulam
| Angela Maria Grando Bezerra (UFES)
..
Materialidade
e imaterialidade no cinema efêmero e híbrido de Rubens Gerchman | Almerinda
da Silva Lopes (UFES)
..
Revelando Alice Ardohain Soares (1917-2005)
| Blanca Luz Brites e Paulo César Ribeiro Gomes (UFRGS)
..
A
corporificação do espiritual na obra de Xul Solar
| Maria Lúcia Bastos Kern (PUCRS)
..
O
campo artístico da gravura em São Paulo: ensino, produção e circulação
1950/70 | Maria Luisa Luz Tavora
(UFRJ)
.
O
MoMA em transe: subversões da matéria a partir da documentação de Information
| Marco Antonio Pasqualini de Andrade (UFU)
..
O
público desnecessário e o microssistema familiar de produção e consumo
de arte | Neiva Maria Fonseca Bohns
(UFPEL)
.
8 -
Pôsteres
.
Ilustração
científica no Brasil Holandês: a natureza retratada nos desenhos,
pinturas e gravuras dos viajantes no séc. 17
| Cláudia Philippi Scharf (UFBA)
.
Apropriação
de imagens nas artes visuais no Brasil e na Bahia
| Dilson Rodrigues Midlej (UFRB)
.
O
poder simbólico e invocativo da imagem de São Pedro arrependido do
Museu do Mosteiro de São Bento da Bahia
| Maria Herminia Olivera Hernández, Emyle dos Santos
Santos, Victor Hugo Carvalho Santos (UFBA)
|
........... |
|
|
|
|
. |
|
|