CBHA
 
 
   
   
  Anais do XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte:
História da Arte em Transe, 
Salvador-BA 8-12 de outubro de 2017

   
 
 Apresentação
 .
 Capítulos
.
E-book Completo
.
 
 
 
 

 
 
 
  INTRODUÇÃO​
.
Palestrantes convidadas
.
Representando o irrepresentável: escravidão, memória e esquecimento ​| Ana Lucia Araújo 
.
O corpo, a morte, a imagem: pequeno percurso sobre a construção de uma pesquisa | Carolina Junqueira dos Santos 
.
1 ​- Arte e discursos fora de si
. 
História da Arte e História Oral: usos, abusos, contrapontos e contribuições ​| Eduardo Ferreira Veras (UFRGS)   
.
O museu curador: narrativas museais e a história da arte ​| Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB) 
.
História, cultura e imagem: trânsito na historicidade da arte ​| Rogeria Moreira de Ipanema (UFRJ)   
.
A questão dos discursos fora de si na historiografia da arte brasileira ​| Sonia Gomes Pereira (UFRJ)   
.
A história da arte, a memória e o trauma ​| Sheila Cabo Geraldo (UERJ) 
.
A imagem entre a história da arte e a antropologia: notas sobre um debate teórico | Vera Pugliese (UnB)   
.
2​ - Outras leituras e vozes na História da Arte
..
“Arcos romanos concêntricos” e o triunfo nos retábulos-mores do Recôncavo da Bahia  ​| Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA)   
..
Estudos comparados da pintura histórica nas américas: Powell e a descoberta do  Mississipi ​| Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF)   
..
O transe místico na arte ibérica entre os séculos XVI e XVII e seus desdobramentos no 'Novo Mundo' ​| Maria Berbara (UERJ)   
.
As diferentes matrizes culturais brasileiras ​| Silvia Miranda Meira (MAC USP)   
.
O “bárbaro” germano: um “fetiche” da historiografia europeia da arte do século XIX | Stéphane Huchet (UFMG) 
.
3​ - Materialidades dissolvidas e fantasmagorias
. 
Materialidades dissolvidas e fantasmagorias na arte atual ​| Maria do Carmo de Freitas Veneroso (UFMG)   
.
História da arte e transdisciplinaridade: ação expositiva do projeto Museu Arte Ciência Tecnologia ​| Nara Cristina Santos (UFSM) 
.
Arte e comunicação em grandes eventos expositivos de ingresso na arte contemporânea ​| Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira (UFRGS)
.
4 ​- Objetos e invocações
. 
As estações e os sentidos: um convite aos prazeres do Palácio de Queluz ​| Angela Brandão (UNIFESP) 
.
Imagens de Orion: o cineteatro e o Art déco na cidade fábrica de Rio Tinto | Luciene Lehmkuhl (UFPB)   
.
Arquiteturas pintadas: o dentro e o fora nas casas germânicas de Antônio Carlos | Sandra Makowiecky (UDESC)   
.
5 ​- Arte e animismo​
.
Transe ameaçado: Cultura visual religiosa afrobrasileira e repressão policial durante as  primeiras décadas do século XX  ​| Arthur Valle (UFRRJ)   
.
Possíveis indícios da dupla pertença religiosa dos escravos africanos na obra de  Jean-Baptiste Debret ​| Camila Dazzi (CEFET – RJ)   
.
Simbolismo, fé, arte: as pinturas e incisões no ritual do Candomblé ​| Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ)   
.
Uma nova leitura da poética de Jorge dos Anjos ​| Marilia Andrés Ribeiro (UFMG)   
..
Deuses do panteão africano: os orixás na vivência e interpretação de Nelson Boeira  Faedrich ​| Paula Viviane Ramos (UFRGS)   
..
6 - ​O espiritual e o corpóreo na arte​
.
Transfiguração, êxtase e transe na arte moderna e no século XIX ​| Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ)   
.
Com a cara no sol: faces gloriosas em diferentes exposições  ​| Bianca Knaak (UFRGS) 
.
O Experimentado e o Imaginado: os registros culturais manifestados na paisagem  ​| Carlos Gonçalves Terra (UFRJ)   
.
Os parques nacionais como paisagem pitoresca efêmera ​| Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP)   
.
As paisagens imaginárias de Antônio Bandeira e Wega Nery ​| José Augusto Costa Avancini (UFRGS)   
.
O material (des)encarnado: a recepção à arte cinética na Europa e na América do Sul  dos anos 1960  ​| Maria De Fatima Morethy Couto (UNICAMP) 
.
O visível, o legível e o indizível na patrimonialização da paisagem do Rio de Janeiro  | Maria Inez Turazzi (UFF)
.
A fluidez do imaterial na pintura viscontiana ​| Mirian Nogueira Seraphim (IFMT)   
.
O Calçadão de Copacabana: tradição em trânsito no projeto de Roberto Burle Marx  | Vera Beatriz Siqueira (UERJ) 
 .
7 ​- O imaterial encarnado: artistas e agentes no circuito da arte
..
A exposição da coleção de Mário de Andrade no MAM-SP: influências e apagamentos  ​| Ana Paula Nascimento (USP)   
..
A anacronia do imagético em Regina Chulam  ​| Angela Maria Grando Bezerra (UFES)   
..
Materialidade e imaterialidade no cinema efêmero e híbrido de Rubens Gerchman | Almerinda da Silva Lopes (UFES)   
..
Revelando Alice Ardohain Soares (1917-2005) ​| Blanca Luz Brites e Paulo César Ribeiro Gomes (UFRGS)
..
A corporificação do espiritual na obra de Xul Solar ​| Maria Lúcia Bastos Kern (PUCRS)   
..
O campo artístico da gravura em São Paulo: ensino, produção e circulação 1950/70 ​| Maria Luisa Luz Tavora (UFRJ) 
.
O MoMA em transe: subversões da matéria a partir da documentação de Information ​| Marco Antonio Pasqualini de Andrade (UFU)
..
O público desnecessário e o microssistema familiar de produção e consumo de arte | Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPEL)   
.
8 ​- Pôsteres 
.
Ilustração científica no Brasil Holandês: a natureza retratada nos desenhos, pinturas e  gravuras dos viajantes no séc. 17 ​| Cláudia Philippi Scharf (UFBA)
.
Apropriação de imagens nas artes visuais no Brasil e na Bahia ​| Dilson Rodrigues Midlej (UFRB)
.
O poder simbólico e invocativo da imagem de São Pedro arrependido do Museu do  Mosteiro de São Bento da Bahia​ ​ ​| Maria Herminia Olivera Hernández, Emyle dos Santos Santos, Victor Hugo Carvalho Santos  (UFBA)  INTRODUÇÃO​
.
Palestrantes convidadas
.
Representando o irrepresentável: escravidão, memória e esquecimento ​| Ana Lucia Araújo 
.
O corpo, a morte, a imagem: pequeno percurso sobre a construção de uma pesquisa | Carolina Junqueira dos Santos 
.
1 ​- Arte e discursos fora de si
. 
História da Arte e História Oral: usos, abusos, contrapontos e contribuições ​| Eduardo Ferreira Veras (UFRGS)   
.
O museu curador: narrativas museais e a história da arte ​| Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB) 
.
História, cultura e imagem: trânsito na historicidade da arte ​| Rogeria Moreira de Ipanema (UFRJ)   
.
A questão dos discursos fora de si na historiografia da arte brasileira ​| Sonia Gomes Pereira (UFRJ)   
.
A história da arte, a memória e o trauma ​| Sheila Cabo Geraldo (UERJ) 
.
A imagem entre a história da arte e a antropologia: notas sobre um debate teórico | Vera Pugliese (UnB)   
.
2​ - Outras leituras e vozes na História da Arte
..
“Arcos romanos concêntricos” e o triunfo nos retábulos-mores do Recôncavo da Bahia  ​| Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA)   
..
Estudos comparados da pintura histórica nas américas: Powell e a descoberta do  Mississipi ​| Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF)   
..
O transe místico na arte ibérica entre os séculos XVI e XVII e seus desdobramentos no 'Novo Mundo' ​| Maria Berbara (UERJ)   
.
As diferentes matrizes culturais brasileiras ​| Silvia Miranda Meira (MAC USP)   
.
O “bárbaro” germano: um “fetiche” da historiografia europeia da arte do século XIX | Stéphane Huchet (UFMG) 
.
3​ - Materialidades dissolvidas e fantasmagorias
. 
Materialidades dissolvidas e fantasmagorias na arte atual ​| Maria do Carmo de Freitas Veneroso (UFMG)   
.
História da arte e transdisciplinaridade: ação expositiva do projeto Museu Arte Ciência Tecnologia ​| Nara Cristina Santos (UFSM) 
.
Arte e comunicação em grandes eventos expositivos de ingresso na arte contemporânea ​| Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira (UFRGS)
.
4 ​- Objetos e invocações
. 
As estações e os sentidos: um convite aos prazeres do Palácio de Queluz ​| Angela Brandão (UNIFESP) 
.
Imagens de Orion: o cineteatro e o Art déco na cidade fábrica de Rio Tinto | Luciene Lehmkuhl (UFPB)   
.
Arquiteturas pintadas: o dentro e o fora nas casas germânicas de Antônio Carlos | Sandra Makowiecky (UDESC)   
.
5 ​- Arte e animismo​
.
Transe ameaçado: Cultura visual religiosa afrobrasileira e repressão policial durante as  primeiras décadas do século XX  ​| Arthur Gomes Valle (UFRRJ)   
.
Possíveis indícios da dupla pertença religiosa dos escravos africanos na obra de  Jean-Baptiste Debret ​| Camila Dazzi (CEFET – RJ)   
.
Simbolismo, fé, arte: as pinturas e incisões no ritual do Candomblé ​| Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ)   
.
Uma nova leitura da poética de Jorge dos Anjos ​| Marilia Andrés Ribeiro (UFMG)   
..
Deuses do panteão africano: os orixás na vivência e interpretação de Nelson Boeira  Faedrich ​| Paula Viviane Ramos (UFRGS)   
..
6 - ​O espiritual e o corpóreo na arte​
.
Transfiguração, êxtase e transe na arte moderna e no século XIX ​| Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ)   
.
Com a cara no sol: faces gloriosas em diferentes exposições  ​| Bianca Knaak (UFRGS) 
.
O Experimentado e o Imaginado: os registros culturais manifestados na paisagem  ​| Carlos Gonçalves Terra (UFRJ)   
.
Os parques nacionais como paisagem pitoresca efêmera ​| Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP)   
.
As paisagens imaginárias de Antônio Bandeira e Wega Nery ​| José Augusto Costa Avancini (UFRGS)   
.
O material (des)encarnado: a recepção à arte cinética na Europa e na América do Sul  dos anos 1960  ​| Maria De Fatima Morethy Couto (UNICAMP) 
.
O visível, o legível e o indizível na patrimonialização da paisagem do Rio de Janeiro  | Maria Inez Turazzi (UFF)
.
A fluidez do imaterial na pintura viscontiana ​| Mirian Nogueira Seraphim (IFMT)   
.
O Calçadão de Copacabana: tradição em trânsito no projeto de Roberto Burle Marx  | Vera Beatriz Siqueira (UERJ) 
 .
7 ​- O imaterial encarnado: artistas e agentes no circuito da arte
..
A exposição da coleção de Mário de Andrade no MAM-SP: influências e apagamentos  ​| Ana Paula Nascimento (USP)   
..
A anacronia do imagético em Regina Chulam  ​| Angela Maria Grando Bezerra (UFES)   
..
Materialidade e imaterialidade no cinema efêmero e híbrido de Rubens Gerchman | Almerinda da Silva Lopes (UFES)   
..
Revelando Alice Ardohain Soares (1917-2005) ​| Blanca Luz Brites e Paulo César Ribeiro Gomes (UFRGS)
..
A corporificação do espiritual na obra de Xul Solar ​| Maria Lúcia Bastos Kern (PUCRS)   
..
O campo artístico da gravura em São Paulo: ensino, produção e circulação 1950/70 ​| Maria Luisa Luz Tavora (UFRJ) 
.
O MoMA em transe: subversões da matéria a partir da documentação de Information ​| Marco Antonio Pasqualini de Andrade (UFU)
..
O público desnecessário e o microssistema familiar de produção e consumo de arte | Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPEL)   
.
8 ​- Pôsteres 
.
Ilustração científica no Brasil Holandês: a natureza retratada nos desenhos, pinturas e  gravuras dos viajantes no séc. 17 ​| Cláudia Philippi Scharf (UFBA)
.
Apropriação de imagens nas artes visuais no Brasil e na Bahia ​| Dilson Rodrigues Midlej (UFRB)
.
O poder simbólico e invocativo da imagem de São Pedro arrependido do Museu do  Mosteiro de São Bento da Bahia​ ​ ​| Maria Herminia Olivera Hernández, Emyle dos Santos Santos, Victor Hugo Carvalho Santos  (UFBA)  
 ...........
 
 
.
     
   
  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  
 
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo