CBHA
 
 
   
   
   
   
   
Anais do XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte  
     
 
 
Resumos
 
     
    RESUMOS DE COMUNICADORES
     
    Formas de exibição: lugares e estratégias (I)
     
    Elisa de Souza Martinez  (UnB/CBHA)
    Rembrandt e seu gabinete: naturalia e exotismo
     
    Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA)
    A re-apropriação da arte colonial entre o local e o global: Brasil e Filipinas
     
    Letícia Squeff (UNIFESP/CBHA)
    Exposições de arte no Brasil: modos de interpretação
     
    Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA)
    Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899)
     
    Roberto Conduru (UERJ/CBHA)
    Brasil: terra de mágicos?
     
     
    Formas de exibição: lugares e estratégias (II)
     
    Vera Siqueira (UERJ/CBHA)
    Wanda Pimentel e o circuito expositivo brasileiro
     
    Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA)
    A Arte Experimental e Política de Paulo Herkenhoff
     
    Marco Pasqualini (UFU/CBHA)
    A Galeria Whitechapel e a internacionalização da arte brasileira: duas exposições
     
    Nara Cristina Santos (UFSM/CBHA)
    Arte Contemporânea: exibição/disponibilização em redes colaborativas/telemáticas
     
     
    Crítica e curadoria: construções de sentido
     
    Bianca Knaak (UFRGS/CBHA)
    Construções de sentidos em curadorias de acervos artísticos institucionais
     
    Helouise Costa (MAC/USP e CBHA)
    A fotografia moderna no Brasil: do fotoclubismo ao sistema de arte
     
    Claudia Valladão de Mattos (Unicamp/CBHA)
    Hileia Amazônica no MASP: Arte e Ecologia na década de 70 no Brasil
     
    Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA)
    A crítica institucional e a estética da existência
     
    Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS/CBHA)
    Curadoria e potencialidade crítica na arte pós-autônoma
     
     
    Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (I)
     
    Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA)
    Paisagem e Academia: Agostinho José da Mota
     
    Ângela Brandão (UNIFESP/CBHA)
    Sobreposição de tarefas: uma leitura do Dicionário de Judith Martins
     
    Elaine Dias (UNIFESP/CBHA)
    Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro
     
    Raquel Quinet Pífano (UFJF/CBHA)
    Felix da Costa e a Defesa da Nobreza da Pintura
     
     
    Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(I)
     
    Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA)
    As estratégias da arte nas celebrações luso-brasileiras
     
    Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA)
    Por uma cronologia das Artes Plásticas no Brasil do Dezenovevinte
     
    Maraliz Christo (UFJF/CBHA)
    A Revolução Francesa no Chile e a pintura histórica de Raymond Monvoisin
     
    Paulo Knauss (UFF/CBHA)
    Índios no salão: Louis Rochet e a escultura etnográfica entre a França e o Brasil
     
     
    Imagens da arte e interpretações do passado (I)
     
    Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (CBHA)
    O programa escultórico da Catedral de Salvador – igreja do antigo Real Colégio da Bahia
     
    Maria Elizia Borges (UFG/CBHA)
    Aspectos do revival egípcio e classicista na arte funerária brasileira
     
    José Augusto Costa Avancini (UFRGS/CBHA)
    As Pinacotecas Municipais de Porto Alegre: A cidade na pintura de paisagem
     
    Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA)
    Retratos à Margem: imagens invisíveis da arte no Brasil
     
     
    Inventários, coleções e arquivos
     
    Maria Inez Turazzi (IPHAN/CBHA)
    Entre negociações e disputas: a doação da coleção Geyer ao patrimônio público
     
    Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA)
    A vitrine invisível. Um estudo sobre o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
     
    Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA)
    História da arte como instituição e como arquivo. A pintura de Marilice Corona
     
    Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA)
    Experiências intermitentes: arquivos, inventários e coleções em Santa Catarina
     
    Maria do Carmo Freitas Veneroso (UFMG/CBHA)
    Livros de artista: seu lugar de produção e difusão no campo da arte contemporânea
     
     
    Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (II)
     
    Adalgisa Arantes Campos (UFMG/CBHA)
    Aprendizagem artística, pintura colonial mineira, pintores coloniais
     
    Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA/CBHA)
    As maquinetas dos Humildes como representação do universo religioso feminino
     
    Ana Mae Barbosa (USP/CBHA)
    Cecília Meireles e o Ensino da Arte: o cinema e a educação infantil
     
    Angela Ancora da Luz (UFRJ/CBHA)
    O ateliê de Bandeira de Mello. Lugar de memória, de práticas e formação de mestres
     
     
    Instituições, fronteiras e marginalidade
     
    Paula Ramos (UFRGS/CBHA)
    MAC-RS: 21 anos de algumas conquistas, muitas crises e permanentes indefinições
     
    Sílvia Miranda Meira(USP/CBHA)
    A reflexão crítica como estratégia e proposição da Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP nos anos 60
     
    Dária Jaremtchuk (USP/CBHA)
    CONTRABIENAL: exposição impressa ou manifesto político?
     
    Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA)
    O público como instituição: interdependência e criação na arte contemporânea
     
    Maria Angélica Melendi (UFMG/CBHA)
    Ocorrências de arte contemporânea na natureza habitada
     
     
    Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(II)
     
    Marize Malta (UFRJ/CBHA) 
    A trivialidade da arte em casa: a coleção artística do Museu Casa de Rui Barbosa
     
    Ana Gonçalves Magalhães (MAC/USP e CBHA)
    Bienal de São Paulo/MAM: Revisitando a Constituição de um Acervo Modernista
     
    Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP)
    Os museus de arte moderna e o conceito de moderno
     
   

Rosana Pereira de Freitas (UFRJ/CBHA)

    Orientalismo de vanguarda
     
     
    Crítica e curadoria: construções de sentido
     
    Ana Paula Nascimento (Pinacoteca do Estado de São Paulo/CBHA)
    A contribuição editorial de Virgílio Maurício no jornal Gazeta de Notícias em 1923
     
    Maria Lúcia Bastos Kern (PUC/RS e CBHA)
    A Revista Martín Fierro e o projeto de arte moderna
     
    Maria Luisa Luz Távora (UFRJ/CBHA)
    A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972)
     
    Maria de Fátima Morethy Couto (Unicamp/CBHA)
    Rejeições ao pop: arte e crítica na América Latina dos anos 1960
     
     
    Imagens da arte e interpretações do passado (II)
     
    Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA)
    Transversalização da arte e da história
     
    Ângela Maria Grando Bezerra (UFES/CBHA)
    Persistência do passado na arte presente de Bill Viola
     
    Paulo Silveira (UFRGS/CBHA)
    Reavaliando um insucesso de Ulises Carrión: o caso “O roubo do ano”
     
    Stéphane Huchet (UFMG/CBHA)
    Os três passados/clichês de Vik Muniz: a participação, a iconografia e o artista
     
     
    RESUMOS DE PÔSTERES
   


    Alda de Azevedo Ferreira - UFPE
Fernando Pedro de Carvalho Ono - UFRJ
    A permanência de um jardim brasileiro: A trajetória profissional de Haruyoshi Ono e os desafios da continuidade do conceito de paisagismo de Roberto Burle Marx
     
    Ana Claudia Fehelbert Pinto Braga - UFES
    O discurso oficial dos Salões Capixabas de Arte Fotográfica (1958 - 1978)
     
    André Camargo Thomé Maya Monteiro - UnB
    A Poética Editorial da Caixa Tunga
     
    Camilla Rocha Campos - UCAM
    Cultura colonial e autonomia social: pontos sobre arte e mercado na América Latina
     
    Caroliny Pereira - UFU
    A Instauração de um acesso entre a memória da imagem e a fotografia futurista
     
    Clarice Rego Magalhães
    A Escola de Belas Artes de Pelotas e o seu papel na manutenção do academicismo
     
    Cristina Pierre de França - Colégio Pedro II - FAETEC - UNIGRANRIO
    Victor Meirelles e Estevão Silva - Representações do Brasil no Séc. XIX
     
    Eduardo Ferreira Veras - UFRGS
    O artista antes do artista: cadernos de desenho do menino Iberê Camargo (1927 - 1928)
     
    Fernanda Pereira de Medina - Universidade de Rennes II
    Jean Dubuffet e Nise da Silveira: A Inserção Cultural da Loucura
     
    Fernando Stankuns de Paula Figueiredo - USP
    Le Corbusier e o papel da fotografia na mediação entre o público e a arquitetura
     
    Gisele Lourenço Faleiros da Rocha - UFRJ
Helenise Monteiro Guimarães - UFRJ
    (Re) Invenção do Cotidiano: arte popular, narrativas e representações culturais de Reis de Bois
     
   

Juliana Maria Jabor Santos Faria - UFRJ

    A Cidade como Espaço Expositivo
     
    Leandro Gonçalves de Rezende - UFMG
    Manoel Ribeiro Rosa e a Irmandade se São José de Vila Rica: breve trajetória artística
     
    Luciane Ruschel Nascimento Garcez - Univille, Université Aix-Marseille
    Hubert Duprat - arte contemporânea: espelhos do tempo
     
    Manoel Silvestre Friques - PUC - Rio
    Por uma história do medium: técnicas, convenções e improviso
     
    Marcele Linhares Viana - UFRJ
    A arte decorativa nas instituições de ensino artístico do Rio de Janeiro
     
    Márcia Valéria Teixeira Rosa - UNIRIO
    A coleção Rodolpho Amoêdo no Museu Histórico Nacional
     
   

Maria de Fatima da Silva Costa Garcia de Mattos - CUML - Ribeirão Preto/SP

   

A Renovação Artística pelo Olhar dos Pintores Italianos: Ribeirão Preto (1950)

     
    Maria Cristina Volpi Nacif - UFRJ
    Banal e extraordinário; formas vestimentares em coleções museológicas
     
    Mariana Merino de Freitas Xavier - UNESP
    O riso do artista: o humor e suas subcategorias na arte contemporânea
     
    Peterson Soares Pessoa - UFG
    Prolet'kult: arte, trabalho e questão de classe
     
    Renata Favarin Santini - UFRJ
    Deslocamentos da (na) obra: articulações entre documentação e produção artística
     
    Renata Biagioni Wrobleski - USP
    Desafiando verdades, renomeando ruas: Trabalhos do coletivo Fierce Pussy
     
    Ricardo Ramos Costa - IFES
    Acervo do África Brasil Museu Intercontinental: do objeto de arte ao patrimônio intangível
     
    Rita Lages Rodrigues - UFMG
    Construção da memória, construção da história: a sala Lygia Clark no Memorial Minas Vale
     
    Tales Bedeschi Faria - UFMG
    Gravura expandida: estratégias de visibilidade voltadas para diferentes públicos
     
    Talita Trizoli - UFG
    Griselda Pollock: Arquivos e desejos. Uma crítica museológica feminista
     
    Tamara Silva Chagas - UFES
    Frederico Morais: da crítica à Nova Crítica
     
    Vera Rozane Araújo Aguiar Filha - UFC
    A formação e a prática artística de Raimundo Cela entre o Brasil e a França (1910-30)
     
    Vera Pugliese - UnB
    Notas sobre a Kulturwissenchaftliche Bibliothek Warburg e o Bilderatlas Mnemosyne
     
    Vitor Hugo Gorino - UNICAMP
    O impressor e o ensino da litografia no Brasil, anos 1970: Octávio Pereira
     
    Viviane Viana de Souza - SME/RJ
    Os lugares de exposição da mulher artista no século XIX: O caso de Abigail de Andrade
     
     
     
     
     
     
     
 
 
     
     
      Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais   UFRJ   Escola de Belas Artes UFRJ     Portal UnB