CBHA
 
 
   
   
   
   
   
Anais do XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte  
     
 
 
Sessões Temáticas
     
     
    FORMAS DE EXIBIÇÃO: LUGARES E ESTRATÉGIAS
     
   

A Arte Experimental e Política de Paulo Herkenhoff
Almerinda da Silva Lopes

Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899)
Ana Maria Tavares Cavalcanti

Rembrandt e seu gabinete: naturalia e exotismo
Elisa de Souza Martínez

Exposições de arte no Brasil: modos de interpretação
Leticia Squeff

A Galeria Whitechapel e a internacionalização da arte brasileira: duas exposições
Marco Antonio Pasqualini de Andrade

Brésil: terre de magiciens?
Roberto Conduru

Wanda Pimentel e o circuito expositivo brasileiro (1960-1970)
Vera Beatriz Siqueira

     
     
    CRÍTICA E CURADORIA: CONSTRUÇÕES DE SENTIDO
     
   

Curadoria e Potencialidade Crítica na Arte Pós-Autônoma
Ana Maria Albani de Carvalho

A contribuição editorial de Virgílio Maurício no jornal Gazeta de Notícias em 1923
Ana Paula Nascimento

Construções de sentidos em curadorias de acervos artísticos institucionais
Bianca Knaak

Rejeições ao pop: arte e crítica na América latina dos anos 1960
Maria de Fátima Morethy Couto

A Revista Martín Fierro e o Projeto de Arte Moderna
Maria Lúcia Bastos Kern

A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972)
Maria Luisa Tavora

A crítica institucional e a estética da existência
Marília Andrés Ribeiro

     
     
    MESTRES E ARTISTAS: PRÁTICAS, FORMAÇÃO E ENSINO
     
   

Cecília Meireles, o Desenho e a Educação Infantil
Ana Mae Barbosa

O ateliê de Bandeira de Mello. Lugar de memória, de práticas e formação de mestres
Angela Ancora da Luz

Sobreposição de Tarefas: uma Leitura do Dicionário de Judith Martins
Angela Brandão

Le Breton entre Humboldt e Bachelier: Referências para o Ensino Artístico Brasileiro
Elaine Dias

As maquinetas dos Humildes como representação do universo religioso feminino
Luiz Alberto Ribeiro Freire

Paisagem e Academia: a pintura de Agostinho José da Mota
Sonia Gomes Pereira

     
     
    NARRATIVAS E INTERPRETAÇÕES: INCLUSÕES E EXCLUSÕES
     
   

Bienal de São Paulo/MAM: Revisitando a Constituição de um Acervo Modernista
Ana Gonçalves Magalhães

As estratégias da arte nas celebrações luso-brasileiras
Cybele Vidal Neto Fernandes

Os museus de arte e o conceito de moderno
Felipe Soeiro Chaimovich

A Revolução Francesa no Chile e a pintura histórica de Raymond Monvoisin
Maraliz de Castro Vieira Christo

A trivialidade da arte em casa: a coleção artística do Museu Casa de Rui Barbosa
Marize Malta

Por uma cronologia das Artes Plásticas no Brasil do Dezenovevinte
Mirian Nogueira Seraphim

Índios no salão de arte: representação étnica na escultura do século XIX
Paulo Knauss

Orientalismo de Vanguarda
Rosana Pereira de Freitas

     
     
    IMAGENS DA ARTE E INTERPRETAÇÕES DO PASSADO
     
   

O tempo interno da arte: Aby Warburg e Bill Viola
Angela Grando e Waldir Barreto

O programa escultórico da Catedral de Salvador [Igreja do antigo Real Colégio de Jesus da Bahia]
Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho

Aspectos do Revival Egípcio e Classicista na Arte Funerária Brasileira
Maria Elizia Borges

Reavaliando um insucesso de Ulises Carrión: o caso de “O roubo do ano”
Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira

Imagens Invisíveis: paisagens à margem da arte no Brasil
Renato Palumbo Dória

Transversalização da arte e da história
Sheila Cabo Geraldo

A reflexão crítica como estratégia e proposição da Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP, nos anos 60 e 70
Silvia Meira

Os três “clichês” de Vik Muniz: a participação, a iconografia e o artista
Stéphane Huchet

     
     
    INVENTÁRIOS, COLEÇÕES E ARQUIVOS
     
   

Livros de artista: seu lugar de produção e difusão no campo da arte contemporânea
Maria do Carmo de Freitas Veneroso

Entre negociações e disputas: a doação da coleção Geyer ao patrimônio público
Maria Inez Turazzi

A vitrine invisível. Um estudo sobre o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
Neiva Maria Fonseca Bohns

Experiências intermitentes: arquivos, inventários e coleções em Santa Catarina
Sandra Makowiecky

     
     
    INSTITUIÇÕES, FRONTEIRAS E MARGINALIDADE
     
   

O público como instituição: interdependência e criação na arte contemporânea
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira

MACRS: 21 anos de algumas conquistas, muitas crises e permanentes indefinições
Paula Ramos

     
 
     
     
      Portal da Unicamp   Instituto de Artes Unicamp   Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais   UFRJ   Escola de Belas Artes UFRJ     Portal UnB