CBHA
 
 
   
   
   
   
 
Inicial
EDITAL
Sessões Temáticas
PROGRAMAÇÃO
Inscrições
MAPA UNICAMP
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte
     
     
    PROGRAMAÇÃO GERAL
     
   
Horário Dia 4
terça-feira
Dia 5
quarta-feira
Dia 6
quinta-feira

09:00 - 10:20

Abertura e Palestra 1
(Anfiteatro IEL)

Mesa 4

Assembleia Anual do CBHA
(sala C07 IEL)

10:20 - 10:40

Café

Café

Café

10:40 - 12:00

Mesa 1

Mesa 5

Palestra 4
(Anfiteatro IEL)

12:00 - 14:00

Almoço

Almoço

Almoço

14:00 - 15:20

Mesa 2

Mesa 6

Mesa 8

15:20 - 15:40

Café

Café

Café

15:40 - 17:00

Mesa 3

Mesa 7

Mesa 9

17:10 - 18:30

Palestra 2
(Anfiteatro IEL)

Palestra 3
(Anfiteatro IEL)

Mesa 10

18:30 - 20:00

Homenagem a
Marta Rossetti Batista
Lançamento de publicações
(Anfiteatro IEL)

Reunião do Conselho Deliberativo
(Anfiteatro IEL)

 

     
     
    PALESTRAS
     
   

Palestra 1 - 4 de outubro de 2016  |  09:00 - 10:20
Byron Elsworth Hamann (Ohio State Univ., EUA)
“The Biography of an Archive: Documents, Architecture, and the Archive of the Indies (Seville, 1784-1818)”

Palestra 2 - 4 de outubro de 2016  |  17:10 - 18:30
Prof. Michael Löwy (Centre National de la Recherche Scientifique, França)
"O jogo surrealista como ritual mágico"

Palestra 3 - 5 de outubro de 2016  |  17:10 - 18:30
Suely Rolnik (PUC-São Paulo)
“Pensar a partir do saber-do-corpo: Uma  micropolítica para desertar o inconsciente colonial-capitalístico

Palestra 4 - 6 de outubro de 2016  |  10:40 - 12:00
Massimiliano Rossi (Univ. de Salento, Itália)
“The Cross, the Shroud and the Dragon: Apotropaic Strategies in late Sixteenth Century Italy against the Turkish Threat”

     
     
    SESSÕES TEMÁTICAS
     
    Sessão 1 - Afastando os males: arte e apotropismo
Coordenadores:
Maria Berbara (UERJ)
Patrícia Meneses (UNICAMP)
Tamara Quírico (UERJ)
     
   
     
    Mesa 2 - 14:00-15:20 - Local: Sala de Congregação IFCH
    Apotropismo entre cristianismo e "paganismo" 1
Mediadora: Maria Berbara (UERJ/CBHA)
     
    14:00-14:10
Maria Berbara (UERJ), Patrícia Meneses (UNICAMP) e Tamara Quírico (UERJ)
Apresentação: Arte e apotropismo
     
    14:10-14:40
Rafael Augusto Castells de Andrade (UERJ)
Entre a cruz e a serpente: poderes e simbologias opostas em uma tela persuasiva
     
    14:40-15:00
Francislei Lima da Silva (Unicamp) e Matheus Filipe Alves Madeira Drumond (UFRJ)
Fluxos místicos: as águas e seus mistérios no imaginário colonial luso-brasileiro
     
    15:00-15:20
Debate
     
     
    Mesa 3 - 15:40-17:00 - Local: Sala de Congregação IFCH
    Apotropismo entre cristianismo e “paganismo” 2
Mediadora: Patricia Meneses (UNICAMP)
     
    15:40-16:10
Alexandre Ragazzi (UERJ)
Amuletos de coral: do paganismo ao cristianismo
     
    16:10-16:40
Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA)
Entre santos, pretos velhos e pin-ups tropicais: uma hagiografia desconhecida
     
    16:40-17:00
Debate
     
     
   
     
    Mesa 4- 09:00-10:20 - Local: Sala de Teses I pós IFCH
    Apotropismo na arte e historiografia da arte entre os séculos XIX e XXI 1
Mediadora: Patricia Meneses (UNICAMP)
     
    09:00-09:30
    Cezar Tadeu Bartholomeu (UFRJ)
Nan Goldin e o Hematoma em forma de coração: repetir/amar/advertir/retornar
    09:30-10:00
    Luana Maribele Wedekin (UNESP)
Gogol e Vrubel: os poderes demoníacos da obra de arte
     
    10:10-10:20
Debate
     
     
    Mesa 5 - 10:40-12:00 - Local: Sala de Teses I pós IFCH
   

Apotropismo na arte e historiografia da arte entre os séculos XIX e XXI 2
Mediadora: Tamara Quírico (UERJ/CBHA)

     
    10:40-11:10
    Ana de Gusmão Mannarino (UFRJ)
Atravessar o labirinto: Ondas Paradas de Probabilidade e a arte como modo de agir no mundo
     
    11:10-11:40
    Daniela Pinheiro Machado Kern (UFRGS)
O problema do apotropismo: Hanna Levy, Max Raphael e as artes paleolítica e “primitiva”
     
    11:40-12:00
Debate
     
     
    Mesa 6 - 14:00-15:20 - Local: Sala de Teses I pós IFCH
    Manifestações do apotropismo na arte europeia e americana entre os séculos XIII e XVI 1
Mediadora: Tamara Quírico (UERJ/CBHA)
     
    14:00-14:30
Paula Vermeersch (UNESP)
Os púlpitos pisanos e as figurações franciscanas do sagrado
     
    14:30-15:00
Andreia de Freitas Rodrigues (UERJ)
O poder dos amuletos antigos: afastando a melancolia
     
    15:00-15:20
Elias Feitosa de Amorim Júnior (Unicamp)
Madeira, tecido e vidro: Notre-Dame de Chartres e suas relíquias
     
     
    Mesa 7 - 15:40-17:00 - Local: Sala de Teses I pós IFCH
    Manifestações do apotropismo na arte europeia e americana entre os séculos XIII e XVI 2
Mediadora: Maria Berbara (UERJ/CBHA)
     
    15:40-16:10
Clara Habib de Salles Abreu (UERJ)
A Virgem Abrideira de Bárcena de Pie de Concha: devoção popular e apotropismo
     
    16:10-16:30
Patricia Dalcanale Meneses (UNICAMP)
A verdadeira cruz como objeto apotropaico em Piero Della Francesca
     
    16:30-17:00
Debate
     
     
   
     
    Mesa 8 -14:00-15:20 - Local: Sala da Congregação pós IFCH
    Manifestações do apotropismo na Antiguidade 1
Mediadora: Patrícia Meneses (UNICAMP)
     
    14:00-14:30
Katia Maria Paim Pozzer (UFRGS)
Mitos, Ritos e Arte: Uma Experiência Mesopotâmica
     
    14:30-15:00
Evelyne Azevedo (UERJ)
Hic habitat felicitas: apotropismo e devoção na coleção de falos do Museu Nacional
     
    15:00-15:20
Debate
     
     
    Mesa  9 - 15:40-17:00 - Local: Sala da Congregação pós IFCH
    Manifestações do apotropismo na Antiguidade 2
Mediadora: Tamara Quírico (UERJ/CBHA)
     
    15:40-16:10
    Antônio Leandro Gomes de Souza Barros (Unicamp)
A efetividade da arte na História Natural: naturalismo paradoxal
    16:10-16:30
   

Jaqueline Souza Veloso (UERJ)
Elementos do sepulcro de Iulia Victorina destinados a aplacar maldições

     
    16:30-17:00
Debate e encerramento
     
     
     
    Sessão 2 - Arte e Ritual
Coordenadores:
Roberto Conduru (UERJ/CBHA)
Vera Beatriz Siqueira (UERJ)
     
     
   

     
    Mesa 1 - 10:40-12:00 - Local: Sala Multiuso IFCH
    Rito e mito como problema crítico e historiográfico
     
    10:40-11:00
Roberto Conduru (UERJ/CBHA) e Vera Beatriz Siqueira (UERJ/CBHA)
Abertura
     
    11:00-11:20
Stéphane Huchet (UFMG/CBHA)
As metamorfoses do ritual artístico: da distância à comunhão?
     
    11:20-11:40
Elena O'Neill (UERJ)
Mito e linguagem na história e teoria da arte de Carl Einstein
     
    11:40-12:00
Guilherme Delgado (UERJ)
Ruídos no ritual da recepção estética - o juízo “isto não é arte”
     
     
    Mesa 2 - 14:00-15:20 - Local: Sala Multiuso IFCH
    Arte e rituais religiosos
     
    14:00-14:20
Maria Eurydice de Barros Ribeiro (UnB)
A Igreja-monumento e a Síntese das Artes (Séculos IX-XIII)
     
    14:20-14:40
Cristina Dunaeva (UnB)
Um santo popular, a arte contemporânea e a crítica das dicotomias estruturantes
     
    14:40-15:00
Amanda Tavares (UERJ)
Vieira da Silva vai ao terreiro: o que é que La Macumba tem?
     
    15:00-15:20
Debate
     
     
    Mesa 3 - 15:40-17:00 - Local: Sala Multiuso IFCH
    Performance e ritualismo 1
     
    15:40-16:00
Almerinda Lopes (UFES/CBHA)
Performatividade, Dessacralização e Ironia em uma Proposta Realizada em Vitória (1977)
     
    16:00-16:20
Wellington Cesário (UFSE)
O Projeto Plástico de Oiticica e sua Dinâmica Perceptiva
     
    16:20-16:40
Fernanda Corrêa (UFRJ)
A Ideia de Mendicância em Práticas Artísticas
     
    16:40-17:00
Debate
     
     
   
     
    Mesa 4 - 09:00-10:20 - Local: Sala Multiuso IFCH
    Performance e ritualismo 2
     
    9:00-9:20
Emerson Dionísio (UnB/CBHA)
Ações para construir silêncios: Tino Sehgal e as instituições da arte
     
    9:20-9:40
Vera Pugliese (UnB)
Notas sobre e poética de Bené Fonteles: o tempo, o corpo e o totem
     
    9:40-10:00
Alexander Gaiotto Miyoshi (UFU)
Tendências da Escultura Moderna: de um livro de história da arte a objeto artístico
     
    10:00-10:20
Debate
     
     
    Mesa 5 - 10:40-12:00 - Local: Sala Multiuso IFCH
    Teatralidade e ritual artístico 1
     
    10:40-11:00
Luis Edegar Costa (UFRGS/cbha)
Jogo e absorção em pinturas de Iberê Camargo
     
    11:00-11:20
Renata Oliveira Caetano (UERJ)
Sobre a Ambivalência do Traço: Desenho/Escrita Como Ação Poética Em Cartas
     
    11:20-11:40
Gilton Monteiro (UERJ)
Arte - rito do desconhecido
     
    11:40-12:00
Debate
     
     
    Mesa 6 - 14:00-15:20 - Local: Sala Multiuso IFCH
    Teatralidade e ritual artístico 2
     
    14:00-14:20
Tadeu Mourão (IFSP)
Teoria do acúmulo: Desdobramentos na arte negra não afro-religiosa no Brasil
     
    14:20-14:40
Sissa Aneleh de Assis (UnB)
Arte feminina, rituais e religiosidades na Amazônia
     
    14:40-15:00
Caroline Ting (UERJ)
O sagrado e o profano nas obras “O Teatro da Crueldade” (1946), de Antonin Artaud, e “O Triunfo da Morte” (c. 1562), de Pieter Bruegel, o Velho
     
    15:00-15:20
Debate
     
     
    Mesa 7 - 15:40-17:00 - Local: Sala Multiuso IFCH
    Ritos institucionais 1
     
    15:40-16:00
Elisa de Souza Martinez (UnB/CBHA)
Figuras do corpo e ritual: como vestir a imagem etnográfica?
     
    16:00-16:20
Carla Hermann (UERJ)
Experimentando o “real” nos panoramas oitocentistas
     
    16:20-16:40
Patrícia Corrêa (UFRJ)
Linha como sonho, armadilha e caminho
     
    16:40-17:00
Debate
     
     
   
     
    Mesa 8 - 10:40-12:00 - Local: Sala Multiuso IFCH
    Ritos institucionais 2
     
    14:00-14:20
Maria Lucia Bastos Kern (CBHA/PUC-RS)
O campo intelectual e de arte em Buenos Aires: debates e estratégias de ação
     
    14:20-14:40
Tiago Machado de Jesus (IFSP)
Profanar o ritual: as estratégias de trabalho de Waltercio Caldas e Cildo Meireles
     
    14:40-15:00
Ana Carolina de Moraes (UFSE)
Chabloz e o Ceará: aspectos de sua atuação no cenário artístico-cultural do estado
     
    15:00-15:20
Roberto Conduru (UERJ/CBHA) e Vera Beatriz Siqueira (UERJ/CBHA)
Debate e encerramento
     
     
     
    Sessão 3- A Biografia das coisas: arte, colecionismo e circulação da cultura material
Coordenadores:
Claudia Mattos Avolese (UNICAMP)
Iara Schiavinatto Lis (UNICAMP)
Jens Baumgarten (UNIFESP)
     
     
   
    Mediador: Jens Baumgarten
     
    Mesa 1 - 10:40-12:00 - Local: Anfiteatro IEL
    Circulação da cultura material 1
     
    10:40-11:00
Aldilene Marinho Diniz (SEEDUC-RJ/CECIERJ)
Circulação e apropriação de gravuras flamengas na azulejaria portuguesa setecentista
     
    11:00-11:20
Michiko Okano (UNIFESP)
Entre Ocidente e Japão: circulação dos objetos artísticos e da técnica de perspectiva
     
    11:20-11:40
Daniel Grecco Pacheco (UNICAMP)
Peças em movimento: a oferenda da Plataforma das Águias e Jaguares de Chichén Itzá.
     
    11:40-12:00
Virginia Borges (UNICAMP)
Da “aldeia” à Porte de Versailles: uma biografia das bolsas Tupinambá
     
     
    Mesa 2 - 14:00-15:20 - Local: Anfiteatro IEL
    Circulação da cultura material 2
     
    14:00-14:20
Adriana Mattos Macedo (UNB)
Outros espaços de circulação: objetos artísticos na Exposição de História e Geografia do Brasil (1881)
     
    14:20-14:40
Marcelo Mari (UnB/CBHA)
Móveis esquecidos de Sergio Rodrigues
     
    14:40-15:00
Debate
     
     
    Mesa 3 - 15:40-17:00 - Local: Anfiteatro IEL
    A Biografia das coisas 1
     
    15:40-16:00
Arthur Valle (UFRRJ/CBHA)
Vida e Morte de uma Estátua de “Exu” do Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro
     
    16:00-16:20
Inácio Rebetez (UNICAMP)
As metamorfoses do tondo de Piero di Cosimo do MASP
     
    16:20-16:40
Marize Malta (UFRJ/CBHA)
Objetos religiosos, uma coleção, algumas biografias: fé e arte na coleção Ferreira das Neves
     
    16:40-17:00
Debate
     
     
   
    Mediador: Claudia Mattos Avolese (UNICAMP/CBHA)
     
     
    Mesa 4 - 09:00-10:20 - Local: Anfiteatro IEL
    A Biografia das Coisas 2
     
    9:00-9:20
Moema de Bacelar Alves (UFF)
Uma cozinha caipira entre o privado e o público: os caminhos de uma tela e seu estudo
     
    9:20-9:40
Ricardo Giannetti (independente, RJ)
“Reposta de Tiradentes” de Leopoldino de Faria: notas biográficas de um quadro
     
    9:40-10:00
Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF/CBHA)
A viscondessa e seus artistas: a trajetória de um leque de autógrafos
     
    10:00-10:20
Raquel Quinet Pifano (UFJF/CBHA)
Murilo Mendes Colecionador: do Surrealismo à Abstração Geométrica
     
     
    Mesa 5 - 10:40-12:00 - Local: Anfiteatro IEL
    A Biografia das Coisas 3
     
    10:40-11:00
Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA)
A polêmica do pano de boca do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
     
    11:00-11:20
Maria Izabel Branco Ribeiro (FAAP/CBHA)
A Narrativa de Joaquim José de Miranda:  as imagens, o texto e os fatos 
     
    11:20-11:40
Ana Cândida de Avelar (UnB)
Na contramão da vontade construtiva: lirismo, gesto, subjetividade na arte brasileira
     
    11:40-12:00
Debate
     
     
    Mesa 6 - 15:20-17:00 - Local: Anfiteatro IEL
    A Biografia das Coisas 4
     
    14:00-14:20
Erika Zerwes (MAC-USP)
A biografia da imagem: duas coleções de fotografias contam a vida de duas fotógrafas
     
    14:20-14:40
Eduardo Augusto Costa (UNICAMP)
A Fotografia no Brasil entre livros e disciplinas
     
    14:40-15:00
Debate
     
     
    Mesa 7 - 15:40-17:00 - Local: Anfiteatro IEL
    Trajetos da arte e a formação de coleções 1
     
    15:40-16:00
Felipe da Silva Corrêa (UNICAMP)
Um quadro holandês em uma coleção mineira: a paisagem de Roelofs no Museu Mariano Procópio
     
    16:00-16:20
Maria Izabel Escano Souza (UERJ/CBHA)
A Coleção de livros de horas da Real Biblioteca Portuguesa
     
    16:20-16:40
Juliana Monteiro; Maria Angélica Beghini Morales; Tatiana Chang Waldman (Museu da Imigração- SP)
Objetos de acervo, objetos de pesquisa: a experiência do Museu da Imigração
     
    16:40-17:00
Sandra Mackowiecky (UDESC/CBHA)
Museu da Escola Catarinense: por uma biografia das coisas
     
     
   
    Mediação: Iara Schiavinatto Lis
     
    Mesa 8 - 10:40-12:00 - Local: Sala CL01 IEL
    Trajetos da arte e a formação de coleções 2
     
    14:00-14:20
Ana Paula Nascimento (FAU-USP/CBHA)
A ideia de um museu da história da arte francesa em São Paulo: didatismo ou difusão?
     
    14:20-14:40
Maria Elizia Borges (UFG/CBHA)
Dos registros pictóricos à materialização do monumento funerário
     
    14:40-15:00
Rita Lages Rodrigues (UFMG)
O Museu da Pampulha como objeto que guarda outros objetos: o Museu de Arte da Pampulha e/ou o acervo
     
    15:00-15:20
Maria Améila Bulhões (UFRGS/CBHA)
Arte e Internet, da Rede para a Galeria
     
     
    Mesa 9 - 14:00-15:20 - Local: Sala CL01 IEL
    Trajetos da arte e a formação de coleções 3
     
    15:40-16:00
Ivair Reinaldim (EBA-UFRJ)
A produção cultural indígena e a história da arte no Brasil: uma problemática incontornável
     
    16:00-16:20
Rodrigo Vivas (UFMG)
Abstração em movimento: concretismo, neoconcretismo e tachismo
     
    16:20-16:40
Patrícia Moreno Christofoletti (UFJF)
Autonomia in progress: uma análise biográfica das cosmococas
     
    16:40-17:00
Debate
     
    Mesa 10 - 15:40-17:00 - Local: Sala CL01 IEL
    Trajetos da arte e a formação de coleções 4
     
    17:10-17:30
Pedro Ernesto Freitas Lima (UnB)
Exposição e ocultação: um olhar sobre a obra de Jac Leirner
     
    17:30-17:50
Rachel Vallego Rodrigues (USP)
A Formação de uma Coleção Institucional: O Caso do Banco Central
     
    17:50-18:10
Rafaella Sudário Ribeiro (FAV-UFG)
A visualidade da infância nos retratos de família em Goiás: Arquivo fotográfico privado e a construção de gênero (1920 - 1940).
     
    18:10-18:30
Debate
     
    Sessão 4 - A obra de arte como escrita da história: entre memória, corpo e violência
Coordenadores:
Alexandre Santos (UFRGS)
Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPEL)
Sheila Cabo Geraldo (UERJ)
     
     
   
     
     
    Mesa 1 - 10:40-12:00 - Local: Sala de Vídeo pós IFCH
    Mediadora: Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel)
     
    10:40-11:00
Talita Trizoli. (USP) (doutoranda)
Leituras feministas da arte de guerrilha no Brasil: Anna Vitória Mussi, Theresa Simões, Sonia Andrade, Anna Maria Maiolino.
     
    11:00-11:20
Daniela dos Passos Miranda Name. (UFRJ-ECO) (doutoranda)
Cais do corpo, porto da memória . Virginia de Medeiros e a nova Praça Mauá
     
    11:20-11:40
Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA)
O corpo como receptáculo do desejo, da indiferença ou da repulsa
     
    11:40-12:00
Debate
     
     
    Mesa 2 - 14:00-15:20 - Local: Sala de Vídeo pós IFCH
    Mediador: Alexandre Santos (UFRGS)
     
    14:00-14:20
Alexandre Santos (UFRGS/CBHA)
Abrir as janelas para que entrem todos os insetos: as imagens extremas de André Penteado
     
    14:20-14:40
Ricardo Henrique Ayres Alves (UFRGS)
O discurso homoerótico latente na obra de Luiz Henrique Schwanke
     
    14:40-15:00
Vivian Palma Braga dos Santos (USP) (doutoranda)
Acender a luz: Artes Contemporâneas na reestruturação de identidades fraturadas
     
    15:00-15:20
Debate
     
     
    Mesa 3 - 15:40-17:00 - Local: Sala de Vídeo pós IFCH
    Mediadora: Sheila Cabo Geraldo (UERJ)
     
    15:40-16:00
Camila Monteiro Schenkel (UFRGS)
Violentar o corpo da imagem: uma estratégia para representar e resistir à barbárie
     
    16:00-16:20
Melissa Rocha e Bárbara Ahouagi (UFMG)
Nós não sabíamos, um percurso sobre fotografias, arquivo e violência na arte
     
    16:20-16:40
Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA)
As marcas, as máscaras e a resistência das imagens
     
    16:40-17:00
Debate
     
     
   
     
     
    Mesa 4 - 09:00-10:20 - Local: Sala de Vídeo pós IFCH
     
    Mediadora: Dária Jaremtchuk (USP/CBHA)
     
    9:00-9:20
Luísa Martins Waetge Kiefer (UFRGS) (doutoranda)
Lost Utopia: a ausência do corpo como marca da história
     
    9:20-9:40
Eduardo Veras (UFRGS/CBHA)
Relações entre África e Brasil: novas migrações, outras imagens
     
    9:40-10:00
Dária Jaremtchuk (USP/CBHA)
Poéticas do “exílio artístico”
     
    10:00-10:20
Debate
     
     
    Mesa 5 - 10:40-12:00 - Local: Sala de Vídeo pós IFCH
    Mediadora: Marilia Andrés Ribeiro (UFMG)
     
    10:40-11:00
Isadora Buzo Mattiolli (UFRGS) (mestranda)
Estancar a ferida: uma análise da fotografia Língua Apunhalada, de Lygia Pape
     
    11:00-11:20
Marilia Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA)
Arte e política nos porões da ditadura
     
    11:20-11:40
Mauro Trindade Nogueira da Silva (UERJ)
A recriação do mundo: cartografias poéticas de Anna Bella Geiger
     
    11:40-12:00
Debate
     
     
    Mesa 6 - 14:00-15:20 - Local: Sala de Vídeo pós IFCH
    Mediadora: Maria Angélica Melendi (UFMG)
     
    14:00-14:20
Eduardo Augusto Alves de Almeida (USP- PGEHA)
Corpo na ditadura militar brasileira e o método artístico-terapêutico de Lygia Clark
     
    14:20-14:40
Maria Angélica Melendi (UFMG/CBHA)
Uma pátria obscura: o que resta da anistia
     
    14:40-15:00
Gil Vieira Costa (UFSSE)
Massacre do Eldorado dos Carajás: imagens artísticas e Produção de Memória
     
    15:00-15:20
Debate
     
     
    Mesa 7 - 15:40-17:00 - Local: Sala de Vídeo pós IFCH
    Mediadora: Paula Viviane Ramos (UFRGS)
     
    15:40-16:00
Silvia Miranda Meira (MAC-USP/CBHA)
Estratégias e ações que configuram a arte contemporânea
     
    16:00-16:20
Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA/CBHA)
Quadratura e discurso religioso nos tetos da Igreja de N. Sra. Divina Pastora
     
    16:20-17:00
Paula Viviane Ramos (UFRGS/CBHA)
Mito, corpo e violência: Walmor Corrêa encontra a Teniaguá
     
     
   
     
     
    Mesa 8 - 14:00-15:20 - Local: Sala de Vídeo pós IFCH
    Mediador: Marco Antônio Pasqualini de Andrade (UFU)
     
    14:00-14:20
Bruno Pereira(UNESP) (mestrando)
Alair Gomes: Fotografia e o corpo masculino para além da moldura heteronormativa
     
    14:20-14:40
Marco Antonio Pasqualini de Andrade (UFU/CBHA)
Acconti, Oppenheim, Schneemann e Barney: uma introdução aos tratados experimentais do corpo
     
    14:40-15:00
Niura Legramante Ribeiro (UFRGS)
A fotografia como corpo performatizado: a autoridade da imagem construída
     
    15:00-15:20
Debate
     
     
    Mesa 9 - 15:40-17:00 - Local: Sala de Vídeo pós IFCH
     
    Mediadora: Fernanda Pequeno (UERJ)
     
    15:40-16:00
Claudio Barcellos Jansen Ferreira (UFRGS) (mestrando)
A memória do corpo fotografado: liberdades da ironia no trabalho de Carlos Pasquetti
     
    16:00-16:20
Fernanda Pequeno da Silva (UERJ)
Artur Barrio: historicizandoSituações e Experiências
     
    16:20-16:40
Taís Cardoso da Silva (UFRGS) (mestranda)
A performatividadeantirromântica de Gabriel Mascaro e Jonathas de Andrade
     
    16:40-17:00
Debate
     
    Mesa 10 - 17:10-18:30 - Local: Sala de Vídeo pós IFCH
     
    17:10-17:30
José Augusto Costa Avancini (UFRGS/CBHA)
A Pintura de Paisagem de Alice Brill, 1920-2013.
     
    17:30-17:50
Raimundo Nonato de Castro (UFP)  (doutorando)
Uma modernidade decaída: Andrelino Cotta e a representação da cidade
     
    17:50-18:10
Andréia Carolina Duarte Duprat (UFRGS) (mestranda)
A repercussão de KätheKollwitz (1867- 1945) como modelo de artista social no Brasil
     
    18:10-18:30
Vanessa Costa da Rosa (UDESC)(mestranda)
A primeira missa do Brasil sob o olhar do presente
     
     
     
     
     
     
     
     
     
   
  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Instituto de Artes Unicamp   Universidade Estadual do Rio de Janeiro                  
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo