CBHA
 
 
   
   
   
   
 
Inicial
EDITAL
Sessões Temáticas
PROGRAMAÇÃO
Inscrições
MAPA UNICAMP
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte
     
    Sessão Temática 1
     
    Afastando os males: arte e apotropismo
Coordenadores:
Maria Berbara (UERJ)
Patrícia Meneses (UNICAMP)
Tamara Quírico (UERJ)
     
   

Há poucas instâncias em que a ideia de “arte em ação” se manifeste de modo mais evidente do que no apotropismo. Nas mais variadas coordenadas espaço-temporais, criaram-se objetos de que uma de suas finalidades principais seria a de afastar malefícios. Amuletos, varinhas, sinos, chocalhos, imagens religiosas, etc., foram com frequência concebidos enquanto objetos capazes de efetivamente proteger indivíduos ou grupos sociais contra uma dada fonte de perigo – seja esta uma pessoa, deidade ou entidade mágica. Do nazar boncugu originário da atual Turquia a crucifixos; de amuletos representando falos, no antigo mundo romano, às gárgulas esculpidas em igrejas e catedrais europeias; figas, balangandãs, máscaras, talismãs, carrancas –  são inúmeras as instâncias em que objetos foram fabricados a fim de proteger quem os portasse em seu corpo, casa, navio, entre outros. Esta sessão temática pretende reunir apresentações variadas ao redor do tema do apotropismo na arte, considerando, sobretudo, a capacidade que objetos apotropaicos, enquanto manifestações religiosas, culturais e artísticas, possuem de atuar afirmativamente no mundo.
Possíveis tópicos para comunicações e pôsteres incluem, dentre outras possibilidades:

- Usos apotropaicos de objetos artísticos (pinturas cristãs, esculturas greco-romanas, etc.)
- Relação entre arte, religião e apotropismo
- Gestos apotropaicos nas artes e literatura
- Talismãs, totens, fetiches ou outros objetos apotropaicos

São bem-vindas propostas que abordem temas específicos ou que comparem manifestações artísticas apotropaicas produzidas em diferentes contextos espaço-temporais.
     
     
    [sessão 1][sessão 2][sessão 3][sessão 4]
     
     
     
     
   
  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Instituto de Artes Unicamp   Universidade Estadual do Rio de Janeiro                  
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo