CBHA
 
 
   
   
   
   
 
Inicial
EDITAL
Sessões Temáticas
PROGRAMAÇÃO
Inscrições
MAPA UNICAMP
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte
     
    Sessão Temática 2
     
    Arte e Ritual
Coordenadores:
Roberto Conduru (UERJ)
Vera Beatriz Siqueira (UERJ)
     
   

Muitos dos artefatos que são entendidos atualmente como obras de arte foram produzidos, em diferentes contextos de tempo e espaço, para participar de ações religiosas, políticas e civis. Também são numerosos os artefatos gerados ritualmente, sobretudo em liturgias de cunho mágico-religioso, que depois foram considerados obras de arte.
Mas a arte não foi feita exclusivamente para ou em sistemas a ela externos, como a religião e a política. Pois ela é processual, ritualizada, desde o âmbito mais ou menos individual e solitário da criação até a recepção pública. Nesse sentido, é preciso ressaltar como, há algum tempo, a performance vem se constituindo como categoria artística na qual a ritualística é uma questão chave. Por outro lado, deve-se chamar atenção para os ritos que as obras de arte – antigas e contemporâneas – propõem, demandam ou exigem, com suas particulares condições objetais. Assim como os rituais próprios às instituições artísticas. E os processos de apropriação pelo público.
Como estes diferentes modos de ritualização constituem e afetam a arte? Como as dimensões artísticas interferem nos rituais? Toda agência artística é ritualística? Como uma obra de arte se torna pública? Como as apropriações confirmam ou subvertem os modos de celebração? Há arte sem rito? Arte só ritual? Questões como estas mobilizam a sessão temática proposta para abarcar comunicações que explorem as múltiplas conexões entre arte e ritualismo.
Assim, são possíveis os seguintes eixos de reflexão, entre outros:

Arte em rituais – religião, política, civismo;
O fazer artístico como ritual;
Performance – corpos, ritos e desdobramentos;
A performatividade dos objetos artísticos;
O ritualismo próprio a escrita, curadoria, ensino e fruição da arte.

     
     
    [sessão 1][sessão 2][sessão 3][sessão 4]
     
     
   
  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Instituto de Artes Unicamp   Universidade Estadual do Rio de Janeiro                  
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo