|  | 
      
        | Se desejar realizar uma busca por nome do título ou autor, utilize o atalho "Ctrl + F" | 
      
        |  | 
      
        | Perfil de Walter Zanini Annateresa Fabris
 | 
      
        |  | 
      
        | Aspectos da Semana Santa através do estudo das Irmandades do Santíssimo Sacramento: cultura artística e solenidades (Minas Gerais séculos XVIII ao XX) Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos
 | 
      
        |  | 
      
        | Artifícios para o olhar Adriana Sanajotti Nakamuta
 | 
      
        |  | 
      
        | A silenciosa querela entre os partidários do entendimento da arte como categoria estética e os simpatizantes da arte como categoria histórica
 Alberto Cipiniuk
 | 
      
        |  | 
      
        | Diálogo entre arte y política: abordaje desde una perspectiva semiótica general de la cultura
 Profa. Alejandra Leticia Niño Amieva
 | 
      
        |  | 
      
        | Mecenato e Fontes Iconográficas na Pintura Colonial Mineira: Ataíde e o Missal 34
 Alex Fernandes Bohrer
 | 
      
        |  | 
      
        | Maurício Salgueiro e a poética da máquina Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes
 | 
      
        |  | 
      
        | Aldo Locatelli e a Morte de São Luiz Gonzaga: Sobrevivência das Formas e Expressão de Sentimentos na Pintura Mural Religiosa da Catedral de Novo Hamburgo Altamir Moreira
 | 
      
        |  | 
      
        | A fotografia alemã nas duas últimas Bienais de São Paulo Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães
 
 | 
      
        |  | 
      
        | Nervo óptico (1977-1978): a questão da montagem como uma problemática contemporânea
 Profa. Ana Maria Albani de Carvalho
 | 
      
        |  | 
      
        | MAM: museu para a metrópole Ana Paula Nascimento
 
 | 
      
        |  | 
      
        | Profissão artista: mulheres, atividades artísticas e condicionantes sociais no Brasil de finais do Oitocentos Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni
 
 | 
      
        |  | 
      
        | Os retábulos das Irmandades de São Pedro dos Clérigos de Salvador, Recife e Mariana. Estudos de caso e problemas metodológicos André Luiz Tavares Pereira
 
 | 
      
        |  | 
      
        | Bienais e salões: as poéticas das grandes exposições na década de 50 Drª Angela Ancora da Luz
 | 
      
        |  | 
      
        | A instauração do verde e do encarnado na fabulação visual de Cícero Dias – anos 30 Profa. Dra. Angela Grando
 | 
      
        |  | 
      
        | Absolutamente modernos. A arte brasileira das Bienais e dos MAMs e os desafios de uma coleção particular
 Dra. Anna Paola P. Baptista
 | 
      
        |  | 
      
        | O surrealismo à luz da fotografia: uma releitura Profa. Dra. Annateresa Fabris
 | 
      
        |  | 
      
        | Leon Ferrari : os anos paulistas (1976-1984 c.) | 
      
        | Profa. Dra. Aracy Amaral | 
      
        |  | 
      
        | Histórias da "Arte Marginal": um processo de ambigüidades | 
      
        | Arley Andriolo | 
      
        |  | 
      
        | Questões Semânticas na Obra de Guttmann Bicho | 
      
        | Prof. Arthur Gomes Valle | 
      
        |  | 
      
        | Na trilha de Cosmococa - Programa 'in progress' de Neville de Almeida e Hélio Oiticica: heterotopia de invenção
 | 
      
        | Profa. Dra. Beatriz Scigliano Carneiro | 
      
        |  | 
      
        | A pré-história da transdisciplinaridade: a construção do saber em Alberti e Leonardo | 
      
        | Prof. Dr. Carlos Antônio Leite Brandão | 
      
        |  | 
      
        | Crítica de Arte: uma nova forma de escrever o século XIX no Brasil | 
      
        | Camila Dazzi | 
      
        |  | 
      
        | Coleção Pirelli-Masp de Fotografia: À Memória da Fotografia Brasileira | 
      
        | Carolina Soares | 
      
        |  | 
      
        | A Noção de Leitura Aplicada à Iconografia: Problemas de Interpretação | 
      
        | Consuelo Alcioni B. D. Schlichta | 
      
        |  | 
      
        | A palavra no espelho | 
      
        | Profa. Dra. Cristina Ávila | 
      
        |  | 
      
        | A Construção Simbólica da Nação. O Lugar das Exposições Gerais | 
      
        | Profa. Dra. Cybele Vidal Neto Fernandes | 
      
        |  | 
      
        | História da Arte na Cibercultura. Questões Metodológicas e Difusão Cultural | 
      
        | Profa. Dra. Daisy Peccinini | 
      
        |  | 
      
        | O flagrante e o pseudo-flagrante na fotografia de rua de German Lorca | 
      
        | Daniela Maura Ribeiro | 
      
        |  | 
      
        | Cidade histórica na contemporaneidade | 
      
        | Profa. Dra. Denise Gonçalves | 
      
        |  | 
      
        | Museu, Cidade, Identidade(s): Desafios Metodológicos | 
      
        | Dino Giovanni Gozzer Carbonel | 
      
        |  | 
      
        | Representações Agostinianas no Século XVII: Um Estudo Iconográfico | 
      
        | Edna Márcia Borges de Jesus | 
      
        |  | 
      
        | A Lente da Câmara fotográfica e o transcurso do tempo: rostos da História e da resistência | 
      
        | Elaine Karla de Almeida | 
      
        |  | 
      
        | Almeida Júnior, Modernização e Identidade Paulista: Pintura da Vida Moderna, o Caipira e os Bandeirantes | 
      
        | Prof. Dr. Fabio Lopes de Souza Santos | 
      
        |  | 
      
        | Rudolf Schlichter: os desenhos para as Mil e uma Noites | 
      
        | Fátima Aparecida Vasco | 
      
        |  | 
      
        | Do Desenho à Escultura | 
      
        | Prof. Dr. Fernando Augusto dos Santos Neto | 
      
        |  | 
      
        | Arte Pública: Diálogo da Pluralidade | 
      
        | Fernando Pedro da Silva | 
      
        |  | 
      
        | Os modelos para a arte colonial mineira. O caso de Manoel da Costa Ataíde | 
      
        | Flávia Klausing Gervásio | 
      
        |  | 
      
        | Os retratos de Insley Pacheco – da pintura à fotografia no século XIX | 
      
        | Flávia de Almeida Fábio | 
      
        |  | 
      
        | O Delírio do Chimborazo: discursos sobre a América Latina | 
      
        | Gabriela Kremer Motta | 
      
        |  | 
      
        | Giovanni Castagneto: Um estudo sobre as obras Marinha com barco (1895) e Paisagem com rio e barco ao seco em São Paulo 'Ponte Grande' (1895) | 
      
        | Helder Oliveira | 
      
        |  | 
      
        | Modernidades Acadêmicas: o convívio de diferentes estéticas no curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (1890-1945) | 
      
        | Helena Cunha de Uzeda | 
      
        |  | 
      
        | Arte Concreta nas Bienais Paulistas e a Constituição de uma Plataforma de Discussão Integrada entre Arte e Arquitetura | 
      
        | Hélio Luiz Herbst Jr. | 
      
        |  | 
      
        | O auto-retrato fotográfico na obra de Geraldo de Barros | 
      
        | Profa. Heloisa Espada Rodrigues Lima | 
      
        |  | 
      
        | Guignard (1896-1962) - Paisagens: Trajetórias e Mudanças | 
      
        | Profa. Dra. Ivone Luzia Vieira | 
      
        |  | 
      
        | Contaminações: um estudo sobre Rosângela Rennó | 
      
        | Profa. Janaina Mércia Alves Melo | 
      
        |  | 
      
        | Manuel da Costa Ataíde e a Arte do seu Tempo | 
      
        | Profa. Jeaneth Xavier de Araújo | 
      
        |  | 
      
        | Escolas de Papel - A influência de gravuras européias no Brasil Colônia | 
      
        | Jorge Victor de Araújo Souza Sílvia Barbosa Guimarães Borges
 | 
      
        |  | 
      
        | A Pintura de Paisagem de Oscar Boeira (1883-1943) | 
      
        | Prof. Dr. José Augusto Avancini | 
      
        |  | 
      
        | Salvador além das aparências: o olhar de Verger | 
      
        | Juciara Maria Nogueira Barbosa | 
      
        |  | 
      
        | Igrejas Pombalinas e o Ecletismo Setecentista | 
      
        | Prof. Klaus Werner Funke | 
      
        |  | 
      
        | O Real e o Fantástico: a Visualidade de Brasília pelo Artista Milton Ribeiro | 
      
        | Lara Moreira Alves | 
      
        |  | 
      
        | História da arquitetura e preservação do patrimônio: diálogos | 
      
        | Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota | 
      
        |  | 
      
        | Um olhar plural sobre o moderno com a pintura de Portinari | 
      
        | Profa. Dra. Luciene Lehmkuhl | 
      
        |  | 
      
        | As Mídias Contemporâneas e a Comunicação do Conhecimento em História da Arte: O Cd-Rom A Paixão de Cristo Segundo José Joaquim da Rocha, Egídio Sadeler II e Eli Du Bois | 
      
        | Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire | 
      
        |  | 
      
        | Arte Pública: Novas Práticas de uma História de muitas Histórias | 
      
        | Prof. Luiz Sérgio de Oliveira | 
      
        |  | 
      
        | Pesquisa em arte: marcas e passagens do vazio/cheio numa produção gráfica pessoal | 
      
        | Lurdi Blauth | 
      
        |  | 
      
        | Arte tumularia na virada do oitocentos:art nouveau nos cemitérios seculares | 
      
        | Profa. Marcelina das Graças de Almeida | 
      
        |  | 
      
        | O religioso e o artístico nos livros ilustrados em Minas Gerais: Termo de Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar das Congonhas de Sabará | 
      
        | Márcia Almada | 
      
        |  | 
      
        | Colecionadores surrealistas e a história da arte: a Coleção Breton | 
      
        | Profa. Márcia Jardim | 
      
        |  | 
      
        | A Modernidade na obra de Amoêdo | 
      
        | Profa. Márcia Valéria Teixeira Rosa | 
      
        |  | 
      
        | Tensões, Modelos, Eixos, Figuras, Ações: Da Figurabilidade do Corpo Psíquico aos Atos Físicos do Corpo Emocional na Obra de Arte Contemporânea. Um estudo de caso de performance e seu registro fotográfico | 
      
        | Prof. Dr. Marcio Pizarro Noronha | 
      
        |  | 
      
        | Fragmentos Críticos Sobre Identidades Virtuais | 
      
        | Marco Antonio Pasqualini de Andrade | 
      
        |  | 
      
        | Inspiração ou Plágio? Processo Criativo de Alguns Artistas Brasileiros | 
      
        | Prof. Marco Elízio de Paiva | 
      
        |  | 
      
        | Sobre Fotografias: Relações quase aleatórias entre as obras dos artistas Cildo Meireles e Rotimi Fani-Kayode | 
      
        | Prof. Marcos Hill Profa. Sulamita Lino
 | 
      
        |  | 
      
        | O Ornamento e o Modernismo (extrato do livro com o mesmo título a ser lançado em 2005) | 
      
        | Marcos Moraes de Sá | 
      
        |  | 
      
        | A Cena Artística Argentina nas duas primeiras Bienais Paulistas | 
      
        | Maria Amalia Garcia | 
      
        |  | 
      
        | Cruzando Territórios: História da Arte e Arte Contemporânea | 
      
        | Prof. Dra. Maria Amélia Bulhões | 
      
        |  | 
      
        | Um outro Barroco? Post, Eckhout e o desenho da paisagem brasileira | 
      
        | Profa. Dra. Maria Angélica da Silva | 
      
        |  | 
      
        | Cenas de Casais: casamentos | 
      
        | Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa | 
      
        |  | 
      
        | Antigas marcas, novos processos: a arte humanizando as tecnologias | 
      
        | Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso | 
      
        |  | 
      
        | Teoria da recepção e o estudo da arte moderna musealizada | 
      
        | Profa. Dra. Maria Cecília França Lourenço | 
      
        |  | 
      
        | Tipologia de Edifícios Ecléticos entre 1880 e 1920: uma leitura traçada pelo tempo | 
      
        | Profa. Maria de Fátima da S. Costa Garcia de Mattos | 
      
        |  | 
      
        | Entre bichos e parangolés: o neoconcretismo hoje | 
      
        | Profa. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto | 
      
        |  | 
      
        | Mitos, emblemas e sinais ou Lugares da Memória na Commedia de Dante | 
      
        | Profa. Dra. Maria do Céu Diel de Oliveira | 
      
        |  | 
      
        | A Relação Entre Imagem Contemporânea, Arte e Arte-Educação | 
      
        | Profa. Maria do Mar Vázquez Manzano | 
      
        |  | 
      
        | Fotografia: diálogos entre a História Social da Cultura e a História da Arte | 
      
        | Profa. Dra. Maria Eliza Linhares Borges | 
      
        |  | 
      
        | Manifestações Artísticas contemporâneas em espaços públicos convencionais (cemitérios secularizados) | 
      
        | Profa. Dra. Maria Elizia Borges | 
      
        |  | 
      
        | A historiografia da arte baiana na contemporaneidade | 
      
        | Profa. Dra. Maria Helena Ochi Flexor | 
      
        |  | 
      
        | Historiografia da arte: revisão e reflexões face à arte contemporânea | 
      
        | Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Kern | 
      
        |  | 
      
        | A gravura artística na Escola Nacional de Belas Artes - anos 50/60: tensão e conquistas na atualização do seu ensino de arte | 
      
        | Profa. Dra. Maria Luisa Luz Távora | 
      
        |  | 
      
        | Materializar el límite - una perspectiva de análisis para la obra de Cildo Meireles | 
      
        | Profa. Mariana Marchesi | 
      
        |  | 
      
        | História da Arte e História Oral na leitura da obra de Iole de Freitas | 
      
        | Profa. Dra. Marília Andrés Ribeiro | 
      
        |  | 
      
        | Um outro Ecletismo pela visão das artes decorativas | 
      
        | Profa. Marize Malta | 
      
        |  | 
      
        | Fotografia e pintura. O daguerreótipo e seus primeiros ensaios no Brasil oitocentista | 
      
        | Profa. Marli Marcondes | 
      
        |  | 
      
        | Cultura Visual ou História da Arte: perspectivas | 
      
        | Mauricio Topal de Moraes | 
      
        |  | 
      
        | As Obras de Arte Enquanto Retratos de um Tempo | 
      
        | Melissa Mota Alcides | 
      
        |  | 
      
        | Metodologia para Análise de Inserção de Monumentos Escultóricos em Lugares Urbanos | 
      
        | Profa. Miriam Escobar | 
      
        |  | 
      
        | A história da arte no museu ou da história da arte ao museu? | 
      
        | Profa. Dra. Mônica Zielinsky | 
      
        |  | 
      
        | Situação contemporânea dos estudos da arquitetura e artes visuais em Minas Gerais no século XVIII | 
      
        | Profa. Dra. Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira | 
      
        |  | 
      
        | Emergência da Arte (e) Tecnologia Digital | 
      
        | Profa. Dra. Nara Cristina Santos | 
      
        |  | 
      
        | As Cores da Cidade na América Portuguesa: um estudo iconográfico | 
      
        | Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro | 
      
        |  | 
      
        | Identidades e poderes do catálogo de exposição | 
      
        | Paulo Antônio Silveira | 
      
        |  | 
      
        | Um interregno: os artistas da década de 1940 | 
      
        | Priscila Rossinetti Rufinoni | 
      
        |  | 
      
        | Ut Pictura Poesis no tratado de Philippe Nunes | 
      
        | Profa. Raquel Quinet Pifano | 
      
        |  | 
      
        | A Pintura de Temática Religiosa na Academia Imperial das Belas Artes: Uma Abordagem Contemporânea | 
      
        | Reginaldo da Rocha Leite | 
      
        |  | 
      
        | Atlas Iconográfico: método, aplicações, exemplo | 
      
        | Renata Alves Sunega | 
      
        |  | 
      
        | Algumas considerações sobre a pintura de Anita Malfatti do início do séc. XX | 
      
        | Renata Gomes Cardoso | 
      
        |  | 
      
        | Ação Cultural do Museu de Arte de São Paulo: 1947-1957 | 
      
        | Profa. Renata Vieira da Motta | 
      
        |  | 
      
        | O lugar da arte no moderno MASP: o "museu-vivo" como mediador entre público e obra | 
      
        | Rita Bredariolli | 
      
        |  | 
      
        | Representações de atores da cidade de Belo Horizonte: a visão de Luís Olivieri | 
      
        | Profa. Rita Lages Rodrigues | 
      
        |  | 
      
        | Afro-brasilidades contemporâneas: Barrio, Dias, Meireles | 
      
        | Prof. Roberto Conduru | 
      
        |  | 
      
        | A Crítica de Cunho Modernista à Arquitetura Colonial e ao Barroco no Brasil: Lúcio Costa e Paulo Santos | 
      
        | Rodrigo Espinha Baeta | 
      
        |  | 
      
        | Lygia Clark: A Construção da Pintura (Planos em superfície modulada nº 1, 4 e 5) | 
      
        | Rodrigo Queiroz | 
      
        |  | 
      
        | Quando existe arte? Os salões de Belas Artes e a emergência da arte contemporânea em Belo Horizonte. 1956-1971 | 
      
        | Rodrigo Vivas Andrade | 
      
        |  | 
      
        | Jacques Funck e o uso do Clássico Iluminista no Rio de Janeiro Colonial | 
      
        | Rogerio Entringer | 
      
        |  | 
      
        | Voltar a Minas? Barroco, curadoria e crítica recente | 
      
        | Profa. Rosana de Freitas | 
      
        |  | 
      
        | Caminhos e Descaminhos da Arte Tecnológica no Brasil | 
      
        | Profa. Rose Mary Louzada Gomes | 
      
        |  | 
      
        | As gravuras brasileiras de Albrecht Dürer | 
      
        | Profa. Dra. Sandra Daige Hitner | 
      
        |  | 
      
        | Cruzamentos Impuros: conexões, encontros e cruzamentos na construção de dispositivos poéticos na arte contemporânea | 
      
        | Profa. Dra. Sandra Rey | 
      
        |  | 
      
        | Ressonâncias da historiografia moderna na contemporaneidade: contribuições de Benjamin, Riegl e Panofsky 
 | 
      
        | Profa. Dra. Sheila Cabo | 
      
        |  | 
      
        | Luis Seoane: imágenes, palabras y intercambios intelectuales para el exilio de los años cuarenta | 
      
        | Silvia Dolinko | 
      
        |  | 
      
        | Conservação, Critérios de Seleção, História da Arte: Como pensar o registro da memória, a difusão e o entendimento das artes visuais diante das novas tecnologias? | 
      
        | Silvia M. Meira | 
      
        |  | 
      
        | Repensando Alguns Conceitos do Ensino Acadêmico: Desenho, Composição, Tipologia e Tradição Clássica | 
      
        | Profa. Dra. Sonia Gomes Pereira | 
      
        |  | 
      
        | Memória Metodológica | 
      
        | Stéphane Huchet | 
      
        |  | 
      
        | A Fotografia Como Protagonista e como Coadjuvante no Romance Brasileiro do Século XIX: o caso Senhora, de José de Alencar | 
      
        | Prof. Tadeu Chiarelli | 
      
        |  | 
      
        | Um olhar sobre as musas de Eliseu Visconti: a Alegoria à Música | 
      
        | Profa.Valéria Ochoa Oliveira | 
      
        |  | 
      
        | A dimensão pública da Coleção Gilberto Chateaubriand | 
      
        | Vanessa Biazioli Siqueira | 
      
        |  | 
      
        | Ivan Serpa: independência crítica e compromisso artístico | 
      
        | Vera Beatriz Siqueira | 
      
        |  | 
      
        | O auto-retrato fotográfico: uma leitura da crise do sujeito em Antonio Manuel | 
      
        | Prof. Virgínia Gil Araujo | 
      
        |  | 
      
        | Etsedron, o avesso do Nordeste | 
      
        | Walter Mariano | 
      
        |  | 
      
        | Alegoria como Conceito: Uma Leitura Benjaminiana do Barroco | 
      
        | Zahira Souki Cordeiro | 
      
        |  | 
      
        |  |