|
Se desejar realizar uma busca por nome do título ou autor, utilize o atalho "Ctrl + F" |
|
Perfil de Walter Zanini
Annateresa Fabris |
|
Aspectos da Semana Santa através do estudo das Irmandades do Santíssimo Sacramento: cultura artística e solenidades (Minas Gerais séculos XVIII ao XX)
Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos |
|
Artifícios para o olhar
Adriana Sanajotti Nakamuta |
|
A silenciosa querela entre os partidários do entendimento da arte como
categoria estética e os simpatizantes da arte como categoria histórica
Alberto Cipiniuk |
|
Diálogo entre arte y política: abordaje desde una perspectiva
semiótica general de la cultura
Profa. Alejandra Leticia Niño Amieva |
|
Mecenato e Fontes Iconográficas na Pintura Colonial Mineira:
Ataíde e o Missal 34
Alex Fernandes Bohrer |
|
Maurício Salgueiro e a poética da máquina
Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes |
|
Aldo Locatelli e a Morte de São Luiz Gonzaga: Sobrevivência das Formas e Expressão de Sentimentos na Pintura Mural Religiosa da Catedral de Novo Hamburgo
Altamir Moreira |
|
A fotografia alemã nas duas últimas Bienais de São Paulo
Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães
|
|
Nervo óptico (1977-1978): a questão da montagem como uma
problemática contemporânea
Profa. Ana Maria Albani de Carvalho |
|
MAM: museu para a metrópole
Ana Paula Nascimento
|
|
Profissão artista: mulheres, atividades artísticas e condicionantes sociais no Brasil de finais do Oitocentos
Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni
|
|
Os retábulos das Irmandades de São Pedro dos Clérigos de Salvador, Recife e Mariana. Estudos de caso e problemas metodológicos
André Luiz Tavares Pereira
|
|
Bienais e salões: as poéticas das grandes exposições na década de 50
Drª Angela Ancora da Luz |
|
A instauração do verde e do encarnado na fabulação visual de Cícero Dias – anos 30
Profa. Dra. Angela Grando |
|
Absolutamente modernos. A arte brasileira das Bienais e dos MAMs
e os desafios de uma coleção particular
Dra. Anna Paola P. Baptista |
|
O surrealismo à luz da fotografia: uma releitura
Profa. Dra. Annateresa Fabris |
|
Leon Ferrari : os anos paulistas (1976-1984 c.) |
Profa. Dra. Aracy Amaral |
|
Histórias da "Arte Marginal": um processo de ambigüidades |
Arley Andriolo |
|
Questões Semânticas na Obra de Guttmann Bicho |
Prof. Arthur Gomes Valle |
|
Na trilha de Cosmococa - Programa 'in progress' de Neville de
Almeida e Hélio Oiticica: heterotopia de invenção |
Profa. Dra. Beatriz Scigliano Carneiro |
|
A pré-história da transdisciplinaridade: a construção do saber em Alberti e Leonardo |
Prof. Dr. Carlos Antônio Leite Brandão |
|
Crítica de Arte: uma nova forma de escrever o século XIX no Brasil |
Camila Dazzi |
|
Coleção Pirelli-Masp de Fotografia: À Memória da Fotografia Brasileira |
Carolina Soares |
|
A Noção de Leitura Aplicada à Iconografia: Problemas de Interpretação |
Consuelo Alcioni B. D. Schlichta |
|
A palavra no espelho |
Profa. Dra. Cristina Ávila |
|
A Construção Simbólica da Nação. O Lugar das Exposições Gerais |
Profa. Dra. Cybele Vidal Neto Fernandes |
|
História da Arte na Cibercultura. Questões Metodológicas e Difusão Cultural |
Profa. Dra. Daisy Peccinini |
|
O flagrante e o pseudo-flagrante na fotografia de rua de German Lorca |
Daniela Maura Ribeiro |
|
Cidade histórica na contemporaneidade |
Profa. Dra. Denise Gonçalves |
|
Museu, Cidade, Identidade(s): Desafios Metodológicos |
Dino Giovanni Gozzer Carbonel |
|
Representações Agostinianas no Século XVII: Um Estudo Iconográfico |
Edna Márcia Borges de Jesus |
|
A Lente da Câmara fotográfica e o transcurso do tempo: rostos da História e da resistência |
Elaine Karla de Almeida |
|
Almeida Júnior, Modernização e Identidade Paulista: Pintura da Vida Moderna, o Caipira e os Bandeirantes |
Prof. Dr. Fabio Lopes de Souza Santos |
|
Rudolf Schlichter: os desenhos para as Mil e uma Noites |
Fátima Aparecida Vasco |
|
Do Desenho à Escultura |
Prof. Dr. Fernando Augusto dos Santos Neto |
|
Arte Pública: Diálogo da Pluralidade |
Fernando Pedro da Silva |
|
Os modelos para a arte colonial mineira. O caso de Manoel da Costa Ataíde |
Flávia Klausing Gervásio |
|
Os retratos de Insley Pacheco – da pintura à fotografia no século XIX |
Flávia de Almeida Fábio |
|
O Delírio do Chimborazo: discursos sobre a América Latina |
Gabriela Kremer Motta |
|
Giovanni Castagneto: Um estudo sobre as obras Marinha com barco (1895) e Paisagem com rio e barco ao seco em São Paulo 'Ponte Grande' (1895) |
Helder Oliveira |
|
Modernidades Acadêmicas: o convívio de diferentes estéticas no curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (1890-1945) |
Helena Cunha de Uzeda |
|
Arte Concreta nas Bienais Paulistas e a Constituição de uma Plataforma de Discussão Integrada entre Arte e Arquitetura |
Hélio Luiz Herbst Jr. |
|
O auto-retrato fotográfico na obra de Geraldo de Barros |
Profa. Heloisa Espada Rodrigues Lima |
|
Guignard (1896-1962) - Paisagens: Trajetórias e Mudanças |
Profa. Dra. Ivone Luzia Vieira |
|
Contaminações: um estudo sobre Rosângela Rennó |
Profa. Janaina Mércia Alves Melo |
|
Manuel da Costa Ataíde e a Arte do seu Tempo |
Profa. Jeaneth Xavier de Araújo |
|
Escolas de Papel - A influência de gravuras européias no Brasil Colônia |
Jorge Victor de Araújo Souza
Sílvia Barbosa Guimarães Borges |
|
A Pintura de Paisagem de Oscar Boeira (1883-1943) |
Prof. Dr. José Augusto Avancini |
|
Salvador além das aparências: o olhar de Verger |
Juciara Maria Nogueira Barbosa |
|
Igrejas Pombalinas e o Ecletismo Setecentista |
Prof. Klaus Werner Funke |
|
O Real e o Fantástico: a Visualidade de Brasília pelo Artista Milton Ribeiro |
Lara Moreira Alves |
|
História da arquitetura e preservação do patrimônio: diálogos |
Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota |
|
Um olhar plural sobre o moderno com a pintura de Portinari |
Profa. Dra. Luciene Lehmkuhl |
|
As Mídias Contemporâneas e a Comunicação do Conhecimento em História da Arte: O Cd-Rom A Paixão de Cristo Segundo José Joaquim da Rocha, Egídio Sadeler II e Eli Du Bois |
Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire |
|
Arte Pública: Novas Práticas de uma História de muitas Histórias |
Prof. Luiz Sérgio de Oliveira |
|
Pesquisa em arte: marcas e passagens do vazio/cheio numa produção gráfica pessoal |
Lurdi Blauth |
|
Arte tumularia na virada do oitocentos:art nouveau nos cemitérios seculares |
Profa. Marcelina das Graças de Almeida |
|
O religioso e o artístico nos livros ilustrados em Minas Gerais: Termo de Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar das Congonhas de Sabará |
Márcia Almada |
|
Colecionadores surrealistas e a história da arte: a Coleção Breton |
Profa. Márcia Jardim |
|
A Modernidade na obra de Amoêdo |
Profa. Márcia Valéria Teixeira Rosa |
|
Tensões, Modelos, Eixos, Figuras, Ações: Da Figurabilidade do Corpo Psíquico aos Atos Físicos do Corpo Emocional na Obra de Arte Contemporânea. Um estudo de caso de performance e seu registro fotográfico |
Prof. Dr. Marcio Pizarro Noronha |
|
Fragmentos Críticos Sobre Identidades Virtuais |
Marco Antonio Pasqualini de Andrade |
|
Inspiração ou Plágio? Processo Criativo de Alguns Artistas Brasileiros |
Prof. Marco Elízio de Paiva |
|
Sobre Fotografias: Relações quase aleatórias entre as obras dos artistas Cildo Meireles e Rotimi Fani-Kayode |
Prof. Marcos Hill
Profa. Sulamita Lino |
|
O Ornamento e o Modernismo (extrato do livro com o mesmo título a ser lançado em 2005) |
Marcos Moraes de Sá |
|
A Cena Artística Argentina nas duas primeiras Bienais Paulistas |
Maria Amalia Garcia |
|
Cruzando Territórios: História da Arte e Arte Contemporânea |
Prof. Dra. Maria Amélia Bulhões |
|
Um outro Barroco? Post, Eckhout e o desenho da paisagem brasileira |
Profa. Dra. Maria Angélica da Silva |
|
Cenas de Casais: casamentos |
Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa |
|
Antigas marcas, novos processos: a arte humanizando as tecnologias |
Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso |
|
Teoria da recepção e o estudo da arte moderna musealizada |
Profa. Dra. Maria Cecília França Lourenço |
|
Tipologia de Edifícios Ecléticos entre 1880 e 1920: uma leitura traçada pelo tempo |
Profa. Maria de Fátima da S. Costa Garcia de Mattos |
|
Entre bichos e parangolés: o neoconcretismo hoje |
Profa. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto |
|
Mitos, emblemas e sinais ou Lugares da Memória na Commedia de Dante |
Profa. Dra. Maria do Céu Diel de Oliveira |
|
A Relação Entre Imagem Contemporânea, Arte e Arte-Educação |
Profa. Maria do Mar Vázquez Manzano |
|
Fotografia: diálogos entre a História Social da Cultura e a História da Arte |
Profa. Dra. Maria Eliza Linhares Borges |
|
Manifestações Artísticas contemporâneas em espaços públicos convencionais (cemitérios secularizados) |
Profa. Dra. Maria Elizia Borges |
|
A historiografia da arte baiana na contemporaneidade |
Profa. Dra. Maria Helena Ochi Flexor |
|
Historiografia da arte: revisão e reflexões face à arte contemporânea |
Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Kern |
|
A gravura artística na Escola Nacional de Belas Artes - anos 50/60: tensão e conquistas na atualização do seu ensino de arte |
Profa. Dra. Maria Luisa Luz Távora |
|
Materializar el límite - una perspectiva de análisis para la obra de Cildo Meireles |
Profa. Mariana Marchesi |
|
História da Arte e História Oral na leitura da obra de Iole de Freitas |
Profa. Dra. Marília Andrés Ribeiro |
|
Um outro Ecletismo pela visão das artes decorativas |
Profa. Marize Malta |
|
Fotografia e pintura. O daguerreótipo e seus primeiros ensaios no Brasil oitocentista |
Profa. Marli Marcondes |
|
Cultura Visual ou História da Arte: perspectivas |
Mauricio Topal de Moraes |
|
As Obras de Arte Enquanto Retratos de um Tempo |
Melissa Mota Alcides |
|
Metodologia para Análise de Inserção de Monumentos Escultóricos em Lugares Urbanos |
Profa. Miriam Escobar |
|
A história da arte no museu ou da história da arte ao museu? |
Profa. Dra. Mônica Zielinsky |
|
Situação contemporânea dos estudos da arquitetura e artes visuais em Minas Gerais no século XVIII |
Profa. Dra. Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira |
|
Emergência da Arte (e) Tecnologia Digital |
Profa. Dra. Nara Cristina Santos |
|
As Cores da Cidade na América Portuguesa: um estudo iconográfico |
Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro |
|
Identidades e poderes do catálogo de exposição |
Paulo Antônio Silveira |
|
Um interregno: os artistas da década de 1940 |
Priscila Rossinetti Rufinoni |
|
Ut Pictura Poesis no tratado de Philippe Nunes |
Profa. Raquel Quinet Pifano |
|
A Pintura de Temática Religiosa na Academia Imperial das Belas Artes: Uma Abordagem Contemporânea |
Reginaldo da Rocha Leite |
|
Atlas Iconográfico: método, aplicações, exemplo |
Renata Alves Sunega |
|
Algumas considerações sobre a pintura de Anita Malfatti do início do séc. XX |
Renata Gomes Cardoso |
|
Ação Cultural do Museu de Arte de São Paulo: 1947-1957 |
Profa. Renata Vieira da Motta |
|
O lugar da arte no moderno MASP: o "museu-vivo" como mediador entre público e obra |
Rita Bredariolli |
|
Representações de atores da cidade de Belo Horizonte: a visão de Luís Olivieri |
Profa. Rita Lages Rodrigues |
|
Afro-brasilidades contemporâneas: Barrio, Dias, Meireles |
Prof. Roberto Conduru |
|
A Crítica de Cunho Modernista à Arquitetura Colonial e ao Barroco no Brasil: Lúcio Costa e Paulo Santos |
Rodrigo Espinha Baeta |
|
Lygia Clark: A Construção da Pintura (Planos em superfície modulada nº 1, 4 e 5) |
Rodrigo Queiroz |
|
Quando existe arte? Os salões de Belas Artes e a emergência da arte contemporânea em Belo Horizonte. 1956-1971 |
Rodrigo Vivas Andrade |
|
Jacques Funck e o uso do Clássico Iluminista no Rio de Janeiro Colonial |
Rogerio Entringer |
|
Voltar a Minas? Barroco, curadoria e crítica recente |
Profa. Rosana de Freitas |
|
Caminhos e Descaminhos da Arte Tecnológica no Brasil |
Profa. Rose Mary Louzada Gomes |
|
As gravuras brasileiras de Albrecht Dürer |
Profa. Dra. Sandra Daige Hitner |
|
Cruzamentos Impuros: conexões, encontros e cruzamentos na construção de dispositivos poéticos na arte contemporânea |
Profa. Dra. Sandra Rey |
|
Ressonâncias da historiografia moderna na contemporaneidade: contribuições de Benjamin, Riegl e Panofsky
|
Profa. Dra. Sheila Cabo |
|
Luis Seoane: imágenes, palabras y intercambios intelectuales para el exilio de los años cuarenta |
Silvia Dolinko |
|
Conservação, Critérios de Seleção, História da Arte: Como pensar o registro da memória, a difusão e o entendimento das artes visuais diante das novas tecnologias? |
Silvia M. Meira |
|
Repensando Alguns Conceitos do Ensino Acadêmico: Desenho, Composição, Tipologia e Tradição Clássica |
Profa. Dra. Sonia Gomes Pereira |
|
Memória Metodológica |
Stéphane Huchet |
|
A Fotografia Como Protagonista e como Coadjuvante no Romance Brasileiro do Século XIX: o caso Senhora, de José de Alencar |
Prof. Tadeu Chiarelli |
|
Um olhar sobre as musas de Eliseu Visconti: a Alegoria à Música |
Profa.Valéria Ochoa Oliveira |
|
A dimensão pública da Coleção Gilberto Chateaubriand |
Vanessa Biazioli Siqueira |
|
Ivan Serpa: independência crítica e compromisso artístico |
Vera Beatriz Siqueira |
|
O auto-retrato fotográfico: uma leitura da crise do sujeito em Antonio Manuel |
Prof. Virgínia Gil Araujo |
|
Etsedron, o avesso do Nordeste |
Walter Mariano |
|
Alegoria como Conceito: Uma Leitura Benjaminiana do Barroco |
Zahira Souki Cordeiro |
|
|