| |
Se desejar realizar uma busca por nome do título ou autor, utilize o atalho "Ctrl + F" |
| |
Perfil de Walter Zanini
Annateresa Fabris |
| |
Aspectos da Semana Santa através do estudo das Irmandades do Santíssimo Sacramento: cultura artística e solenidades (Minas Gerais séculos XVIII ao XX)
Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos |
| |
Artifícios para o olhar
Adriana Sanajotti Nakamuta |
| |
A silenciosa querela entre os partidários do entendimento da arte como
categoria estética e os simpatizantes da arte como categoria histórica
Alberto Cipiniuk |
| |
Diálogo entre arte y política: abordaje desde una perspectiva
semiótica general de la cultura
Profa. Alejandra Leticia Niño Amieva |
| |
Mecenato e Fontes Iconográficas na Pintura Colonial Mineira:
Ataíde e o Missal 34
Alex Fernandes Bohrer |
| |
Maurício Salgueiro e a poética da máquina
Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes |
| |
Aldo Locatelli e a Morte de São Luiz Gonzaga: Sobrevivência das Formas e Expressão de Sentimentos na Pintura Mural Religiosa da Catedral de Novo Hamburgo
Altamir Moreira |
| |
A fotografia alemã nas duas últimas Bienais de São Paulo
Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães
|
| |
Nervo óptico (1977-1978): a questão da montagem como uma
problemática contemporânea
Profa. Ana Maria Albani de Carvalho |
| |
MAM: museu para a metrópole
Ana Paula Nascimento
|
| |
Profissão artista: mulheres, atividades artísticas e condicionantes sociais no Brasil de finais do Oitocentos
Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni
|
| |
Os retábulos das Irmandades de São Pedro dos Clérigos de Salvador, Recife e Mariana. Estudos de caso e problemas metodológicos
André Luiz Tavares Pereira
|
| |
Bienais e salões: as poéticas das grandes exposições na década de 50
Drª Angela Ancora da Luz |
| |
A instauração do verde e do encarnado na fabulação visual de Cícero Dias – anos 30
Profa. Dra. Angela Grando |
| |
Absolutamente modernos. A arte brasileira das Bienais e dos MAMs
e os desafios de uma coleção particular
Dra. Anna Paola P. Baptista |
| |
O surrealismo à luz da fotografia: uma releitura
Profa. Dra. Annateresa Fabris |
| |
| Leon Ferrari : os anos paulistas (1976-1984 c.) |
| Profa. Dra. Aracy Amaral |
| |
| Histórias da "Arte Marginal": um processo de ambigüidades |
| Arley Andriolo |
| |
| Questões Semânticas na Obra de Guttmann Bicho |
| Prof. Arthur Gomes Valle |
| |
Na trilha de Cosmococa - Programa 'in progress' de Neville de
Almeida e Hélio Oiticica: heterotopia de invenção |
| Profa. Dra. Beatriz Scigliano Carneiro |
| |
| A pré-história da transdisciplinaridade: a construção do saber em Alberti e Leonardo |
| Prof. Dr. Carlos Antônio Leite Brandão |
| |
| Crítica de Arte: uma nova forma de escrever o século XIX no Brasil |
| Camila Dazzi |
| |
| Coleção Pirelli-Masp de Fotografia: À Memória da Fotografia Brasileira |
| Carolina Soares |
| |
| A Noção de Leitura Aplicada à Iconografia: Problemas de Interpretação |
| Consuelo Alcioni B. D. Schlichta |
| |
| A palavra no espelho |
| Profa. Dra. Cristina Ávila |
| |
| A Construção Simbólica da Nação. O Lugar das Exposições Gerais |
| Profa. Dra. Cybele Vidal Neto Fernandes |
| |
| História da Arte na Cibercultura. Questões Metodológicas e Difusão Cultural |
| Profa. Dra. Daisy Peccinini |
| |
| O flagrante e o pseudo-flagrante na fotografia de rua de German Lorca |
| Daniela Maura Ribeiro |
| |
| Cidade histórica na contemporaneidade |
| Profa. Dra. Denise Gonçalves |
| |
| Museu, Cidade, Identidade(s): Desafios Metodológicos |
| Dino Giovanni Gozzer Carbonel |
| |
| Representações Agostinianas no Século XVII: Um Estudo Iconográfico |
| Edna Márcia Borges de Jesus |
| |
| A Lente da Câmara fotográfica e o transcurso do tempo: rostos da História e da resistência |
| Elaine Karla de Almeida |
| |
| Almeida Júnior, Modernização e Identidade Paulista: Pintura da Vida Moderna, o Caipira e os Bandeirantes |
| Prof. Dr. Fabio Lopes de Souza Santos |
| |
| Rudolf Schlichter: os desenhos para as Mil e uma Noites |
| Fátima Aparecida Vasco |
| |
| Do Desenho à Escultura |
| Prof. Dr. Fernando Augusto dos Santos Neto |
| |
| Arte Pública: Diálogo da Pluralidade |
| Fernando Pedro da Silva |
| |
| Os modelos para a arte colonial mineira. O caso de Manoel da Costa Ataíde |
| Flávia Klausing Gervásio |
| |
| Os retratos de Insley Pacheco – da pintura à fotografia no século XIX |
| Flávia de Almeida Fábio |
| |
| O Delírio do Chimborazo: discursos sobre a América Latina |
| Gabriela Kremer Motta |
| |
| Giovanni Castagneto: Um estudo sobre as obras Marinha com barco (1895) e Paisagem com rio e barco ao seco em São Paulo 'Ponte Grande' (1895) |
| Helder Oliveira |
| |
| Modernidades Acadêmicas: o convívio de diferentes estéticas no curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (1890-1945) |
| Helena Cunha de Uzeda |
| |
| Arte Concreta nas Bienais Paulistas e a Constituição de uma Plataforma de Discussão Integrada entre Arte e Arquitetura |
| Hélio Luiz Herbst Jr. |
| |
| O auto-retrato fotográfico na obra de Geraldo de Barros |
| Profa. Heloisa Espada Rodrigues Lima |
| |
| Guignard (1896-1962) - Paisagens: Trajetórias e Mudanças |
| Profa. Dra. Ivone Luzia Vieira |
| |
| Contaminações: um estudo sobre Rosângela Rennó |
| Profa. Janaina Mércia Alves Melo |
| |
| Manuel da Costa Ataíde e a Arte do seu Tempo |
| Profa. Jeaneth Xavier de Araújo |
| |
| Escolas de Papel - A influência de gravuras européias no Brasil Colônia |
Jorge Victor de Araújo Souza
Sílvia Barbosa Guimarães Borges |
| |
| A Pintura de Paisagem de Oscar Boeira (1883-1943) |
| Prof. Dr. José Augusto Avancini |
| |
| Salvador além das aparências: o olhar de Verger |
| Juciara Maria Nogueira Barbosa |
| |
| Igrejas Pombalinas e o Ecletismo Setecentista |
| Prof. Klaus Werner Funke |
| |
| O Real e o Fantástico: a Visualidade de Brasília pelo Artista Milton Ribeiro |
| Lara Moreira Alves |
| |
| História da arquitetura e preservação do patrimônio: diálogos |
| Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota |
| |
| Um olhar plural sobre o moderno com a pintura de Portinari |
| Profa. Dra. Luciene Lehmkuhl |
| |
| As Mídias Contemporâneas e a Comunicação do Conhecimento em História da Arte: O Cd-Rom A Paixão de Cristo Segundo José Joaquim da Rocha, Egídio Sadeler II e Eli Du Bois |
| Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire |
| |
| Arte Pública: Novas Práticas de uma História de muitas Histórias |
| Prof. Luiz Sérgio de Oliveira |
| |
| Pesquisa em arte: marcas e passagens do vazio/cheio numa produção gráfica pessoal |
| Lurdi Blauth |
| |
| Arte tumularia na virada do oitocentos:art nouveau nos cemitérios seculares |
| Profa. Marcelina das Graças de Almeida |
| |
| O religioso e o artístico nos livros ilustrados em Minas Gerais: Termo de Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar das Congonhas de Sabará |
| Márcia Almada |
| |
| Colecionadores surrealistas e a história da arte: a Coleção Breton |
| Profa. Márcia Jardim |
| |
| A Modernidade na obra de Amoêdo |
| Profa. Márcia Valéria Teixeira Rosa |
| |
| Tensões, Modelos, Eixos, Figuras, Ações: Da Figurabilidade do Corpo Psíquico aos Atos Físicos do Corpo Emocional na Obra de Arte Contemporânea. Um estudo de caso de performance e seu registro fotográfico |
| Prof. Dr. Marcio Pizarro Noronha |
| |
| Fragmentos Críticos Sobre Identidades Virtuais |
| Marco Antonio Pasqualini de Andrade |
| |
| Inspiração ou Plágio? Processo Criativo de Alguns Artistas Brasileiros |
| Prof. Marco Elízio de Paiva |
| |
| Sobre Fotografias: Relações quase aleatórias entre as obras dos artistas Cildo Meireles e Rotimi Fani-Kayode |
Prof. Marcos Hill
Profa. Sulamita Lino |
| |
| O Ornamento e o Modernismo (extrato do livro com o mesmo título a ser lançado em 2005) |
| Marcos Moraes de Sá |
| |
| A Cena Artística Argentina nas duas primeiras Bienais Paulistas |
| Maria Amalia Garcia |
| |
| Cruzando Territórios: História da Arte e Arte Contemporânea |
| Prof. Dra. Maria Amélia Bulhões |
| |
| Um outro Barroco? Post, Eckhout e o desenho da paisagem brasileira |
| Profa. Dra. Maria Angélica da Silva |
| |
| Cenas de Casais: casamentos |
| Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa |
| |
| Antigas marcas, novos processos: a arte humanizando as tecnologias |
| Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso |
| |
| Teoria da recepção e o estudo da arte moderna musealizada |
| Profa. Dra. Maria Cecília França Lourenço |
| |
| Tipologia de Edifícios Ecléticos entre 1880 e 1920: uma leitura traçada pelo tempo |
| Profa. Maria de Fátima da S. Costa Garcia de Mattos |
| |
| Entre bichos e parangolés: o neoconcretismo hoje |
| Profa. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto |
| |
| Mitos, emblemas e sinais ou Lugares da Memória na Commedia de Dante |
| Profa. Dra. Maria do Céu Diel de Oliveira |
| |
| A Relação Entre Imagem Contemporânea, Arte e Arte-Educação |
| Profa. Maria do Mar Vázquez Manzano |
| |
| Fotografia: diálogos entre a História Social da Cultura e a História da Arte |
| Profa. Dra. Maria Eliza Linhares Borges |
| |
| Manifestações Artísticas contemporâneas em espaços públicos convencionais (cemitérios secularizados) |
| Profa. Dra. Maria Elizia Borges |
| |
| A historiografia da arte baiana na contemporaneidade |
| Profa. Dra. Maria Helena Ochi Flexor |
| |
| Historiografia da arte: revisão e reflexões face à arte contemporânea |
| Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Kern |
| |
| A gravura artística na Escola Nacional de Belas Artes - anos 50/60: tensão e conquistas na atualização do seu ensino de arte |
| Profa. Dra. Maria Luisa Luz Távora |
| |
| Materializar el límite - una perspectiva de análisis para la obra de Cildo Meireles |
| Profa. Mariana Marchesi |
| |
| História da Arte e História Oral na leitura da obra de Iole de Freitas |
| Profa. Dra. Marília Andrés Ribeiro |
| |
| Um outro Ecletismo pela visão das artes decorativas |
| Profa. Marize Malta |
| |
| Fotografia e pintura. O daguerreótipo e seus primeiros ensaios no Brasil oitocentista |
| Profa. Marli Marcondes |
| |
| Cultura Visual ou História da Arte: perspectivas |
| Mauricio Topal de Moraes |
| |
| As Obras de Arte Enquanto Retratos de um Tempo |
| Melissa Mota Alcides |
| |
| Metodologia para Análise de Inserção de Monumentos Escultóricos em Lugares Urbanos |
| Profa. Miriam Escobar |
| |
| A história da arte no museu ou da história da arte ao museu? |
| Profa. Dra. Mônica Zielinsky |
| |
| Situação contemporânea dos estudos da arquitetura e artes visuais em Minas Gerais no século XVIII |
| Profa. Dra. Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira |
| |
| Emergência da Arte (e) Tecnologia Digital |
| Profa. Dra. Nara Cristina Santos |
| |
| As Cores da Cidade na América Portuguesa: um estudo iconográfico |
| Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro |
| |
| Identidades e poderes do catálogo de exposição |
| Paulo Antônio Silveira |
| |
| Um interregno: os artistas da década de 1940 |
| Priscila Rossinetti Rufinoni |
| |
| Ut Pictura Poesis no tratado de Philippe Nunes |
| Profa. Raquel Quinet Pifano |
| |
| A Pintura de Temática Religiosa na Academia Imperial das Belas Artes: Uma Abordagem Contemporânea |
| Reginaldo da Rocha Leite |
| |
| Atlas Iconográfico: método, aplicações, exemplo |
| Renata Alves Sunega |
| |
| Algumas considerações sobre a pintura de Anita Malfatti do início do séc. XX |
| Renata Gomes Cardoso |
| |
| Ação Cultural do Museu de Arte de São Paulo: 1947-1957 |
| Profa. Renata Vieira da Motta |
| |
| O lugar da arte no moderno MASP: o "museu-vivo" como mediador entre público e obra |
| Rita Bredariolli |
| |
| Representações de atores da cidade de Belo Horizonte: a visão de Luís Olivieri |
| Profa. Rita Lages Rodrigues |
| |
| Afro-brasilidades contemporâneas: Barrio, Dias, Meireles |
| Prof. Roberto Conduru |
| |
| A Crítica de Cunho Modernista à Arquitetura Colonial e ao Barroco no Brasil: Lúcio Costa e Paulo Santos |
| Rodrigo Espinha Baeta |
| |
| Lygia Clark: A Construção da Pintura (Planos em superfície modulada nº 1, 4 e 5) |
| Rodrigo Queiroz |
| |
| Quando existe arte? Os salões de Belas Artes e a emergência da arte contemporânea em Belo Horizonte. 1956-1971 |
| Rodrigo Vivas Andrade |
| |
| Jacques Funck e o uso do Clássico Iluminista no Rio de Janeiro Colonial |
| Rogerio Entringer |
| |
| Voltar a Minas? Barroco, curadoria e crítica recente |
| Profa. Rosana de Freitas |
| |
| Caminhos e Descaminhos da Arte Tecnológica no Brasil |
| Profa. Rose Mary Louzada Gomes |
| |
| As gravuras brasileiras de Albrecht Dürer |
| Profa. Dra. Sandra Daige Hitner |
| |
| Cruzamentos Impuros: conexões, encontros e cruzamentos na construção de dispositivos poéticos na arte contemporânea |
| Profa. Dra. Sandra Rey |
| |
Ressonâncias da historiografia moderna na contemporaneidade: contribuições de Benjamin, Riegl e Panofsky
|
| Profa. Dra. Sheila Cabo |
| |
| Luis Seoane: imágenes, palabras y intercambios intelectuales para el exilio de los años cuarenta |
| Silvia Dolinko |
| |
| Conservação, Critérios de Seleção, História da Arte: Como pensar o registro da memória, a difusão e o entendimento das artes visuais diante das novas tecnologias? |
| Silvia M. Meira |
| |
| Repensando Alguns Conceitos do Ensino Acadêmico: Desenho, Composição, Tipologia e Tradição Clássica |
| Profa. Dra. Sonia Gomes Pereira |
| |
| Memória Metodológica |
| Stéphane Huchet |
| |
| A Fotografia Como Protagonista e como Coadjuvante no Romance Brasileiro do Século XIX: o caso Senhora, de José de Alencar |
| Prof. Tadeu Chiarelli |
| |
| Um olhar sobre as musas de Eliseu Visconti: a Alegoria à Música |
| Profa.Valéria Ochoa Oliveira |
| |
| A dimensão pública da Coleção Gilberto Chateaubriand |
| Vanessa Biazioli Siqueira |
| |
| Ivan Serpa: independência crítica e compromisso artístico |
| Vera Beatriz Siqueira |
| |
| O auto-retrato fotográfico: uma leitura da crise do sujeito em Antonio Manuel |
| Prof. Virgínia Gil Araujo |
| |
| Etsedron, o avesso do Nordeste |
| Walter Mariano |
| |
| Alegoria como Conceito: Uma Leitura Benjaminiana do Barroco |
| Zahira Souki Cordeiro |
| |
| |