CBHA
 
 
   
   
   
   
 
 
Página inicial
Sobre a imagem
Programação Geral
Comunicações
Sessões Temáticas
Resumos
Como chegar?
INSCRIÇÕES
EDITAL
 
 
 
 
 
 
    Colóquio CBHA 2014
     
     
    SESSÃO TEMÁTICA 1 | Auditório 50-A
    Limites e perspectivas da história da arte do século XIX
     
    Coordenadores:
Arthur Gomes Valle (UFRRJ/CBHA)
Camilla Carneiro Dazzi (CEFET/CBHA)
Maraliz de Castro Viera Christo (UFJF/CBHA)
     
    Nos últimos trinta anos, o campo da história da arte do século XIX tem sido por excelência um terreno para a experimentação de novas abordagens teóricas, estudos e interpretações. No caso brasileiro, por exemplo, esta expansão vem se beneficiando de novas informações de contextualização histórica e cultural; da revisão de uma ampla variedade de obras, artistas e instituições ligadas ao ensino artístico; e da ampliação do cânone a produções de artistas, técnicas e regiões geográficas outrora negligenciadas. Toda esta atividade tem tido efeitos positivos: a história da arte do século XIX tornou-se uma área excitante e desafiadora para se trabalhar, o que explica a escolha de tantos jovens investigadores em se debruçar sobre o período.
Hoje seria possível, portanto, traçar um panorama dos principais temas, momentos, artistas, obras, críticos etc., que foram privilegiados pela historiografia da arte do século XIX, nas últimas décadas. Todavia, parafraseando P. Gauguin, se sabemos de onde viemos, onde efetivamente estamos? E para onde vamos? Qual o território atual da história da arte do século XIX? Que perspectivas ainda não exploradas tem potencial para orientar futuros estudos sobre o período?
Procurando respostas para essas e outras perguntas, a presente sessão temática propõe um mapeamento dos estudos contemporâneos sobre a arte do século XIX, e busca, igualmente, discutir potenciais novos caminhos para as investigações. Os tópicos abaixo são sugestões de eixos de debate, visando aglutinar as propostas de comunicação.
- Os limites do “século XIX”: afinal, o que se privilegia e o que ainda se mantem à margem dos interesses dos investigadores, quando falamos de história da arte do século XIX?;
- Por uma “geografia” da história da arte do século XIX: centros de investigação, suas relações hierárquicas e/ou de intercâmbio, fluxos de investigadores e ideias, silêncios;
- A posição da história da arte do século XIX nos sistemas educativos atuais: qual a sua presença nos cursos de graduação e pós-graduação, mas também na educação básica, secundária etc.?;
- Novos temas e métodos de escrever e ensinar a história da arte do século XIX;
- As contribuições (efetivas ou potenciais) da história da arte do século XIX para as utopias da história da arte “global”;
- As interfaces da historiografia da arte do século XIX com relação a outras disciplinas, e. g., a sociologia, a economia, a geografia, as relações internacionais, o turismo, etc.
     
     
    Dia 27 e agosto | quarta-feira
     
    09:00 h - 10:40 h: Mesa 1 – Escritas da história
     
    Luis Freire - UFBA
    - Territorialidade da história da arte baiana oitocentista
     
    Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA)
    - A recepção crítica das obras de arte e o entendimento da modernidade no século XIX
     
    Viviane Viana de Souza (UFRJ/Pedro II)
    - Um olhar sobre a construção de uma História da Arte das mulheres
     
     
    11:00 h - 12:10 h: Mesa 2 - Acervos e historiografia
     
    Sonia Gomes Pereira  (UFRJ/CBHA)
    - O estudo dos acervos e a historiografia da arte brasileira do século XIX: os desenhos do Museu D. João VI
     
    Maria do Carmo Couto da Silva (FAU USP)
    - Alguns destaques do acervo oitocentista italiano do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (RJ) e sua importância para a história da arte brasileira do século XIX
     
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 3 - Exposições
     
    Maria Antonia Couto da Silva (UNICAMP)
    - A repercussão das exposições individuais de pintura no Brasil da década de 1880
     
    Fernanda Mendonça Pitta (Pinacoteca do Estado SP)
    - “Aumentando a nascente escola brasileira”: a exposição de Almeida Júnior na AIBA em 1882
     
    Helder Manuel Silva Oliveira (UNICAMP/PUC Campinas)
    - A exposição de Belas Artes de 1884, o Grupo Grimm e a representação do mar
     
     
    16:30 h - 18:10 h: Mesa 4 - Gêneros & Temas I
     
    Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF/CBHA)
    - A representação da vida moderna: Jardin des Plantes de Jules Scalbert no acervo do Museu Mariano Procópio
     
    Christian Conceição Fernandes (UDESC)
    - Sincretismo temático e ressignificação do sagrado em “Recompensa de São Sebastião” de Eliseu Visconti
     
    Valéria Mendes Fasolato (UFJF)
    - Indagações quanto à obra Sem pão, de Maria Pardos
     
     
    Dia 28 de agosto | quinta-feira
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 5 - Gêneros & Temas II: Pintura de História
     
    Lúcia Kluck Stumpf (USP)
    - A representação do negro nas telas “Batalha do Avahy” e “Batalha de Riachuelo”
     
    Carlos Rogerio Lima Junior (IEB USP)
    - Sessão das Cortes de Lisboa, de Oscar Pereira da Silva: percursos de uma investigação
     
    Michelli Cristine Scapol Monteiro (FAU USP)
    - Trajetórias da “Fundação de São Paulo” de Oscar Pereira da Silva
     
     
    16:30 h - 18:10 h: Mesa 6 - Gêneros & Temas III: Territórios e paisagens
     
    Rosangela de Jesus Silva (UNILA)
    - Imagens na “construção de territórios” latino-americanos: Argentina e Brasil
     
    Guilherme Goretti Gonzaga (IESB)
    - Augustus Earle: Pintor Viajante.Cenas de Gênero e Paisagens Brasileiras
     
    Felipe da Silva Corrêa (UNICAMP)
    - Do pintor Willem Roelofs e a paisagem no século XIX
     
     
    Dia 29 de agosto | sexta-feira
     
    14:00 h - 15:40 h: Mesa 7 - Trajetórias individuais
     
    Heloisa Selma Fernandes Capel (UFG)
    - Diálogos Inverossímeis na Poética Utópica de Modesto Brocos y Gomez (1852 – 1936)
     
    Samuel Mendes Vieira (UFJF)
    - 1906 e 1984 - Dois anos, duas histórias para Belmiro de Almeida
     
     
    16:00 h - 17:40 h: Mesa 8 - Artes e técnicas
     
    Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA)
    - A arquitetura do Rio de Janeiro no século XIX: um outro olhar
     
    Alice de Oliveira Viana (UDESC/USP)
    - “Ciência, indústria e arte” e o aperfeiçoamento da sensibilidade artística no século XIX
     
    Márcia Valéria Teixeira Rosa (Unirio)  
    - A Pintura e a Fotografia de Retrato - a coleção D. João de Orleans e Bragança no IMS
     
    Arthur Gomes Valle; Camila Carneiro Dazzi (UFRRJ/CBHA; CEFET-RJ/CBHA)
    Studio studies e fotografias de ateliês de artistas brasileiros no começo do século XX
     
 
    [sessão 1][sessão 2][sessão 3][sessão 4][sessão 5]
[sessão 6][sessão 7][sessão 8] [
índice de sessões]
   
   
 
     
   
  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Instituto de Artes Unicamp   Universidade Federal São Paulo   Universidade Estadual do Rio de Janeiro   Universidade Federal de Uberlândia   Programa de Pós-Graduação em Artes   Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação   Instituto de Artes da UFU
     
   
  MUnA - Museu Universitário de Arte da UFU   Programa de Pós-Graduação em História - UFU   Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFU   Editora da Universidade Federal de Uberlândia   Néctar do Cerrado Cachaça Artesanal - Uberlândia   MAS - Museu de Arte Sacra de Uberlândia
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo   Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais