|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SESSÃO TEMÁTICA 1 | Auditório 50-A |
|
|
Limites e perspectivas da história da arte do século XIX |
|
|
|
|
|
Coordenadores:
Arthur Gomes Valle (UFRRJ/CBHA)
Camilla Carneiro Dazzi (CEFET/CBHA)
Maraliz de Castro Viera Christo (UFJF/CBHA) |
|
|
|
|
|
Nos últimos trinta anos, o campo da história da arte do século XIX tem sido por excelência um terreno para a experimentação de novas abordagens teóricas, estudos e interpretações. No caso brasileiro, por exemplo, esta expansão vem se beneficiando de novas informações de contextualização histórica e cultural; da revisão de uma ampla variedade de obras, artistas e instituições ligadas ao ensino artístico; e da ampliação do cânone a produções de artistas, técnicas e regiões geográficas outrora negligenciadas. Toda esta atividade tem tido efeitos positivos: a história da arte do século XIX tornou-se uma área excitante e desafiadora para se trabalhar, o que explica a escolha de tantos jovens investigadores em se debruçar sobre o período.
Hoje seria possível, portanto, traçar um panorama dos principais temas, momentos, artistas, obras, críticos etc., que foram privilegiados pela historiografia da arte do século XIX, nas últimas décadas. Todavia, parafraseando P. Gauguin, se sabemos de onde viemos, onde efetivamente estamos? E para onde vamos? Qual o território atual da história da arte do século XIX? Que perspectivas ainda não exploradas tem potencial para orientar futuros estudos sobre o período?
Procurando respostas para essas e outras perguntas, a presente sessão temática propõe um mapeamento dos estudos contemporâneos sobre a arte do século XIX, e busca, igualmente, discutir potenciais novos caminhos para as investigações. Os tópicos abaixo são sugestões de eixos de debate, visando aglutinar as propostas de comunicação.
- Os limites do “século XIX”: afinal, o que se privilegia e o que ainda se mantem à margem dos interesses dos investigadores, quando falamos de história da arte do século XIX?;
- Por uma “geografia” da história da arte do século XIX: centros de investigação, suas relações hierárquicas e/ou de intercâmbio, fluxos de investigadores e ideias, silêncios;
- A posição da história da arte do século XIX nos sistemas educativos atuais: qual a sua presença nos cursos de graduação e pós-graduação, mas também na educação básica, secundária etc.?;
- Novos temas e métodos de escrever e ensinar a história da arte do século XIX;
- As contribuições (efetivas ou potenciais) da história da arte do século XIX para as utopias da história da arte “global”;
- As interfaces da historiografia da arte do século XIX com relação a outras disciplinas, e. g., a sociologia, a economia, a geografia, as relações internacionais, o turismo, etc. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia 27 e agosto | quarta-feira |
|
|
|
|
|
09:00 h - 10:40 h: Mesa 1 – Escritas da história |
|
|
|
|
|
Luis Freire - UFBA |
|
|
- Territorialidade da história da arte baiana oitocentista |
|
|
|
|
|
Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA) |
|
|
- A recepção crítica das obras de arte e o entendimento da modernidade no século XIX |
|
|
|
|
|
Viviane Viana de Souza (UFRJ/Pedro II) |
|
|
- Um olhar sobre a construção de uma História da Arte das mulheres |
|
|
|
|
|
|
|
|
11:00 h - 12:10 h: Mesa 2 - Acervos e historiografia |
|
|
|
|
|
Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA) |
|
|
- O estudo dos acervos e a historiografia da arte brasileira do século XIX: os desenhos do Museu D. João VI |
|
|
|
|
|
Maria do Carmo Couto da Silva (FAU USP) |
|
|
- Alguns destaques do acervo oitocentista italiano do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (RJ) e sua importância para a história da arte brasileira do século XIX |
|
|
|
|
|
|
|
|
14:30 h - 16:10 h: Mesa 3 - Exposições |
|
|
|
|
|
Maria Antonia Couto da Silva (UNICAMP) |
|
|
- A repercussão das exposições individuais de pintura no Brasil da década de 1880 |
|
|
|
|
|
Fernanda Mendonça Pitta (Pinacoteca do Estado SP) |
|
|
- “Aumentando a nascente escola brasileira”: a exposição de Almeida Júnior na AIBA em 1882 |
|
|
|
|
|
Helder Manuel Silva Oliveira (UNICAMP/PUC Campinas) |
|
|
- A exposição de Belas Artes de 1884, o Grupo Grimm e a representação do mar |
|
|
|
|
|
|
|
|
16:30 h - 18:10 h: Mesa 4 - Gêneros & Temas I |
|
|
|
|
|
Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF/CBHA) |
|
|
- A representação da vida moderna: Jardin des Plantes de Jules Scalbert no acervo do Museu Mariano Procópio |
|
|
|
|
|
Christian Conceição Fernandes (UDESC) |
|
|
- Sincretismo temático e ressignificação do sagrado em “Recompensa de São Sebastião” de Eliseu Visconti |
|
|
|
|
|
Valéria Mendes Fasolato (UFJF) |
|
|
- Indagações quanto à obra Sem pão, de Maria Pardos |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia 28 de agosto | quinta-feira |
|
|
|
|
|
14:30 h - 16:10 h: Mesa 5 - Gêneros & Temas II: Pintura de História |
|
|
|
|
|
Lúcia Kluck Stumpf (USP) |
|
|
- A representação do negro nas telas “Batalha do Avahy” e “Batalha de Riachuelo” |
|
|
|
|
|
Carlos Rogerio Lima Junior (IEB USP) |
|
|
- Sessão das Cortes de Lisboa, de Oscar Pereira da Silva: percursos de uma investigação |
|
|
|
|
|
Michelli Cristine Scapol Monteiro (FAU USP) |
|
|
- Trajetórias da “Fundação de São Paulo” de Oscar Pereira da Silva |
|
|
|
|
|
|
|
|
16:30 h - 18:10 h: Mesa 6 - Gêneros & Temas III: Territórios e paisagens |
|
|
|
|
|
Rosangela de Jesus Silva (UNILA) |
|
|
- Imagens na “construção de territórios” latino-americanos: Argentina e Brasil |
|
|
|
|
|
Guilherme Goretti Gonzaga (IESB) |
|
|
- Augustus Earle: Pintor Viajante.Cenas de Gênero e Paisagens Brasileiras |
|
|
|
|
|
Felipe da Silva Corrêa (UNICAMP) |
|
|
- Do pintor Willem Roelofs e a paisagem no século XIX |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia 29 de agosto | sexta-feira |
|
|
|
|
|
14:00 h - 15:40 h: Mesa 7 - Trajetórias individuais |
|
|
|
|
|
Heloisa Selma Fernandes Capel (UFG) |
|
|
- Diálogos Inverossímeis na Poética Utópica de Modesto Brocos y Gomez (1852 – 1936) |
|
|
|
|
|
Samuel Mendes Vieira (UFJF) |
|
|
- 1906 e 1984 - Dois anos, duas histórias para Belmiro de Almeida |
|
|
|
|
|
|
|
|
16:00 h - 17:40 h: Mesa 8 - Artes e técnicas |
|
|
|
|
|
Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA) |
|
|
- A arquitetura do Rio de Janeiro no século XIX: um outro olhar |
|
|
|
|
|
Alice de Oliveira Viana (UDESC/USP) |
|
|
- “Ciência, indústria e arte” e o aperfeiçoamento da sensibilidade artística no século XIX |
|
|
|
|
|
Márcia Valéria Teixeira Rosa (Unirio) |
|
|
- A Pintura e a Fotografia de Retrato - a coleção D. João de Orleans e Bragança no IMS |
|
|
|
|
|
Arthur Gomes Valle; Camila Carneiro Dazzi (UFRRJ/CBHA; CEFET-RJ/CBHA) |
|
|
- Studio studies e fotografias de ateliês de artistas brasileiros no começo do século XX |
|
|
|
|
|
|
[sessão 1][sessão 2][sessão 3][sessão 4][sessão 5]
[sessão 6][sessão 7][sessão 8] [índice de sessões] |