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    Colóquio CBHA 2014
     
     
    SESSÃO TEMÁTICA 6 | Auditório 50-F
    Instituições, fronteiras e marginalidade: centros e periferias na história da arte brasileira
     
    Coordenadores:
Emerson Dionisio G. de Oliveira (UnB/CBHA)
Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP/CBHA)
     
   

O debate sobre a relação entre territórios culturalmente hegemônicos e suas periferias ganhou novas configurações na contemporaneidade. Há algumas décadas, historiadores da arte juntaram-se a outros pesquisadores para questionar pontos cruciais desta antiga dualidade: onde está o centro? O que tipifica as periferias? Como avaliar a circulação de valores entre elas?
Até recentemente, era mais ou menos evidente que no contexto artístico brasileiro o centro estava identificado com os modelos narrativos, as propostas conceituais, as demandas econômicas e as seleções políticas oriundas do eixo formado pelas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.  Uma história da Arte com “pretensões nacionais” foi construída pela ótica deste eixo, transformando obras, artistas e instituições em modelos normativos, aos quais os demais territórios artísticos estavam destinados a seguir ou contrariar. Todavia, tal modelo cêntrico não parece resistir às inúmeras pesquisas levadas a termo em outras geografias artísticas nos últimos anos.

Essa sessão temática tem por objetivo articular pesquisas voltadas à produção artística de outros “centros”, com especial foco nos aspectos relativos aos processos de institucionalização e/ou sobrevivência marginal dessa produção, segundo uma abordagem crítica da história da arte. Abordagem que problematiza os modelos narrativos hegemônicos de interpretação, sobretudo aqueles devotados à depreciação de uma produção que não se molda aos critérios eleitos de outrora. Para tanto, queremos acolher pesquisas voltadas à análise de tal produção, antes “periférica”, visando compreender as táticas de enquadramento interpretativo, cujo vocabulário estético-crítico amplia-se agora para além das já reconhecidas expressões: regional, local, tardio, popular, tradicional...

Tais modelos de interpretação foram cruciais para construir políticas do que conservar e do que “esquecer”, agindo diretamente sobre políticas patrimoniais, processos curatoriais, procedimentos de exibição, estratégias de colecionamento, projetos editoriais, programas educativos, políticas de premiação e de difusão, acionamentos críticos e midiáticos, enfim, todo um sistema institucional criado para a manutenção de narrativas específicas em diferentes territórios.
     
     
    Dia 27 e agosto | quarta-feira
     
    09:00 h - 10:40 h: Mesa 1 –
     
    Maria De Fátima Morethy Couto (UNICAMP/CBHA)
    - Quando o olhar se volta ao “outro”: as premiações da Bienal de Veneza aos artistas latino-americanos (anos 1950/60)
     
    Ana Maria Pimenta Hoffmann (UNIFESP)
    - A arte latino-americana nas Bienais do MAM SP (1951-1961)
     
    Gabriela Cristina Lodo (UNICAMP)
    - A temática latino-americana nos simpósios da década de 1970
     
    Alice Costa Souza (UFMG)
    - Arte, Memória e História Recente da América Latina em Monumentos e Escrachos
     
     
    11:00 h - 12:10 h: Mesa 2 -
     
    Dária Jaremtchuk (USP/CBHA)
    - “Corações e mentes” também para o Brasil?
     
    Maria Angélica Melendi De Biasizzo (UFMG/CBHA)
    - Arte como atitude, como informação, como subversão...
     
    Ana Maria Albani De Carvalho (UFRGS/CBHA)
    - Nervo Óptico: Questões sobre a Arte Conceitual Brasileira nos Anos 70
     
    Martha Telles (UERJ)
    - A produção de Cildo Meireles na década de 1970 e o sistema de arte brasileiro
     
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 3 -
     
    Angela Maria Grando Bezerra (EFES/CBHA)
    - Santiago Sierra: (Im)posições no endereçamento da prática colaborativa em arte
     
    Marcio Pizarro Noronha (UFG)
    - Esquadrinhando o estético e a politização da arte, entre o trágico e o traumático
     
    Fernanda Maria Trentini Carneiro (UDESC)
    - Refrações de uma Memória entre Paulo Gaiad e Outrem
     
    Paulo Antonio De Menezes Pereira Da Silveira (UFRGS/CBHA)
    - Arte, ofsete e sobrevivência marginal nos primeiros anos de Weproductions
     
     
    16:30 h - 18:10 h: Mesa 4 -
     
    Paula Viviane Ramos (UFRGS/CBHA)
    - Percursos do modernismo no Rio Grande do Sul: artistas ilustradores da Livraria do Globo
     
    Vanessa Lúcia De Assis Rebesco (UNICAMP)
    - À margem da história da arte brasileira: a produção de Odilla Mestriner
     
    Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA)
    - As idades do mar e Florianópolis: mar...que falta, cartas ao mar
     
     
    Dia 28 de agosto | quinta-feira
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 5 -
     
    Patricia Bueno Godoy (UFG) - Duas exposições comentadas por Mário de Andrade: arte e design em 1928
     
     
    Renata Gomes Cardoso (USP)
    - A exposição de Arte Brasileira no Roerich Museum de Nova Iorque, 1930
     
    Carlos Alberto Ávila Santos (UFPEL)
    - Bens integrados ao ecletismo arquitetônico: relações entre o Rio de Janeiro e Pelotas
     
    Rodrigo Otávio Da Silva Paiva (UNICAMP)
    - Valorações transnacionais da obra de Le Corbusier nas atividades de Pietro M. Bardi
     
     
    16:30 h - 18:10 h: Mesa 6 -
     
    José Augusto Costa Avancini (UFRGS)
    - As Pinacotecas Municipais de Porto Alegre: A cidade na pintura de paisagem
     
    Moema De Bacelar Alves (Pesquisador Independente)
    - "Porque não vai ao Pará?": Belém no circuito de artes de entresséculos
     
    Jose Ronaldo Alonso Mathias (Belas Artes - SP)
    - Artes ameríndias na História da Arte
     
    Sissa Aneleh Batista De Assis (UnB)
    - Coleção Amazoniana de Arte
     
   


    Dia 29 de agosto | sexta-feira
     
    14:00 h - 15:40 h: Mesa 7 -
     
    Paulo Roberto De Oliveira Reis (UFPR)
    - Adalice Araújo e o debate crítico-histórico dos anos 70
     
    Rachel Vallego Rodrigues (UnB)
    - Acervos e deslocamentos: o caso de Francisco Cuoco a partir do Banco Central
     
    Rodrigo Vivas (UFMG)
    - I Salão de Arte Contemporânea – a arte participativa em questão
     
     
    16:00 h - 17:40 h: Mesa 8 -
     
    Marco Antonio Pasqualini de Andrade (UFU/CBHA)
    - Álbuns de gravura  editados por Julio Pacello na coleção do Museu Universitário de Arte da UFU
     
    Luciene Lehmkuhl (UFU/CBHA)
    - MUnA: uma acervo de papel?
     
    Emerson Dionisio Gomes De Oliveira (UnB/CBHA)
    - Táticas institucionais para a construção de uma tradição: o museu como historiador
   

 

 
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