CBHA
 
 
   
   
   
   
 
 
Página inicial
Sobre a imagem
Programação Geral
Comunicações
Sessões Temáticas
Resumos
Como chegar?
INSCRIÇÕES
EDITAL
 
 
 
 
 
 
    Colóquio CBHA 2014
     
     
    SESSÃO TEMÁTICA 4 | Auditório 50-D
    Conectando Histórias da Arte (2): desdobramentos das tradições modernas
     
    Coordenadores:
Jens Baumgarten  (UNIFESP/CBHA)
Vera Beatriz Siqueira  (UERJ/CBHA)
     
    O tema central da sessão é investigar o trânsito de objetos artísticos e discursos históricos no campo das artes visuais a partir da discussão do problema da modernidade, ou das modernidades, em diferentes momentos, do século XVI ao XXI. A sessão objetiva discutir a modernidade enquanto território do desdobramento de valores, ideias, práticas, instituições, modos de ação e recepção em arte em um mundo globalizado. O conceito de "desdobramento", portanto, como entendido aqui, envolve o de recepção, em sentido amplo, levando em conta várias formas de circulação do saber e dos valores visuais, tais como cristalização, transmissão, transmutação, transposição, empréstimo, apropriação e transformação.
A sessão pretende, portanto, articular trabalhos que pensem a questão da modernidade e suas manifestações artísticas e culturais, em contexto ampliado, incluindo seja a chamada primeira época moderna, seja a modernidade dos séculos XIX, XX e XXI.  A ideia é examinar, a partir de estudos de casos variados em termos temporais e geográficos, as fontes e premissas da modernidade, especialmente no que tange à sua difusão mundial.
A questão central gira em torno do problema da definição e da circulação de tradições modernas em regiões e culturas ditas periféricas ou fora do eixo da chamada arte ocidental. Ou, colocado de outra forma, da estreita relação das modernidades com sua qualidade global, envolvendo conflitos e acomodações dentro do quadro local das diferentes culturas.
As propostas de comunicação podem tratar de temas como:
- A tradição, o novo e o outro no desdobramento da História da Arte na modernidade.
A primeira época moderna e a mundialização: Renascimento e Barroco globais;
- Identidades e modernidades: o global e o local no desenvolvimento das visualidades modernas em regiões dependentes ou periféricas;
- Arte e Ciência no contato da Europa com o Novo Mundo: os problemas de representação e tradução nos relatos e imagens de viagem através dos séculos;
- Desdobrando as tradições modernas: recepção e interpretação de movimentos artísticos e estilos históricos ao redor do globo;
- Circulação de artistas, objetos, ideias e discursos: os sistemas visuais modernos;
- O futuro do moderno: práticas e discursos no campo ampliado da História da Arte.
Esta sessão temática interliga-se às outras duas sessões de mesmo título: “Conectando histórias da arte”. As três articulam em seu conjunto reflexões e direcionamentos de pesquisa desenvolvidos nos últimos anos na Unifesp, na UERJ e na Unicamp em parceria com o Instituto Getty de Los Angeles, através do programa “Connecting Art Histories”.
     
     
    Dia 27 e agosto | quarta-feira
     
    09:00 h - 09:20 h: Abertura
     
    Vera Beatriz Siqueira (UERJ/CBHA)
    - Tradição moderna e seus desdobramentos
     
    09:20 h - 10:40 h: Mesa 1 - Arte, viagens, trânsitos
     
    Carla Guimarães Hermann (UERJ)
    - Dois panoramas da América em Londres: Cidade do México (1826) e Rio de Janeiro (1828)
     
    Sara De Oliveira Lima Scholze (UnB)
    - Unheimlich: Ilustrações de um navegador contemporâneo
     
    Raphael do Sacramento Fonseca (UERJ)
    - Da sapiência ao escárnio: notas sobre a rede de dormir durante o século XIX no Brasil
     
     
    11:00 h - 12:10 h: Mesa 2 - Moderno em revista (1)
     
    Amanda Reis Tavares Pereira (UERJ)
    - Há muito mar por detrás de nós
     
    Milena Guerson Lamoia (UFJF)
    - Nuances da passagem de Vieira da Silva e Arpad Szenes pelo modernismo brasileiro
     
    Fabíola Cristina Alves (UNESP) 
    - A modernidade em Eliseu Visconti: uma lição apontada por Mário Pedrosa
     
    Marina Mazze Cerchiaro (IEB USP)
    - O Nome do Mestre na Construção de uma Reputação “Moderna”: o Caso de Celso Antônio
     
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 3 - Moderno em revista (2)
     
    Marcos Pedro Magalhães Rosa (UNICAMP)
    - Alfredo Volpi e o retorno à ordem internacional
     
    Renata Oliveira Caetano (UFJF/UERJ)
    - Reflexões sobre o desenho nos escritos de Mário de Andrade
     
    Taisa Helena Pascale Palhares (Pinacoteca do Estado SP)
    - Entre o Próximo e o Distante: Modernidade e Tradição na Produção de Alberto da Veiga Guignard
     
    Thiago Gil De Oliveira Virava (ECA USP)
    - Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes plásticas no Brasil (1915-1954)
     
    16:30 h - 18:10 h: Mesa 4 - Moderno em revista (3)
     
    Karin Phillippov (UNICAMP)
    - A Transmutação Iconográfica na Obra Religiosa de Benedito Calixto em São Paulo
     
    Guilherme Amaral Luz (UFU)
    - Do Éremos ao livro da natureza. Calvinismo e Contrarreforma no "espelho" do Batista
     
    Clara Habib de Salles Abreu (UFRJ)
   

- Uma transfiguração além-mar: Trânsito de imagens entre Europa e Brasil Colonial

     
    Rogéria Moreira De Ipanema (UFRJ)
    - A República de Don Quixote: anacronismo e classicismos na modernidade do novo Estado nacional
     
     
    Dia 28 de agosto | quinta-feira
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 5 - A herança moderna e seus desdobramentos
     
    Ana Cândida De Avelar (USP)
    - Gesto afirmado, gesto mediado: considerações sobre a gestualidade
     
    Paula Cristina Dolenc Cabral Tacca (UNICAMP)
    - A Atualização do Discurso Pictórico na Produção Fotográfica de Joel-Peter Witkin
     
    Tatiana Sampaio Ferraz (FAU USP)
    - O campo ampliado da escultura moderna no horizonte das práticas de site specificity
     
    Fernanda Pequeno (UERJ) 
    - Poéticas do informe na Arte Contemporânea no Brasil
     
     
    16:30 h - 18:10 h: Mesa 6 - A recepção do moderno: espaços, discursos, debates (1)
     
    Jacqueline Siqueira Vigário (UFG)
    - Recepção Crítica na Invenção das Origens: Nazareno Confaloni e a Construção do Moderno
     
    Patrícia Dias Guimarães (UFRJ)
    - Contradições Milionárias : Visões do Modernismo Brasileiro e além
     
    Luís Edegar De Oliveira Costa (UFRGS/CBHA)
    - Dissenso historiográfico e pragmatismo do gosto
     
    Eduardo Augusto Costa (UNICAMP)
    - A fotografia na história da arte: um lugar de debate no IPHAN
     
     
    Dia 29 de agosto | sexta-feira
     
    14:00 h - 15:40 h: Mesa 7 - A recepção do moderno: espaços, discursos, debates (2)
     
    Marcele Linhares Viana (CEFET/UFRJ)
    - A conquista de território das artes decorativas na Escola Nacional de Belas Artes
     
    Marcelo Mari (UnB)
    - Poltronas para o Dois Candangos – Relato de um canteiro experimental na nova capital do Brasil (1962-1965)
     
    Maria Luisa Luz Tavora (UFRJ/CBHA)
    - Informais  na Bienal de São Paulo: gravura premiada e o olhar  crítico.
     
    Priscila Sacchettin (UNICAMP)
    - A obra de Cícero Dias nas décadas de 1920/30: surrealista?
     
     
    16:00 h - 17:40 h: Mesa 8 - A recepção do moderno: espaços, discursos, debates (3)
     
    André Ribeiro De Barros (UNICAMP)
    - Ocupando lugares incomuns: as guerrilla stores Comme des Garçons
     
    Eliana Ambrosio Daibert (UFMG)
    - A problemática da exposição dos Presépios Napolitanos nas coleções mundiais
     
    Patricia Ferreira Moreno (UFJF)
    - Linguagem moderna, apropriações contemporâneas: o efeito cinema nos espaços expositivos
     
    Tatiana Da Costa Martins (UFRJ)
    - O que a arte contemporânea pensa do museu: Smithson, Heizer, Oppenheim, Bochner, Kaprow, Broodthaers
     
    Elisa De Souza Martinez (UnB/CBHA) 
    - O exótico moderno e o moderno exótico
     
     
    Encerramento:
     
    Jens Michael Baumgarten (UNIFESP/CBHA)
    - Conectando Histórias da Arte: considerações finais
     
     
   

 

 
    [sessão 1][sessão 2][sessão 3][sessão 4][sessão 5]
[sessão 6][sessão 7][sessão 8] [
índice de sessões]
   
   
 
     
   
  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Instituto de Artes Unicamp   Universidade Federal São Paulo   Universidade Estadual do Rio de Janeiro   Universidade Federal de Uberlândia   Programa de Pós-Graduação em Artes   Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação   Instituto de Artes da UFU
     
   
  MUnA - Museu Universitário de Arte da UFU   Programa de Pós-Graduação em História - UFU   Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFU   Editora da Universidade Federal de Uberlândia   Néctar do Cerrado Cachaça Artesanal - Uberlândia   MAS - Museu de Arte Sacra de Uberlândia
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo   Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais