|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SESSÃO TEMÁTICA 4 | Auditório 50-D |
|
|
Conectando Histórias da Arte (2): desdobramentos das tradições modernas |
|
|
|
|
|
Coordenadores:
Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA)
Vera Beatriz Siqueira (UERJ/CBHA) |
|
|
|
|
|
O tema central da sessão é investigar o trânsito de objetos artísticos e discursos históricos no campo das artes visuais a partir da discussão do problema da modernidade, ou das modernidades, em diferentes momentos, do século XVI ao XXI. A sessão objetiva discutir a modernidade enquanto território do desdobramento de valores, ideias, práticas, instituições, modos de ação e recepção em arte em um mundo globalizado. O conceito de "desdobramento", portanto, como entendido aqui, envolve o de recepção, em sentido amplo, levando em conta várias formas de circulação do saber e dos valores visuais, tais como cristalização, transmissão, transmutação, transposição, empréstimo, apropriação e transformação.
A sessão pretende, portanto, articular trabalhos que pensem a questão da modernidade e suas manifestações artísticas e culturais, em contexto ampliado, incluindo seja a chamada primeira época moderna, seja a modernidade dos séculos XIX, XX e XXI. A ideia é examinar, a partir de estudos de casos variados em termos temporais e geográficos, as fontes e premissas da modernidade, especialmente no que tange à sua difusão mundial.
A questão central gira em torno do problema da definição e da circulação de tradições modernas em regiões e culturas ditas periféricas ou fora do eixo da chamada arte ocidental. Ou, colocado de outra forma, da estreita relação das modernidades com sua qualidade global, envolvendo conflitos e acomodações dentro do quadro local das diferentes culturas.
As propostas de comunicação podem tratar de temas como:
- A tradição, o novo e o outro no desdobramento da História da Arte na modernidade.
A primeira época moderna e a mundialização: Renascimento e Barroco globais;
- Identidades e modernidades: o global e o local no desenvolvimento das visualidades modernas em regiões dependentes ou periféricas;
- Arte e Ciência no contato da Europa com o Novo Mundo: os problemas de representação e tradução nos relatos e imagens de viagem através dos séculos;
- Desdobrando as tradições modernas: recepção e interpretação de movimentos artísticos e estilos históricos ao redor do globo;
- Circulação de artistas, objetos, ideias e discursos: os sistemas visuais modernos;
- O futuro do moderno: práticas e discursos no campo ampliado da História da Arte. Esta sessão temática interliga-se às outras duas sessões de mesmo título: “Conectando histórias da arte”. As três articulam em seu conjunto reflexões e direcionamentos de pesquisa desenvolvidos nos últimos anos na Unifesp, na UERJ e na Unicamp em parceria com o Instituto Getty de Los Angeles, através do programa “Connecting Art Histories”. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia 27 e agosto | quarta-feira |
|
|
|
|
|
09:00 h - 09:20 h: Abertura |
|
|
|
|
|
Vera Beatriz Siqueira (UERJ/CBHA) |
|
|
- Tradição moderna e seus desdobramentos |
|
|
|
|
|
09:20 h - 10:40 h: Mesa 1 - Arte, viagens, trânsitos |
|
|
|
|
|
Carla Guimarães Hermann (UERJ) |
|
|
- Dois panoramas da América em Londres: Cidade do México (1826) e Rio de Janeiro (1828) |
|
|
|
|
|
Sara De Oliveira Lima Scholze (UnB) |
|
|
- Unheimlich: Ilustrações de um navegador contemporâneo |
|
|
|
|
|
Raphael do Sacramento Fonseca (UERJ) |
|
|
- Da sapiência ao escárnio: notas sobre a rede de dormir durante o século XIX no Brasil |
|
|
|
|
|
|
|
|
11:00 h - 12:10 h: Mesa 2 - Moderno em revista (1) |
|
|
|
|
|
Amanda Reis Tavares Pereira (UERJ) |
|
|
- Há muito mar por detrás de nós |
|
|
|
|
|
Milena Guerson Lamoia (UFJF) |
|
|
- Nuances da passagem de Vieira da Silva e Arpad Szenes pelo modernismo brasileiro |
|
|
|
|
|
Fabíola Cristina Alves (UNESP) |
|
|
- A modernidade em Eliseu Visconti: uma lição apontada por Mário Pedrosa |
|
|
|
|
|
Marina Mazze Cerchiaro (IEB USP) |
|
|
- O Nome do Mestre na Construção de uma Reputação “Moderna”: o Caso de Celso Antônio |
|
|
|
|
|
|
|
|
14:30 h - 16:10 h: Mesa 3 - Moderno em revista (2) |
|
|
|
|
|
Marcos Pedro Magalhães Rosa (UNICAMP) |
|
|
- Alfredo Volpi e o retorno à ordem internacional |
|
|
|
|
|
Renata Oliveira Caetano (UFJF/UERJ) |
|
|
- Reflexões sobre o desenho nos escritos de Mário de Andrade |
|
|
|
|
|
Taisa Helena Pascale Palhares (Pinacoteca do Estado SP) |
|
|
- Entre o Próximo e o Distante: Modernidade e Tradição na Produção de Alberto da Veiga Guignard |
|
|
|
|
|
Thiago Gil De Oliveira Virava (ECA USP) |
|
|
- Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes plásticas no Brasil (1915-1954) |
|
|
|
|
|
16:30 h - 18:10 h: Mesa 4 - Moderno em revista (3) |
|
|
|
|
|
Karin Phillippov (UNICAMP) |
|
|
- A Transmutação Iconográfica na Obra Religiosa de Benedito Calixto em São Paulo |
|
|
|
|
|
Guilherme Amaral Luz (UFU) |
|
|
- Do Éremos ao livro da natureza. Calvinismo e Contrarreforma no "espelho" do Batista |
|
|
|
|
|
Clara Habib de Salles Abreu (UFRJ) |
|
|
- Uma transfiguração além-mar: Trânsito de imagens entre Europa e Brasil Colonial |
|
|
|
|
|
Rogéria Moreira De Ipanema (UFRJ) |
|
|
- A República de Don Quixote: anacronismo e classicismos na modernidade do novo Estado nacional |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia 28 de agosto | quinta-feira |
|
|
|
|
|
14:30 h - 16:10 h: Mesa 5 - A herança moderna e seus desdobramentos |
|
|
|
|
|
Ana Cândida De Avelar (USP) |
|
|
- Gesto afirmado, gesto mediado: considerações sobre a gestualidade |
|
|
|
|
|
Paula Cristina Dolenc Cabral Tacca (UNICAMP) |
|
|
- A Atualização do Discurso Pictórico na Produção Fotográfica de Joel-Peter Witkin |
|
|
|
|
|
Tatiana Sampaio Ferraz (FAU USP) |
|
|
- O campo ampliado da escultura moderna no horizonte das práticas de site specificity |
|
|
|
|
|
Fernanda Pequeno (UERJ) |
|
|
- Poéticas do informe na Arte Contemporânea no Brasil |
|
|
|
|
|
|
|
|
16:30 h - 18:10 h: Mesa 6 - A recepção do moderno: espaços, discursos, debates (1) |
|
|
|
|
|
Jacqueline Siqueira Vigário (UFG) |
|
|
- Recepção Crítica na Invenção das Origens: Nazareno Confaloni e a Construção do Moderno |
|
|
|
|
|
Patrícia Dias Guimarães (UFRJ) |
|
|
- Contradições Milionárias : Visões do Modernismo Brasileiro e além |
|
|
|
|
|
Luís Edegar De Oliveira Costa (UFRGS/CBHA) |
|
|
- Dissenso historiográfico e pragmatismo do gosto |
|
|
|
|
|
Eduardo Augusto Costa (UNICAMP) |
|
|
- A fotografia na história da arte: um lugar de debate no IPHAN |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia 29 de agosto | sexta-feira |
|
|
|
|
|
14:00 h - 15:40 h: Mesa 7 - A recepção do moderno: espaços, discursos, debates (2) |
|
|
|
|
|
Marcele Linhares Viana (CEFET/UFRJ) |
|
|
- A conquista de território das artes decorativas na Escola Nacional de Belas Artes |
|
|
|
|
|
Marcelo Mari (UnB) |
|
|
- Poltronas para o Dois Candangos – Relato de um canteiro experimental na nova capital do Brasil (1962-1965) |
|
|
|
|
|
Maria Luisa Luz Tavora (UFRJ/CBHA) |
|
|
- Informais na Bienal de São Paulo: gravura premiada e o olhar crítico. |
|
|
|
|
|
Priscila Sacchettin (UNICAMP)
|
|
|
- A obra de Cícero Dias nas décadas de 1920/30: surrealista? |
|
|
|
|
|
|
|
|
16:00 h - 17:40 h: Mesa 8 - A recepção do moderno: espaços, discursos, debates (3) |
|
|
|
|
|
André Ribeiro De Barros (UNICAMP) |
|
|
- Ocupando lugares incomuns: as guerrilla stores Comme des Garçons |
|
|
|
|
|
Eliana Ambrosio Daibert (UFMG) |
|
|
- A problemática da exposição dos Presépios Napolitanos nas coleções mundiais |
|
|
|
|
|
Patricia Ferreira Moreno (UFJF) |
|
|
- Linguagem moderna, apropriações contemporâneas: o efeito cinema nos espaços expositivos |
|
|
|
|
|
Tatiana Da Costa Martins (UFRJ) |
|
|
- O que a arte contemporânea pensa do museu: Smithson, Heizer, Oppenheim, Bochner, Kaprow, Broodthaers |
|
|
|
|
|
Elisa De Souza Martinez (UnB/CBHA) |
|
|
- O exótico moderno e o moderno exótico |
|
|
|
|
|
|
|
|
Encerramento: |
|
|
|
|
|
Jens Michael Baumgarten (UNIFESP/CBHA) |
|
|
- Conectando Histórias da Arte: considerações finais |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
[sessão 1][sessão 2][sessão 3][sessão 4][sessão 5]
[sessão 6][sessão 7][sessão 8] [índice de sessões] |