|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SESSÃO TEMÁTICA 2 | Auditório 50-B |
|
|
História da Arte Comparativa: perspectivas teóricas, métodos e práticas |
|
|
|
|
|
Coordenador:
Jorge Coli (UNICAMP/CBHA) |
|
|
|
|
|
A ideia principal desta sessão temática é pensar a história da arte a partir de uma questão que se coloca de imediato nos estudos da área: a noção de semelhança e os métodos comparativos. A proposta para esta sessão destina-se a pensar, em claves teórica, de método, mas também de aplicação – ou de prática, se se quiser – os problemas vinculados aos procedimentos de comparação dentro dos estudos em história da arte. Portanto, no campo da história da arte existe uma abordagem comparatista que visa, antes de tudo, o embate direto com as imagens. Uma confrontação formal que tem implicações diversas, passando pela história dos métodos em história da arte e, sobretudo, pela história da cultura. Um dos pontos essenciais que desejamos abarcar é o de uma efetiva prática comparativa. Com efeito, se as questões puramente teóricas têm sido exploradas (Michaud, Didi-Huberman, Belting, Wind entre outros), as consequências e efeitos de uma prática comparativa empregada como método por um grupo é muito mais rara. Nesta perspectiva, pesquisadores do Centro de História da Arte e Arqueologia, vinculados à graduação e à pós-graduação em História da Arte da UNICAMP, vêm de modo sistemático tateando tais questões. A aplicação enfática que suscita uma abordagem teórica e metodológica pode ser vista nos esforços consagrados ao banco de imagens intitulado WARBURG: Banco comparativo de imagens (a consulta pode ser feita a partir do endereço: www.unicamp.br/chaa/warburg.php). A proposta principal do site é associar e relacionar as formas que se repetem de uma imagem à outra, sem hierarquia nem temporal, nem de natureza. Propomos a partir dessas premissas alguns objetivos: 1) Estudo teórico dos autores que construíram suas obras em termos comparativos. 2) Interrogações sobre as possibilidades de um método que se funda no silêncio do olhar, e que tenta construir um discurso. 3) Experiência de trabalho prático em eixos de temas, privilegiando o corpo, e ampliando-se para além dele. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia 27 e agosto | quarta-feira |
|
|
|
|
|
09:00 h - 10:40 h: Mesa 1 – |
|
|
|
|
|
Jorge Coli (UNICAMP/CBHA) |
|
|
- Comparação, materialidade e imaterialidade das artes |
|
|
|
|
|
Mariane D´Avila Rosenthal (UFPEL) |
|
|
- Jardins privados dos casarões ecléticos pelotenses |
|
|
|
|
|
Paula Elizabeth de Maria Barrantes (UNICAMP) |
|
|
- O método comparativo como único recurso: os retábulos da Catedral de Campinas |
|
|
|
|
|
|
|
|
11:00 h - 12:10 h: Mesa 2 - |
|
|
|
|
|
Camila Andrade Lima (UFU) |
|
|
- As Representações Escultóricas de Iracema na Cidade de Fortaleza, Ceará |
|
|
|
|
|
Martinho Alves da Costa Junior (UNICAMP) |
|
|
- Aquela de braços erguidos |
|
|
|
|
|
Alexander Gaiotto Miyoshi (UFU) |
|
|
- A imagem persistente: representações visuais de migrantes em Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Candido Portinari |
|
|
|
|
|
Ludmila Vargas Almendra (CEFET/RJ) |
|
|
- Redesenhos e reflexões em Amador Perez: uma iniciação ao olhar |
|
|
|
|
|
|
|
|
14:30 h - 16:10 h: Mesa 3 - |
|
|
|
|
|
Letícia Badan Palhares Knauer de Campos (UNICAMP) |
|
|
- A obra de arte como artífice do medo: citações plásticas no cinema de Dario Argento |
|
|
|
|
|
Rafael Augusto Castells de Andrade (UERJ) |
|
|
- Em Nome da Fé: A Iconografia Judaica na Europa Cristã Entre os Séculos XIII e XVI |
|
|
|
|
|
Tiago Varges da Silva (UFG) |
|
|
- O Inferno Musical: Reflexões Sobre o Autorretrato de Hieronymus Bosch |
|
|
|
|
|
|
|
|
16:30 h - 18:10 h: Mesa 4 - |
|
|
|
|
|
Caroliny Pereira (UNICAMP) |
|
|
- Uma Composição Textual A Partir Do Estudo Do Método Warburguiano De Análise De Imagem |
|
|
|
|
|
Ianick Takaes de Oliveira (UNICAMP) |
|
|
- Os Anos de Formação de Edgar Wind no Círculo de Hamburgo (1927-1933) |
|
|
|
|
|
Katia Maria Paim Pozzer (UFRGS) |
|
|
- A Gênese da Arte Islâmica segundo Warburg |
|
|
|
|
|
Luciana Marcelino (UFBA) |
|
|
- Contribuições do Conceito de Nachleben de Aby Warburg para a Historiografia da Arte |
|
|
|
|
|
Dia 28 de agosto | quinta-feira |
|
|
|
|
|
14:30 h - 16:10 h: Mesa 5 - |
|
|
|
|
|
Clediane Lourenço (UDESC) |
|
|
- Curitiba e seus Artistas: O Silêncio do Olhar |
|
|
|
|
|
Fabio Fonseca (UnB) |
|
|
- Anacronismo e sobrevivências na luta do herói contra o dragão |
|
|
|
|
|
Renata Dias Ferraretto Moura Rocco (USP) |
|
|
- Gino Severini e a crítica de arte brasileira e italiana nos anos 1940-1950 |
|
|
|
|
|
Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA) |
|
|
- O método comparativo no estudo da obra de Visconti |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
[sessão 1][sessão 2][sessão 3][sessão 4][sessão 5]
[sessão 6][sessão 7][sessão 8] [índice de sessões] |