|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SESSÃO TEMÁTICA 8 | Auditório 50-H |
|
|
Narrativas alternativas da arte: colecionismo e museus de arte |
|
|
|
|
|
Coordenadores:
Ana Gonçalves Magalhães (USP)
Valéria Piccoli (Pinacoteca – SP) |
|
|
|
|
|
O estudo de coleções e do colecionismo, bem como sua relação com a constituição de acervos de museus de arte, têm se tornado cada vez mais relevantes na renovação de narrativas já consolidadas da história da arte. Pode-se ainda identificar alguns momentos, sobretudo ao longo do século 20 (quando o sistema da arte e seu mercado se profissionalizaram), em que a historiografia da arte dedicou-se ao estudo do fenômeno do colecionismo e do papel que a proveniência (a “biografia” da obra) tem no discurso sobre a arte. Mais recentemente, esses estudos vêm sendo retomados na sua relação com a formação dos museus de arte, trazendo novas visões sobre o perfil de acervos de arte, a história da constituição de museus de arte, e as relações entre o colecionismo privado e as instituições públicas.
Esta sessão temática objetiva mapear estudos que vêm se desenvolvendo sobre colecionismo no caso brasileiro e latino-americano, enfocando a comparação entre coleções de instituições diferentes, e como elas refletem (ou não) narrativas já cristalizadas da história da arte. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia 27 e agosto | quarta-feira |
|
|
|
|
|
09:00 h - 10:40 h: Mesa 1 – Formação de acervos de museu |
|
|
|
|
|
Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA) |
|
|
- A coleção da Galeria de Arte e Pesquisa da UFES: da criação à atualidade. UNIV |
|
|
|
|
|
Blanca Luz Brites (UFRGS/CBHA) |
|
|
- Acervos Universitários: Artistas Professores na Pinacoteca Barão do Santo Ângelo- Ia/Ufrgs UNIV |
|
|
|
|
|
Paulo Cesar Ribeiro Gomes (UFRGS) |
|
|
- A Coleção Didática do Setor de Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (UFRGS) e sua importância como fonte para o estudo do ensino das artes plásticas no Rio Grande do Sul |
|
|
|
|
|
Clarice Rego Magalhães (UFPEL) |
|
|
- História da Coleção Leopoldo Gotuzzo, origem do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo |
|
|
|
|
|
|
|
|
11:00 h - 12:10 h: Mesa 2 - Acervos em diálogo |
|
|
|
|
|
Eric Danzi Lemos (USP) |
|
|
- As imagens de Horacio Coppola no MNBA de Buenos Aires e de Theodor Preising no MASP |
|
|
|
|
|
Marize Malta (UFRJ/CBHA) |
|
|
- Três coleções e três destinos para ensaiar uma história da arte multifocal |
|
|
|
|
|
Valéria Piccoli (Pinacoteca do Estado de São Paulo/CBHA) |
|
|
- Diálogos entre coleções: a Pinacoteca de São Paulo e o Museu Mariano Procópio |
|
|
|
|
|
|
|
|
14:30 h - 16:10 h: Mesa 3 -Colecionismo privado e mercado |
|
|
|
|
|
Ana Gonçalves Magalhães (MAC USP/CBHA) |
|
|
- Estudos de proveniência no Brasil: A formação de acervos de arte no imediato Pós-II Guerra Mundial COL GERAL |
|
|
|
|
|
André Luiz Tavares Pereira (UNICAMP) |
|
|
- Literatura e colecionismo no século XX: análises comparadas entre Brasil, Chile e Argentina COL |
|
|
|
|
|
Raquel Silva Rodrigues (UERJ) |
|
|
- Colecionadores de arte no Rio de Janeiro na transição do XIX e XX |
|
|
|
|
|
|
|
|
16:30 h - 18:10 h: Mesa 4 - Recortes de acervos |
|
|
|
|
|
Felipe Sevilhano Martinez (UNICAMP) |
|
|
- A Natureza Morta com Vaso, Prato e Flôres de Vincent van Gogh no MASP - Um problema de Atribuição |
|
|
|
|
|
Lucas Mendes Menezes (U. Sourbonne - Paris) |
|
|
- A coleção de fotografias brasileiras da Société Française de Photographie |
|
|
|
|
|
Sônia Maria Fonseca (UFJF) |
|
|
- A Pintura Internacional na Pinacoteca do Museu Mariano Procópio: catálogo seletivo |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia 28 de agosto | quinta-feira |
|
|
|
|
|
14:30 h - 16:10 h: Mesa 5 - Formação de coleções na atualidade |
|
|
|
|
|
Mônica Pereira Juergens Age (UDESC) |
|
|
- Articulações entre José Rufino e o museu |
|
|
|
|
|
Paola Mayer Fabres (UFRGS) |
|
|
- Obra, registro e documentação nos cartazetes do Nervo Óptico |
|
|
|
|
|
|
[sessão 1][sessão 2][sessão 3][sessão 4][sessão 5]
[sessão 6][sessão 7][sessão 8] [índice de sessões] |