CBHA
 
 
   
   
   
   
 
 
Página inicial
Sobre a imagem
Programação Geral
Comunicações
Sessões Temáticas
Resumos
Como chegar?
INSCRIÇÕES
EDITAL
 
 
 
 
 
 
    Colóquio CBHA 2014
     
     
    SESSÃO TEMÁTICA 3 | Auditório 50-C
    Conectando Histórias da Arte (1): desdobramentos da tradição clássica em contexto global
     
    Coordenadores:
Maria Berbara (UERJ/CBHA)
Luiz Marques (UNICAMP/CBHA)
     
    Historiadores e historiadores da arte têm nos recordado com frequência que a globalização não é um fenômeno contemporâneo, e que o estabelecimento de sólidas conexões artísticas supranacionais ocorreu, de distintas maneiras, em muitos momentos históricos. Durante o Renascimento - mas também em outros contextos - idiomas clássicos puseram-se em diálogo com tradições provenientes de variadas regiões europeias e extra europeias, criando movimentos de cristalização, transmissão, transmutação, transposição, empréstimo, apropriação e transformação dos modelos herdados da assim-chamada antiguidade clássica. Nessa sessão serão aceitas propostas que procurem investigar esses movimentos em uma perspectiva internacional. Não se exige que os textos trabalhem em coordenadas espaço-temporais específicas. Podem ser abordadas, por exemplo, as seguintes questões:
- Formas de interação entre a tradição clássica e tradições artísticas não-europeias;
- Tradição clássica: identidade, universalidade e alteridade;
- A reinvenção da tradição clássica no “Novo Mundo”;
- Entre a tradição clássica e idiomas locais: produções visuais “híbridas”;
- A recepção da tradição clássica pela historiografia não-europeia;
- Discussão do modelo “centro/periferia” no âmbito dos estudos da tradição clássica: Itália/Flandres, Itália/Península Ibérica, Europa/colônias, entre outras possibilidades.
Esta sessão temática interliga-se às outras duas sessões de mesmo título: “Conectando histórias da arte”. As três articulam em seu conjunto reflexões e direcionamentos de pesquisa desenvolvidos nos últimos anos na Unifesp, na UERJ e na Unicamp em parceria com o Instituto Getty de Los Angeles, através do programa “Connecting Art Histories”.
     
     
    Dia 27 e agosto | quarta-feira
     
    09:00 h - 09:20 h: Abertura
     
    Maria Berbara  (UERJ/CBHA)
    - A tradição clássica em contexto global
     
     
    09:20 h - 10:40 h: Mesa 1 –
     
    José Emílio Burucúa (Universidad San Martín - Buenos Aires)
    - PALESTRA - El ojo y las ideas: Una indagación acerca de las representaciones filosóficas del Renacimiento
     
     
    11:00 h - 12:10 h: Mesa 2 -
     
    Alberto Martín Chillón (UERJ)
    - O classicismo na imagem escultórica do índio brasileiro durante o Império
     
    Elaine Dias (UNIFESP/CBHA)
    - A Retratística na Academia Brasileira – A Recepção da Tradição e a Glória Nacional
     
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 3 -
     
    Alexandre Ragazzi (UFMG)
    - A transferência de teorias e práticas artísticas da Itália para o Peru
     
     
    Angela Brandão (UNIFESP/CBHA)
    - Tratados de Arquitetura no Livro dos Regimentos: uma sutil referência
     
    Tamara Quírico (UERJ)
    - O Juízo final na tradição cristã: desdobramentos iconográficos na América espanhola
     
     
    16:10 h - 18:00 h: Mesa 4 -
     
    Andreia De Freitas Rodrigues (UFJF)
    - O crânio. Uma reflexão sobre suas epresentações na Arte Colonial
     
    Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani (UFVJ)
    - Sibilas do Tijuco, século XVIII: reinvenção do mito antigo na arte luso-brasileira
     
    Raquel Quinet Pifano (UFJF/CBHA)
    - A Aula de Nu e o Gênio Nacional -  o Estudo do Desenho em Portugal Setecentista
     
    Rogéria Olimpio Dos Santos (UFJF)
    - As Alegorias de Roma no Álbum das Antigualhas de Francisco de Holanda
     
   

 

    Dia 28 de agosto | quinta-feira
     
    14:30 h - 16:10 h: Mesa 5 -
     
    Evelyne Azevedo (UFRJ)
    - A fábrica da Villa Adriana: a imitatio aegyptiaca e a aemulatio graeca
     
    Rita Lages Rodrigues (UFMG)
    - A presença clássica no território urbano contemporâneo: Belo Horizonte e suas esculturas
     
    Juliana Ferrari Guide (UNICAMP)
    - Três Lucrécias francesas: caracterizações do suicídio na tragédia do século XVII
     
    16:10 h - 17:50 h: Mesa 6 -
     
    Gabriela Paiva de Toledo (UNICAMP)
    - Os retratos de Carlos V por Tiziano Vecellio: a construção da imagem do imperador
     
    Fernanda Marinho (UNIFESP)
    - Perspectivas vertiginosas - O primitivo de Lionello Venturi e o Renascimento Global
     
   

Patrícia Dalcanale Meneses (UFJF)

    - Giuliano Della Rovere e a transmissão de modelos artísticos no Renascimento
     
    17:50 h - 18:10 h: Encerramento
     
    Luiz Marques (UNICAMP/CBHA)
    - Funções do repertório clássico
     
 
    [sessão 1][sessão 2][sessão 3][sessão 4][sessão 5]
[sessão 6][sessão 7][sessão 8] [
índice de sessões]
   
   
 
     
   
  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP   Instituto de Artes Unicamp   Universidade Federal São Paulo   Universidade Estadual do Rio de Janeiro   Universidade Federal de Uberlândia   Programa de Pós-Graduação em Artes   Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação   Instituto de Artes da UFU
     
   
  MUnA - Museu Universitário de Arte da UFU   Programa de Pós-Graduação em História - UFU   Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFU   Editora da Universidade Federal de Uberlândia   Néctar do Cerrado Cachaça Artesanal - Uberlândia   MAS - Museu de Arte Sacra de Uberlândia
     
   
  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo   Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais