|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SESSÃO TEMÁTICA 3 | Auditório 50-C |
|
|
Conectando Histórias da Arte (1): desdobramentos da tradição clássica em contexto global |
|
|
|
|
|
Coordenadores:
Maria Berbara (UERJ/CBHA)
Luiz Marques (UNICAMP/CBHA) |
|
|
|
|
|
Historiadores e historiadores da arte têm nos recordado com frequência que a globalização não é um fenômeno contemporâneo, e que o estabelecimento de sólidas conexões artísticas supranacionais ocorreu, de distintas maneiras, em muitos momentos históricos. Durante o Renascimento - mas também em outros contextos - idiomas clássicos puseram-se em diálogo com tradições provenientes de variadas regiões europeias e extra europeias, criando movimentos de cristalização, transmissão, transmutação, transposição, empréstimo, apropriação e transformação dos modelos herdados da assim-chamada antiguidade clássica. Nessa sessão serão aceitas propostas que procurem investigar esses movimentos em uma perspectiva internacional. Não se exige que os textos trabalhem em coordenadas espaço-temporais específicas. Podem ser abordadas, por exemplo, as seguintes questões:
- Formas de interação entre a tradição clássica e tradições artísticas não-europeias;
- Tradição clássica: identidade, universalidade e alteridade;
- A reinvenção da tradição clássica no “Novo Mundo”;
- Entre a tradição clássica e idiomas locais: produções visuais “híbridas”;
- A recepção da tradição clássica pela historiografia não-europeia;
- Discussão do modelo “centro/periferia” no âmbito dos estudos da tradição clássica: Itália/Flandres, Itália/Península Ibérica, Europa/colônias, entre outras possibilidades.
Esta sessão temática interliga-se às outras duas sessões de mesmo título: “Conectando histórias da arte”. As três articulam em seu conjunto reflexões e direcionamentos de pesquisa desenvolvidos nos últimos anos na Unifesp, na UERJ e na Unicamp em parceria com o Instituto Getty de Los Angeles, através do programa “Connecting Art Histories”. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia 27 e agosto | quarta-feira |
|
|
|
|
|
09:00 h - 09:20 h: Abertura |
|
|
|
|
|
Maria Berbara (UERJ/CBHA) |
|
|
- A tradição clássica em contexto global |
|
|
|
|
|
|
|
|
09:20 h - 10:40 h: Mesa 1 – |
|
|
|
|
|
José Emílio Burucúa (Universidad San Martín - Buenos Aires) |
|
|
- PALESTRA - El ojo y las ideas: Una indagación acerca de las representaciones filosóficas del Renacimiento |
|
|
|
|
|
|
|
|
11:00 h - 12:10 h: Mesa 2 - |
|
|
|
|
|
Alberto Martín Chillón (UERJ) |
|
|
- O classicismo na imagem escultórica do índio brasileiro durante o Império |
|
|
|
|
|
Elaine Dias (UNIFESP/CBHA) |
|
|
- A Retratística na Academia Brasileira – A Recepção da Tradição e a Glória Nacional |
|
|
|
|
|
|
|
|
14:30 h - 16:10 h: Mesa 3 - |
|
|
|
|
|
Alexandre Ragazzi (UFMG) |
|
|
- A transferência de teorias e práticas artísticas da Itália para o Peru |
|
|
|
|
|
|
|
|
Angela Brandão (UNIFESP/CBHA) |
|
|
- Tratados de Arquitetura no Livro dos Regimentos: uma sutil referência |
|
|
|
|
|
Tamara Quírico (UERJ) |
|
|
- O Juízo final na tradição cristã: desdobramentos iconográficos na América espanhola |
|
|
|
|
|
|
|
|
16:10 h - 18:00 h: Mesa 4 - |
|
|
|
|
|
Andreia De Freitas Rodrigues (UFJF) |
|
|
- O crânio. Uma reflexão sobre suas epresentações na Arte Colonial |
|
|
|
|
|
Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani (UFVJ) |
|
|
- Sibilas do Tijuco, século XVIII: reinvenção do mito antigo na arte luso-brasileira |
|
|
|
|
|
Raquel Quinet Pifano (UFJF/CBHA) |
|
|
- A Aula de Nu e o Gênio Nacional - o Estudo do Desenho em Portugal Setecentista |
|
|
|
|
|
Rogéria Olimpio Dos Santos (UFJF) |
|
|
- As Alegorias de Roma no Álbum das Antigualhas de Francisco de Holanda |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dia 28 de agosto | quinta-feira |
|
|
|
|
|
14:30 h - 16:10 h: Mesa 5 - |
|
|
|
|
|
Evelyne Azevedo (UFRJ) |
|
|
- A fábrica da Villa Adriana: a imitatio aegyptiaca e a aemulatio graeca |
|
|
|
|
|
Rita Lages Rodrigues (UFMG) |
|
|
- A presença clássica no território urbano contemporâneo: Belo Horizonte e suas esculturas |
|
|
|
|
|
Juliana Ferrari Guide (UNICAMP) |
|
|
- Três Lucrécias francesas: caracterizações do suicídio na tragédia do século XVII |
|
|
|
|
|
16:10 h - 17:50 h: Mesa 6 - |
|
|
|
|
|
Gabriela Paiva de Toledo (UNICAMP) |
|
|
- Os retratos de Carlos V por Tiziano Vecellio: a construção da imagem do imperador |
|
|
|
|
|
Fernanda Marinho (UNIFESP) |
|
|
- Perspectivas vertiginosas - O primitivo de Lionello Venturi e o Renascimento Global |
|
|
|
|
|
Patrícia Dalcanale Meneses (UFJF) |
|
|
- Giuliano Della Rovere e a transmissão de modelos artísticos no Renascimento |
|
|
|
|
|
17:50 h - 18:10 h: Encerramento |
|
|
|
|
|
Luiz Marques (UNICAMP/CBHA) |
|
|
- Funções do repertório clássico |
|
|
|
|
|
|
[sessão 1][sessão 2][sessão 3][sessão 4][sessão 5]
[sessão 6][sessão 7][sessão 8] [índice de sessões] |